A pandemia do coronavírus impactou toda a atividade econômica no mundo. Não há setor que não tenha sido atingido em maior ou menor gravidade. Mas uma das áreas que mais está sentindo os efeitos da contração econômica é o setor do turismo, em especial as companhias aéreas e os hotéis.
Como poucos são os voos comerciais que estão sendo mantidos – aqui no Brasil, calcula-se que houve redução de 91% da malha aérea – as empresas aéreas estão sofrendo enormes perdas com o cancelamento ou remarcação dos bilhetes. Isso levou as autoridades brasileiras a editarem uma MP postergando o eventual reembolso do valor da passagem e das taxas aeroportuárias em um ano para amenizar as perdas das empresas.
Entretanto, há um nicho empresarial exclusivamente brasileiro que também está sendo impactado – as empresas de milhas.
A Pandemia e as Empresas de Milhas
Na relação com os vendedores de milhas, as empresas operam de duas formas: pagamento imediato com um valor menor, ou em 30 dias com valor maior pela milha.
As pessoas que venderam milhas em fevereiro e março optando pelo pagamento diferido estão tendo dificuldade em receber os valores.
Há empresas que desativaram os call centers e canais de atendimento online e só respondem os clientes via email. Outras, por exemplo, não respondem aos clientes no Reclame Aqui há cerca de um mês.
Uma questão importante diz respeito aos passageiros, e não aos vendedores de milhas.
A MP 925/20 que posterga o reembolso das passagens aéreas em 12 meses é enfático em afirmar que essa disposição se aplica aos contratos de transporte aéreo. Ora, as empresas de milhas não são transportadoras, elas são intermediárias (assim como as agências de viagem). Logo, essa MP não abrange essas empresas e elas devem devolver os valores de imediato.
Esse é um cenário terrível para essas empresas. Elas comercializam dezenas de milhares de passagens por mês e podem ter que arcar com um ônus tremendo nesse momento.
Será que elas terão condições de sobreviver à pandemia?
Alguém – vendedores e passageiros – está tendo dificuldades para receber valores devidos? A empresa entrou em contato com vocês? Qual é a situação atual?
Tinha 3 pagamentos agendados para o fim de março no MaxMilhas (uma passagem era GRU-Louisville(EUA) para meados de Abril, outra GRU-Honolulu fim de maio e outra GRU-Joanesburgo para início de junho) e estou tendo dificuldade em receber estes pagamentos. Segundo a MaxMilhas, os clientes estão tentando remarcar a viagem, porém o call center/chat da Latam está tão congestionado que os clientes não estão conseguindo, e por conta disso eles simplesmente suspenderam os pagamentos, muito provavelmente porque devem estar num buraco tão grande que nem sabem para onde correr.
Mas o pior nem é isso, o pior são passagens das quais eu já recebi o pagamento e que agora estão sendo canceladas pela companhia aérea. Como o próprio Carlos comentou abaixo, as empresas não “cancelam” estes CPFs da lista de resgates, mesmo que o cancelamento tenha partido da própria companhia aérea. Ou seja, corro o risco de ficar com uma infinidade de milhas sem poder vender/usar pelo simples fato de não ter CPF para emitir ou então não ter voo para usar.
Questionei a MaxMilhas no chat sobre estas passagens já pagas e segundo a moça que me atendeu eles irão oferecer duas opções: reuso das milhas ou depósito bancário com o valor. Porém, eles estão tão perdidos que até hoje não recebi nenhum e-mail cobrando qualquer devolução ou reuso das milhas, pois acredito que eles estão dando prioridade para os voos mais próximos.
Vocês já ouviram falar da Credimilhas? Alguém já comprou/vendeu com eles?
Relaxem todos vocês. Tenho R$ 40k pra receber da Hotmilhas. Isso sim é problema e quebra legal as finanças. Todas as passagens emitidas logo após a venda e vôos realizados. Vou esperar que honrem o pagamento, ainda que com atraso. Do contrário, assim que acabar o isolamento, boletim de ocorrência e ação no JEC.
40k com venda de milhas? como conseguiu superar o limite de 25 emissões?
Conta com liminar.
bom saber que a Hotmilhas não está pagando, sou autônomo e já ia vender uma quantidade considerável de milhas pra cobrir meu custo de vida deste mês!! Obrigado pela informação, evitou que eu tomasse um belo de um cano.
Um ponto adicional de complicação é o limite de CPFs para emissão.
As passagens canceladas contam como CPFs utilizados e quem estava perto do limite vai ter complicações, mesmo se as empresas estiverem pagando normalmente.
Eles deveriam rever este ponto dos CPFs utilizados, sobretudo para os cancelamentos que partem da própria companhia aérea, pois neste caso não faz muito sentido.
Jamais……. Os caras são tão diabólicos que 1 vez o sistema da LATAM comeu o nome de uma passageira minha, e quando o call center foi reemitir, bateu em 25 CPFs e bloquearam a minha conta. E dane-se o cliente.
Comigo aconteceu o seguinte: estava no limite (24 emissões). Até que aconteceu uma emergência: tive que emitir uma passagem de última hora para a minha mãe pq meu avô faleceu. Bloquearam a conta sem choro também. Abri reclamação no SAC e ainda debocharam: “você tinha outras 24 emissões livres antes de ser bloqueado”.
Exatamente, Carlos. E acredito que esse fator também esteja pesando para as empresas optarem por adiar os pagamentos. Elas não querem pagar os valores devidos, para, em razão de cancelamentos, terem que, mais tarde, buscar uma compensação ou ressarcimento dos vendedores. Ou seja, estão evitando incorrer em riscos que são inerentes ao negócio delas.
Felizmente emiti e vendi tudo que tinha no Smiles e Latam Pass em dezembro.
Bom, eu já prevendo impacto da pandemia nas viagens corri para vender tudo dia 11/3, mas como escolhi pagamento com 28 dias, certamente vou ficar sem receber um valor considerável, já considero como perdido, porque as empresas de venda de milha serão muito prejudicadas e podem até falir, neste caso, as sobras de caixa são para pagar funcionários e talvez nem eles recebam, muito menos fornecedores.
Por sorte, alguns voos ainda estão para ocorrer, e eu considero pedir reembolso das milhas. Tentei ligar na Hotmilhas mas o call center stá desativado.