Eu gosto muito da Nuit Blanche em Paris e decidi emitir uma passagem via Frankfurt com a Lufthansa pelo programa Amigo para festejar o viradão cultural da capital parisiense.
O VOO
O voo saiu pontualmente às 22:10 e teve duração de 10h50mins, chegando em Frankfurt pouco antes das 14 horas. O voo transcorreu sem qualquer tipo de problema e não teve turbulência nem quando sobrevoamos o Atlântico.
Na cabine do piso inferior havia apenas 2 assentos vagos – não cheguei a dar uma olhada no andar superior. Eu emiti esse bilhete com 80.000 pontos Amigo (bons tempos aqueles, não?).
A CABINE
A Lufthansa tem duas cabines de classe executiva no seu B747-8i: uma no piso inferior da aeronave, e outra no piso superior.
A configuração do piso inferior é 2-2-2 e no superior, 2-2. Isso significa que os passageiros que sentam nos assentos próximos à janela não têm acesso direto ao corredor, geralmente incomodando os passageiros ao lado. Por isso, na hora de escolher o assento, optei pelo 5D, que me deu total liberdade de circular pela aeronave durante o voo.
Quem senta na primeira fila da cabine – os chamados bulkhead seats, vai sentir uma pequena diferença em termos de design dependendo da escolha do assento.
Os assentos centrais ficam de frente para a divisória branca, com as telas de entretenimento diretamente embutidas na divisória.
Já quem opta pelos assentos laterais tem a possibilidade de usar a parte superior do “balcão” para colocar um casaco, ou a necessaire, quando as comissárias fecharem o compartimento das revistas.
No mais, eu gosto dos tons da cabine em cinza, caramelo e azul.
O ASSENTO
O grande problema da cabine executiva da Lufthansa é a configuração, que tem impacto direto na privacidade dos passageiros.
Não há qualquer partição que garanta que o desconhecido ao lado não se interesse pelo que você está lendo, fazendo ou vendo, e vice-e-versa.
Mas achei os assentos confortáveis – sem serem muito estreitos – dentro da média da indústria.
Todos vem com luz individual, na parte superior, na altura da face.
Na coluna frontal econtram-se o descanso para os copos e, na parte anterior, há tomadas elétricas individuais.
Na parte lateral da coluna há um compartimento onde ficam a mesa, o controle remoto e os fones de ouvido.
No compartimento dos fones de ouvido há uma porta USB.
A mesa é de bom tamanho e a divisória horizontal garante mais firmeza durante as refeições.
A tela de entretenimento tem um tamanho razoável – poderia ser um pouco maior, na minha opinião.
Como ela não fica na direção da visão do passageiro, é necessário destacá-la para que ela fique alinhada. OBS: Vejam Deadpool 2 – adorei! rssss
Na parte inferior da tela, há um estreito compartimento para revistas e folders de segurança e, abaixo, um espaço que cabe uma garrafa de água e um tablet/smartphone. É bem pequeno mesmo.
O espaço para os pés não é tão estreito como eu pensava.
E quando deslizamos o assento para a posição 180o, ele se encaixa perfeitamente. Os rolinhos abaixo são os protetores de assento que nós mesmos colocamos antes de dormir. É uma boa ideia, já que eu pessoalmente não gosto de dormir diretamente em contato com o tecido do assento.
Para mim, o que ficou faltando mesmo, foram compartimentos para a gente poder guardar as necessaires que já trazemos a bordo.
O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO
O amenity kit é uma área em que a Lufthansa precisa melhorar urgentemente. Ele é básico e dá conta do recado naquele limite mínimo de exigência, mas a qualidade deixa muito a desejar. Um ponto positivo são os produtos L’Occitane.
Em compensação, a empresa distribui camisetas Van Laack de manga comprida para dormir. É tipo um meio pijama – ficam faltando as calças – mas é um produto que eu apreciei muito, porque gosto de conforto para dormir.
Um outro ponto positivo da experiência são os fones de ouvido Bose – eles são noise-cancelling e a qualidade é ótima.
O SERVIÇO DE BORDO
O menu do voo foi o seguinte:
Ainda em terra ofereceram água, suco ou espumante, mas eu recusei.
Depois da decolagem, o serviço começou com a distribuição de toalhinhas aquecidas com nuts com cerca de 45 minutos de voo.
Escolhi um vinho branco alemão, cujo preço na Alemanha ronda a casa dos 10 euros. Não é um vinagre gourmetizado, mas está longe de ser algo especial.
Cerca de 1 hora e pouco depois da decolagem, o jantar foi servido com uma nova rodada de drinks.
Eu escolhi o presunto com queijo brie e frutas, que estava bem saboroso. O pão estava muito bom!
Para jantar, escolhi o filet grelhado, sabendo do risco que eu estava correndo. Para acompanhar, um bordeaux tinto.
O filet estava ótimo para o meu gosto!
Estava tenro, e no ponto que eu gosto – ao ponto para mal passado. Foi uma agradável surpresa: os legumes também estavam bem macios.
A salada, básica, não comprometeu a qualidade do serviço, já que o molho estava saboroso.
Não comi sobremesa, para variar, mas a comissária foi super simpática e deixou uma caixinha de chocolates para mim.
Pela manhã, escolhi a omelete com frios e frutas, acompanhados de café e suco de laranja.
O omelete estava correto – é o esperado hoje dia como padrão da indústria.
Os frios decepcionaram um pouco, mas nada que pudesse comprometer a experiência geral.
CONCLUSÃO
Há inúmeros relatos nos blog especializados com muitas críticas à classe executiva da Lufthansa. Eu tive uma experiência que considero boa.
Não adianta a gente ter a expectativa de ter um serviço semelhante à ANA, Singapore, Qatar, etc simplesmente porque não é o padrão europeu de serviço de bordo. E para padrão europeu, a experiência com a Lufthansa foi boa.
Em relação ao fator humano, os comissários e comissárias trabalhando nesse voo foram extremamente simpáticos e eficientes e não tenho nada a reclamar.
No geral, a Lufthansa pode melhorar? Sempre pode. Acho que tem duas áreas críticas que podem ser resolvidas a curto prazo: a qualidade dos vinhos – eu já havia reclamado sobre isso no voo que fiz na primeira classe, e a necessaire, cuja qualidade é muito inferior ao que a concorrência europeia tem oferecido.
Já a reformulação da cabine está prevista para 2020 … até lá, teremos que nos contentar com o 2-2-2 no B747-8i.