sábado, abril 10, 2021
q6prmv.md.png
InícioAssuntos VariadosNorwegian: aeronave, serviço de bordo e compra de bilhetes

Norwegian: aeronave, serviço de bordo e compra de bilhetes

Anteontem, eu escrevi um post sobre o pedido da Norwegian para começar a voar para o Brasil. Como eu expliquei, há três diferentes empresas – que integram o mesmo grupo econômico – que se chamam Norwegian:

(a) Norwegian original – Norwegian Air Shuttle – cujo código IATA é DY, e que opera a partir de Oslo para qualquer cidade europeia, por conta do acordo de Open Skies;

(b)  a Norwegian, a internacional sediada na Irlanda, com código IATA D8, que basicamente opera com B737 entre a Europa e a costa leste americana.

(c) a Norwegian UK, código IATA DI, que é a empresa que opera os voos para a Argentina a partir de Londres Gatwick e que vem para o Brasil também, operando o B789. A cidade brasileira ainda está sendo definida.

A Norwegian é considerada uma das melhores low-cost do mundo e opera com duas cabines para voos de longa distância: a econômica e a econômica premium.

Na econômica premium do B789, que tem configuração 2-3-2, há 64 assentos totais. Todos os passageiros têm direito a uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa, drinks gratuitos durante o voo, café da manhã ou lanche, reserva antecipada de assento, tomada elétrica e USB, acesso ao lounge em aeroportos selecionados (London Gatwick, Bangkok, Barcelona, Boston, Copenhagen, Los Angeles, JFK, EWR, Oakland, Oslo, Paris Charles de Gaulle Seattle e Estocolmo (clique aqui para maiores detalhes) e direito a 2 bagagens despachadas com até 20kg cada.

Na econômica do B789, a configuração é 3-3-3 e todos os assentos possuem tela de entretenimento individual.

Econômica – Foto TPG

Abaixo, o quadro comparativo com os 3 tipos de tarifa em econômica e os dois em premium economy: Observem que a tarifa mais baixa só permite bagagem de mão até 10kg e só. Nem comida é oferecida.

No campo de escolha da tarifa, a diferença entre a tarifa mais baixa e a seguinte – que dá direito a uma bagagem despachada, seleção antecipada de assento e refeição custa £ 50 a mais e o sistema avisa que esta opção representa uma economia de £ 35 caso o passageiro opte por complementar a tarifa mais baixa.

Ao inserir o nome do passageiro, o sistema oferece o pagamento extra pela bagagem despachada – já que escolhi a tarifa mais baixa:

A reserva de assentos no caso dessa tarifa custa £ 25 por trecho.

A empresa lembra ao passageiro dos benefícios de se reservar e pagar a refeição quente antecipadamente, já que só são servidos lanches frios a bordo.

O lanche frio consiste de salada e salada de frutas:

Uma observação importante que li em alguns trip reports é que os passageiros que pagam pela refeição antecipadamente são servidos com aproximadamente uma hora de voo – tudo normal até aí. Mas quem decide pedir o lanche frio durante o voo (o que é feito na tela de entretenimento via Snack Bar) pode demorar até 3 horas depois da decolagem!

Abaixo, o conteúdo da refeição, que pode ser pré-reservado até 72 horas antes da partida e custa  £ 25:

O pessoal das outras tarifas já tem a refeição acima incluída no preço. Abaixo, a refeição da premium economy:

Abaixo, alguns exemplos de refeição quente da premium economy:

 

A Norwegian cobra por quase tudo: desde os fones de ouvido a bordo e também para enviar o recibo da passagem via SMS, há uma cobrança de £ 2.

Por incrível que pareça, a Norwegian não oferece wifi nos voos de longa duração, mas oferece video on demand no laptop, tablet ou celular.

Eu acho que a entrada da Norwegian pode dar uma mexida no mercado brasileiro somente se os preços forem muito competitivos mesmo. A simulação que fiz foi para uma viagem entre Londres e Buenos Aires – em novembro de 2018, o que é meio em cima da hora para as low-costs.

O custo total sem direito a nada a não ser uma bagagem de mão foi de £ 750, o que não caríssimo na minha opinião. Para maio de 2019, o custo seria de £ 600, o que também acho caro para viajar com uma mochila e levando minha comida.

Mas a estratégia inicial é de oferecer preços muito baixos. Não sei se vocês se lembram da Level, que ofereceu passagens entre Barcelona e Oakland por USD 99 o trecho em março de 2017. A empresa vendeu 52.000 passagens no primeiro dia de vendas (clique aqui para ler).

RELATED ARTICLES

18 COMENTÁRIOS

  1. Boa notícia! Quanto mais competição ( teoricamente) melhor, a não ser que as empresas se juntem para fazer um cartel ou conluio. Só uma dúvida Beatriz, essa simulação que vc fez foi para que classe, econômica ou econômica Premium? Realmente, independentemente da classe, a empresa tem de repensar, ainda é um valor alto, pois está dando uma passagem do Brasil para Ásia em econômica por outras companhias.
    We’ll see…

  2. 750 libras, na cotação de hoje, dá uns R$ 3.975,00…
    Qual a vantagem de voar neste valor tendo direito apenas a uma mochila e comer lavagem ???
    Se for leitor do Milhas e Destinos (e de alguns outros sites tb, sejamos justos), aprende a voar em executiva pra Europa, gastando menos que isso…
    Acho até que dá pra comprar passagem cash mais barato que isso, com direito a uma ou duas malas despachadas, comida quente e café da manhã…

    Beatriz…
    O aeroporto de Londres Gatwick, tem aquelas mesmas taxas insanas de LHR ???

  3. Nos vôos dentro do espaço europeu (e alguns vôos entre Europa e EUA) a Norwegian é muito competitiva nos preços. Já usei muitas vezes e gostei. Mas sempre que pesquisei nesta rota para BUE não vi grande diferença.

  4. Boa notícia! Quanto mais competição ( teoricamente) melhor, a não ser que as empresas se juntem para fazer um cartel ou conluio. Só uma dúvida Beatriz, essa simulação que vc fez foi para que classe, econômica ou econômica Premium? Realmente, independentemente da classe, a empresa tem de repensar, ainda é um valor alto, pois está dando uma passagem do Brasil para Ásia em econômica por outras companhias.
    We’ll see…

  5. Vale muito mais a pena, e por apenas 50 libras a mais, incluir 1 mala despachada, marcação de assento e 2 refeições, que são bastante aceiáveis.

    Acho que a Norweigean teria no Rio de Janeiro um mercado excelente. Com preços competitivos para Londres, e quem sabe outros lugares. O carioca, com menos dinheiro que o paulista receberia a Norweigean de bracos abertos.

    Como já voei Gatwick/ Jfk, na modalidade +, digo o seguinte:a cia é honesta, transparente, voei num Dreamliner, comissários corretos, tudo foi eficiente e a compra facílima. O carioca (e quem mais vier) está precisando de uma Norweigean para chamar de sua.

  6. 750 libras, na cotação de hoje, dá uns R$ 3.975,00…
    Qual a vantagem de voar neste valor tendo direito apenas a uma mochila e comer lavagem ???
    Se for leitor do Milhas e Destinos (e de alguns outros sites tb, sejamos justos), aprende a voar em executiva pra Europa, gastando menos que isso…
    Acho até que dá pra comprar passagem cash mais barato que isso, com direito a uma ou duas malas despachadas, comida quente e café da manhã…

    Beatriz…
    O aeroporto de Londres Gatwick, tem aquelas mesmas taxas insanas de LHR ???

  7. Nos vôos dentro do espaço europeu (e alguns vôos entre Europa e EUA) a Norwegian é muito competitiva nos preços. Já usei muitas vezes e gostei. Mas sempre que pesquisei nesta rota para BUE não vi grande diferença.

  8. beatriz já ta juntando os papéis pra entrar na justiça contra a Iberia ? no site the points guy ele postaram que a Iberia ainda vai continuar com a ideia de negativar a conta de quem transferiu os Avios pra BAEC, pois eles não vão considerar isso como resgate ou seja quem transferiu os avios da IP pra BAEC vai ter saldo negativo de 90K avios na IP, ou caso a pessoa tenha algum avio que ganhou de outra forma exemplo tinha 90K e com a promoção ganhou 90K ficando com 180K transferiu 90K pra BAEC quando for em dezembro os 90K que ficou na IP vão sumir, eu por exemplo antes de transferir pra BAEC eu tinha 152K já com os 90K ganhos, transferi 100K pra BAEC então quer dizer que em dezembro vou ficar negativo na IP de 38K, já até vou transferir esses 52K que sobrou e entrar na justiça pra proibirem de negativar minha conta e como a justiça BR é lenta semana que vem já vou da entrada essa Iberia ta complicada meu deus.

  9. Vale muito mais a pena, e por apenas 50 libras a mais, incluir 1 mala despachada, marcação de assento e 2 refeições, que são bastante aceiáveis.

    Acho que a Norweigean teria no Rio de Janeiro um mercado excelente. Com preços competitivos para Londres, e quem sabe outros lugares. O carioca, com menos dinheiro que o paulista receberia a Norweigean de bracos abertos.

    Como já voei Gatwick/ Jfk, na modalidade +, digo o seguinte:a cia é honesta, transparente, voei num Dreamliner, comissários corretos, tudo foi eficiente e a compra facílima. O carioca (e quem mais vier) está precisando de uma Norweigean para chamar de sua.

  10. Seja Bem vinda ao brasil, toda competiçao neste ramo ajuda….Henry respondendo sua pergunta as taxas no london-Gatwick e bem mais baixa que no LHR… O problema e que todos os voos, que partem de la pro brasil tem escala em alguma outra cidade da europa ai complica…

  11. beatriz já ta juntando os papéis pra entrar na justiça contra a Iberia ? no site the points guy ele postaram que a Iberia ainda vai continuar com a ideia de negativar a conta de quem transferiu os Avios pra BAEC, pois eles não vão considerar isso como resgate ou seja quem transferiu os avios da IP pra BAEC vai ter saldo negativo de 90K avios na IP, ou caso a pessoa tenha algum avio que ganhou de outra forma exemplo tinha 90K e com a promoção ganhou 90K ficando com 180K transferiu 90K pra BAEC quando for em dezembro os 90K que ficou na IP vão sumir, eu por exemplo antes de transferir pra BAEC eu tinha 152K já com os 90K ganhos, transferi 100K pra BAEC então quer dizer que em dezembro vou ficar negativo na IP de 38K, já até vou transferir esses 52K que sobrou e entrar na justiça pra proibirem de negativar minha conta e como a justiça BR é lenta semana que vem já vou da entrada essa Iberia ta complicada meu deus.

  12. Seja Bem vinda ao brasil, toda competiçao neste ramo ajuda….Henry respondendo sua pergunta as taxas no london-Gatwick e bem mais baixa que no LHR… O problema e que todos os voos, que partem de la pro brasil tem escala em alguma outra cidade da europa ai complica…

  13. Só a título de comparação: Um casal de amigos meus, que vive em Londres, acabou de comprar bilhetes aéreos para viajar ao Brasil em outubro próximo. Eles pagaram, segunda-feira (30 de julho), o preço de 630 libras cada um. Sendo ida dia 5 de outubro (Londres-Guarulhos…Congonhas-Uberlândia) e volta dia 19 de outubro (Uberlândia-Guarulhos-Londres). Terão direito a duas malas despachadas, refeições, etc. Então, se essa empresa não oferecer tarifas que realmente compensem aos passageiros terá vida curta por aqui.

  14. Só a título de comparação: Um casal de amigos meus, que vive em Londres, acabou de comprar bilhetes aéreos para viajar ao Brasil em outubro próximo. Eles pagaram, segunda-feira (30 de julho), o preço de 630 libras cada um. Sendo ida dia 5 de outubro (Londres-Guarulhos…Congonhas-Uberlândia) e volta dia 19 de outubro (Uberlândia-Guarulhos-Londres). Terão direito a duas malas despachadas, refeições, etc. Então, se essa empresa não oferecer tarifas que realmente compensem aos passageiros terá vida curta por aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Henry