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domingo, abril 11, 2021
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Frota TAP – retrofits e sucatões: como escolhê-los ou evitá-los

Gente, o Raul Melhado, um querido leitor e colega da PUC-Rio me mandou um inbox no Facebook com informações muito bacanas sobre a probabilidade de um voo na TAP ser operado por um sucatão ou aeronave retrofitada. Então, perguntei se ele gostaria de escrever um guest post sobre isso e aqui está o resultado. Ficou excelente! Então, com vocês, o post do Raul!

Aproveitando algumas viagens programadas para Portugal neste ano e a alta demanda de brasileiros por vôos para este destino, resolvi compartilhar algumas informações interessantes que descobri realizando uma pesquisa a respeito da frota da TAP que faz a ligação Brasil-Portugal. 

A ideia deste post é tentar ajudar a saber qual categoria de avião fará o seu vôo e como emitir um vôo pela TAP reduzindo o risco de se pegar os sucatões e aumentando as chances de se pegar os melhores aviões.

Nessa pesquisa levei em consideração todos os vôos de/para Lisboa em Fevereiro de 2018, com exceção dos que partiam ou voltavam de NAT e POA.

A Frota e suas categorias

Primeiramente vamos falar um pouco da frota da TAP que atualmente faz esse trecho. Hoje são 22 aviões que ligam o Brasil a Portugal pela TAP, sendo que metade deles é bem antiga (11), com média de 20 anos de idade, são os que eu chamo de “sucatões”.

De toda a frota atual, eu separo as aeronaves em quatro categorias, da melhor para a pior:

1) 7 Aviões A330-200 Retrofit (A332R): são aviões que tiveram as suas cabines totalmente reformadas e modernizadas (retrofit) ao longo do ano passado. Essas aeronaves têm de nove a quinze anos de idade e sua configuração é de 25 assentos na executiva e 244 na econômica. Com base nos dados de Fevereiro, esse aviões não voam de/para BSB e e nem de/para BEL. Aqui vocês conseguem ver um vídeo do novo interior destas aeronaves: www.youtube.com/watch?v=J1srWMaxoCE

Prefixos destes aviões: CS-TOL, CS-TOM, CS-TON, CS-TOO, CS-TOP, CS-TOQ, CS-TOR. 

2) 4 Aviões A330-300 (A333): são aviões que pertenciam a Singapore Airlines e entraram na frota da TAP no ano passado. Eles têm, em média, 9 anos de idade e possuem a configuração com 30 assentos na executiva e 255 na econômica. São aviões que têm uma autonomia um pouco menor e por isso não voam de/para GIG e GRU e também BEL. Eu considero estes aviões bons (para o padrão atual da TAP).

Prefixos: CS-TOU, CS-TOV, CS-TOW, CS-TOX,

3) 7 aviões A330-200 (A332): são aviões de 18 a 20 anos de idade que apresentam configuração com 24 assentos na executiva e 239 na econômica. Eles atendem todos os aeroportos que eu pesquisei e fazem parte dos que eu considero os “sucatões”, que devem ser evitados, se possível.

Prefixos: CS-TOE, CS-TOF, CS-TOG, CS-TOH, CS-TOI, CS-TOJ, CS-TOK. 

4) 4 Aviões A340-300 (A343): são aviões de 22 a 23 anos de idade e apresentam configuração com 36 assentos na executiva e 232 na econômica. Não voam de/para nenhuma cidade do Norte/Nordeste e também integram o grupo dos “sucatões” a serem evitados.

Prefixos: CS-TOA, CS-TOB, CS-TOC, CS-TOD

A TAP deverá receber a partir de Setembro até o fim do ano, os novos Airbus A330-900neo (A330Neo) e será a primeira companhia do mundo a voar com estes moderníssimos aviões, o que aposentará de vez alguns dos atuais “sucatões”.

Segundo o site Aeroflap (http://www.aeroflap.com.br/veja-os-avioes-novos-que-tap-recebera-em-2018/), eles terão os seguintes prefixos: CS-TUA, CS-TUB, CS-TUC,  CS-TUD, CS-TUE, CS-TUF, CS-TUG,

Análise dos vôos de Fevereiro

A primeira consideração importante a se fazer é que os vôos já ocorridos não necessariamente vão refletir como serão os vôos futuros (já que a companhia pode alterar a qualquer momento os seus parâmetros e a sua programação), mas eles podem nos ajudar a nos guiar na hora de escolhermos os nossos vôos.

Se o objetivo é tentar pegar um avião retrofit, suas melhores chances estão nos vôos que partem do GIG (noturno) e GRU (de tarde) e voltam de Lisboa para o GIG (noturno) e GRU (noturno). 

Já para que os querem evitar os sucatões, as melhores chances estão nos vôos de/para SSA. BSB também é uma opção com menores chances de cair nos sucatões. Quem voa de/para Belém não tem como fugir deles e certamente pegará um sucatão.

BSB é uma boa opção para quem não liga em não pegar os retrofits mas também quer evitar os sucatões, já que a maior parte dos seus vôos é feita pelos A333 que são aviões bem melhores que os sucatões, mas não tão modernos quanto os interiores dos retrofits.

Alguns vôos de/para GRU (TP83 e TP84) só começam a voar no verão europeu, por isso os dados ainda não estão disponíveis.

Como saber qual avião fará o seu vôo

Basta usar o aplicativo ou site do Flightradar24. Lá, você digita o número do seu vôo (por exemplo, TP88) e em seguida aparecerá o prefixo da aeronave programada para aquele dia. Geralmente conseguimos ver o avião programado com até 48 horas de antecedência. Em alguns casos, somente no dia do vôo que aparecerá a aeronave a voar. Em geral, só quando há um problema no avião que estava escalado para aquele vôo que há uma troca de prefixo.

Conclusão

A busca pelo Flightradar24 é uma mão na roda pois ela ajuda a nos preparar para o melhor (os retrofits) e, principalmente, para o pior (os “sucatões”). Eu prefiro muito mais já saber com antecedência que terei que encarar um sucatão pela frente do que ter aquela surpresa desagradável no embarque.

A partir de agora vocês também já podem saber com antecedência qual categoria de avião fará o seu vôo, basta digitar o seu vôo no Flightradar24 e, com base no prefixo que aparecer, ver em qual categoria ele se encaixa.

Além disso, com base nessas informações, vocês também já podem tentar emitir um vôo que tenha mais chances de ser por um avião bom ou então que se evite pegar os sucatões. Bom vôo a todos!

Eu disse que o post era sensacional! Deu para perceber o nível de detalhamento das informações?

Gostaria de agradecer imensamente ao Raul pela contribuição.  Tenho certeza que todos nós aproveitamos muito.

Valeu, Raul!

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97 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz…seu site tem um grave defeito…não tem como a gente usar os emoticons com palmas, aplausos…(não, pelo menos quando usamos note/desktop)…
    Corrige isso… please…
    Quero bater palmas pros seus artigos, como o acima, e tenho que ficar digitando: clap..clap..clap..
    Perfeito… melhor que isso, só desenhando…mas, nem precisa, né ??
    Clap..clap..clap…

  2. Por falar em PUC, séculos atrás eu fiz engenharia na UFF… mas como ela vivia tendo greve, ia rodar meus programas em Fortran, aí no RDC da PUC… usava a senha de uma professora de mestrado…
    Chegava aí no sábado à tarde e só saia domingo no final da noite…enfurnado lá no sub-solo…onde ficava o chamada “main frame”… bons tempos.. boas lembranças…

  3. Excelente Post!
    Com as acachapantes taxas de combustível cobradas pela TAP, acho absurdo o cara ainda correr risco de pegar uma Executiva de segunda classe…
    Eu iria preferir ir até VCP e pegar um vôo da Azul para Lisboa, caso fosse visitar a terrinha OU voar Swiss ou Lufthansa…

  4. Boa tarde!
    Temos, eu e família, voo para LIS em julho. #tensoparanãopegarsucatão
    Beatriz, mudando de “gato pra sapato”, recebi um e-mail da Azul/TudoAzul, informando que os clientes diamante passam a contar com alguns benefícios exclusivos voando United. Check-in prioritário, bagagem extra e prioridade na inspeção de segurança (TSA PreChek, acho), por exemplo. Bem parecido com o que os clientes diamante do Smiles/Gol tem voando Delta.

  5. Pessoal, antes de concluir a compra, quando se vai marcar o assento, não já dá pra saber se será um sucatão, pela configuração, que é diferente daquela do retrofit?

    • É mesmo… paga esse monte de taxas e depois na hora de embarcar vem um sucatão da época das caravelas do Cabral…
      Isso é um “TAP na cara” da pessoa…

  6. Raul, não entenda isso como uma crítica, mas você tem os dados sobre fortaleza?

    Excelente estudo. Já peguei um avião novo uma vez de LIS – BEL, o restante, apenas sucata.

    Na econômica não tem tantaaaaa diferença, mas na executiva….

    • Bruno, infelizmente eu acabei excluindo NAT, POA e FOR pois inicialmente eu fiz o levantamento apenas dos vôos que eu ou alguém da minha família pegaria, e nenhum deles passava por esses aeroportos. Vou tentar ver isso para você.

      Em relação ao vôo para BEL, mês passado, 100% dos vôos foram em sucatões A332,

      Concordo que a maior discrepância tá na executiva. E ela será maior ainda quando chegarem os A330neo: https://www.youtube.com/watch?v=XAx-PaxPg2Q

    • Seguem os dados do TP34 FOR-LIS e TP35 LIS-FOR relativos a Fevereiro:
      TP34:
      – A332R: 25% (retrofit)
      – A333: 30%
      – A332: 45% (sucatão)
      – A343: 0%

      TP35:
      – A332R: 29,2% (retrofit)
      – A333: 33,3%
      – A332: 37,5% (sucatão)
      – A343: 0%

  7. Beatriz…seu site tem um grave defeito…não tem como a gente usar os emoticons com palmas, aplausos…(não, pelo menos quando usamos note/desktop)…
    Corrige isso… please…
    Quero bater palmas pros seus artigos, como o acima, e tenho que ficar digitando: clap..clap..clap..
    Perfeito… melhor que isso, só desenhando…mas, nem precisa, né ??
    Clap..clap..clap…

  8. Por falar em PUC, séculos atrás eu fiz engenharia na UFF… mas como ela vivia tendo greve, ia rodar meus programas em Fortran, aí no RDC da PUC… usava a senha de uma professora de mestrado…
    Chegava aí no sábado à tarde e só saia domingo no final da noite…enfurnado lá no sub-solo…onde ficava o chamada “main frame”… bons tempos.. boas lembranças…

  9. Excelente Post!
    Com as acachapantes taxas de combustível cobradas pela TAP, acho absurdo o cara ainda correr risco de pegar uma Executiva de segunda classe…
    Eu iria preferir ir até VCP e pegar um vôo da Azul para Lisboa, caso fosse visitar a terrinha OU voar Swiss ou Lufthansa…

  10. Boa tarde!
    Temos, eu e família, voo para LIS em julho. #tensoparanãopegarsucatão
    Beatriz, mudando de “gato pra sapato”, recebi um e-mail da Azul/TudoAzul, informando que os clientes diamante passam a contar com alguns benefícios exclusivos voando United. Check-in prioritário, bagagem extra e prioridade na inspeção de segurança (TSA PreChek, acho), por exemplo. Bem parecido com o que os clientes diamante do Smiles/Gol tem voando Delta.

  11. Pessoal, antes de concluir a compra, quando se vai marcar o assento, não já dá pra saber se será um sucatão, pela configuração, que é diferente daquela do retrofit?

    • É mesmo… paga esse monte de taxas e depois na hora de embarcar vem um sucatão da época das caravelas do Cabral…
      Isso é um “TAP na cara” da pessoa…

  12. Raul, não entenda isso como uma crítica, mas você tem os dados sobre fortaleza?

    Excelente estudo. Já peguei um avião novo uma vez de LIS – BEL, o restante, apenas sucata.

    Na econômica não tem tantaaaaa diferença, mas na executiva….

    • Bruno, infelizmente eu acabei excluindo NAT, POA e FOR pois inicialmente eu fiz o levantamento apenas dos vôos que eu ou alguém da minha família pegaria, e nenhum deles passava por esses aeroportos. Vou tentar ver isso para você.

      Em relação ao vôo para BEL, mês passado, 100% dos vôos foram em sucatões A332,

      Concordo que a maior discrepância tá na executiva. E ela será maior ainda quando chegarem os A330neo: https://www.youtube.com/watch?v=XAx-PaxPg2Q

    • Seguem os dados do TP34 FOR-LIS e TP35 LIS-FOR relativos a Fevereiro:
      TP34:
      – A332R: 25% (retrofit)
      – A333: 30%
      – A332: 45% (sucatão)
      – A343: 0%

      TP35:
      – A332R: 29,2% (retrofit)
      – A333: 33,3%
      – A332: 37,5% (sucatão)
      – A343: 0%

  13. Como já comentei em outro post, saindo de POA a probabilidade de pegar uma aeronave retrofitada é de quase 100%, pois esses aviões, pelo modelo do motor, são mais adequados ao tamanho da pista. Verifiquei essa informação em um blog de aviação de Portugal e confirmei no flightradar que apenas as aeronaves CS-TOL a CS-TOR têm feito essa rota.

  14. Prezados,

    Pelo que entendi, visto que CNF não foi sequer citado, aos mineiros só resta a aeronave datada de 1.500, correto???

    Lamentável… tenho voo em novembro e tinha esperança de que poderia pegar a nova Business na rota CNF-LIS…

    • Daniel, apesar de eu não ter citado no texto CNF, na planilha que está no post aparecem as frequências de cada categoria de avião indo e voltando de CNF em Fevereiro.

      • Muito obrigado!

        Falha minha não ter lido a planilha com mais atenção… e vi que tenho de torcer, pois a média de boas aeronaves para CNF não está nada boa.

  15. Excelente levantamento!
    A única vez que voei na executiva da TAP foi num A332 muito antigo e fiquei em choque quando percebi que não tinha AVOD (audio and video on demand).
    Ao que me consta os aviões A332 sem retrofit continuam nessa situação: uma tela de péssima qualidade e filmes que passam em loop, como numa TV analógica. Assim, se o passageiro quer ver algo tem que aguardar a hora do filme começar novamente.
    Consegui comprar uma passagem RT POA – LIS via SSA no Smiles por 140 k, então por esse valor resolvi arriscar e acabei fazendo um levantamento a bem parecido com esse.
    Só um detalhe a acrescentar é que os A340 pelo menos possuem AVOD básico, então na minha opinião estão um pouquinho (quase nada) à frente dos A332 sem retrofit, únicos da frota da TAP sem essa facilidade.

    • Ótimo relato, Alan! Realmente é difícil saber quem é pior entre os A332 antigos e os A340, por isso que eu considero ambos sucatões. Concordo que, com essa diferença dos AVOD os A340 podem até ser considerados melhores. Obrigado!

  16. Como já comentei em outro post, saindo de POA a probabilidade de pegar uma aeronave retrofitada é de quase 100%, pois esses aviões, pelo modelo do motor, são mais adequados ao tamanho da pista. Verifiquei essa informação em um blog de aviação de Portugal e confirmei no flightradar que apenas as aeronaves CS-TOL a CS-TOR têm feito essa rota.

  17. Prezados,

    Pelo que entendi, visto que CNF não foi sequer citado, aos mineiros só resta a aeronave datada de 1.500, correto???

    Lamentável… tenho voo em novembro e tinha esperança de que poderia pegar a nova Business na rota CNF-LIS…

    • Daniel, apesar de eu não ter citado no texto CNF, na planilha que está no post aparecem as frequências de cada categoria de avião indo e voltando de CNF em Fevereiro.

      • Muito obrigado!

        Falha minha não ter lido a planilha com mais atenção… e vi que tenho de torcer, pois a média de boas aeronaves para CNF não está nada boa.

  18. Excelente levantamento!
    A única vez que voei na executiva da TAP foi num A332 muito antigo e fiquei em choque quando percebi que não tinha AVOD (audio and video on demand).
    Ao que me consta os aviões A332 sem retrofit continuam nessa situação: uma tela de péssima qualidade e filmes que passam em loop, como numa TV analógica. Assim, se o passageiro quer ver algo tem que aguardar a hora do filme começar novamente.
    Consegui comprar uma passagem RT POA – LIS via SSA no Smiles por 140 k, então por esse valor resolvi arriscar e acabei fazendo um levantamento a bem parecido com esse.
    Só um detalhe a acrescentar é que os A340 pelo menos possuem AVOD básico, então na minha opinião estão um pouquinho (quase nada) à frente dos A332 sem retrofit, únicos da frota da TAP sem essa facilidade.

    • Ótimo relato, Alan! Realmente é difícil saber quem é pior entre os A332 antigos e os A340, por isso que eu considero ambos sucatões. Concordo que, com essa diferença dos AVOD os A340 podem até ser considerados melhores. Obrigado!

  19. Fiz um voo de CNF para LIS na business em um dos antigos singapore. Achei bem desconfortável a poltrona, reclina muito pouco, apertada e dura demais, já na volta peguei um “sucatao” que apesar de não ter IFE (telas individuais) achei o conforto da poltrona bem melhor, antiga porém mais ampla e apesar de naos ser flat bed tem uma reclinação melhor do que a dos antigos singapores. Se fosse pra EU escolher novamente, preferiria um sucatão ao antigo singapore

    • André, eu ainda não tive a oportunidade de voar nos A333 e a minha avaliação teve como base alguns reviews que eu encontrei em outros sites. Mas o seu relato é importantíssimo pois, com base nas suas informações, o cenário muda e os A333 passam a ser uma má opção também. Assim, só os retrofits nos salvam rs.

  20. Fiz um voo de CNF para LIS na business em um dos antigos singapore. Achei bem desconfortável a poltrona, reclina muito pouco, apertada e dura demais, já na volta peguei um “sucatao” que apesar de não ter IFE (telas individuais) achei o conforto da poltrona bem melhor, antiga porém mais ampla e apesar de naos ser flat bed tem uma reclinação melhor do que a dos antigos singapores. Se fosse pra EU escolher novamente, preferiria um sucatão ao antigo singapore

    • André, eu ainda não tive a oportunidade de voar nos A333 e a minha avaliação teve como base alguns reviews que eu encontrei em outros sites. Mas o seu relato é importantíssimo pois, com base nas suas informações, o cenário muda e os A333 passam a ser uma má opção também. Assim, só os retrofits nos salvam rs.

  21. Ultimamente não tem acontecido mas já aconteceu e espero que não se repita, quando os vôos TAP são substituídos pela Euro atlantic e outras, elas conseguem ser piores que os sucatões.

  22. Ultimamente não tem acontecido mas já aconteceu e espero que não se repita, quando os vôos TAP são substituídos pela Euro atlantic e outras, elas conseguem ser piores que os sucatões.

  23. Emiti (Smiles+ Money) duas passagens LIS-GIG em fevereiro, verifiquei antes que eram as novas cabines….. Alguns dias antes trocaram para um dos sucatões. Foi a pior viagem de executiva que eu já fiz, e olha que estou nessa desde os antigos DC-10 da Varig. A minha poltrona, a da minha esposa e algumas outras tinham em comum: Nada funcionava, nem monitor, nem iluminação. Pelo menos estavam reclinando. O jantar foi muito ruim, comida servida antes da bebida, estilo bandejão (tudo junto), a sobremesa era uma…. laranja. E no café da manhã não existe prato quente. A dúvida: Depois de muito reclamar recebemos dois vouchers de 150 euros cada, intransferíveis e com prazo de um ano para uso, apenas em vôos TAP puros. Não quero voltar a voar com a TAP, portanto vale entrar com processo contra eles? Afinal viajei no escuro pois sequer tinhamos iluminação individual!

  24. Emiti (Smiles+ Money) duas passagens LIS-GIG em fevereiro, verifiquei antes que eram as novas cabines….. Alguns dias antes trocaram para um dos sucatões. Foi a pior viagem de executiva que eu já fiz, e olha que estou nessa desde os antigos DC-10 da Varig. A minha poltrona, a da minha esposa e algumas outras tinham em comum: Nada funcionava, nem monitor, nem iluminação. Pelo menos estavam reclinando. O jantar foi muito ruim, comida servida antes da bebida, estilo bandejão (tudo junto), a sobremesa era uma…. laranja. E no café da manhã não existe prato quente. A dúvida: Depois de muito reclamar recebemos dois vouchers de 150 euros cada, intransferíveis e com prazo de um ano para uso, apenas em vôos TAP puros. Não quero voltar a voar com a TAP, portanto vale entrar com processo contra eles? Afinal viajei no escuro pois sequer tinhamos iluminação individual!

  25. boa tarde
    comprei TAP classe executiva voo TP 78 (16/07) e TP 75 (31/07) ; sera que para estes voos já voarei na nova classe executiva da TAP ?
    desde já agradeço
    obrigado

  26. boa tarde
    comprei TAP classe executiva voo TP 78 (16/07) e TP 75 (31/07) ; sera que para estes voos já voarei na nova classe executiva da TAP ?
    desde já agradeço
    obrigado

  27. Na rota Recife-Lisboa-Recife (TP12 e TP11), a Tap tem usado com frequência um A340-500 (CS-TFX), que era da ARIK Air. Tem uma classe executiva razoável, com poltrona full flat.

  28. Na rota Recife-Lisboa-Recife (TP12 e TP11), a Tap tem usado com frequência um A340-500 (CS-TFX), que era da ARIK Air. Tem uma classe executiva razoável, com poltrona full flat.

  29. Otimo! Por favor atualiza para ver se a sitacao melhorou. Vou viajar na classe executivo no mei de junho e no inicio de julho e nao quero viajar como 20 anos atras…

  30. Otimo! Por favor atualiza para ver se a sitacao melhorou. Vou viajar na classe executivo no mei de junho e no inicio de julho e nao quero viajar como 20 anos atras…

  31. Parabéns ao autor da pesquisa. Os voos da TAP são um pesadelo! Viajei na Executiva, RIO-Lisboa, há 5 anos, e passei a noite escorregando na poltrona. A comida, incomível! Cabine suja e poltronas em queda livre.
    A Smiles só tem oferecido voos em parceria com a TAP. Eis que me vi obrigada a emitir bilhete na Executiva, novamente, para o dia 08 de junho. Ao marcar os assentos, certifiquei-me que a configuração da cabine era compatível com os retrofits. Agora, faltando 6 dias para a viagem, vejo que a configuração é outra, aquela fatídica do sucatão 2+2+2. Será que alimento ainda a esperança de que a TAP altere a aeronave? Raul, quando menciona o voo TAP074, refere-se a voos noturnos. Porém, agora, o horário de partida é 15h40. Cruzar os dedos e torcer para não cair no tobogã!

  32. Parabéns ao autor da pesquisa. Os voos da TAP são um pesadelo! Viajei na Executiva, RIO-Lisboa, há 5 anos, e passei a noite escorregando na poltrona. A comida, incomível! Cabine suja e poltronas em queda livre.
    A Smiles só tem oferecido voos em parceria com a TAP. Eis que me vi obrigada a emitir bilhete na Executiva, novamente, para o dia 08 de junho. Ao marcar os assentos, certifiquei-me que a configuração da cabine era compatível com os retrofits. Agora, faltando 6 dias para a viagem, vejo que a configuração é outra, aquela fatídica do sucatão 2+2+2. Será que alimento ainda a esperança de que a TAP altere a aeronave? Raul, quando menciona o voo TAP074, refere-se a voos noturnos. Porém, agora, o horário de partida é 15h40. Cruzar os dedos e torcer para não cair no tobogã!

  33. Eu vi vídeos no YouTube de voos com os A340 do Brasil e não achei sucatão como vc falou, realmente são antigos, mas a 5 anos tiveram todos os assentos trocados com sistema de tb moderno, então acho que não são ruins.

  34. Eu vi vídeos no YouTube de voos com os A340 do Brasil e não achei sucatão como vc falou, realmente são antigos, mas a 5 anos tiveram todos os assentos trocados com sistema de tb moderno, então acho que não são ruins.

  35. A TAP vem usando aeronaves da Hi-Fly Malta os A340-313 na rota NAT-LIS / LIS-NAT no site da CIA tem umas fotos da aeronave, não sei se foram tiradas quando a aeronave era nova, mas parece novinha a aeronave. Prefixo 9H-SOL em novembro estarei fazendo esta rota e estava pesquisando a respeito.

    • Só complementando, essas aeronaves da Hi-Fly não tem TV, fica uma tela de plastico e dar a entender que um dia existiu uma TV de tubo no lugar kkkkk e os que ja voaram por ela disseram que os comissarios não são da TAP, o serviço não é o mesmo. e aprofundei mais na pesquisa e descobri que essas aeronaves sào de voos charter , alugados para excursões etc, e até o final do ano essa aeronave estará fazendo os voos de Natal -> Lisboa e Recife -> Lisboa.

  36. A TAP vem usando aeronaves da Hi-Fly Malta os A340-313 na rota NAT-LIS / LIS-NAT no site da CIA tem umas fotos da aeronave, não sei se foram tiradas quando a aeronave era nova, mas parece novinha a aeronave. Prefixo 9H-SOL em novembro estarei fazendo esta rota e estava pesquisando a respeito.

    • Só complementando, essas aeronaves da Hi-Fly não tem TV, fica uma tela de plastico e dar a entender que um dia existiu uma TV de tubo no lugar kkkkk e os que ja voaram por ela disseram que os comissarios não são da TAP, o serviço não é o mesmo. e aprofundei mais na pesquisa e descobri que essas aeronaves sào de voos charter , alugados para excursões etc, e até o final do ano essa aeronave estará fazendo os voos de Natal -> Lisboa e Recife -> Lisboa.

  37. Tenho passagem comprada para final de Janeiro pela Tap na rota OPO-GIG. Até lá a Tap já deve ter recebido uma aeronave A339. Atualmente, 6 meses antes do voo, consta um A332 para o voo.
    Venho acompanhando pelo Flight Radar e sempre têm sido realizados pelos antigos. Últimos dias foram CS-TOE, CS-TOF e CS-TOG.
    A Tap não fará mais retrofits, certo?
    A chance de pegar um “sucatão” é de quase 100%.
    Chateado. Paga-se uma passagem cara pra voar em rotas longas com aviões antigos.

  38. Tenho passagem comprada para final de Janeiro pela Tap na rota OPO-GIG. Até lá a Tap já deve ter recebido uma aeronave A339. Atualmente, 6 meses antes do voo, consta um A332 para o voo.
    Venho acompanhando pelo Flight Radar e sempre têm sido realizados pelos antigos. Últimos dias foram CS-TOE, CS-TOF e CS-TOG.
    A Tap não fará mais retrofits, certo?
    A chance de pegar um “sucatão” é de quase 100%.
    Chateado. Paga-se uma passagem cara pra voar em rotas longas com aviões antigos.

  39. Viagem Marcada para o dia 12/09, e estou pesquisando sobre o post acima, e no horário da minha viagem somente os sucatões estão dando suas caras ( TOH, TOA, TOK, TOH, TOB, TOF, um dia veio o TOQ ). Espero ser agraciado com os seguintes prefixos TOL, TOM, TON, TOO, TOP, TOQ, TOR. Pelo que vi na planilha as melhores aeronaves são do voos TP74 que ainda eram no horário de 21:45 e agora no horário de 15:40. Mudaram os prefixos e também as aeronaves rsrsrsrsrs,

  40. Hoje continua somente 7 aeronaves no retrofit? Existe algum jeito de saber isso em tempo real? pois vi post de janeiro onde era 5 e antes disso onde eram somente 2…

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