q6prmv.md.png
sexta-feira, maio 7, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesJapan Airlines Business Class Paris - Tóquio B77W

Japan Airlines Business Class Paris – Tóquio B77W

Após um rápido descanso no hotel no Roissy Pole, o polo hoteleiro ao lado do aeroporto de Roissy (Charles De Gaulle), fui para o aeroporto aguardar meu voo para Tóquio pela Japan Airlines. A Japan Airlines tem parceria com a Air France para a utilização do lounge da executiva, então fiquei um pouco lá esperando meu voo. Como passarei por ele na volta, vou tirar mais fotos e montar um post só sobre ele.

Escolhi fazer essa “manobra” para chegar a Austrália por um único motivo: voar de novo com a Japan Airlines. Eu já havia experimentado a primeira classe da empresa em dezembro de 2015, em um voo de Londres para Tóquio e achei excepcional. O soft product é superior a qualquer outra cia aérea que eu tenha voado em primeira classe e isso inclui a Qatar Airways e a Etihad. Então, não é pouca coisa. Como bônus, pude experimentar o catering de Paris e os assentos Apex Suite na executiva.

Como fiz a reserva antes da desvalorização da tabela do AAdvantage da American Airlines, gastei 60.000 totais para voar de Paris para Tóquio e de lá para Sydney, ambos os trechos em executiva. Uma beleza, não é? Bom, vamos ao voo.

Informações Gerais

Data: 13.12.2016

Hora de Partida: 19:00 

Número do Voo: JL46

Duração do Voo: 12h15m

Tipo de Bilhete: 60.000 milhas AAdvantage (juntamente com o voo Tóquio Sydney)

Classe Voada: executiva

Hard Product da Japan Airlines

Aeronave: B77W

Entrada em uso: 2003

Prefixo: JA73IJ

1a entrega: 06/2004

Classes de Serviço: primeira, executiva, econômica prêmio e econômica

A classe executiva da Japan Airlines no B77W é dividida em duas cabines: uma menor, mais íntima, com apenas duas fileiras (5 e 6), logo atrás da primeira classe, e a outra, bem maior, atrás da galley. Todos os assentos têm acesso ao corredor.

Cabine Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Cabine Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Eu fiquei no assento 5K que, junto com o 5A, é o assento mais privativo da executiva dessa aeronave – ambos ficam na janela. O assento ao lado fica mais recuado para que sobre espaço para o passageiro tenha acesso direto ao corredor.

Cabine Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Abaixo, o espaço para acesso ao assento.

Cabine Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O assento é o Apex Suite, também utilizado na classe executiva da Oman Air e da Korean Airlines em algumas rotas servidas pelo B77W. O assento tem uma boa largura e é bem macio.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Para mim, esse é o melhor assento de classe executiva atualmente em uso no mundo. Na minha opinião, ele supera os assentos espinha de peixe da American Airlines e Cathay Pacific, considerado o melhor pelos mais importantes blogueiros do mundo – Benjamin Schlappig do One Mile at a Time, Gary Leff do A View from the Wing e Brian Kelly do The Points Guy.

Nos assentos Apex Suite o espaço para os pés não afunila. O tamanho da tela de entretenimento também é excelente.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O assento pode ser ajustado em diferentes posições e possui ajuste lombar. No canto inferior esquerdo, há os ajustes da luz individual e na parte lateral direita, há o controle da divisória de privacidade entre os assentos.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A divisória de privacidade é essencial.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Sem ela, é possível enxergar o passageiro ao lado …

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

… e os demais passageiros da fileira …

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A luz individual para leitura fica na parte superior do assento e é plenamente ajustável.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O assento também possui tomadas comuns e USB para carregar aparelhos eletrônicos facilmente acessáveis: ficam ao lado do passageiro, na altura do ombro. Esse é o tipo de item que, para mim, hoje em dia, é essencial em qualquer aeronave.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O controle da tela de entretenimento é totalmente digital e também é de fácil acesso, ficando um pouco à frente das tomadas. O passageiro pode escolher a língua padrão nas configurações: japonês, chinês, coreano, inglês, francês, espanhol e alemão.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O tamanho da tela de entretenimento é ótimo. Aproveitei para ver “The Monuments Men”, um filme da 2a  Guerra sobre uma tropa cuja missão é salvar as obras de arte das mãos dos nazistas. Ótima diversão e muita saudade do meu pai, que teria adorado o filme!

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Por fim, a mesinha que também é de fácil acesso. Basta levantar a tampa …

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

… e pressioná-la levemente …

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

… a mesa levanta e é posicionada corretamente acima das pernas do passageiro.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A mesa tem um ótimo tamanho tanto para as refeições como para trabalhar.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

 

Soft Product da Japan Airlines

Refeições: jantar e café da manhã

Champagne: Delamotte Blanc des Blancs N.V.

Qualidade da comida: excepcional

Qualidade da bebida: excepcional

Cortesia dos comissários: excepcional

Amenity kit: ótimo

Se no hard product a JAL foi muito bem, no soft product é onde ela brilha. Ao chegar ao assento, o passageiro já encontra, além do travesseiro e da coberta,  o seu par de chinelos, juntamente com os fones de ouvido noise-cancelling da Sony.

Assento Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Fone de ouvido Japan Airlines B77W executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Além disso, também já está disponível o amenity kit da Zero Halliburton.

Amenity kit Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez

A Zero Halliburton é uma marca de bagagens de luxo e foi a pioneira na criação de malas de alumínio. As malas da marca já foram utilizadas em filmes como Mission Impossible, Inception, Ocean’s Eleven e Men in Black, dentre outros. Além disso, a empresa também criou malas para a NASA trazer pedras da Lua na missão do Apollo 11.

Amenity kit Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Amenity kit Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Serviço de Bordo

O embarque da Japan Airlines é o mais eficiente que conheço: ele começa 30 minutos antes da hora do voo e em 15 minutos todos os passageiros já estão embarcados e sentados, e as portas do avião são fechadas. Nesse breve espaço de tempo, a comissária oferece champagne, suco de laranja ou água. Mais uma vez, fui forçada a escolher o champagne 😉 .

Drink de boas vindas Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Após a decolagem, a comissária da minha cabine veio se apresentar e oferecer o menu e a carta de bebidas do voo.

Menu Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Menu Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Menu Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Menu Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Menu Japan Airlines Classe Executiva
JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Tudo parecia tão bom que fiquei na dúvida entre o menu kaiseki ou ocidental. Perguntei para a comissária se seria possível me trazer a entrada japonesa e o prato principal francês (carne). Se não fosse possível, minha escolha seria o menu oriental. Ela voltou dois minutinhos depois dizendo que eu poderia misturar os pratos. Para acompanhar, pedi saquê.

Logo em seguida, ela voltou com as famosas toalhinhas quentes e perfumadíssimas da JAL.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Pouco tempo depois, chegou o amuse bouche: camarões no alho e polvo com batats no molho de anchovas.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Gente …

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O sabor era de outro mundo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Quando chegou a entrada japonesa, eu quase verti uma lágrima de emoção. Olhem para essa beleza.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Eu faço questão de explicar um por um!

Ova de arenque marinada com shimeji e agrião.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Ovas de salmão com rabanete ralado, feijão preto doce com pingos de ouro e lagosta grelhada com misô de gergelim. Observem a delicadeza do prato.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Dourado frito marinado no vinagre.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Rosbife com cebola no vapor.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Bolo de vieira e bolo de caranguejo com uma fina omelete e batata.

 

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Salmão grelhado com molho de nabo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Em seguida, me serviram o steak “Ozaki” com terrine de foie gras, e molho vinagrete com cogumelo boletus e trufas. Como acompanhamento, pedi arroz e, para beber, o vinho tinto de Bordeaux, o Château Simard 2004.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A comida estava di-vi-na!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Eu raramente como sobremesa em avião mas, dessa vez, eu fiz questão de experimentar o “Bergame”, feito especialmente pelo chef Jean-Paul Hévin.

Gente … *suspiro* … Panna cotta de limão, mousse de chocolate de Madagascar e caramelo ao limão.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Depois disso, fui dormir muito feliz. E mais feliz fiquei ao acordar, algumas horas depois, para tomar o café da manhã, cerca de 1h45 mins antes da aterrissagem. Escolhi a opção japonesa, mais uma vez, porque é mais semelhante ao nosso almoço, já que iria chegar em Tóquio tipo 14:00 hrs.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Salmão grelhado e marinado no misô com ovo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Sopa de misô.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Além disso, pedi takoyaki – um bolinho frito de polvo super comum no Japão. É uma comida deliciosa e barata … e cai muito bem com um chopp gelado!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Como já estava, tecnicamente, na parte da tarde, não resisti e pedi whisky japonês Suntory The Yamazaki, single malt, que é sensacional.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Aterrissamos numa tarde chuvosa com Tóquio ao fundo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Termino esse trip report com uma foto da incrível pista do aeroporto de Haneda, que foi construída sobre pilares na água. A engenharia japonesa mostra toda a sua excelência!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Algumas Palavras

O voo foi sensacional e, para mim, justificou plenamente esse “desvio de rota” para chegar na Austrália. Para mim, a Japan Airlines está entre as melhores cias aéreas do mundo e espero utilizar minhas milhas em outros voos da empresa.

E vocês? Já voaram com a Japan Airlines?

Para ver a lista de posts sobre essa viagem à Austrália e Nova Zelândia, clique aqui.

RELATED ARTICLES

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar