q6prmv.md.png
quinta-feira, maio 6, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeEsperança para clientes do Programa Amigo via status match

Esperança para clientes do Programa Amigo via status match

Jesus, Maria e José! Os clientes do finado programa Amigo podem ter um fio de esperança. Quando tudo parecia perdido, apareceu uma luz no fim do túnel. E essa luz me foi enviada pelo Gabriel Gasparetto que compareceu ao MegaDO da Star Alliance (fiz um post super bacana sobre isso com fotos e tudo mais; clique aqui para acessar).

OBS. O título do post foi alterado devido a sugestões dos leitores. Eu sequer pensei em mencionar os pontos, pois não me passou pela cabeça que algum programa assumiria esse passivo em troca de uma fidelização futura e incerta. De qualquer modo, entendo perfeitamente os argumentos dos leitores. Peço desculpas se fiz brotar falsas esperanças. Quem sabe, com os apelos aqui no post, algum programa não tem misericórdia de nós!

A Notícia

Bom, vamos lá. Respirem fundo. Uma das atrações do MegaDO foi justamente uma palestra com o Jeffrey Goh, que é ninguém mais, ninguém menos que o CEO da Star Alliance.

Segundo o Gabriel, Mr Goh expressou profunda frustração de, pela terceira vez, não ter nenhuma companhia aérea brasileira na Star Alliance. Ao longo dos anos, a Star Alliance se despediu da Varig, da TAM e da Avianca Brasil.

Parênteses: realmente, um país de dimensões continentais não ter uma única companhia aérea membro de uma das três maiores alianças aéreas do mundo foge da minha compreensão. Mas continuando …

O Gabriel, em uma ótima presença de espírito, foi conversar pessoalmente com o Jeffrey Goh, que soltou a seguinte bomba: alguns programas da Star Alliance estão negociando com a aliança um status match para os órfãos do Amigo, da Avianca Brasil.

O Senhor, a Senhora, quem quer que seja, de todas as religiões e dos ateus seja louvado!

O Jeffrey Goh acredita que, tão logo quanto possível, isso será oferecido aos antigos membros elite do finado programa Amigo.

As Ressalvas

Vamos digerir a informação com calma antes de abrir a garrafa de champagne, mas confesso que mal me contive quando li o email do Gabriel.

Em primeiro lugar, não há nada certo. Até que conversas sejam formalizadas e contratos sejam assinados, temos apenas intenções. E intenções podem não se materializar.

Uma questão importante será a seguinte: como o programa que oferecerá o status match terá condições de aferir a categoria do cliente – em outras palavras, como faremos prova de nosso status? Acredito que muita gente não tenha mais o cartão físico ou digital do Amigo e não sei como se daria o acesso ao banco de dados do programa.

Existe o StarNet, que é o sistema único da Star Alliance. O Amigo fazia parte dele, tanto que foi um dos primeiros programas a permitir a emissão online com os parceiros. Pode ser que o StarNet tenha um backup desse banco de dados, mas não sei os termos contratuais do uso das informações de cada parceira, especialmente no caso de liquidação da empresa.

Uma outra questão é se será dado um status match ou teremos um status challenge. Hoje em dia o status match é um instrumento praticamente em extinção, com as empresas preferindo que os clientes voem alguns trechos, ou milhas, ou gastem um determinado valor antes de conceder o status.

Qual empresa estaria interessada?

Entretanto, o ponto central dessa conversa toda é: qual é o programa ou quais os programas que estariam interessados nos clientes Amigo?

O TAP Miles&GO está com um marketing super agressivo no Brasil, com a clara intenção de ser o segundo programa da preferência dos Brasileiros. Digo segundo porque, como não há conectividade com a Star Alliance dentro do Brasil, a preferência natural dos brasileiros seria aderir ao LATAM Pass, Smiles ou TudoAzul.

Por outro lado, o avanço da Delta com a LATAM, e das supostas conversas da American com a GOL, deixam a United sem nenhuma influência no mercado brasileiro. Entretanto, depois das recentes notícias das alterações no MileagePlus que o tornaram praticamente inviável, é provável que a United entenda que conceder status match nessas circunstâncias seria apenas dar benefícios provisórios sem fidelizar (ou ganhar dinheiro) ninguém.

Uma outra possibilidade é o Lifemiles. Como a Avianca Holdings tinha laços profundos com a Avianca Brasil e está passando por sérias dificuldades financeiras, conceder um status match ou challenge poderia ser uma oportunidade de fidelizar o cliente brasileiro e aumentar a ocupação dos voos gerando receita.

Além dessas, temos a Copa Airlines, a Lufthansa/SWISS, a Turkish e a Ethiopian que voam para o Brasil e, supostamente, poderiam ter interesse. Todas podem estar no jogo, com menos chances para a Ethiopian e a Turkish, a meu ver. Até por que elas só atendem a Guarulhos, enquanto que a Copa está presente em diversas cidades e a Lufthansa também voa a partir do Rio de Janeiro.

Algumas Perguntas

O que vocês acharam da notícia?

Vocês acham possível que algum programa adote os órfãos do Amigo?

Em caso positivo, qual programa vocês apostariam?

Lembrem-se: a notícia é um comentário feito pelo CEO da Star Alliance e não há qualquer garantia que um status match seja oferecido!

Agradeço demais ao Gabriel por esse furo que, se concretizado, será fenomenal para quem tinha status com o Amigo!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …
Beto Junior on Uma pausa necessária …
Anna Paula David on Uma pausa necessária …
Fabio Henrique on Uma pausa necessária …
Henrique P. P. on Uma pausa necessária …
Jorge Brito on Uma pausa necessária …