q6prmv.md.png
sexta-feira, maio 7, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeLATAM e GOL: uso das mídias sociais em tempos de mudança

LATAM e GOL: uso das mídias sociais em tempos de mudança

Seja como ferramenta de marketing ou como canal de comunicação direta para passageiros com problemas, as mídias sociais são parte fundamental da estratégia de negócios das empresas hoje em dia.

As empresas aéreas e seus respectivos programas de milhas não são diferentes: fazem uso constante das mídias sociais para promover a empresa, anunciar novas rotas, avisar sobre condições climáticas adversas etc.

Mas como elas se comportaram na mais recente reviravolta nas parcerias do transporte aéreo comercial? O Milhas e Destinos resolveu dar uma olhada nas contas do Twitter e do Facebook da LATAM, AA, GOL e Delta nas últimas 48 horas.

LATAM Brasil

Divorciou-se da American para casar com a Delta e não avisou aos seus quase 12 milhões de seguidores no Facebook.

No Twitter, a LATAM Brasil fez um tweet com link para uma página em inglês e nada mais.

Na página inicial da LATAM Brasil na world wide web só há uma nota de rodapé na parte dos press releases

A Multiplus, um departamento da LATAM que deve desaparecer nos próximos dias, mantém uma conta praticamente dormente no Twitter, fazendo pouquíssimo uso dela. Já a conta do Facebook, seguida por 2 milhões de pessoas, é mais ativa.

Entretanto, manteve silêncio retumbante quanto às mudanças que estão por vir, preferindo dar ênfase no Rock in Rio:

GOL e Smiles

No Facebook, a GOL seguiu a linha da LATAM: nenhum post sobre o divórcio com a Delta. A empresa preferiu concentrar seus esforços de marketing na retomada das operações no Santos Dumont.

A estratégia foi a mesma no Twitter:

No Twitter do Smiles, a última manifestação da empresa foi dia 24 de setembro e não tem qualquer ligação com a saída da Delta.

Na sua conta no Facebook, seguida por meio milhão de pessoas, o Smiles explica o que é uma milha no dia 26 de setembro. Já no dia 27 – o dia em que todo o nosso universo das milhas e a própria imprensa dedicou a comentar o assunto mais quente do ano – o único post tem como tema o Dia Mundial do Turismo.

Ontem à noite, o Smiles enviou email acalmando os clientes com voos Delta emitidos, o que foi uma ótima medida.

Detalhe: eu não tenho nenhuma emissão com a Delta. Acho que eles dispararam o email para toda a base de clientes just in case

Algumas Palavras

Eu acho muito curioso esse comportamento da LATAM e da GOL, e também de seus respectivos programas de milhas. É um momento grandes mudanças que causa muita insegurança nos clientes.

Quem tem milhas / pontos na Multiplus e Smiles não tem ideia do que fazer com elas, já que não houve qualquer comunicado sobre o que vai acontecer com a parceria no curto prazo. Somente a Smiles se manifestou em relação a quem tem bilhetes emitidos com milhas para voar na Delta.

Alguns leitores já relataram que a disponibilidade para resgate para voar American Airlines já desapareceu da Multiplus e eu vou além. Hoje, o sistema amanheceu indisponível para qualquer emissão:

Como a Multiplus não se pronunciou quanto às mudanças, fica a dúvida: é uma mera indisponibilidade momentânea, ou está havendo alguma alteração imediata no programa?

Entretanto, nenhuma das empresas citadas parece interessada em esclarecer os novos rumos que serão tomados em breve.

Até agora os clientes só têm informações que foram divulgadas pela grande imprensa, ou que foram pinçadas na internet pelos blogueiros de plantão.

Será que as empresas darão alguma informação sobre como vai ficar o resgate com as parceiras, ou será que esse será mais uma tarefa que nós teremos que fazer de graça para elas?

A conferir!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …