q6prmv.md.png
domingo, maio 9, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeEvolução dos resgates de passagens com milhas Smiles e LATAM Pass

Evolução dos resgates de passagens com milhas Smiles e LATAM Pass

O Carlos nos brinda com mais um excelente post em que analisa as estatísticas públicas acerca dos resgates com pontos e milhas dos programas Smiles e LATAM Pass. Além disso, ele comenta o impacto do surgimento das empresas que comercializam milhas.

As Estatísticas do Smiles e do LATAM Pass

Em texto anterior, levantei dados para questionar a probabilidade do TudoAzul, com sua radical limitação na quantidade de usuários utilizáveis por cliente, estar interessada no bom uso das milhas pelo cliente comum. 

Para o texto não ficar mais longo ainda, me foquei neste ponto, mas acabei levantando outros dados e informações como curiosidade do mercado de milhas.

Primeiramente, temos a evolução do perfil de resgates do Multiplus/LATAM Pass. Em quantidade, o uso dos pontos para voos internacionais da própria LATAM passou a equivaler ao utilizado em voos nacionais.

LATAM Pass
Multiplus / LATAM Pass

Referente aos cartões de crédito, achei um dado bastante interessante. Em relação aos pontos adquiridos e convertidos, estamos em patamares parecidos ou abaixo de 2013/2014 (houve um aumento no último trimestre, mas não sei o impacto da ampliação da base de dados). Isto provavelmente tem relação com a queda da atividade econômica e, mais importante, alta do dólar, diminuindo o ganho de pontos.

Multiplus / LATAM Pass
Multiplus / LATAM Pass

Entretanto, se olharmos o gráfico dos pontos emitidos por Multiplus/LATAM Pass e Smiles em 2017 e 2018, vemos que houve uma forte expansão destes números que, em correspondência, não vieram diretamente dos cartões de crédito, pois não houve um aumento de pontos convertidos no mesmo período para justificar esta expansão. E, no caso da Smiles, estamos falando de um aumento de 170% em dois anos.

Estatísticas Smiles e LATAM Pass
Estatísticas Smiles e LATAM Pass

Só posso atribuir este aumento significativo à criação da Livelo, que passou a operar abertamente em 2016 e lançou seu clube e venda de pontos no final daquele ano. Até faz sentido o impacto ter sido bem maior para Smiles, pois Multiplus e Livelo nunca se entenderam bem e os bônus de transferência entre os dois programas sempre foi limitado, ao contrário de Smiles, que oferecia 100% de bônus com frequência.

Repare que, mesmo contando com uma base de clientes menor, de 2014 a 2018 a Smiles mais do que dobrou sua quantidade de pontos emitidos e resgatados, ultrapassando espetacularmente a Latam em volume em ambos aspectos.

Olhando apenas estes números, estimaria que a agora LATAM Pass deveria ser um programa mais estável e benéfico ao cliente que a Smiles. Porém, na minha visão pessoal, isto está longe de ser o caso por dois motivos: os parceiros da Smiles são realmente parceiros e utilizáveis, não são como os parceiros gasparzinhos da LATAM; e a emissão com a Smiles, além de ser possível, tem custos bastante competitivos levando em conta os bônus de transferência.

O Surgimento das Empresas de Milhas

A Hotmilhas foi criada em 2009 e a Maxmilhas, em 2013. Olhando os números de emissões de pontos, se essas empresas e congêneres realmente fossem as grandes responsáveis pelo aumento significativo de emissões de passagens por pontos e consequente inflação dos valores, acho que isso apareceria de alguma forma nos números anteriores a 2017.

Não que elas não tenham importância mas, como já argumentei em outra postagem, esperaria que houvesse um incremento da taxa de burn/earn mais significativo estatisticamente.

Mas meu ponto principal, na verdade, é que a Livelo teve um impacto muito mais significativo no mercado de milhas do que qualquer outro elemento. Sem ela, é possível que o comércio intermediário de milhas pudesse continuar livremente, sem qualquer tipo de restrição na quantidade de usuários resgatáveis.

Acho interessante observar como será a evolução dos programas com a ampliação destes tipos de empresa, com as remodelagens de Santander Way e Itaú Sempre Presente, que iniciaram também sua venda de pontos mas, por enquanto, apenas para os clientes de seus cartões de crédito. 

Como os programas de pontos farão para se equilibrar entre o desejo de vender pontos até o infinito e manter a atratividade para os clientes ou “usuários genuínos” resgatarem seus pontos? Inflacionar valores e restringir resgates vai no sentido contrário de incentivar os clientes a transferirem seus pontos. 

Perderão os programas de pontos para permitir o ganho de suas controladoras, as companhias aéreas? Venderão até a mãe (se já não foi vendida) e transformarão os pontos em algo parecido com o bolívar venezuelano? É um volume bastante significativo de dinheiro para adotar o critério de Maria vai com as outras e copiar cegamente o TudoAzul, sem saber os impactos advindos da mudança.

Algumas Palavras

São poucos os milheiros que têm a latitude e a profundidade de compreensão do mercado de milhas no Brasil. O Carlos é um deles. É um privilégio podermos contar com suas análises sobre o tema que nos une!

Muito obrigada mais uma vez, Carlos!

Ah, e amanhã tem mais guest post do Carlos! Fiquem atentos!

Para acessar a página do LATAM Pass, clique aqui.

Para acessar a página do Smiles, clique aqui.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …
Beto Junior on Uma pausa necessária …
Anna Paula David on Uma pausa necessária …
Fabio Henrique on Uma pausa necessária …