q6prmv.md.png
sexta-feira, maio 7, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeOutros Programas(Atualização 2018) O guia completo do status challenge com a Delta, United...

(Atualização 2018) O guia completo do status challenge com a Delta, United e American

Está na época da atualização do post do guia completo do status challenge 2018! Quem acompanha o Milhas e Destinos, seja no site, seja no Facebook, sabe que o meu mantra pessoal é status é sempre bom.  Então, eu procuro ser associada de programas de fidelidade de milhas e hotéis, afinal eu sei que tenho uma frequência de viagens um pouco mais intensa do que muitas pessoas e o status me dá uma série de benefícios que considero muito importantes e que faz das minhas viagens uma experiência mais agradável.

Então, pela 3a vez consecutiva – 2016, 2017 e 2018 –  vou compartilhar com vocês sobre como ter status com a American, Delta e United sem ter que voar 6 vezes ao ano.

Antigamente, bastava enviar o comprovante de status com outra empresa que, automaticamente, você entrava na categoria correspondente. Hoje em dia, as empresas americanas exigem o status challenge: elas dão os benefícios da categoria por 90 dias, mas o cliente tem que voar um certo número de milhas para mantê-lo definitivamente. Obviamente, os voos qualificáveis têm que ser pagos.

Duas observações:

1 – É obrigatório que você tenha status com algum outro programa de milhagem, diferente daquele que você está fazendo a solicitação de status challenge.

2 – A United  recusa clientes com status em outra companhia aérea membro da Star Alliance.

3 – Só peça a equiparação se você for viajar com um bilhete pago em uma dessas três companhias nos 90 dias seguintes à solicitação.

Status com a Delta

A Delta mantém um “status challenge” permanente. Para quem não sabe, o status challenge é, literalmente, um desafio para conseguir status com menos exigências e em menor espaço de tempo. Quando você completa o status challenge, você consegue o status match (equiparação).

Na coluna da esquerda, a Delta indica quais os programas que ela faz o challenge direto, mas ela também informa que pode aceitar outros programas. Então, vocês que tem LATAM Fidelidade ou TudoAzul podem tentar também. Como quem é Smiles Diamante já tem alguns benefícios com a Delta, não sei se há challenge para esse programa brasileiro.

Se você é American Airlines AAdvantage Gold, você é Silver na Delta; Platinum corresponde à Gold na Delta, e Executive Platinum, Platinum Pro e Concierge Key correspondem a Platinum na Delta. A Delta não oferece status match para o seu nível mais alto, o Diamond.

E o que você precisa fazer para ter o status? Para ser Silver, você precisa voar 6.250 MQMs (milhas qualificáveis) ou 8 MQS (segmentos qualificáveis); para ser Gold, 12,500 MQMs ou 15 MQSs; e Platinum 18,750 MQMs ou 25 MQS.

A partir de 1o de janeiro de 2018, a Delta adicionou um gasto mínimo aliado às milhas qualifcáveis. Para conseguir Silver, é necessário gastar USD 750, para Gold, USD 1,500 e para Platinum, USD 2,250 – um valor bem alto …

Simplificando: para ser Silver uma ida e volta para Miami (8.000 milhas) pela Delta é suficiente; para ser Gold é necessário uma ida e volta pela Delta para a Costa Oeste americana; e para ser Platinum (cerca de 13.000 milhas), serão necessárias 2 viagens de ida e volta para os Estados Unidos, mas não pode ser para a Flórida, porque a soma de milhas não chega a 18,750.

E como é o procedimento?

Você envia o comprovante do seu status com outra cia aérea e a Delta, após análise, já dá o status equiparado. Você tem 90 dias para cumprir com a meta de 6.250, 12.500 ou 18.750 milhas ou segmentos para manter o status até janeiro do ano que vem ou do outro ano.

É possível voar com as parceiras do SkyTeam para conseguir o match? Sim, você pode voar pela Air France / KLM, por exemplo, mas o número de milhas que você vai conseguir depende da tarifa que você comprou, então é bom dar uma olhada na pontuação antes.

Clique aqui para saber mais sobre as parceiras da Delta.

E quais os benefícios de cada categoria da Delta?

Para saber todos os benefícios, clique aqui.

Critérios para participar:
  1. Você não pode ter recebido status de presente da Delta ou ter recebido um status match nos últimos 3 anos.
  2. Você não pode ser um membro atual do Programa Medallion.
  3. Precisa apresentar prova de status com outra cia aérea.

Melhor época para fazer status match com a Delta: a partir de 1o de julho. Você terá  o status até o final de 2018, durante 2019, chegando a janeiro de 2020.

Clique aqui para acessar a página de status match da Delta.

Status com a United

A United, como a Delta, mantém “status challenge” permanente. O procedimento é igual ao da Delta e, como é de costume, as companhias americanas colocam a tabela de equiparação somente relativa às suas concorrentes diretas.

Ao receber o OK da United para o desafio, o cliente entra na categoria equiparada do Mileage Plus com todos os seus benefícios. Daí, ele tem 90 dias para voar um determinado número de milhas ou trechos exclusivamente com a United para manter o status até o fim do ano seguinte.

Em econômica, para ser Silver, basta uma ida e volta entre Brasil e Houston, Newark, ou Chicago (mínimo de 7.000 milhas ida e volta ou 8 segmentos). Para ser Gold, já é necessário ir até a costa oeste (mínimo de 12.500 milhas ou 15 segmentos). Para conseguir Platinum, o cliente terá que fazer duas viagens, ir até o Havaí, ou ir para a Europa via  EUA (mínimo de 18.000 milhas ou 22 segmentos).

Qual é a documentação necessária para enviar para a United?

O número da sua conta do Mileage Plus (pode ser criada na hora).

Nome, endereço e email.

Cópia do seu cartão de fidelidade do programa que você tem no momento e que está pedindo equiparação, ou o resumo de seus voos nesse programa no ano corrente.

A United pede 7 – 14 dias úteis para fazer os ajustes na sua conta.

Caso o cliente não consiga voar as milhas/trechos necessários no período de 90 dias, o status vai expirar. Mas caso você tenha conseguido Premier Platinum por 90 dias, mas só voou o suficiente para ser Silver, você manterá Silver, à discricionaridade da United.

Apesar de a United afirmar que curante os 90 dias-desafio, o cliente só contará com os benefícios voando United Airlines, ou seja, o status não é reconhecido pelas parceiras, conheço pessoas que conseguiram acesso aos lounges da Star Alliance como se já tivessem o status definitivo.

A United permite que o cliente faça status challenge uma vez a cada cinco anos.

E quais o benefícios do United Mileage Plus?

Algumas restrições importantes:

Válido apenas em voos operados pela United e United Express. Não é válido para voos de codeshare comercializados pela United e operados por outras companhias. Os voos devem ser contabilizados na conta MileagePlus para serem qualificados. A viagem-prêmio MileagePlus não se qualifica para essa oferta. Passagens da Classe Econômica Básica não se qualificam para esta oferta.

Para acessar a página do status challenge da United, clique aqui. Há relatos de gente que enviou email para o endereço mileageplus@united.com com os comprovantes e conseguiu o challenge em 25 mins …

Melhor época para fazer status match com a United: a partir de 1o de julho. O status vale durante o ano de qualificação (2018) e todo o ano seguinte (2019) até janeiro de 2020.

Status com a American

A American mudou o seu status challenge em 2017, tornando-o mais restritivo e diferenciado que as Delta e a United.

Quais são essas diferenças?

United e Delta  já dão o status temporariamente durante o período-desafio de 90 dias. A American só dá ao final. Se o cliente quiser ter o status durante o desafio, ele tem que pagar. 

Há ainda uma estipulação de gastos mínimos que o cliente deve fazer.

A American só permite status match para Gold e Platinum. Platinum Pro e Executive Platinum estão fora, exceto para Premier 1k da United.

E quais são os requisitos?

Status challenge para Gold: 7.000 milhas (EQMs) ou 8 segmentos + gasto de USD 1.000

Status challenge para Platinum: 12.500 milhas (EQMs) ou 16 segmentos + gasto de USD 2.000

Os voos qualificáveis são operados pela AA, ou pelas parceiras (Finnair, British, Iberia, Quantas e JAL, contanto que sejam voos da American no seu cartão de embarque - começam com AA)

Se você almeja ser Gold, e durante o período de 90 dias não quiser nenhum benefício, você pagará US$ 140, e se já quiser ter os benefícios Gold, o custo será de US$ 320.

Se você pedir status challenge para Platinum sem manter qualquer status com a American durante o período de 90 dias, você pagará US$ 240, mas se já quiser ter status Gold, você deve pagar mais US$ 200, totalizando US$ 440. Se você já quiser usufruir  todos os benefícios do Platinum, você pagará os US$ 240, acrescidos de US$ 300, totalizando US$ 540 .

O cliente Premier 1K da United pode conseguir equiparação para Executive Platinum se voar 35.000 milhas e gastar US$ 4.000 no período de 90 dias.

Benefícios do status na American Airlines:

Melhor época para fazer status challenge com a American: a partir de 17 de junho. O status será válido o restante do ano, mais o ano seguinte, e ainda janeiro do outro ano.

Para aderir ao status challenge, basta ligar para a AA e falar com o departamento AAdvantage.

Conclusão

O status challenge da American Airlines é, de longe, o menos vantajoso. Só para participar, já é necessário um gasto de US$ 100.  Além disso, há necessidade de gasto mínimo para manter o status. Aliás, a American é a única companhia americana que exige dos seus clientes que moram no exterior um gasto mínimo em dólares durante o ano.

Com a introdução do gasto mínimo, a Delta complicou bastante para quem quer ser Platinum Medallion. São mais de 2 mil dólares que o passageiro tem que pagar para chegar lá. Mas os níveis inferiores ainda estão adequados.

O desafio  da United é o mais razoável, pois não exige qualquer gasto do cliente. Ser Gold na United significa ser Gold na Star Alliance, o que é ótimo.

Não se esqueçam que status mais baixo nesses programas implicam em check-in prioritário, embarque prioritário, um item de bagagem despachada gratuita em voos domésticos, etc.

Para saber mais sobre as vantagens de se ter status em um programa de milhagem, clique aqui.

Já os níveis mais altos garantem acesso aos lounges das companhias e das parceiras Skyteam, no caso da Delta, e Star Alliance, no caso da United.

Espero que esse post seja útil para vocês.

Para ler o post do status challenge que publiquei há um ano, clique aqui.

RELATED ARTICLES

22 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz, desculpe mas não entendi. Membros da categoria diamante smiles tem direito a status match com a delta? Eu já tentei essa solicitação e recebi resposta negativa da delta, informando que eles não fazem match com a smiles. Também tenho dúvidas no próprio preenchimentos a solicitação: no campo nome da empresa e outra companhia aérea, não sei o que colocar, se “gol” ou “smiles”. Na época, juntei o cartão diamante, mais o print do status extraído da página do smiles. A propósito, liguei uma vez na delta e fui informada que teria benefícios nos voos, somente se preenchesse os dados igual aos dados do meu cartão diamante; quer dizer, com o nome e sobrenome idêntico ao do cartão smiles. Porém nada foi falado sobre o status match, somente sobre benefícios durante o voo. Enfim, são dúvidas sobre o procedimento de status match para clientes smiles diamante. Se puder me ajudar, por favor, eu lhe agradeceria. Obrigada e parabéns pelos posts

    • Não é match, é challenge – são duas coisas diferentes.
      As empresas podem ou não aceitar o challenge de acordo com uma série de fatores. Eu acho que a Delta não faz challenge com o Smiles por conta dos benefícios que já existem sem o challenge.
      Mas se vc quiser tentar, afinal não custa nada, coloque Smiles e peça o challenge uns 10 dias antes do seu primeiro voo com a Delta.

  2. Beatriz, desculpe mas não entendi. Membros da categoria diamante smiles tem direito a status match com a delta? Eu já tentei essa solicitação e recebi resposta negativa da delta, informando que eles não fazem match com a smiles. Também tenho dúvidas no próprio preenchimentos a solicitação: no campo nome da empresa e outra companhia aérea, não sei o que colocar, se “gol” ou “smiles”. Na época, juntei o cartão diamante, mais o print do status extraído da página do smiles. A propósito, liguei uma vez na delta e fui informada que teria benefícios nos voos, somente se preenchesse os dados igual aos dados do meu cartão diamante; quer dizer, com o nome e sobrenome idêntico ao do cartão smiles. Porém nada foi falado sobre o status match, somente sobre benefícios durante o voo. Enfim, são dúvidas sobre o procedimento de status match para clientes smiles diamante. Se puder me ajudar, por favor, eu lhe agradeceria. Obrigada e parabéns pelos posts

    • Não é match, é challenge – são duas coisas diferentes.
      As empresas podem ou não aceitar o challenge de acordo com uma série de fatores. Eu acho que a Delta não faz challenge com o Smiles por conta dos benefícios que já existem sem o challenge.
      Mas se vc quiser tentar, afinal não custa nada, coloque Smiles e peça o challenge uns 10 dias antes do seu primeiro voo com a Delta.

  3. Beatriz, parabéns, muito bom post! Apenas uma pergunta, na sua opinião, visando prioritariamente upgrades pra business, qual o melhor programa? Eu sou Black na Latam e me prendo muito a cia por esse motivo, acho o benefício de upgrades ilimitados diaparado o melhor benefício! Obrigado

  4. Beatriz, parabéns, muito bom post! Apenas uma pergunta, na sua opinião, visando prioritariamente upgrades pra business, qual o melhor programa? Eu sou Black na Latam e me prendo muito a cia por esse motivo, acho o benefício de upgrades ilimitados diaparado o melhor benefício! Obrigado

  5. “Passagens da Classe Econômica Básica não se qualificam para esta oferta.” Uma pergunta: neste caso, que tipo de passagem classe economica conta? A tarifa flexível? Teria como me passar algumas opções que possam se qualificar caso queira ser Gold? Sou Diamante na Gol.

  6. “Passagens da Classe Econômica Básica não se qualificam para esta oferta.” Uma pergunta: neste caso, que tipo de passagem classe economica conta? A tarifa flexível? Teria como me passar algumas opções que possam se qualificar caso queira ser Gold? Sou Diamante na Gol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Henrique P. P. on