sábado, abril 10, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadePanorama do LATAM Fidelidade

Panorama do LATAM Fidelidade

A LATAM, fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, tem dois programas que ainda não se unificaram: o LAN PASS e o LATAM Fidelidade. Como o LAN PASS atende mais os consumidores chilenos, nós vamos focar no LATAM Fidelidade, que substituiu o TAM Fidelidade em abril de 2016.

O LATAM Fidelidade mantém uma parceria com o Multiplus Fidelidade. Assim, ao acumular pontos voando LATAM ou nas parceiras aéreas, você pode trocá-los não só passagens aéreas, mas por produtos no site Multiplus. Da mesma forma, ao acumular pontos via Multiplus e seus parceiros, você pode trocar por passagens aéreas na LATAM.

1 – Categorias e Benefícios

A LATAM tem uma estrutura com 5 categorias: LATAM, Gold, Platinum, Black e Black Signature. Das cias aéreas brasileiras, é que oferece o meio mais rápido de atingir o status máximo na aliança a qual pertence, a oneworld: somente 60.000 pontos na categoria Black para ser Esmeralda na oneworld. Mas, para isso, esses 60.000 pontos são obrigatoriamente voados em voos da LATAM, sendo que 6 trechos tem que ser em premium economy ou executiva. Como não há premium economy ou executiva em voos domésticos, você obrigatoriamente terá que voar para o exterior. A LATAM não determina restrições geográficas, logo, 3 viagens de ida e volta entre o Rio e Buenos Aires, por exemplo, são suficientes.

Os pontos para determinar a categoria do passageiro são computados do dia 1 de janeiro até 31 de dezembro. A categoria conquistada em 2016, por exemplo, é válida no restante de 2016, 2017 e até março de 2018

Tabela de Benefícios LATAM Fidelidade
Tabela de Benefícios LATAM Fidelidade

2 – Acúmulo de Pontos em Voos Domésticos da LATAM

O acúmulo de pontos em voos domésticos depende da combinação de fatores valor da passagem e tarifa escolhida. Esses pontos acumulados vão servir para resgate de bilhetes-prêmio e também para conquistar status. O quadrinho cinza à direita indica os bônus de pontos de acordo com a categoria do passageiro. No exemplo dado acima, o passageiro é Black Signature, logo acumulou 640 pontos de status e 1.280 pontos para resgatar passagens.

screenshot-2016-09-13-23-56-04

3 – Acúmulo de Pontos em Voos Internacionais da LATAM

A lógica de acúmulo de pontos em voos internacionais da LATAM leva em conta a distância percorrida e a tarifa adquirida. Neste caso, quanto mais longe você for e mais cara for sua viagem, mais pontos você vai acumular.

4 – Acúmulo de Pontos em Voos Internacionais das Cias Aéreas Parceiras

Hoje, a LATAM pertence à Oneworld, que a gente já descreveu aqui. Mas em um passado não muito distante, quando ainda eram separadas, a Lan Chile era membro da oneworld e a TAM, da Star Alliance. Mas o casamento só foi autorizado caso a TAM migrasse para a oneworld. O resultado disso é que a LATAM nostalgicamente conta com algumas parceiras que são da Star Alliance. Mas todo mundo sabe que o que os olhos não vêem, o coração não sente. Então, algumas antigas parcerias da Star Alliance acabaram, como foi o caso da Singapore Airlines e da ANA All Nippon Airways (me bate uma tristeza quando eu lembro disso).

Mas as regras de acúmulo para as cias integrantes da Oneworld e das outras parceiras são diferentes.

Mas quem são as parceiras da Oneworld?

Oneworld Alliance
Oneworld Alliance

E quem são as parceiras fora da Oneworld?

Parceiras LATAM

Parceiras LATAM

Para saber o número de pontos que você vai acumular voando nessas cias aéreas – sejam ou não parceiras da Oneworld, depende da classe de reserva do seu bilhete. Você pode encontrar essa informação aqui. Até agora, quando você voa American Airlines, você acumula, pelo menos, 100% de pontos referentes às milhas voadas, independentemente da classe de reserva do seu bilhete. Mas a regra geral é: quanto menos você paga no seu bilhete, menos pontos você vai acumular.

5 – Resgate de Pontos em Voos LATAM

Nos voos LATAM Airlines Brasil, existem três tipos de resgate: promo, clássico e irrestrito.

A quantidade de pontos necessária para resgatar passagens em cada perfil varia de acordo com a antecedência da reserva, o período, o destino, a rota, o horário do voo e a disponibilidade de assentos.

Em geral, quanto antes você fizer sua reserva, menos pontos você utilizará. E quanto menos concorrido for o voo, menos pontos você precisará para o resgate. Ou seja, a LATAM não tem tabela de resgate fixo para os seus próprios voos, o que é uma pena. O cliente nunca sabe a quantidade de pontos que vai precisar para resgatar um bilhete-prêmio. O pior é que esse tipo de prática está se disseminando no Brasil – o Smiles faz isso e daqui a pouco vai ser padrão na indústria.

screenshot-2016-09-14-00-04-56

screenshot-2016-09-14-00-05-52

A LATAM tem uma tabela com o número mínimo e máximo de pontos necessários para resgate de passagens domésticas e internacionais.

screenshot-2016-09-14-00-07-43

Os clientes das categorias Black Signature, Black e Platinum continuam com acesso a um preço máximo reduzido para resgates com pontos em voos domésticos. A partir de 30 de setembro de 2016, a quantidade máxima passa a ser  25.000 pontos, enquanto os demais clientes tem preços de até 35.000 pontos (aprox. 30% de desconto).

6 – Resgate de Pontos em Voos das Cias Parceiras

A quantidade de pontos necessária para resgatar voos em companhias aéreas parceiras depende da cabine escolhida (econômica, executiva, primeira etc) e do número de regiões percorridas.

A pontuação será calculada levando em conta cada região da viagem até seu destino final, independentemente do número de conexões feitas dentro de uma mesma região. Consulte a tabela aqui.

Vejam a tabela de regiões da LATAM aqui. (cada cia aérea tem a sua tabela própria). Sendo que a partir de 30 setembro de 2016, a quantidade de pontos para resgate para a África do Sul em voos cias parcerias sofrerão alterações. A partir de agora, a Cabine Econômica será 40.000 pontos, Cabine Business 210.000 pontos e a Primeira Classe 250.000 pontos. A partir de 02 de outubro de 2016 a LATAM terá  voos diretos de São Paulo para Joanesburgo, e os clientes do Programa LATAM Fidelidade passarão a ter acesso a esse destino com preços a partir de 30.000 pontos em Cabine Econômica e 200.000 pontos em Cabine Business

7 – Upgrades

Uma das grandes vantagens de ter status em programas de milhagem é a possibilidade de utilizar upgrades. Ou seja, você compra uma passagem em econômica e viaja na classe seguinte de voo, que pode ser a econômica premium ou a executiva.

Os clientes Black Signature ou Black podem solicitar upgrades cortesia ilimitados, da classe Economy para a Premium Economy ou Premium Business, em todas as rotas internacionais operadas pela LATAM Airlines Brasil/Paraguai.

  • A prioridade será dada de acordo com a categoria do cliente e, em segundo lugar, o horário do check-in.
  • O check-in estará disponível a partir de 72 horas antes do voo.
  • A confirmação do upgrade acontecerá diretamente no portão de embarque, no dia do voo, e estará sujeito à disponibilidade.
  • Para solicitar o upgrade, entre em contato com a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços pelos telefones: 4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (demais localidades). Se estiver fora do Brasil, verifique aqui os contatos LATAM internacionais.

Após a solicitação, será possível conferir sua posição na lista de prioridade. O status da solicitação pode ser atualizado até 45 minutos antes do voo.

Os clientes Black e Black Signature também poderão solicitar o Upgrade cortesia de cabine com cupons para seus acompanhantes, da Classe Econômica para a Premium Economy ou Premium Business, sem custo adicional. Seus acompanhantes tem direito a 6 cupons por ano.

Para os clientes Platinum, a regra é mais restrita, pois há um limite de  6 cupons por ano para solicitar o Upgrade cortesia de cabine com cupons, da Classe Econômica para a Premium Economy ou Premium Business, sem custo adicional. Os cupons podem ser utilizados pelo titular da conta e seus acompanhantes, desde que estejam em sua companhia durante o voo.

Os clientes Gold, por sua vez, terão 2 cupons por ano para solicitar o Upgrade cortesia de cabine com cupons, da Classe Econômica para a Premium Economy ou Premium Business, sem custo adicional. Os s cupons podem ser utilizados pelo titular da conta e seus acompanhantes, desde que estejam em sua companhia durante o voo.

Quantos cupons são necessários para solicitar upgrades cortesia ?

screenshot-2016-09-14-00-20-59

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar