q6prmv.md.png
domingo, abril 11, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesAmerican Airlines classe executiva Chicago - Tokyo

American Airlines classe executiva Chicago – Tokyo

Meu próximo voo para o Japão foi com a American Airlines de Chicago para Tokyo Narita no voo AA153. Como eu já fiz um trip report anterior com o B788 – o Boeing Dreamliner – da AA em executiva bem recentemente (clique aqui para ler), não vou me alongar no hard product, que é o mesmo.

Hard Product do B787 da American

Escolhi o primeiro assento à janela.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Para mim, o espaço para os pés é desconfortável, mas nada que atrapalhe a viagem. E, como de costume, a AA fornece chinelos nos voos com destino e origem no Japão. Eu acho que a empresa poderia estender esse conforto para todos os voos. Afinal, esses chinelos são descartáveis e devem custar centavos.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Na altura do ombro do passageiro, há uma luz individual de leitura e dois controles remotos: um para o assento e o outro para a tela de entretenimento individual.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Esse pequeno compartimento onde eu guardo o meu iPhone durante a viagem é super prático, pois tem duas portas USB e duas tomadas elétricas. Dá para carregar tudo durante a viagem.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Acho, entretanto, que a AA perdeu uma ótima oportunidade de oferecer mais compartimentos para a guarda dos pertences de mão dos passageiros. Só há dois compartimentos: o da foto acima e esse da foto abaixo, que é posicionado na parte interna do assento. Além de ter uma difícil localização, ele é pequeno.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

A empresa poderia ter aproveitado esse pequeno espaço atrás das revistas.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Mas, no geral, o produto oferecido pela AA é bom. O assento poderia ser melhor, mas atende bem à classe executiva.

Uma novidade aqui no Milhas e Destinos é essse vídeo que fiz durante a viagem demonstrando as janelas eletrônicas do Dreamliner. Filmei o ciclo completo para vocês terem ideia de como fica a cabine em um voo diurno. Espero que vocês gostem.

 

Soft Product

Chegando ao meu assento, o cardápio, o amenity kit e os fones de ouvidos estavam me esperando empilhadinhos … rssss.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Os fones de ouvido Bose são de ótima qualidade. Às vezes, eu durmo com eles, pois eles conseguem abafar bem o som externo. Mas quem viaja na American sabe a ansiedade que eles provocam nos comissários cerca de 40 mins antes da chegada.  Eles passam recolhendo tudo e, em troca, nos oferecem aqueles fones de ouvido da loja de R$ 1. Eu sei que tem gente pilantra nesse mundo, mas acredito que poderiam recolher os fones um pouco mais perto do pouso. Além do quê, eles são de três pinos, o que dificulta e muito a sua utilização.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Dessa vez o amenity kit tinha as cores cinza claro e amarelo – gostei muito!

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Antes da decolagem foram oferecidos água, suco, champagne e jornal. O voo decolou às 12:43 e teve duração de 12h13mins. E aí eu vou fazer um overposting de vídeos para mostrar para vocês como é a rota total entre Chicago e o Japão. Vejam que quando o avião passa na ponta do Alasca é exatamente a metade do voo.

Cerca de 30 minutos após a decolagem, a comissária ofereceu nuts quentes e bebida. Eu escolhi um vinho branco para acompanhar.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Ela aproveitou para perguntar o que eu queria de almoço. O cardápio era o seguinte:

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Assim que escolhi o menu japonês, ela me falou que já não tinha mais. Apesar de eu estar na o assento 1A, as comissárias começaram a servir a partir da última fileira da executiva. Às vezes, quando o número do voo da American termina em número ímpar, a equipe serve de trás para frente e foi exatamente esse o caso. Escolhi a massa, então.

Uns 15 minutos depois, ela voltou com o bandeja já com a entrada e a salada. Esse procedimento é diferente daquele feito nos voos com origem e destino no Brasil. Para nós, eles já trazem tudo na mesma bandeja. Não existe esse espaço de tempo entre a entrada e o prato principal.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Bom, eu fiquei esperando o pão chegar por mais uns 15 minutos. Esperei tanto que decidi tirar a foto sem o pão mesmo, porque imaginei que logo, logo a comissária tiraria meu prato. Essa entrada estava muito ruim, mas muito ruim mesmo. Essa massa estava levemente congelada por dentro e era impossível de cortar com a faca.

Aqui está o meu pão favorito na American: pretzel bread.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Meia hora depois de ter servido a entrada, chegou o prato principal: a massa. Vocês não vão acreditar:  ela estava morna por fora e levemente fria por dentro. Não deu para comer. American 2 x 0 Bia.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Aí eu tomei uma decisão radical: pedi o sundae de sobremesa. Esse, sim, estava uma delícia.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Tentei dormir durante muito tempo e não consegui. Vi uns 2 filmes e decidi dar uma volta pelo avião. Aí eu tive uma grata surpresa: a galley da executiva estava toda arrumada, com muita oferta de comida.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

As comissárias tinham disponibilizado, inclusive, os lanches oferecidos no cardápio: o wrap de frango e o udon, respectivamente.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Mas além disso, havia mini-sanduíches, wraps vegetarianos e pão árabe …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

… hummus e copos com azeitonas, mini muzzarella de búfala e tomates secos …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

… palitos de legumes no molho de iogurte, prato de queijos e frutas …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

… e não poderiam faltar os chips.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Quem gosta de doce também não ficou desassistido: morangos com creme …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

e tartes variadas.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Olhem a diferença para a galley no voo que fiz de Haneda para Los Angeles em outubro, que também era um voo diurno:

AA Classe Executiva B788 HND – LAX Oct 2016

Eu considero esse contraste uma amostra da inconsistência do serviço da American e não entendo como a empresa não padroniza o que é oferecido na galley tanto em voos diurnos como em voos noturnos.

Voltei para o meu assento e consegui dormir depois de 8 horas de voo. Em consequência disso, quando foi servido o lanche da chegada eu estava dormindo profundamente. Acordei cerca de 1 hora antes do pouso e a comissária foi extremamente gentil comigo. Apesar de já ter servido todos os passageiros – que também já tinham comido – ela esquentou uma quiche para mim. Ela não tinha a menor obrigação de fazer isso, mas foi muito bacana da parte dela. Aliás, foi o que me salvou: entre o pouso, malas e trem, cheguei em Tóquio algumas horas depois.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Algumas Palavras

O voo não foi especialmente bom. O hard product da American é muito bom, mas o soft product deixou muito a desejar. Os pontos positivos foram o lanche da galley e a atitude da comissária ao me oferecer o quiche. Mas a entrada gelada e a comida morna são inaceitáveis em econômica, quiçá em executiva, em que os passageiros pagam caro pelo privilégio de voar com mais conforto.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar