q6prmv.md.png
sexta-feira, maio 7, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeA desfaçatez da Smiles: a saga continua ...

A desfaçatez da Smiles: a saga continua …

Desde 5a feira, quando escrevi um post sobre uma ótima promoção da Smiles que estava dando o triplo de milhas nas reservas de hotéis, muita água passou por debaixo da ponte … Vou elencar os fatos didaticamente:

  1. A promo foi ao ar na 5a feira, dando até 150.000 milhas por diária (50.000 x 3) reservando no seu hotsite com a Rocketmiles (clique aqui para ler).
  2. A promo foi divulgada por dois grandes blogs internacionais: OMAAT e VFTW.
  3. Eu divulguei aqui no Brasil.
  4. A promo pegou fogo.
  5. Com a alta adesão, a Smiles tirou a promo da página das suas promoções.
  6. A Smiles diminuiu os valores de acúmulo e todo mundo percebeu.
  7. Muita gente tentou reservar, mas quando foi pagar, a quantidade de milhas era menor do que a anunciada.
  8. Confusão geral.
  9. Na 6a feira pela manhã, escrevo outro post mostrando que a quantidade de milhas base Smiles mostradas diretamente no site da Rocketmiles é maior do que aquela mostrada no site da promo da Smiles (clique aqui para entender).

    Site da Smiles

    Site do Rocketmiles
  10. Mando um tweet para a Smiles, que me responde que vai verificar a promo e me avisa que o acúmulo depende do número de diárias (jura?).
  11. A Smiles, na cara de pau, escreve na sua página “Cobrança Smiles: você cobrou e a Smiles atendeu 🙂 “
  12. Agora, a vergonha final. No dia da promoção, olhem o que a Smiles anunciou:
  13. Mas vejam o que consta no site após a “Cobrança Smiles: você cobrou e a Smiles atendeu 🙂 “:

Ou seja, a Smiles, sem qualquer explicação, aviso ou pedido de desculpas, alterou a promoção desfavoravelmente aos clientes e ainda insinuou que, a pedido dos clientes, a promo tinha voltado. Não voltou. Os termos iniciais da promo não eram esses!

Esse comportamento tem um nome no mundo jurídico: má-fé.

Tudo isso que aconteceu é base para uma Ação Civil Pública, promovida pelo MP ou pelos legitimados (associações de defesa do consumidor, assembleias legislativas, etc).

Quanto a mim, até agora espero a resposta no Twitter ou qualquer outro meio. Vocês acham que eu devo pegar uma cadeira?

 

RELATED ARTICLES

42 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz,

    Mais uma vez um excelente trabalho de vocês. Adoro seu blog e o acho imparcial, por essa razão sempre indico seu blog para amigos.

    Parabéns e continue nos mantendo atualizados.

    Abraço, João.

  2. Nunca saberemos se foi erro ou promoção que saiu do controle.

    Regulamento deles:
    7. A Smiles reserva-se no direito de alterar, suspender ou mesmo encerrar a Promoção a qualquer momento, sem aviso prévio.

  3. Agora, que a promoção ainda tem seus atrativos, isso tem, vejam alguns número.

    Hotel Rosen Centre em Orlando período de 07/09 a 11/09

    Preço do booking: R$ 2.299,00
    Preço no Smiles: R$ 2.541,00

    diferença de R$ 242,00

    Milhas Ganhas: 78.000

    Preço por mil milhas: R$ 3,10

    Para quem já esta com viagem marcada e vai se hospedar neste hotel é uma oferta sensacional.

    • Ou Búzios, no mesmo período, hotel Porto Bay Buzios

      Booking: R$ 2.587,00
      Smiles: R$ 2.578,00, ou seja, mais barato que o booking

      Milhas ganhas: 54.000

    • Só que esqueceu que no Booking você pode ganhar 8 pontos Multiplus por dólar ou 4 AAdvantage por dólar. Teria que descontar essa diferença.
      Ainda assim pode ser bom, em especial se você precisa de milhas Smiles.

  4. cFred, a crítica aqui é o modo como a Smiles conduziu essa promoção. Lançou sem fazer as contas direito. Que vale a pena para quem vai viajar até 15 de setembro, não há dúvidas.

    • Claro, eles fizeram uma grande lambança, apenas quis mostrar que ainda da pra tirar leite de pedra. A promoção, do modo como estava, era algo do outro mundo, agora esta sendo promoção de verdade.

    • Apesar de haver uma “pegadinha” no regulamento que não sei como vai ficar. veja o item 1.

      1. O participante devidamente inscrito Programa Smiles, residente e domiciliado no Brasil, com CPF válido que entre 10h00 (horário de Brasília) do dia 21/07/2017 e 23h59 (horário de Brasília) do dia 31/07/2017 (“Período de Vigência”) comprar diária de hotel na área da Smiles com a parceira RockeMiles cujo CheckOut se dê até o dia 15 de setembro de 2017, utilizando somente dinheiro (cartão de crédito) poderá acumular 200% (duzentos por cento) em Milhas Smiles Bônus sobre a quantidade de Milhas Smiles apresentadas no momento da reserva que serão acumuladas com a reserva e pernoite no hotel escolhido (“Milhas Bônus”).

      tem este trecho que diz “comprar diária de hotel na área da Smiles com a parceira RockeMiles cujo CheckOut se dê até o dia 15 de setembro de 2017”

      Mas, nas pesquisas, mostra bônus para diárias mesmo após este período, será que reservando após o limite há o risco de não darem a bonificação ?

      Ah, o item 2 do regulamento também é bem enigmático, dirai até oculto. 🙂

        • Beatriz, o item 9 também está ausente/oculto, mais uma prova que a promo foi editada de má-fé (e as pressas) pra que o consumidor fosse prejudicado. Outro detalhe interessante: no e-mail diz que a promo vai até 31/07, mas fiz uma busca agora através do link da promo e aparece uma aviso que a promoção vai até 01/08 (já dei print). No mínimo eles querem nos induzir pra reservar dia 01/08 pra depois alegarem que estava no regulamento que era só até 31/07.

  5. Parabéns Beatriz, você escreve muito bem. Não exclua esse post por um bom tempo, vamos precisar dele em um futuro próximo em caso de ação judicial.

  6. S M I L E S : Sinônimo de Má-fé, Incompetência, Ludibriamento, Espúrio e Sacanagem com seus clientes.

    “O mau do malandro é achar que todo mundo é otário”

  7. Parabéns pela matéria.

    Ontem e hoje cotei a mesma passagem na Gol e na Smiles. O valor para pagamento em dinheiro era o mesmo, ontem e hoje. A minha surpresa, o mesmo voo no Smiles, ontem 12500 milhas, hoje 25000. A passagem continua com o mesmo valor em dinheiro. Eu não consigo entender a política para compra da passagem com milhas que a smiles esta adotando.

  8. Beatriz, interessante, estou com 2 telas de pesquisa de hotéis, no mesmo período, feitas ontem e hoje, quando já aparece a promoção como encerrada. Ontem a pontuação oferecida era de 37.000 milhas x 3 = 111.000 milhas. Hoje, que já não esta mais dando o triplo a pontuação oferecida é de 90.000 milhas.

    Depois da metade do dobro na BlackFraude a smiles inovou com o triplo do terço. Se você quiser eu te mando as telas.

  9. cFred, a crítica aqui é o modo como a Smiles conduziu essa promoção. Lançou sem fazer as contas direito. Que vale a pena para quem vai viajar até 15 de setembro, não há dúvidas.

    • Claro, eles fizeram uma grande lambança, apenas quis mostrar que ainda da pra tirar leite de pedra. A promoção, do modo como estava, era algo do outro mundo, agora esta sendo promoção de verdade.

    • Apesar de haver uma “pegadinha” no regulamento que não sei como vai ficar. veja o item 1.

      1. O participante devidamente inscrito Programa Smiles, residente e domiciliado no Brasil, com CPF válido que entre 10h00 (horário de Brasília) do dia 21/07/2017 e 23h59 (horário de Brasília) do dia 31/07/2017 (“Período de Vigência”) comprar diária de hotel na área da Smiles com a parceira RockeMiles cujo CheckOut se dê até o dia 15 de setembro de 2017, utilizando somente dinheiro (cartão de crédito) poderá acumular 200% (duzentos por cento) em Milhas Smiles Bônus sobre a quantidade de Milhas Smiles apresentadas no momento da reserva que serão acumuladas com a reserva e pernoite no hotel escolhido (“Milhas Bônus”).

      tem este trecho que diz “comprar diária de hotel na área da Smiles com a parceira RockeMiles cujo CheckOut se dê até o dia 15 de setembro de 2017”

      Mas, nas pesquisas, mostra bônus para diárias mesmo após este período, será que reservando após o limite há o risco de não darem a bonificação ?

      Ah, o item 2 do regulamento também é bem enigmático, dirai até oculto. 🙂

        • Beatriz, o item 9 também está ausente/oculto, mais uma prova que a promo foi editada de má-fé (e as pressas) pra que o consumidor fosse prejudicado. Outro detalhe interessante: no e-mail diz que a promo vai até 31/07, mas fiz uma busca agora através do link da promo e aparece uma aviso que a promoção vai até 01/08 (já dei print). No mínimo eles querem nos induzir pra reservar dia 01/08 pra depois alegarem que estava no regulamento que era só até 31/07.

  10. Agora, que a promoção ainda tem seus atrativos, isso tem, vejam alguns número.

    Hotel Rosen Centre em Orlando período de 07/09 a 11/09

    Preço do booking: R$ 2.299,00
    Preço no Smiles: R$ 2.541,00

    diferença de R$ 242,00

    Milhas Ganhas: 78.000

    Preço por mil milhas: R$ 3,10

    Para quem já esta com viagem marcada e vai se hospedar neste hotel é uma oferta sensacional.

    • Ou Búzios, no mesmo período, hotel Porto Bay Buzios

      Booking: R$ 2.587,00
      Smiles: R$ 2.578,00, ou seja, mais barato que o booking

      Milhas ganhas: 54.000

    • Só que esqueceu que no Booking você pode ganhar 8 pontos Multiplus por dólar ou 4 AAdvantage por dólar. Teria que descontar essa diferença.
      Ainda assim pode ser bom, em especial se você precisa de milhas Smiles.

  11. S M I L E S : Sinônimo de Má-fé, Incompetência, Ludibriamento, Espúrio e Sacanagem com seus clientes.

    “O mau do malandro é achar que todo mundo é otário”

  12. Parabéns pela matéria.

    Ontem e hoje cotei a mesma passagem na Gol e na Smiles. O valor para pagamento em dinheiro era o mesmo, ontem e hoje. A minha surpresa, o mesmo voo no Smiles, ontem 12500 milhas, hoje 25000. A passagem continua com o mesmo valor em dinheiro. Eu não consigo entender a política para compra da passagem com milhas que a smiles esta adotando.

  13. Beatriz,

    Mais uma vez um excelente trabalho de vocês. Adoro seu blog e o acho imparcial, por essa razão sempre indico seu blog para amigos.

    Parabéns e continue nos mantendo atualizados.

    Abraço, João.

  14. Parabéns Beatriz, você escreve muito bem. Não exclua esse post por um bom tempo, vamos precisar dele em um futuro próximo em caso de ação judicial.

  15. Nunca saberemos se foi erro ou promoção que saiu do controle.

    Regulamento deles:
    7. A Smiles reserva-se no direito de alterar, suspender ou mesmo encerrar a Promoção a qualquer momento, sem aviso prévio.

  16. Beatriz, interessante, estou com 2 telas de pesquisa de hotéis, no mesmo período, feitas ontem e hoje, quando já aparece a promoção como encerrada. Ontem a pontuação oferecida era de 37.000 milhas x 3 = 111.000 milhas. Hoje, que já não esta mais dando o triplo a pontuação oferecida é de 90.000 milhas.

    Depois da metade do dobro na BlackFraude a smiles inovou com o triplo do terço. Se você quiser eu te mando as telas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar