q6prmv.md.png
sexta-feira, maio 7, 2021
q6prmv.md.png
InícioAssuntos VariadosLondres Heathrow: o caos de transitar entre o T3 e o T5

Londres Heathrow: o caos de transitar entre o T3 e o T5

O aeroporto de Londres Heathrow é um dos maiores e mais movimentados do mundo, tranportando mais de 70 milhões de passageiros ao ano. Heathrow é um desafio para os passageiros que de lá partem: a temida APD (Air Passenger Duty), a taxa aeroportuária mais cara do mundo, o que encarece demais a passagem, especialmente em cabines premium.

Pois esse aeroporto, tem quatro grandes terminais operantes, um deles – o T5 – integralmente dedicado às operações da British Airways e da Iberia. Mas nem todas as operações da British Airways saem do T5. Alguns voos para os EUA, como Miami e Dallas, e algumas cidades europeias como Praga, Viena e Lisboa operam a partir do Terminal 3. Do T3 também abriga os voos das parceiras American Airlines, Cathay Pacific, Qantas, LATAM e Finnair. A Qatar opera do T4, junto com a Malaysia.

Mas Heathrow tem um sério problema: não tem trem dedicado conectando os terminais. Então, para transitar entre os terminais é preciso entrar numa fila e pegar um ônibus. Todos os passageiros que tem que ir do T5 para o T3 ou vice-versa passam por isso.

Da última vez que estive lá, cheguei de Vienna no T3 e tive que ir para o T5, de onde partem os voos para o Brasil. Gente, todos os passageiros que precisavam trocar de terminal vão pra fila do ônibus. São hordas de pessoas em um fluxo incessante. Eu demorei meia hora na fila! Depois, são mais uns 10 mins de passeio de ônibus pela pista lateral do aeroporto.

Aí, chegando no outro terminal, você tem que passar pelo raio-x. E eles são chatíssimos com a diretiva de separar os líquidos em um saco plástico transparente em separado.

Gente, é um inferno! Quem tiver que fazer esse trânsito, reserve umas 3 horas para a conexão. A gente sempre tem que contar com um atraso de, pelo menos, 1 hora no voo de chegada. Pelo menos é assim que eu faço lá. Pra dizer a verdade, me sinto mais confortável a partir de 3 hrs e meia de conexão, pra dar tempo de dar uma relaxada no lounge.

Enquanto eu estava na fila, fiquei ponderando se não teria sido mais fácil pra mim ter passado pela imigração, porque a fila não estava cheia. Além disso eu tinha prioridade porque estava viajando na executiva da British Airways (se for Oneworld Emerald também tem prioridade).

Daí eu pegaria o Heathrow Express que, apesar de ter o centro de Londres como destino final, liga o T3 e o T5 gratuitamente. Além disso, por ser Oneworld Emerald eu teria o direito de fazer o checkin em uma área dedicada exclusivamente aos passageiros de primeira classe da BA ou Oneworld Emerald. Eu já estive no aeroporto de Londres diversas vezes como OW Emerald e não tive oportunidade de conhecer o novo check-in premium.

Eu decidi enfrentar a fila do ônibus mesmo porque eu podia dar um azar danado e demorar mais de 30 mins com imigração + caminhada + trem + caminhada + segurança/raio-x. E olha que não estou contabilizando o tempo que se leva quando já na área geral do T5, os brasileiros descobrem que tem que descer 2 lances de escada rolante e pegar um trem subterrâneo com uma parada antes de chegar a um terminal satélite de onde partem os voos para o Brasil …

Na minha próxima viagem, escolhi sair de Amsterdam para Londres e depois para o Brasil, justamente porque os voos de Amsterdam chegam no T5. Assim, eu não precisaria entrar na fila do ônibus.

Mas se eu puder evitar, eu só vou escolher voltar com a British para o Brasil se eu estiver conectando na Europa de uma cidade de onde as chegadas sejam no T5. Isso exclui Lisboa, Viena, Praga, Budapest etc.

Como geralmente é a experiência de vocês em Heathrow? Também tiveram que trocar de terminal?


RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …
Beto Junior on Uma pausa necessária …
Anna Paula David on Uma pausa necessária …
Fabio Henrique on Uma pausa necessária …
Henrique P. P. on Uma pausa necessária …
Jorge Brito on Uma pausa necessária …
Assolini on