q6prmv.md.png
sábado, abril 10, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeOutros ProgramasDemais programas de milhas: o que esperar em 2019?

Demais programas de milhas: o que esperar em 2019?

O último post da série do que esperar dos programas de milhas em 2019, vou falar de alguns programas europeus, do Lifemiles e do Asiana Club.

Lifemiles e Asiana Club

Quem está a procura de um substituto do Amigo, dois programas podem preencher a lacuna: o Lifemiles e o Asiana Club.

O Asiana Club tem 5 categorias de status. Silver é a entrada, Gold equivale à Star Alliance Silver e as demais – Diamond, Diamond Plus e Platinum – equivalem à Star Alliance Gold.

A aquisição de status ainda se dá pela combinação de milhas voadas com a tarifa paga. Para ver o acúmulo de milhas com as parceiras da Star Alliance, clique aqui.

O período de acúmulo conta a partir da data de inscrição no programa.  Ou seja , você só deve se inscrever no dia anterior ao seu primeiro voo qualificável, OK?

Então, se você entra para o Asiana Club em 1o de janeiro de 2019, as milhas acumuladas entre 1o de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2021 contarão para a sua primeira qualificação. A sua requalificação recomeçará em 1o de janeiro de 2021 e irá até 31 de dezembro de 2023 e assim subsequentemente.

Ou seja, o status é válido por 2 anos!

Como o ano civil é irrelevante para o Asiana Club, é necessária a máxima atenção para os prazos para aquisição e manutenção de status.

Só são necessárias 40.000 milhas acumuladas em dois anos para ser Star Alliance Gold. Sim – o cliente tem dois anos para esse acúmulo. É claro que tudo vai depender da cabine voada e da tarifa paga, pois cada parceira tem sua tabela própria.

Um outro aspecto importantíssimo é que com o acúmulo total de 500.000 milhas durante o tempo que for, o cliente consegue o status Diamond Plus e se torna Star Alliance Gold pela vida toda.

A tabela de resgates é ótima. Os valores abaixo são para ida e volta com origem no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai ou Paraguai, Mas é perfeitamente possível emitir somente um trecho pela metade do valor.

O Asiana Club é o programa para viajantes frequentes, pois não há qualquer parceiro financeiro ou comercial no Brasil. Uma outra desvantagem do programa é a cobrança de taxa de combustível.

Já o Lifemiles é mais acessível em termos de acúmulo pela parceria com a Livelo e tem a grande vantagem de não cobrar taxa de combustível. O programa tem 3 níveis de status – Silver (22.000 milhas), Gold (40.000 milhas) e Diamond (75.000 milhas), sendo que os dois últimos conferem status Gold com a Star Alliance.

Entretanto, para conseguir status com o programa, é necessário voar um mínimo de milhas com a Avianca Internacional – 5.000 para Silver, 10.000 para Gold e 15.000 para Diamond.

Programas Europeus

O primeiro programa que vou comentar é o TAP Miles&GO porque ele também é da Star Alliance. Para o passageiro frequente, ele tem franca desvantagem sobre o Lifemiles e o Asiana Club: são necessárias 70.000 milhas qualificáveis para ter status Star Alliance Gold.

Para os demais clientes, contudo, ele pode ser uma opção de acúmulo em virtude da parceria com diversos cartões de crédito brasileiros e a Livelo. Há, pelo menos, uma promoção ao ano com 100% de bônus na transferência de pontos.

Um bom ponto do programa é que é possível fazer o upgrade para a executiva entre Brasil e Portugal em voos TAP por 40.000 milhas. Como a empresa está renovando a frota, com 80.000 milhas é possível viajar de executiva pagando econômica.

Entretanto, há dois fatores que devemos levar em consideração.

O primeiro é que em 2018 houve reajuste de tabela que foi descoberto pelos clientes com 15 dias de antecedência. E o reajuste foi grande. Nada garante, portanto, que isso não vá acontecer de novo em breve, concordam? Quem faz uma vez, faz duas, três …

O segundo é que não é permitida a emissão de um só trecho com as parceiras Star Alliance. Isso, para mim, sempre foi o calcanhar de Aquiles do Victoria, agora Miles&GO.

Quanto aos programas da British Airways e Iberia: o BAEC e o IP. Em nenhum dos dois é tranquilo conseguir o status Emerald da Oneworld. Considero o IP melhor do que o BAEC, pois é mais fácil conseguir status Sapphire, que já dá direito ao uso dos lounges da aliança.

Além disso, o BAEC exige que se voo pelo menos 4 vezes com a BA (ou IB) para obter status, requisito que não consta no IP.

Requisitos IP Categoria ORO
Requisitos BAEC categoria SILVER

No IP, com 2.250 pontos obtidos entre 1o de abril e 31 de março, consegue-se o status Oro (Oneworld Sapphire). Para conseguir essa pontuação, os gastos com passagens aéreas ficam na casa dos R$ 12.000,00 – R$ 14.000,00/ano, bem mais palatável do que os USD 6.000 do AAdvantage, e comparável aos gastos domésticos com o LATAM Fidelidade Platinum (que inexplicavelmente exige cerca de USD 5.000 de gastos em voos internacionais) (clique aqui para entender).

Cada empresa parceira tem a sua tabela própria de acúmulo no Iberia Plus e no BAEC também. Há, inclusive a calculadora de Tier Points (BAEC) e a tabela de Pontos Elite (IP), que são os pontos necessários para mudança de status.

O Iberia Plus é parceiro dos cartões Santander, o que é uma vantagem grande. Ambos IB e BAEC são parceiros Livelo, mas na proporção 2:1 na transferência, que é extremamente desvantajosa.

Para utilização dos Avios é possível fazer a transferência entre contas BAEC e IP sem qualquer custo ou limite de transações. Assim, é fácil poder resgatar bilhetes em promoção em ambos os programas.

Uma coisa para se pensar é que já tem um tempo que há rumores de que o BAEC – e por consequência o IP – vão ser reestruturados. A expectativa era que isso ocorresse agora em dezembro, mas não foi o caso. E como todos sabemos, as mudanças nunca ocorrem para nos beneficiar – sejam elas em programas brasileiros ou estrangeiros.

Espero que esses três posts analisando os programas brasileiros, americanos e demais estrangeiros tenha sido útil para vocês.


RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …