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sexta-feira, maio 7, 2021
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LATAM: migração de sistema suspende alguns serviços de reservas

A LATAM iniciou a migração para o sistema Sabre, que é utilizado por todo o grupo LATAM e que gerencia o quadro geral de reservas, desde o inventário até o check-in. Em razão disso, temporariamente, toda a movimentação relativa a bilhetes após 11 de maio estará interrompida, incluindo compras com dinheiro e resgate com pontos. Tampouco poderão ser feitas alterações em reservas ou solicitar reembolsos para reservas antes do dia 11 de maio.

A data de 11 de maio marca a quase extinção do código JJ (da LATAM Brasil), que somente será utilizado nos voos para os EUA. Os demais voos da companhia terão o código LA, que pertencia à LAN Chile.

Então, people, qualquer serviço relativo a bilhetes aéreos com a LATAM estará indisponível até, pelo menos, domingo, já que a empresa prevê que o processo de migração durará 48 horas, se tudo correr como planejado.

Abaixo, o press release da empresa:

 

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26 COMENTÁRIOS

  1. Nos últimos dias o aplicativo mudou de cara e não apresenta opção de resgate por pontos…achei estranho..talvez seja criado um aplicativo Multiplus somente para resgate?seria devido a fusão dos sistemas?…

    • Jose, a solicitação do upgrade só é possível a partir de 72 horas antes do voo (código JJ) e 48 horas (código LA). Se vc solicitar, por exemwplo, 1 semana antes, não vai conseguir. É esse o seu caso?

      • Nao Beatriz… qdo vc clica em postular upgrade leva a uma página de erro.. (so qdo logado pelo LATAM PASS)
        Se fizer pelo FIDELIDADE, aparecem as reservas e ai vc tem opção de selecionar o voo.. e postular após checkin feito

        • Jose, você confirmou exatamente o que eu disse: o pedido de upgrade só é possível após o check in e o check in só é possível com 72 horas de antecedência (JJ) ou 48 horas de antecedência (LA).

          • É bem confuso o processo. Fiquei esperando para pedir upgrade dentro das tais 72h. Aí não consegui solicitar porque tinha que fazer o check in, que realizei faltando menos de 24h para o voo. Quando fiz o check in e o sistema não abriu a opção de requerer o upgrade, liguei na Latam e fui informado que só no aeroporto, no momento do embarque. Uma vez no aeroporto, fui informado que só no call center, online não fazia, porque já faltavam menos de 24h. Ligamos no call center, que disse que “só pode” ser feito pelo aplicativo. Enfim, após gastar uma enorme energia e tempo (umas 3h de telefone mais umas 3h nos balcões de atendimento) durante o pré-voo, não consegui solicitar o upgrade e constatei uma absoluta falta de conectividade de informações entre os meios de atendimento Latam. Por ser final de ano, pedi a renovação dos vouchers de upgrade para usar em 2018, em razão da confusão, mas negaram.
            A verdade é que, aforante o vinho, que melhorou com a fusão com a LAN, tenho muuuuuita saudades do atendimento direto da boa e velha TAM.
            Os processos ficaram mais ilógicos, seja na Multiplus (haja senhas e incongruências entre as duas empresas) ou na Latam (desorientação total no processo de atendimento entre a compra e o voo)

  2. Nos últimos dias o aplicativo mudou de cara e não apresenta opção de resgate por pontos…achei estranho..talvez seja criado um aplicativo Multiplus somente para resgate?seria devido a fusão dos sistemas?…

    • Jose, a solicitação do upgrade só é possível a partir de 72 horas antes do voo (código JJ) e 48 horas (código LA). Se vc solicitar, por exemwplo, 1 semana antes, não vai conseguir. É esse o seu caso?

      • Nao Beatriz… qdo vc clica em postular upgrade leva a uma página de erro.. (so qdo logado pelo LATAM PASS)
        Se fizer pelo FIDELIDADE, aparecem as reservas e ai vc tem opção de selecionar o voo.. e postular após checkin feito

        • Jose, você confirmou exatamente o que eu disse: o pedido de upgrade só é possível após o check in e o check in só é possível com 72 horas de antecedência (JJ) ou 48 horas de antecedência (LA).

          • É bem confuso o processo. Fiquei esperando para pedir upgrade dentro das tais 72h. Aí não consegui solicitar porque tinha que fazer o check in, que realizei faltando menos de 24h para o voo. Quando fiz o check in e o sistema não abriu a opção de requerer o upgrade, liguei na Latam e fui informado que só no aeroporto, no momento do embarque. Uma vez no aeroporto, fui informado que só no call center, online não fazia, porque já faltavam menos de 24h. Ligamos no call center, que disse que “só pode” ser feito pelo aplicativo. Enfim, após gastar uma enorme energia e tempo (umas 3h de telefone mais umas 3h nos balcões de atendimento) durante o pré-voo, não consegui solicitar o upgrade e constatei uma absoluta falta de conectividade de informações entre os meios de atendimento Latam. Por ser final de ano, pedi a renovação dos vouchers de upgrade para usar em 2018, em razão da confusão, mas negaram.
            A verdade é que, aforante o vinho, que melhorou com a fusão com a LAN, tenho muuuuuita saudades do atendimento direto da boa e velha TAM.
            Os processos ficaram mais ilógicos, seja na Multiplus (haja senhas e incongruências entre as duas empresas) ou na Latam (desorientação total no processo de atendimento entre a compra e o voo)

  3. A latam nao deixava claro que era preciso ter bilhete deles (iniciado em 057 no br) pra conseguir pedir upgrade. Comprei a passagem a 11meses sem saber e nao tinha nada no site falando disso, agora se vc for na pagina de up diz que precisa ser voado e EMITIDO pela latam.

    • Eu consegui upgrade em bilhete milhas emitido na British (125) sem problemas agora em dezembro. Você tentou pedir pelo site? Talvez seja o problema da tarifa se for bilhete pagante e não do código

  4. É o sistema “SABRE DE NADA” !!!! Pelo App, já tem um mes que fica doidão não informa a categoria e nem informações sobre o Latam Pass ou o Latam fidelidade. Alias, isso ficou muito zuado, ninguém sabe o que é um ou que outro, ou o multiplus.!!! Lástima. Só acho que a Latam foi infeliz em confundir multiplus com latamfidelidade.

    • Flavio, o problema não é com o Sabre, que é utilizado por dezenas de companhias aéreas, inclusive pela American Airlines. O problema é com o TI da LATAM.

  5. A latam nao deixava claro que era preciso ter bilhete deles (iniciado em 057 no br) pra conseguir pedir upgrade. Comprei a passagem a 11meses sem saber e nao tinha nada no site falando disso, agora se vc for na pagina de up diz que precisa ser voado e EMITIDO pela latam.

    • Eu consegui upgrade em bilhete milhas emitido na British (125) sem problemas agora em dezembro. Você tentou pedir pelo site? Talvez seja o problema da tarifa se for bilhete pagante e não do código

  6. É o sistema “SABRE DE NADA” !!!! Pelo App, já tem um mes que fica doidão não informa a categoria e nem informações sobre o Latam Pass ou o Latam fidelidade. Alias, isso ficou muito zuado, ninguém sabe o que é um ou que outro, ou o multiplus.!!! Lástima. Só acho que a Latam foi infeliz em confundir multiplus com latamfidelidade.

    • Flavio, o problema não é com o Sabre, que é utilizado por dezenas de companhias aéreas, inclusive pela American Airlines. O problema é com o TI da LATAM.

  7. Não sei se ainda é fruto de problemas na migração, mas estou tentando emitir GIG x LHR pra junho/2018 e antes da migração tinha ampla disponibilidade com a British em econômica e em executiva (estava acompanhando a um tempo) porém agora só acho voos fazendo escala nos EUA . Alguém mais com problemas ?

  8. Não sei se ainda é fruto de problemas na migração, mas estou tentando emitir GIG x LHR pra junho/2018 e antes da migração tinha ampla disponibilidade com a British em econômica e em executiva (estava acompanhando a um tempo) porém agora só acho voos fazendo escala nos EUA . Alguém mais com problemas ?

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