O Hotel Urbano, também conhecido como HURB, sofreu um baita revés essa semana. Os dados de 20 milhões de clientes foram disponibilizados na dark web. Segundo o HURB, o vazamento ocorreu devido a falhas em uma das empresas parceiras, de acordo com o site Olhar Digital.
Segundo a reportagem, a falha ocorreu em março de 2019 e somente agora foi detectada. O vazamento envolve nomes, senhas, endereços de IP, telefones, datas de nascimento e emails.
Abaixo, o comunicado do HURB:
A proteção dos dados dos nossos clientes é uma das principais prioridades do Hurb e é nosso compromisso adotar todas as medidas que permitam proporcionar uma experiência única, segura e transparente para nossos clientes.
Infelizmente, tivemos conhecimento que um dos nossos parceiros internacionais com quem trabalhamos sofreu um ataque cibernético, e por isso, alguns dados pessoais de usuários Hurb cadastrados até fevereiro de 2019 foram expostos indevidamente. É importante ressaltar que os sistemas do Hurb não foram comprometidos.
Desde que tomamos ciência do ocorrido, estamos trabalhando incansavelmente para apurar exatamente qual é a extensão deste incidente. Todos os clientes impactados foram notificados sobre o referido incidente, bem como orientados a tomar medidas preventivas a fim de aumentar a privacidade e segurança de seus dados.
Ademais, o Hurb disponibilizou aos seus clientes, além do atendimento via telefone ou chat 24 horas por dia, um canal exclusivo para questões relacionadas ao ocorrido através do e-mail dados@hurb.com.
Por fim, ressaltamos que transparência é um dos nossos principais valores e reforçamos nosso compromisso em apurar todos os fatos e de sempre fazermos de tudo para proteger a segurança e privacidade dos nossos clientes. Seguimos com o nosso propósito de colocar pessoas em primeiro lugar.
O Hurb na Pandemia
O Hurb se notabilizou nessa pandemia por oferecer pacotes com preços que beiram o inacreditável: R$ 999,00 para Orlando, incluindo passagem aérea e hotel. Esse valor, com o dólar a R$ 5,00, significa que com USD 200 é possível dar um rolê na terra do Mickey. Algumas pessoas maldosas afirmam que o passeio será na terra do Pateta …
Nós aqui no Pontos e Viagens esperamos que o Hurb honre todos os pacotes vendidos, como é a tradição da empresa.
Algumas Palavras
Apesar de não haver nenhuma menção ao vazamento de dados de CPF e cartões de crédito, recomendamos a todos que têm cadastro na empresa a alterarem imediatamente a senha dos cartões cadastrados lá. Se possível, seria interessante pedir um cartão substituto com numeração diferente.
É uma dor de cabeça enorme, tipo enxaqueca, ter os dados apropriados por terceiros de má-fé.
Alguém foi afetado? A empresa enviou email com explicações? Comentem para que outros possam ter uma ideia do que está acontecendo.
Para ler o artigo no Olhar Digital, clique aqui.
Cuidado com o HURB pessoal. Eles mudaram a politica de cancelamento de uma reserva minha depois de concluída. Segue abaixo como estava no voucher recebido por e-mail no ato da reserva e como está agora ao consultar o voucher pelo site.
ANTES: Viajante, aqui o cancelamento é GRATUITO!* Isso mesmo: se acontecer algum imprevisto,você tem a facilidade de cancelar até duas semanas após a sua compra, sem qualquer multa ou cobrança extra. *O cancelamento grátis é válido até 14 dias após a compra (com exceção do dia do check-in ou check-in emsemanas de feriados). Após este prazo, será aplicada uma multa de 20%. *Para semanas de feriados será cobrada multa de 50%. *No dia do check-in ou posterior ao mesmo será cobrada multa de 100%. *Se você optar pelos créditos para utilizar em futuras viagens, poderá efetuar o cancelamento gratuito (com exceção do dia do check-in e semanas de feriados) até a véspera do check-in – sem qualquer cobrança de multa.
AGORA: O Hurb não cobra nenhuma taxa de cancelamento, porém o hotel tem a seguinte política: Caso a solicitação de cancelamento ocorra com menos de 176 dias de antecedência da data programada para a entrada, será cobrada multa de 100% do valor da reserva.
Cancelamentos solicitados com mais de 176 dias de antecedência da data programada para a entrada serão realizados gratuitamente.
Seu relato é preocupante! Você tem os prints antes e depois? Com eles, acredito que você possa comprovar as condições originais de compra
@Henriquepcs:disqus Tenho tudo comprovado! Estou com a maior dificuldade de conseguir o cancelamento.
Tenta pelo site do consumidor (ponto gov ponto br).
Pessoal, consegui resolver o problema com uma simples conversa através do LinkedIn com o CEO e o gerente de mídias sociais do HURB. kkkk.. rapidinho fizeram o cancelamento e o reembolso.
Isso aconteceu exatamente comigo, mas, precavido, tinha todos prints. Solicitei correção, mas demoraram a me dar resposta e resolvi cancelar dentro do prazo de 7 dias do CDC pra não ter dor de cabeça. Demorou um pouco, mas acabaram cancelando sem ônus.
Gosto da Hub, em alguns casos possui os melhores valores em hotéis, parcelando em reais e tem um pós venda com conceito bom nas minhas utilizações, mas agora ando mais cauteloso ainda pra fazer reservas, tirando print de tudo e mantendo até confirmar reserva e condições no e-mail.
Mais de um ano para avisar? Dados vendidos é diferente de dados vazados, como bem “ensinou” o facebook…e essas promoções loucas?!? Pessoal fazendo “derivativos” fora da B3, ou “pirâmide financeira” com voos e hotel… Torço para que os clientes não sejam prejudicados, mas será que só eu acho que uma hora essa conta não “vai fechar” e alguém vai perder seu dinheiro? É só entrar no “Reclame Aqui” e ver o que vem acontecendo. Meu avô já alertava “é o peixe que morde o anzol, pensando que está fazendo um bom negócio”.
Eu tbm não comprei nada com o Hurb. Achei barato demais … posso ter dado bobeira, mas estou dormindo em paz.
não deu bobeira não….. Espera ano q vem pra ver.
Não guentam não
É André, penso assim também. Não é “torcendo contra” não, mas a estratégia de vender abaixo dos custos só funciona por curtíssimos períodos de tempo (e olhe lá!). Ou os “sócios chineses” bancam o prejuízo (o que acho difícil, por que de bobo eles não têm nada) ou infelizmente os clientes não irão ver os navios, nem ver os hotéis, nem os vôos…
certamente vão dar calote. 700 funcionários, só fazer a conta da folha de pagamento e do quanto de pacotes que eles tem que vender (nesse momento dificil). Só perguntar pra alguma agência de turismo GRANDE quantos % do que vendia tá vendendo e aí vai ser evidente o que estão fazendo. Vendendo pacote pra pagar as contas, e lá na frente é óbvio que não vai ter dinheiro nem se for R$ 100 o pacote.