q6prmv.md.png
quinta-feira, maio 6, 2021
q6prmv.md.png
InícioAssuntos VariadosInvestigação do B737-MAX atinge o B787 Dreamliner

Investigação do B737-MAX atinge o B787 Dreamliner

A notícia do dia vai ser a expansão da investigação criminal na Boeing. Depois da queda de dois B737-MAX, matando 346 pessoas a bordo, a aeronave foi groundeada no mundo todo, causando um prejuízo de centenas de milhões de dólares para as empresas aéreas.

Imediatamente uma investigação foi instaurada pelo Departamento de Justiça (Department of Justice – DoJ). A agilidade da operação leva alguns a crer que alguma denúncia já teria sido feita ao DoJ. Além disso, o FBI e o Inspetor Geral do Departamento de Transporte estão trabalhando conjuntamente com o DoJ nessa investigação.

Os promotores estão investigando se a Boeing forneceu informações incompletas ou enganosas para o FAA (Federal Aviation Agency), a ANAC de lá. A Boeing não foi denunciada por qualquer crime, pelo menos por agora.

Mas isso não impede que os processos judiciais cheguem à empresa. Há diversas ações em curso em virtude dos prejuízos causados pelos problemas no design e fabricação do B737-MAX.

Para surpresa de muita gente, hoje foi revelado que empregados da unidade Boeing que fica na Carolina do Sul foram intimados pelo DoJ a prestar depoimento sobre o design e a fabricação dos B787, conhecido como Dreamliner.

A existência de uma cultura corporativa em que se aprova aeronaves com problemas para não haver atrasos na entrega é uma preocupação central da investigação conduzida pelos promotores.

Inclusive, em relação ao B787, há alegações de economia na qualidade do material empregado na construção da aeronave e utilização de peças com pequenos defeitos de fabricação.

No início do mês de junho foi descoberta uma falha crítica em um sistema de combate a incêncido, o que levou a Boeing a emitir um alerta de que o disjuntor projetado para exitinguir o fogo dos motores tinha falhado em algumas circunstâncias. O FAA deu um aviso que existe potencial para que incêndio seja incontrolável.

Entretanto, a opção de groundear o B787 foi abandonada. Ao invés disso, as companhias aéreas devem fazer uma verificação no disjuntor a cada 30 dias.

O B737-MAX, por sua vez, levou outro baque essa semana. Durante um dos testes conduzidos essa semana, foi descoberto que um chip da placa-mãe de um determinado computador de bordo foi incapaz de processar a quantidade de informações fornecidas durante um cenário de testes, ocasionando uma falha catastrófica, segundo um dos pilotos envolvidos no evento.

Serão semanas investigando se o problema é só do software que atinge o hardware ou se é um comprometimento de ambos. Esse novo problema vai atrasar a entrega das aeronaves em mais alguns meses.

Dependendo do resultado final das investigações, a Boeing tem que estar preparada para perder muito, mas muito dinheiro mesmo. Se, por um acaso, ficar comprovado que houve negligência da empresa nos projetos, ocultação de informações cruciais sobre as aeronaves, utilização de material com defeito e de peças de qualidade inferior – é um mar de suspeitas seríssimas! – o impacto na imagem na empresa vai ser devastador.

Estamos falando de máquinas que cuja utilização envolve diretamente a vida de centenas de pessoas a cada operação. Para termos uma ideia, só ano passado foram mais de 4 bilhões de passageiros transportados.

Se ficar comprovado que a Boeing agiu legalmente e de boa-fé, a empresa colocou uma aeronave para voar sem ter noção das graves falhas no sistema.

Se, por outro lado, for descoberto que a empresa estava ciente do risco e, ainda assim, não emitiu avisos para corrigir potenciais falhas sob determinadas condições, aí a conduta é criminosa e muita gente tem que ser presa.

De qualquer modo, nenhum dos dois possíveis resultados da investigação pode nos deixar menos aflitos.

O que vocês estão achando da situação da Boeing?

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …
Beto Junior on Uma pausa necessária …
Anna Paula David on Uma pausa necessária …
Fabio Henrique on Uma pausa necessária …
Henrique P. P. on Uma pausa necessária …
Jorge Brito on Uma pausa necessária …
Assolini on