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domingo, maio 9, 2021
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InícioEmpresas AéreasOutras Empresas AereasA esperteza da American Airlines

A esperteza da American Airlines

Ontem à noite, eu vi minha prima postando que o voo da Delta que ela iria pegar para NY havia sido cancelado por conta de uma tempestade de neve. Não foi bem isso que aconteceu. O terminal 4, onde a Delta opera em JFK, alagou por conta de um baita vazamento (ou algo do gênero) e fechou.

Mas antes de eu descobrir a verdadeira causa do cancelamento, eu dei uma olhada nos voos da American para saber se eles também tinham sido alterados. Aí me deparei com isso aqui:

Para quem não é da área jurídica e trabalha nesse ramo específico, não dá para perceber a esperteza da American, mas eu vou contar para vocês.

Os tribunais brasileiros têm jurisprudência consolidada garantindo danos morais quando o atraso do voo é maior do de 4 horas. O AA974 deveria partir às 23:30 do dia 7 de janeiro, mas está estimado para às 3:29 do dia 8, o que dá 3:59 minutos de atraso!

Eu tenho a leve impressão que a American está tentando se livrar do pagamento de eventuais danos morais e que os advogados de escritórios terceirizados vão sublinhar que o voo atrasou menos de 4 horas.

Espero que os tribunais brasileiros tenham discernimento suficiente para perceber essa jogada da American.

Feio, AA, muito feio!

OBS: Fui dar uma olhada agora e …. não tem jeito, AA … mais de 4 horas!

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24 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz…
    Eu tb sou advogado…
    Fico contente de ver uma colega de profissão que percebe estas pequenas “malandragens” das cias. aéreas / programas de fidelidade…

  2. Turkish é mestre em fazer isso. Tanto saindo daqui como de Istambul. Ai no horário oficial colocam que saíram antes de 4hs de atraso, mesmo levando 5 ou 6.

  3. Beatriz.
    No site MMM tem uma reportagem sobre um associado do AAdvantage que emitiu passagens para terceiros (parece que sem estar viajando na mesma reserva) e o programa de fidelidade simplesmente baniu o cara do programa.
    Não tenho maiores informações se o cara utilizava suas milhas para comercializar (tipo pessoas que vendem milhas para sites like Hot Milhas etc)..
    Parece que no caso em questão, a pessoa era um amigo e o associado não tinha hábito de emitir sempre para terceiros..
    É uma coisa muito grave, porque o AAdvantage aboliu o cara e ficou com as milhas do cara…
    Eu e minha família (esposa/filha/filho/sogra) temos milhas lá.. compramos na época da finada UsAirways, através do sistema de share, e, com a fusão das 2 cias. aéreas, estas milhas foram absorvidas pelo AAdvantage…
    Até hoje não utilizamos estas milhas.. mas, estou em vias de utilizá-las e, como sempre, emito sempre para as pessoas da família.. via de regra, viajamos nós 5 juntos, mas esta realidade está para mudar, pois minha filha está noiva e num futuro qq, deve passar a viajar só com o marido..
    Aí, fico imaginando: emito passagem para ela e o marido… será que o AAdvantage vai achar isso irregular ??
    Quando os programas de fidelidade incentivam as pessoas a comprarem/transferirem/darem de presente milhas, não fazem restrição alguma a operação: estão se capitalizando e querem mais é vender milhas..
    Aí, quando o usuário vai utilizar suas milhas, eles vêm com monte de regrinhas, regulamentos etc…

    • Henry, raramente o AAdvantage cancela conta ou toma milhas de clientes. Eles só fazem isso após longa auditoria em que o associado tem plenas condições de se justificar. Eu mesma já cansei de emitir bilhetes para familiares e amigos e nunca tive problema. Deve ter tido alguma coisa suspeita na conta do sujeito e ele não soube se explicar.

    • Sempre faço isso também. Como eu viajo muito eu acumulo muito e uso nas férias de família. As vezes vou a trabalho e emito pra minha esposa e enteada me encontrarem, e pra piorar elas nao tem meu sobrenome. Ate hoje sem dor de cabeça e espero que continue assim.

  4. Peguei aquela promoção da Delta do dia 21 de abril passado para voar hoje de GIG. Ontem à noite me mandaram um e-mail dizendo que o voo atrasaria 2:30 hrs e que eu poderia trocar o voo. Sou de SP e hoje cedo falei com o atendimento telefônico que alterou sem custos meu voo saindo agora de SP (esse voo de ida poderia ser trocado) mas como também o voo de volta para GRU. Troquei o 767-300 pelo A330-300 e não precisarei me deslocar para o RJ na ida como já retornar para SP. Nota 10 pela atitute da Delta.

  5. Beatriz…
    Eu tb sou advogado…
    Fico contente de ver uma colega de profissão que percebe estas pequenas “malandragens” das cias. aéreas / programas de fidelidade…

  6. Turkish é mestre em fazer isso. Tanto saindo daqui como de Istambul. Ai no horário oficial colocam que saíram antes de 4hs de atraso, mesmo levando 5 ou 6.

  7. Beatriz.
    No site MMM tem uma reportagem sobre um associado do AAdvantage que emitiu passagens para terceiros (parece que sem estar viajando na mesma reserva) e o programa de fidelidade simplesmente baniu o cara do programa.
    Não tenho maiores informações se o cara utilizava suas milhas para comercializar (tipo pessoas que vendem milhas para sites like Hot Milhas etc)..
    Parece que no caso em questão, a pessoa era um amigo e o associado não tinha hábito de emitir sempre para terceiros..
    É uma coisa muito grave, porque o AAdvantage aboliu o cara e ficou com as milhas do cara…
    Eu e minha família (esposa/filha/filho/sogra) temos milhas lá.. compramos na época da finada UsAirways, através do sistema de share, e, com a fusão das 2 cias. aéreas, estas milhas foram absorvidas pelo AAdvantage…
    Até hoje não utilizamos estas milhas.. mas, estou em vias de utilizá-las e, como sempre, emito sempre para as pessoas da família.. via de regra, viajamos nós 5 juntos, mas esta realidade está para mudar, pois minha filha está noiva e num futuro qq, deve passar a viajar só com o marido..
    Aí, fico imaginando: emito passagem para ela e o marido… será que o AAdvantage vai achar isso irregular ??
    Quando os programas de fidelidade incentivam as pessoas a comprarem/transferirem/darem de presente milhas, não fazem restrição alguma a operação: estão se capitalizando e querem mais é vender milhas..
    Aí, quando o usuário vai utilizar suas milhas, eles vêm com monte de regrinhas, regulamentos etc…

    • Henry, raramente o AAdvantage cancela conta ou toma milhas de clientes. Eles só fazem isso após longa auditoria em que o associado tem plenas condições de se justificar. Eu mesma já cansei de emitir bilhetes para familiares e amigos e nunca tive problema. Deve ter tido alguma coisa suspeita na conta do sujeito e ele não soube se explicar.

    • Sempre faço isso também. Como eu viajo muito eu acumulo muito e uso nas férias de família. As vezes vou a trabalho e emito pra minha esposa e enteada me encontrarem, e pra piorar elas nao tem meu sobrenome. Ate hoje sem dor de cabeça e espero que continue assim.

  8. Peguei aquela promoção da Delta do dia 21 de abril passado para voar hoje de GIG. Ontem à noite me mandaram um e-mail dizendo que o voo atrasaria 2:30 hrs e que eu poderia trocar o voo. Sou de SP e hoje cedo falei com o atendimento telefônico que alterou sem custos meu voo saindo agora de SP (esse voo de ida poderia ser trocado) mas como também o voo de volta para GRU. Troquei o 767-300 pelo A330-300 e não precisarei me deslocar para o RJ na ida como já retornar para SP. Nota 10 pela atitute da Delta.

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