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Indícios da migração LATAM Fidelidade e LATAM Pass

Há algum tempo atrás, o LATAM Pass, a contraparte chilena do LATAM Fidelidade, anunciou aos seus clientes a migração para a plataforma Multiplus. A reação dos clientes chilenos no Expert Flyer foi bem inusitada: “what the hell is Multiplus???” foi escrito e ecoado nos fóruns internacionais de milhas.

Simultaneamente, a LATAM decidiu fazer a migração do sistema de reserva Amadeus o Sabre.

Na realidade, em 2009, quando a TAM se filiou à Star Alliance, um dos requisitos para a parceria era a migração do sistema Sabre para o Amadeus, o que foi feito. Depois, com a fusão, como a LAN usa o sistema Sabre e a cabeça da empresa é no Chile, a LATAM Brasil teve que voltar ao sistema Sabre.

Então, vocês devem imaginar – e alguns já perceberam – que o sistema está com alguns bugs. Um deles é esse aqui de um leitor Black Signature no LATAM Fidelidade:

Esquisitíssimo, não acham? Parece um espelho do Fidelidade com o LATAM Pass, sem afetar o saldo total da conta. Segundo ele, no dia seguinte o extrato estava normalizado.

Aí hoje, esse mesmo leitor foi emitir um bilhete com o Fidelidade quando se deparou com a seguinte tela:

Aparentemente, alguma parte do sistema já unificou as contas Fidelidade e Pass.

Não tenho lido comentários sobre a fusão dos programas – se vai haver, quando será e quais serão as mudanças implementadas. Ou seja, esse post é meramente especulativo e reflete minha opinião pessoal sem qualquer tipo de informação das empresas …

Eu até escrevi um post comparando a estrutura e tabela de resgate dos dois programas e as possíveis consequências (clique aqui para ler).

Mas tenho pra mim 2019 promete, vocês não acham?

Update: acabei de receber isso no email:

 

 

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26 COMENTÁRIOS

  1. Que honrem o status mais elevado de um ou outro programa. Sou black no LatamPass, não gostaria de “perder” este status com a integração. Vamos ver….

  2. Beatriz, você acha que vamos poder continuar emitindo, com pontos Multiplus, bilhetes das antigas parceiras Star Alliance como Lufthansa e Turkish, depois dessa migração? Gostaria de saber sua opinião e dos demais leitores deste blog. Obrigado

  3. Hoje recebi um email até com numero do latam pass que eu nunca tive.
    E ontem veio e-mail promocional do Chile e depois uma errata pedindo desculpa que o e-mail foi errado( detalhe tanto a promoção como a errata vieram 2 vezes)

  4. Que honrem o status mais elevado de um ou outro programa. Sou black no LatamPass, não gostaria de “perder” este status com a integração. Vamos ver….

  5. Beatriz, você acha que vamos poder continuar emitindo, com pontos Multiplus, bilhetes das antigas parceiras Star Alliance como Lufthansa e Turkish, depois dessa migração? Gostaria de saber sua opinião e dos demais leitores deste blog. Obrigado

  6. Os meus palpites para o que pode acontecer após a fusão:
    1- As parceiras serão todas agregadas, Lufthansa, Turkish, Alaska, etc.
    2- A LATAM Chile não será mais tratada como uma “parceira”, após a fusão ocorrerá o mesmo que já ocorre com voos LATAM Brasil, ou seja, voos sem valores fixos. Nesse caso os resgates BR-Oceania podem ser impactados negativamente.
    O que vcs acham?

  7. Hoje recebi um email até com numero do latam pass que eu nunca tive.
    E ontem veio e-mail promocional do Chile e depois uma errata pedindo desculpa que o e-mail foi errado( detalhe tanto a promoção como a errata vieram 2 vezes)

  8. Os meus palpites para o que pode acontecer após a fusão:
    1- As parceiras serão todas agregadas, Lufthansa, Turkish, Alaska, etc.
    2- A LATAM Chile não será mais tratada como uma “parceira”, após a fusão ocorrerá o mesmo que já ocorre com voos LATAM Brasil, ou seja, voos sem valores fixos. Nesse caso os resgates BR-Oceania podem ser impactados negativamente.
    O que vcs acham?

  9. Tem uma reportagem lá no Mestre das Milhas que informa um “erro de sistema” em que ao fazer reservas o site mostra franquia de mala de mao de 8 kgs e ñ 10 kgs conforme determina aquela maldita portaria da ANAC que acabou com a franquia de mala…
    Tem uma leitora que informa que a LATÃO já sabe do problema é disse que VAI corrigir…
    Ah, parece que o erro eh quando reserva pelo aplicativo de celular….
    Engraçado, muitos anos atrás eu era analista de sistema…usei muito os computadores do RDC da Puc-Rio que ficava no sub-solo e trabalhando para a VW Brasil nós alteravamos os sistema que era interligado as 400 concessionárias VW…e faziamos isso em real time, só que antes fazíamos testes e simulações e corrigiamos antes de botar no ar…quando a coisa entrava pra valer, num tinha erro não….
    Estranho… no Brasil “sistema” só erra pra ferrar o consumidor
    Precisamos colocar o sistema no banco dos réus….a primeira pergunta que pediriamos para o juiz inquerir seria:
    “….Sr Sistema, porque vossa senhoria erra sempre CONTRA e nunca Á FAVOR….??”

    • Discordo o sistema já errou pra ajuda algumas vezes, no meu caso tem mais erro contra mesmo mas tds consertaram, mas os maiores erros foram pra mim, e não chegaram a corrigir.
      E esse erro na franquia é a franquia permitida no Chile, então só foi um erro normal. Se não fosse poderia ser um erro a ser criticado

      • Vc e meio mundo sabe que a franquia de mala de mão na A. do Sul é de 8 quilos, inclusive a franquia da LATAM do Chile…
        Pelo visto só quem NÃO sabe que a franquia é de 8 quilos e ñ de 10 quilos é o pessoal da LATAM…
        Engraçado que eles não erraram ou deixaram os sistemas como era no caso das franquias de mala despachadas… pra isso a resolução da ANAC funcionou de boa, junto com o sistema, que não errou…
        De 32 kg, ele passou para 23kg…e ñ teve erro passando pra 42 kg…
        O erro de 8 kg já tá rolando a 4 dias e tá tudo de boa…
        Sinceramente, não sei como pode uma empresa do porte da LATAM , ter um erro desses….
        Será que seu pessoal de TI e Métodos e Processos ñ fizeram planejamento prévio??? Um belo dia acordaram e pensaram: vamos mudar esse troco ???
        Trocaram uns zap e mandaram ver???

  10. Ola Beatriz, é off topic, mas gostaria de fazer uma pergunta
    Quero emitir um voo pelo Amigo GRU-IST-DOH e abandonar o voo em IST. Será que posso pedir para etiquetar minhas bagagens só até ist?
    O voo é gru-fra-ist (voando LH) depois ist-doh (voando TK)
    Obrigado

  11. Ola Beatriz, é off topic, mas gostaria de fazer uma pergunta
    Quero emitir um voo pelo Amigo GRU-IST-DOH e abandonar o voo em IST. Será que posso pedir para etiquetar minhas bagagens só até ist?
    O voo é gru-fra-ist (voando LH) depois ist-doh (voando TK)
    Obrigado

  12. Tem uma reportagem lá no Mestre das Milhas que informa um “erro de sistema” em que ao fazer reservas o site mostra franquia de mala de mao de 8 kgs e ñ 10 kgs conforme determina aquela maldita portaria da ANAC que acabou com a franquia de mala…
    Tem uma leitora que informa que a LATÃO já sabe do problema é disse que VAI corrigir…
    Ah, parece que o erro eh quando reserva pelo aplicativo de celular….
    Engraçado, muitos anos atrás eu era analista de sistema…usei muito os computadores do RDC da Puc-Rio que ficava no sub-solo e trabalhando para a VW Brasil nós alteravamos os sistema que era interligado as 400 concessionárias VW…e faziamos isso em real time, só que antes fazíamos testes e simulações e corrigiamos antes de botar no ar…quando a coisa entrava pra valer, num tinha erro não….
    Estranho… no Brasil “sistema” só erra pra ferrar o consumidor
    Precisamos colocar o sistema no banco dos réus….a primeira pergunta que pediriamos para o juiz inquerir seria:
    “….Sr Sistema, porque vossa senhoria erra sempre CONTRA e nunca Á FAVOR….??”

    • Discordo o sistema já errou pra ajuda algumas vezes, no meu caso tem mais erro contra mesmo mas tds consertaram, mas os maiores erros foram pra mim, e não chegaram a corrigir.
      E esse erro na franquia é a franquia permitida no Chile, então só foi um erro normal. Se não fosse poderia ser um erro a ser criticado

      • Vc e meio mundo sabe que a franquia de mala de mão na A. do Sul é de 8 quilos, inclusive a franquia da LATAM do Chile…
        Pelo visto só quem NÃO sabe que a franquia é de 8 quilos e ñ de 10 quilos é o pessoal da LATAM…
        Engraçado que eles não erraram ou deixaram os sistemas como era no caso das franquias de mala despachadas… pra isso a resolução da ANAC funcionou de boa, junto com o sistema, que não errou…
        De 32 kg, ele passou para 23kg…e ñ teve erro passando pra 42 kg…
        O erro de 8 kg já tá rolando a 4 dias e tá tudo de boa…
        Sinceramente, não sei como pode uma empresa do porte da LATAM , ter um erro desses….
        Será que seu pessoal de TI e Métodos e Processos ñ fizeram planejamento prévio??? Um belo dia acordaram e pensaram: vamos mudar esse troco ???
        Trocaram uns zap e mandaram ver???

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