q6prmv.md.png
sábado, abril 17, 2021
q6prmv.md.png
InícioAssuntos VariadosO coronavírus vai mudar seus planos de viagem?

O coronavírus vai mudar seus planos de viagem?

O coronavírus é o assunto do momento, como qualquer pessoa que vive no planeta Terra e não está em coma sabe. Ele derrubou as bolsas do mundo todo durante a semana, levou toda a Itália à quarentena, fez com que o governo norte-americano suspendesse as viagens entre os EUA e a Europa (clique aqui para saber mais), cancelou congressos, fez com que eventos esportivos fossem suspensos ou levados a cabo em estádios fechados, suspendeu aulas e por aí vai.

Até a Disney vai fechar temporariamente dois de seus parques na California, o Disneyland Park e o Disney Californa Adventure Park. A medida relativa aos parques vai ser implementada a partir do dia 14 e durará até o fim de março. Já os hotéis fecharão a partir do dia 16.

As companhias aéreas e o coronavírus

Algumas empresas simplesmente aterraram seus A380, como a Lufthansa, China Southern, Korean Air e Qantas em virtude da queda na demanda. Dezenas de milhares de voos foram cancelados e algumas empresas estão às portas do colapso financeiro – Alitalia e Korean Air são as mais evidentes no momento.

Diversas companhias aéreas estão readequando a malha e a frequência dos voos, a depender do destino. A LATAM, por sua vez, vai reduzir seus voos internacionais em cerca de 30% por conta da demanda.

Quem tinha voo marcado está sendo isentado da multa, mas algumas companhias aéreas estão cobrando a diferença de tarifa.

Quanto a isso, acredito que, se a alteração da data envolve a mesma temporada (comprou para viajar na baixa e vai adiar para viajar na baixa, ainda que em outra época do ano), não deveria ser cobrada nenhuma diferença tarifária.

Agora, é complicado comprar uma passagem com preço de baixa e querer remarcar para a alta temporada sem diferença tarifária. A multa, por outro lado, não pode ser cobrada de jeito nenhum, já que a Organização Mundial de Saúde já decretou que a paandemia é global. Friso que essa é minha opinião pessoal.

Eu tenho uma viagem internacional marcada para fins de abril. Espero que, até lá, a situação esteja mais calma. Eu ainda não vou tomar nenhuma atitude – cancelar o bilhete ou até mesmo reservar hotel (o que eu ainda não fiz).

E vocês? Têm alguma viagem nos próximos 30 dias? O que pretendem fazer?

RELATED ARTICLES

50 COMENTÁRIOS

      • Tenho viagem pra Argentina e Uruguai dentro de 1 mês..estou esperando as próximas 2 semanas pra ver se o número de casos aumenta…caso aumente irei cancelar.. mais por conta de estarem na viagem idosos e pessoas com historico de problemas no pulmão..

  1. Eu tenho uma viagem pra Europa de 22/05 a 01/06, destino final Istambul… Por enquanto estou mantendo tudo, mas já desmotivado com todo o fuzuê e desvalorização do Real…
    O principal motivo da viagem é a final da Champions League no dia 30/05 e já estou preocupado com o adiamento do jogo ou com o fechamento para o público.

  2. Minha viagem é pro norte da Europa no fim de junho. Por enquanto, nada muda. Mas paralisei os planos, como compra de bilhetes de trem e moeda.

    Ainda acho que a coisa acalma até lá

  3. Acabei de cancelar minha viagem para Punta Cana/NY. Embarcaria daqui a pouco, 2 da manhã. Tinha voos com a Copa e a United, emitidos através do Miles & Go. Consegui cancelar tranquilo as passagens, até pq houve mudança de horário de um dos voos, o que facilitou. Agora estou correndo atrás dos hotéis, ver se vou conseguir reembolso das estadias.

  4. As ações repentinas em relação a quarentena e impedindo o trânsito de viajantes de uma hora para outra geram alguma incerteza dependendo do destino. Tenho viagem internacional agendada para final de março, e creio que vou cancelar, devido a insegurança nas restrições de trânsito internacional que possam ocorrer e seguro viagem não cobrindo gastos relacionados ao vírus. Mas ainda não cancelei nada. Vou até o ultimo suspiro….. 🙂

  5. Estou c viagem pra Madri agendada p o dia 04/04 com a Latam, bilhetes emitidos com pontos. A Espanha é segundo país com mais casos e mortes da Europa. Esperando a posição da Latam pq pretendo cancelar sim. Minha preocupação são meus pais já idosos q poderiam pegar o coronavírus q eu trouxesse. Não acho justo a Latam estar cobrando 250 dólares por trecho e por passageiro para efetuar o cancelamento. Seriam 5000 reais. Sigo aguardando, mas na certeza de q não irei.
    Tenho outra viagem agendada para NY no final de junho e espero de verdade q o pior tenha passado e a gente possa fazer essa viagem em família

  6. pessoal, viajo no domingo pra California e vamos cancelar nossa viagem porque não faz sentido em ir e não ter nada aberto. Estou tentando falar no número do hoteis.com e simplesmente não consigo. Alguem tem um e-mail de contato ou indica outra forma de comunicação com esse site?

  7. Final do mês que vem vou pra África do Sul por 13 dias e estou super tranquilo, acho que escolhi o momento limite pra ir pra lá (comprei na semana anterior da SAA anunciar a saída do mercado brasileiro e consequentemente a LA subir preços e retirar a franquia de bagagem).

    Já pra Junho, o plano era ir pro Leste Europeu (Ucrânia, Romênia e Bulgária) esticando até a Turquia, já desapeguei e mantive as milhas do Iberia Plus lá em standby pro próximo ano. Agora tô cogitando continuar minhas andanças pela América Latina e fazer Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Por enquanto esse é o plano, mas não com 100% de certeza, não emiti/reservei nada.

  8. Já mudou, estou tentando jogar minha viagem pro Marrocos da semana que vem pra setembro com a TAP.
    3 dos hotéis lá foram bem condescendentes e cancelaram sem problemas ou questionamentos; um ainda não respondeu…
    Ainda estou em deslocamento – entre Egito, Istambul e Lisboa – e domingo ligo pra TAP pra ver o que resolveram.

  9. Já estava em viagem quando começou a questão do Corona, e agora estou adaptando da forma que dá, mas não pretendo voltar, até porque poderia ter problemas de qualquer forma. Estaria hoje na Coréia do Sul, mas cancelei os bilhetes de ida e volta faz uns 10 dias em razão de toda situação de lá. Estou agora na Malásia, indo para o Vietnã amanhã, onde pretendo ficar um mês.

      • Tenho a volta de uma emissão em andamento com a TAP que é PEK-BKK(s)-ADD-CPT, mas é só em maio. Provavelmente terei que cancelar o trecho PEK-BKK, pois hoje é problema tanto chegar em Pequim quanto depois ir para a Tailândia de lá, mas aguardarei. Da África do Sul volto em junho para o Brasil com a Latam.

  10. Eu quase não saio da Itália, viajei no carnaval dia 21/02 antes do boom do corona lá, meu voo de volta sairia de Turin com escala em Amsterdã e seguiria pro rio de janeiro pela KLM. Durante a viagem eu liguei para a KLM e perguntei se eu poderia abandonar o trecho Turin x Amsterdam e embarcar direto em AMS, mas eles negaram e falaram que eu iria perder todo o trecho, não tendo alternativa dia 07/03 fui pra Turin, muita coisa fechada, meu voo de volta seria dia 09/03 de manhã, no dia 08/03 por volta do meio dia eu recebo uma mensagem da KLM falando que meu voo tinha sido cancelado, arrumei minhas coisas corri pro aeroporto e felizmente consegui um voo para Paris e de Paris pro rio com a Air France no dia 08/03 mesmo, chegando no Rio de manhã vi a noticia do lockdown. Em junho tenho viagem para Polonia, Ucrania, Georgia, Armenia, Macedonia, Kossovo e Chipre emiti as passagens saindo do Brasil com pontos da Latam com a Lufthansa, todos os hotéis reservados mas com cancelamento grátis. As passagens internas eu só vou comprar em Maio se a situação melhorar, se não cancelo tudo.

  11. Tenho duas viagens marcadas: a primeira para NYC no meio de abril, to vendo que vou ter que cancelar (a situação não parece estar muito melhor, e vários pontos turísticos estão fechados); a segunda, entre Maio e Junho, iria fazer inicialmente China.
    Acabei trocando por fazer Catar, Turquia e Emirados Árabes (são países com casos, mas não muitos).
    Ainda não fechei (em ambas as viagens) nenhum hotel e se o fizer só com reserva reembolsável.

  12. Tenho duas viagens marcadas para esse ano. Agora em abril para Portugal e Marrocos, e em novembro para a Ásia. A viagem de abril provavelmente vou cancelar, tem muita coisa fechando em Portugal e acho que a situação não vai melhorar muito até minha data. Só estou esperando chegar mais perto para ver se consigo condições de cancelamento mais favoráveis pela Latam. Os hotéis já estão reservados, mas só faço reservas canceláveis, então está tranquilo. Para novembro falta muito tempo, então só me resta aguardar, acho que até lá a situação já estará normalizada.

  13. Tenho viagem para a Califórnia no dia 26/03 emitidas com milhas Miles&Go (ida Avianca e volta Air Canada). Estou esperando até o ultimo momento para resolver se cancelo ou não….já que, como não houve mudança de voo, a TAP cobraria tx cancelamento, certo?

    • Certo, haveria cobrança de taxas de cancelamento… um jeito de tentar se livrar disso é verificar se houve alteração (em qualquer um dos trechos) de mais de 15 (quinze) minutos. Já consegui cancelar voos sem pagamento de taxas com alterações mínimas (18 minutos, no caso).

      • Li em alguns lugares que nesses casos o unico prejuizo é a taxa de emissão via call center de 40 euros, vocês sabem me dizer se a mudança precisa ser recente??
        Tenho uma viagem para dia 31/05 para jfk via bogota de avianca, depois jfk para yyz de air canada e volta para gru de air canada. Ocorreu alteração de um hora no voo GRU-BOG. Vou aguardar até mais perto para ver como as coisas estarão, mas acreditam que consigo cancelar sem taxa por ter ocorrido alteração no primeiro trecho da viagem?

  14. Tenho viagem marcada para Cancun no final de abril. México parece que, até agora, está tranquilo, mas estou acompanhando as notícias com aflição.

    Se eu tiver que cancelar, estou certo de que terei muita dor de cabeça, pois a passagem foi emitida com milhas Smiles pra voar Aeroméxico – com o detalhe de que as milhas já estariam expiradas caso voltassem pra minha conta Smiles. Oremos!

  15. Tenho viagem para a Califórnia e Havaí no fim de outubro/início de novembro. Por enquanto não tenho planos de alteração. Acredito que até lá o clímax tenha passado. Estou acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.

  16. Sugestão: vcs poderiam fazer um post sobre o aumento vertiginoso do dólar/euro/libra. Qual a melhor estratégia para quem vai precisar comprar moeda? Comprar agora ou aguardar até essa crise passar?

  17. então, eu tenho viagem pra Los Angeles/Sydney/Melbourne entre 18/06 e 02/07. E, para ficar um preço mais praticável, eu acabei comprando passagens separadas… Escalas e conexões estão com folga. Contudo, tem voo da LATAM, Delta, Qantas, American e, dando tudo certo, com a Jetstar. Sei que não é recomendável esse tipo de compra (separado), mas, era o que cabia no bolso. Meu medo é se alguma cia cancela o voo, ou colocam alguma restrição para entrar/sair/voltar nesses países… complicado, né. espero, do fundo do meu coração, que as coisas melhorem até lá. não somente pela nossa viagem – que a gente ama fazer – mas pelo mundo também, né. ah, sem contar o dólar, bicho! putz! mas vamos tocar o barco… vai dar tudo certo!

  18. Tenho viagem em família no início de abril para Londres e Amsterdã. Como a TAP não flexibiliza a remarcação, no meu caso só restou ingressar no consumidor. gov, e solicitar a remarcação sem taxas para voar até abril do ano que vem, ou a devolução das milhas com extensão da sua validade em 1 ano. Caso não aceitem nenhuma das hipóteses, terei que ir ao Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on