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O Santander não se emenda …

Estamos em agosto de 2020. Há poucas semanas astronautas retornaram à Terra após uma missão na ISS (International Space Station). Cientistas correm desesperadamente para criar uma vacina contra um vírus que ameaça a humanidade.

E nem assim o Santander consegue fazer o app funcionar. Caramba!

Breve Histórico do Santander Bateu Ganhou

Em 2018 eu já havia escrito um post sobre a dificuldade do uso do app nas promoções Bateu Ganhou (clique aqui para ler).

Em 2019, eu escrevi um outro post, cujo título sugestivo foi: Como não fazer uma promoção (Parte 54). Olhem só um trecho:

Bom, não é muito diferente com essas promoções Bateu Ganhou, cujo nome é uma ótima sacada, já que o Santander bate muito nos clientes nessas ocasiões.

O cartão cria uma promoção em que OBRIGA o cliente a ter um app no seu celular para poder participar dela. Mas aí, o pessoal responsável pela criação ou adaptação do app simplesmente não entrega a tempo.

Aí você quer fazer uma compra de um valor mais alto e não sabe se usa o cartão Santander ou outro qualquer. Afinal, assim como a Dilma, a gente não sabe a meta. E quando souber, ela provavelmente será dobrada.

Fora o que o Diego Alvarenga acabou de me lembrar: da última vez e agora, tem gente com meta maior do que o limite de gastos, né Paulo Alcântara? 😉

Em 2018 e 2019, era necessário desinstalar o app e instalar de novo para se acessar as metas. O Santander também disponibilizava o app para Android em primeiro lugar e, só alguns dias depois, o pessoal do iOS era agraciado com com a benesse.

Agora, em 2020, o problema é que chegamos no dia 15 – último dia para escolher a meta, e … adivinhem?

Santander Bateu Ganhou
Santander Bateu Ganhou

Não há atualização dos gastos que serão computados para fins de escolha das metas. Não foi adicionado nenhum gasto feito nesses primeiros 15 dias.

Vocês não acham impressionante?

Algumas Palavras

A promoção é ótima – e isso precisa ser destacado. Mas o fato é que o pessoal do TI Santander não consegue entregar um produto que funcione, mesmo quando a promoção é a mesma. Há anos.

 

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44 COMENTÁRIOS

    • Henrique isso é a mesma via-crucis do ano passado e do ano antes dele. Você lembra do inferno que foi pq apesar de liberarem o Android não entrava no Motorola, eu ficando louca e aí apareceu aquele ridículo (eu tenho anotado nome dele pq pretendo retribuir a “cortesia” no momento adequado) dizendo que eu tinha um celular vagabundo? O Santander adds insult to finantial injury pq o spread na tx câmbio deles é de fazer buda se enervar.
      PS: Isso pq atualmente o Bacen obriga eles a cobrarem a ptax do dia antes eles cobravam o que queriam! Aquilo só não é assalto a mão armada pq não usam revolver.

  1. Beatriz, ótimo post, mas você não entendeu a intenção (na verdade acho apenas que é educada demais para escrever…pois inteligência não falta). Como tenho comentado com o Cláudio sobre umas promoções semanais da Azul e da Livelo (a com o posto Ale é sensacional, só não funciona …). A intenção deles não é dar ponto, dar prêmios. Eles só querem “parecer” que estão fazendo uma promoção. Não fazer de verdade. É marketing puro, uma tentativa de atrair o “cliente potencial”. Só que é marketing BURRO, pois chateia o cliente atual. Eu até recebo salário no Santander (a faculdade só paga por lá) mas nem parece, faz mais de 3 anos que está na transferência automática. A gerente já desistiu de me ligar para oferecer qualquer coisa e a culpa é dessas “promoções”. Não fico mesmo…

    • Para mim a promoção é excelente, imbatível. Por conta dessa promoção que, por anos, não tive cartão de outro banco senão o Santander (e agora, que pedi um segundo cartão, é um cobranded adquirido puramente pelas vantagens na companhia aérea).

      Acompanhar as metas pelo Way é mera comodidade, mas não faz falta alguma. Se alguém não sabe se bateu a meta ou não, esta pessoa não tem educação financeira suficiente pra ter um cartão de crédito, sugiro cancelá-lo antes que entre numa bola de neve de dívidas.

      • Swine… Swine… as pessoas têm todo o direito de reclamar do app sim, funcionar redondo é o mínimo que se espera do banco. Evite esse juízo de valor recorrente generalizando o seu ponto de vista.

        • Ora, nunca disse que eu não gosto da comodidade de confirmar que meus cálculos estão corretos. Mas daí a tentar usar isso como argumento para dizer que é uma “promoção fake” como feito acima… me perdoe.

          Novamente repito, porque nesse ponto estou correto: quem depende desse contador para saber se bateu a meta (depende: não sabe/não quer/não consegue/não tem “tempo”/tem preguiça de calcular por conta própria) está brincando de roleta russa com suas finanças: a arma é o cartão de crédito, e cada compra é um disparo.

          • Concordo que não é uma “promoção fake”, o problema do Santander é de TI e nesse ponto eu concordo com a reclamação do post. Mas a promoção sempre funciona no fim das contas. Sobre o contador eu entendi seu ponto, mas também acho que as pessoas têm sim o direito de reclamar por não funcionar.

          • Sem querer passar pano para a incompetência do Santander, pra mim é aquela história: o pessoal só está reclamando porque existia esse contador em promoções anteriores. Se não existisse, todo mundo faria esse cálculo manualmente, e quem reclamasse que um contador não existia seria (corretamente) rotulado como preguiçoso e analfabeto financeiro.

          • Realmente reclamar do contador é o de menos, basta olhar os gastos no próprio way na fatura para saber quanto falta gastar, embora tb concordo que se tem a função no app, deveria funcionar.

            Mas o pior mesmo é quando a meta é o dobro ou triplo do que vc gasta, como aconteceu comigo, isso sim é um grande problema que me deixou tão chateado, que eu simplesmente bloqueei o cartão e agora estou pontuando na livelo, adorava o 1:1 para a Iberia, mas não da mais, raríssimas promoções, embora aumentou um pouco depois que eu saí com compras de parceiros, mas para transferências nunca tem e quando tem é para smiles e com pouca porcentagem de ganho.

      • Swine, deixa o povo reclamar, afinal é justamente por causa dos que não tem educação financeira que os banco fazem promoções como esta ou “dão” vários benefícios nos cartões.

        Fiquei curioso aqui: como vc consegue ter ficado tanto tempo apenas com cartão do Santander e conseguir bater as metas? Eu, por exemplo, deixo os cartões do Santander na gaveta quando não há promo, justamente para a minha meta não vir absurda.

        • Sim, você tem razão, o problema é que eu tenho essa mania meio “quixótica” de brigar pelo que é certo, e não apenas pelo que é melhor para mim.

          Pelos meus registros, já participei de 5 promoções destas (a atual será a minha sexta). Comecei, como todo mundo deve começar, com metas baixíssimas, e estas progressivamente subiram. Porém, da mesma forma, conforme elas subiam, surgiam formas de batê-las (a exemplo do Mercado Pago sem tarifas e “sem limite” — ou pelo menos eu não encontrei, na época).

          Também acho que ajudou o fato de, em geral, eu me restringir às alternativas “gratuitas” de gerar pontos. Somente nas promoções mais recentes que comecei a aceitar a possibilidade de gastar com tarifas dos aplicativos (como os 2,99% do Mercado Pago) com o objetivo de bater a meta, e isso porque os custos com tarifas diluem-se sobre todos os gastos (e porque anteriormente ganhava-se 2,5x a 3x os pontos normais, agora caiu para 2x com o Unique, mudando esse cálculo).

          Mas enfim, na última promoção (em 2019) já veio uma meta “inatingível”, mais de metade do limite do meu cartão e quase o triplo da renda familiar aqui de casa. Pelo que me lembro, em um mês eu consegui bater a meta pagando um boleto de PGBL de valor bem alto, mas nos outros meses nem tentei.

          Esse ano ficou “fácil”, com a redução das metas e a existência do Iti (são R$ 10.000 usando o meu cartão e o da minha esposa, o que já garante metade da meta máxima). De resto, com RecargaPay Prime+ (que é o único serviço barato de pagamento de boletos, custando 1/4 do preço da próxima alternativa mais barata, que é o PicPay), também em dois cartões, são mais R$ 6.000. O resto já conseguiria facilmente só com compras normais do cartão, mas ainda tem as franquias grátis do MercadoPago e PicPay, então já dava para bater a meta máxima praticamente só com isso.

          • @swine vi um comentário recente seu que explicava muito bem o que você faz mensalmente para conseguir minhas. Estava tão bem explicado que me motivou a acompanhar aqui e a fazer também.
            Teve alguma mudança nos seus métodos pra milhas gratis?
            Obrigado!!

          • Se é recente, não mudou nada. Estou aproveitando a promoção de bônus em triplo 2,5 x em dobro do Santander, usando o Iti (R$ 5.000/mês/conta), RecargaPay Prime+ (R$ 3.000/mês/conta), PicPay (R$ 800/conta de transferência grátis) e MercadoPago (R$ 500/mês/conta para pagamento de boletos e mais R$ 500/mês/conta de transferência para amigos).

      • Swine, o cartão não é gratuito. O Santander cobra anuidade nele. Então, tem que entregar o produto, sim. E o intuito do post não foi reclamar de uma coisa pontual, mas recorrente. Não é razoável que a equipe de TI de um grande banco não consiga fazer funcionar corretamente um app com a mesmíssima promoção há anos.
        Quanto ao contador, não se esqueça que boletos podem gerar pontuação diferenciada, ou até mesmo não pontuar.

        • Como disse em outro comentário, se não existisse o contador, ninguém estaria reclamando.

          Que eu saiba as regras são claras e simples: o que pontua é só compra com o cartão (e por compra, entende-se também pagamento de boletos em aplicativos como Mercado Pago, PicPay e RecargaPay, mas não pagamento de contas no próprio Santander). E além disso, compras parceladas contam o valor completo para efeito de atingimento de meta. Com estas informações, é facílimo calcular se bateu as metas ou não. Não só facílimo, mas reforço minha opinião que é a obrigação de todo mundo que possui um cartão de crédito saber exatamente quanto gasta nele — quem não quer, não pode, não sabe, não tem tempo ou tem preguiça de fazer isso deveria cancelar seu cartão.

          O que me deixa chateado é ver gente dizendo que “é inaceitável”, que a promoção é fake, etc. Sinceramente, quem já participou destas promoções no passado, saberia que as condições mais importantes já aconteceram:

          1. o fato da promoção existir (o que não acontecia há 1 ano);
          2. o fato das metas terem vindo baixas, ou pelo menos isso é o que eu vi ser noticiado em todo lugar (e para mim foi verdade, cerca de metade das metas da promoção anterior);
          3. o valor da meta, e a possibilidade de escolhê-la, já estar disponível desde o segundo ou terceiro dia do mês.

          Por outro lado, quais são os problemas desta promoção?

          1. o fato de ter demorado 1 ano para acontecer, sendo que no passado acontecia 2 vezes por ano (e, se eu não me engano, chegou a acontecer até 3 vezes em um ano);
          2. o fato de a pontuação extra, antigamente em triplo, e que depois caiu para 2,5x, agora caiu até mais (pelo menos no meu cartão Unique é só o dobro) — se cair mais do que isso, digamos para 1,5x, aí começa a ficar difícil justificar a permanência no Santander;
          3. …
          4. …
          5. …

          1.000.000. o contador de metas não funcionar, pois é totalmente redundante e desnecessário, e é obrigação de qualquer pessoa saber seus gastos, de onde facilmente se descobre se atingiu a meta ou não.

          Não vi ninguém reclamar dos verdadeiros problemas, a saber, a demora entre promoções e a queda nos bônus. Mas sobre o contador, é o segundo site que vejo reclamar (e a terceira matéria). Isso pode passar para o Santander uma impressão incorreta que o único problema da promoção é o contador, e que está OK fazer uma única promoção/ano e dar só o dobro de pontos como bônus.

          Então, deixo como sugestão de pauta escrever sobre os verdadeiros problemas da promoção. Espero que surjam 10 vezes mais pessoas chateadas sobre isso quanto sobre essa questão periférica do contador, e quem sabe isso passa uma dica para o pessoal do Santander onde devem focar para melhorar a promoção.

  2. Fui dar uma olhada no regulamento em https://cms.santander.com.br/sites/WPS/documentos/arq-regulamento-bateuganhou-2020/20-08-14_221618_regulamentobateuganhou.pdf e ele foi alterado anteontem (13/08). Mudanças no seguintes itens (meus comentários entre parênteses):

    1.1.1.1. Fica desde já estabelecido que, em vista do período necessário para leitura da base de dados do Santander:

    i. Aqueles que tiverem seu primeiro Cartão Santander contratado entre 21/07/2020 e 15/08/2020 somente conseguirão participar após 25 (vinte e cinco) dias úteis contados da data de contratação; (Eram 20 dias úteis)

    ii. Aqueles que tiverem seu primeiro Cartão Santander contratado entre 16/08/2020 a 05/10/2020 somente conseguirão participar após 15 (quinze) dias úteis contados da data de contratação;

    1.2.3. Para o mês de agosto, em caráter de exceção, a escolha ou alteração de meta poderá ser feita até 22/08/2020. (Era 15/08/2022)

    1.3.5. Os Clientes Participantes poderão acompanhar, por meio do aplicativo Way, o atingimento ou não da Meta escolhida, devendo observar que pode haver uma demora de até 25 (vinte e cinco) dias úteis para cômputo das novas compras. (Eram 15 dias)

    1.4. As Metas de cada Cliente Participante deverão ser escolhidas pelos Clientes Participantes exclusivamente no aplicativo Way, informando: (i) o CPF e a senha do titular do Cartão Santander, no caso de cliente não correntista; (ii) ou CPF e senha do Internet Banking no caso de cliente correntista, observados os seguintes prazos para escolha de cada meta:

    1º) Mês de Agosto – 00h00 de 01/08/2020 às 23h59 de 22/08/2020 (Horário de Brasília); (Era 15/08/2020)

  3. É até vergonhoso um banco dessa grandeza não conseguir fazer algo tão simples: entregar um App que funcione. Estou chegando a conclusão que essas empresas não estão nem aí pra essas coisas…de verdade.

  4. Eu entendo a crítica quanto não aparecer as metas, mas pqp o Way é o melhor App de cartão disparado, o segundo melhor pra mim é o da Porto Seguro. Tenho elo dinners do Bradesco e o App é um inferno, o atendimento do banco é um inferno é tudo muito ruim. Se não fosse o livelo jamais teria qualquer coisa com eles.

    Os cálculos dos meus gastos eu fiz manualmente olhando no Way enquanto as metas não funciona.

  5. Tudo isso é reflexo da gestão daquele otário do Rial… Um banco que contrata e promove pessoas usando puramente critérios que dão “ibope no linkedin” deixando a meritocracia de lado.
    Entre uma pessoa com grande conhecimento e experiência capaz de resolver os problemas e outra que faz parte de alguma minoria (da modinha) eles darão prioridade para o segundo caso e o primeiro que se dane.
    Quando tiver algum problema para resolver vai ficar por isso mesmo… mas o importante é postar no linkedin que são da “diversidade”

    • Infelizmente é algo que temos visto com frequência cada vez maior no Brasil (muito embora seja impressionante que uma empresa privada como o Santander resolva fazer “justiça social” — realmente deve estar sobrando muito dinheiro nesse oligopólio/cartel dos bancos). O pior é que já antecipo respostas ao meu comentário do tipo “por que você odeia tanto os negros/índios/mulheres/gays/trans/gordos/…?”

    • Respeito a opinião mas acho que o Rial é muito mais do simples linkedin da diversidade. O cara tem histórico impressionante. Pode tá fazendo muita merda, mas não é por falta de capacidade.

  6. Olhem pelo lado positivo…há 1 ano 99% das pessoas estava reclamando das metas absurdas. Agora a principal reclamação é que o contador de gastos não atualiza. Acho que estamos bem melhor agora!

  7. A operação do Brasil é uma das mais lucrativas do banco global. Enquanto na Espanha o prejuízo foi de 11B de euros, aqui lucraram 2B de reais. Entendo a falta de respeito quanto ao app,mas a vdd é que não tão nem aí. Se podem pegar dinheiro barato e ganhar 300% no rotativo pra que se preocupar com app que meia dúzia tem acesso?

  8. Um lixo! Pior é a central de atendimento, que lhe faz ouvir diversas vezes as mesmas informações inúteis, desnecessárias e não desejadas, além de supérfluas e dispensáveis. As opções são banais, tudo que o cliente não precisa! Falar com um atendente é quase impossível. Em época de pandemia não é facultado a um cliente validar o token remotamente mediante confirmação de dados, obrigando-o a ir a um caixa eletrônico. Se vc não é correntista – e portanto não tem nem precisa ter biometria cadastrada – eles exigem que se vá em uma agência implorar a um gerente que faça biometria (e, de repente, contrair COVID-19). Agências lotadas, desrespeito a distanciamento, distribuição de senhas, filas na calçada, sob o sol! E quando você compra pela internet com o número do cartão físico, ficam mandando a msg: “Da próxima vez utilize seu cartão online”; e qdo liga para a central ouve “Nessa época use nossos canais digitais”. Deplorável!.

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