q6prmv.md.png
quinta-feira, maio 6, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadePapelão da Smiles: promoção tudo pela metade do dobro

Papelão da Smiles: promoção tudo pela metade do dobro

Ontem à noite, dois tradicionalíssimos blogs americanos – o VFTW e o OMAAT – publicaram uma promoção da Smiles dando o triplo de milhas na reserva de hotéis na parceria com a Rocketmiles.

Eu fui verificar as vantagens da promoção (clique aqui para ler o post) e ela era ótima: tinha a possibilidade de conseguir uma milha a R$ 0,015 quando o preço normal é de R$ 0,07.

Aí aconteceu o que é esperado quando as promoções atraem mais gente do que o previsto: a Smiles imediatamente tirou o anúncio da sua página de promoções e, pior, alterou os valores de acúmulo, tornando a promoção praticamente inócua.

Agora pela manhã, dei uma olhada de novo e lá estavam os valores minguados. Só que eu tive a ideia de dar uma olhada diretamente no site do Rocketmiles, simulando uma reserva por lá na mesma data, creditando as milhas na Smiles.  Observem a diferença!

No link da Smiles, o valor normal das milhas para a estadia no Fasano é de 16.000, que triplicadas, dá 48.000. No Santa Teresa, o valor normal é de 9.000, que multiplicadas por 3, rendem 27.000 milhas.

Agora vejam o valor padrão no site do Rocketmiles: 28.000 milhas para o Fasano (ao invés das 16.000 da Smiles) e 16.000  para o Santa Teresa (em contraste com as 9.000 da Smiles).

Ou seja, a Smiles DEPRECIOU PROPOSITALMENTE A QUANTIDADE DE ACÚMULO DAS MILHAS PARA LUDIBRIAR O CLIENTE.

A mesma coisa acontece para reservas em outros lugares. Valores da Smiles:

Valores do Rocketmiles:

Ora, se não há condições de fazer a promoção proposta, não faça. Seja competente e faça as contas e uma previsão de adesão à campanha.

Minha profissão fora da rede me permite avisar o seguinte para aqueles que gastam o seu tempo lendo o que eu tenho a dizer: dêem um print dos meus posts, se quiserem, e denunciem essa falsa promoção no site do consumidor.gov.br.

Aqueles que conhecerem um membro do Ministério Público que trabalhe na área de Defesa do Consumidor, enviem esse post que ele saberá o que fazer.

Eu continuarei a fazer as contas que os responsáveis que são pagos para isso não fazem. E também continuarei a pesquisar as falácias descobrindo as “pegadinhas” que os programas de milhas tentam iludir os seguidores.

Como não recebo um centavo de ninguém para manter esse blog, eu recomendo o que eu pessoalmente considero melhor,  elogio quando acho que devo elogiar e sou impiedosa com esse tipo de artimanha.

E a saga continua … saiba qual foi a providência que a Smiles tomou clicando aqui.

 

RELATED ARTICLES

50 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo post. Ontem iria fazer uma reserva mas percebi que logo em seguida os valores das milhas caíram quase pela metade. Papelão mesmo…

  2. Ontem eu vi no site do smiles antes de qualquer blog postar. Em 2 diarias de hotel que estaria pagando 1100 reais ganharia 105 mil milhas. Deixei pra reservar hoje pela manha e a mesma hospedagem está 69 mil.
    Tenho foto de tudo que tirei ontem, se quiser te mando.

  3. Eu consegui reservar Paris ontem a noite. Hotel com mesmo preço que o oferecido no Hotel.com, só que com café da manha incluído. Levei 312.000 milhas. Mas acho que durou bem pouco tempo mesmo.

  4. Apenas essa mudança repentina reduzindo a quantidade já seria um absurdo e motivo suficiente para reclamação no consumidor.gov. Agora saber que a quantidade padrão é maior no rocketmiles do que nessa promoção do Smiles, isso sim é muita enganação. Beatriz, parabéns pela matéria! Estou vendo no twitter que a Smiles está ‘verificando’, gostaria de saber qual vai ser a resposta oficial

  5. Beatriz,
    O Smiles está uma piada de gestão fraca e sem a menor ética profissional. Sim, precisa de ações no MP (Def Cons e Procon)…….Além do problema que você descreveu acima, veja só o que eles estão fazendo ( ou TENTANDO FAZER) demonstrando o nível (baixo) dos péssimos “estrategistas” atuais do Smiles:
    – Vi a promoção no site do Smiles e vi as regras e vi que valia a pena;
    – Reservei o Four Seasons de Buenos Aires onde dizia que (Reembolso de 100% “cem porcento” em caso de cancelamento e tinha uma mensagem “Pague em 12 vezes”…. o que me parecia muito bom)
    – Reservei e optei por pagar em 12 vezes e tinha lá as milhas extras da promoção, TUDO aparentava que o valor total se mantinha o mesmo (esse golpe a GOL já fez no passado numa época que cobrava um seguro louco no final sem o cliente perceber).
    – Surpresa na hora que chegou o SMS do Itau: Cobraram mais de 700,00 de JUROS. O Valor Não era o valor que eles mostravam no site.
    – Liguei (pobres funcionários de uma empresa de baixo “valor” moral) e a instrução deles foi: CANCELAR a Reserva e Refazer.
    Assim fiz.
    – SURPRESINHA SMILES 2: o Golpe! Reembolsaram um Valor a menor!! Os Tais 700,00 dos JUROS eles disseram que não irão reembolsar pois está escrito que juros eles não reembolsam!!! JUROS de um período que nunca ocorreu (abuso) e que não foi nunca informado que seria conbrado (“assalto”)…..

    O Smiles esquece que está que lidando com CLIENTES. Sou diamante há anos neste Programa, estava reservando um Hotel 5*, e eles lidam sem o menor serviço ao cliente sem o mínimo de ética e sempre transparecendo uma má-fé em todas as relações!!

    Vou tomar providências para evitar sim esse abuso deles, independente do valor.

    Obrigado Beatriz por sua ajuda em divulgar esses absurdos do Smiles.

    • Flavio, o seu relato é um escândalo! Aconselho você a fazer uma denúncia no consumidor.gov.br e também no MP do seu Estado. Certamente eles têm uma área exclusivamente dedicada ao consumidor.

  6. Beatriz, não conhecia o seu site, o descobri a pouco tempo, mas gostaria de lhe parabenizar pela isenção e excelentes matérias, virei fã e acesso todo dia agora.

  7. Beatriz, tenho os prints da reserva que não consegui efetivar, pois reduziram as milhas na hora da finalização. Ganharia quase um milhão e trezentas mil milhas, pagando R$ 19.000,00 no Ritz em Orlando. De uma hora para outra, passou para 600k milhas e depois para 200 k. Ai não finalizei…

    • Gustavo, acho que isso aí dá samba … tenta no consumidor.gov.br. Se não der em nada, acho que vale a pena tentar no JEC. Os posts continuam à sua disposição.

  8. Sem querer defender o Smiles, até porque é indefensável.
    Só levantando o ponto de que mesmo assim pode valer a pena. Nos exemplos que mostrou dá para conseguir 51k milhas a R$0.03/milha no JW Marriot (melhor que quase qualquer promoção de compra deles) ou R$0,026 no Hyatt Jersey City. E em todos os casos você ganha mais pontos pelo portal do Smiles do que diretamente no Rocketmiles. Apenas para dizer que mesmo sendo enganosa a promoção, ainda assim ela vale a pena.

    • Oi Aline! Há duas maneiras de usar o Rocketmiles com a Smiles. A primeira é diretamente no site da Rocketmiles escolhendo acumular com a Smiles (há inúmeras outras cias aéreas que vc pode escolher). A segunda é no site da Smiles, que é esse aí que vc colocou. O que eu fiz foi comparar os dois, chegando à conclusão que a Smiles abaixou o valor padrão de acúmulo, simulando uma promo de triplo de milhas.

  9. Beatriz,
    O Smiles está uma piada de gestão fraca e sem a menor ética profissional. Sim, precisa de ações no MP (Def Cons e Procon)…….Além do problema que você descreveu acima, veja só o que eles estão fazendo ( ou TENTANDO FAZER) demonstrando o nível (baixo) dos péssimos “estrategistas” atuais do Smiles:
    – Vi a promoção no site do Smiles e vi as regras e vi que valia a pena;
    – Reservei o Four Seasons de Buenos Aires onde dizia que (Reembolso de 100% “cem porcento” em caso de cancelamento e tinha uma mensagem “Pague em 12 vezes”…. o que me parecia muito bom)
    – Reservei e optei por pagar em 12 vezes e tinha lá as milhas extras da promoção, TUDO aparentava que o valor total se mantinha o mesmo (esse golpe a GOL já fez no passado numa época que cobrava um seguro louco no final sem o cliente perceber).
    – Surpresa na hora que chegou o SMS do Itau: Cobraram mais de 700,00 de JUROS. O Valor Não era o valor que eles mostravam no site.
    – Liguei (pobres funcionários de uma empresa de baixo “valor” moral) e a instrução deles foi: CANCELAR a Reserva e Refazer.
    Assim fiz.
    – SURPRESINHA SMILES 2: o Golpe! Reembolsaram um Valor a menor!! Os Tais 700,00 dos JUROS eles disseram que não irão reembolsar pois está escrito que juros eles não reembolsam!!! JUROS de um período que nunca ocorreu (abuso) e que não foi nunca informado que seria conbrado (“assalto”)…..

    O Smiles esquece que está que lidando com CLIENTES. Sou diamante há anos neste Programa, estava reservando um Hotel 5*, e eles lidam sem o menor serviço ao cliente sem o mínimo de ética e sempre transparecendo uma má-fé em todas as relações!!

    Vou tomar providências para evitar sim esse abuso deles, independente do valor.

    Obrigado Beatriz por sua ajuda em divulgar esses absurdos do Smiles.

    • Flavio, o seu relato é um escândalo! Aconselho você a fazer uma denúncia no consumidor.gov.br e também no MP do seu Estado. Certamente eles têm uma área exclusivamente dedicada ao consumidor.

  10. Apenas essa mudança repentina reduzindo a quantidade já seria um absurdo e motivo suficiente para reclamação no consumidor.gov. Agora saber que a quantidade padrão é maior no rocketmiles do que nessa promoção do Smiles, isso sim é muita enganação. Beatriz, parabéns pela matéria! Estou vendo no twitter que a Smiles está ‘verificando’, gostaria de saber qual vai ser a resposta oficial

  11. Beatriz, tenho os prints da reserva que não consegui efetivar, pois reduziram as milhas na hora da finalização. Ganharia quase um milhão e trezentas mil milhas, pagando R$ 19.000,00 no Ritz em Orlando. De uma hora para outra, passou para 600k milhas e depois para 200 k. Ai não finalizei…

    • Gustavo, acho que isso aí dá samba … tenta no consumidor.gov.br. Se não der em nada, acho que vale a pena tentar no JEC. Os posts continuam à sua disposição.

    • Oi Aline! Há duas maneiras de usar o Rocketmiles com a Smiles. A primeira é diretamente no site da Rocketmiles escolhendo acumular com a Smiles (há inúmeras outras cias aéreas que vc pode escolher). A segunda é no site da Smiles, que é esse aí que vc colocou. O que eu fiz foi comparar os dois, chegando à conclusão que a Smiles abaixou o valor padrão de acúmulo, simulando uma promo de triplo de milhas.

  12. Sem querer defender o Smiles, até porque é indefensável.
    Só levantando o ponto de que mesmo assim pode valer a pena. Nos exemplos que mostrou dá para conseguir 51k milhas a R$0.03/milha no JW Marriot (melhor que quase qualquer promoção de compra deles) ou R$0,026 no Hyatt Jersey City. E em todos os casos você ganha mais pontos pelo portal do Smiles do que diretamente no Rocketmiles. Apenas para dizer que mesmo sendo enganosa a promoção, ainda assim ela vale a pena.

  13. Eu consegui reservar Paris ontem a noite. Hotel com mesmo preço que o oferecido no Hotel.com, só que com café da manha incluído. Levei 312.000 milhas. Mas acho que durou bem pouco tempo mesmo.

  14. Ontem eu vi no site do smiles antes de qualquer blog postar. Em 2 diarias de hotel que estaria pagando 1100 reais ganharia 105 mil milhas. Deixei pra reservar hoje pela manha e a mesma hospedagem está 69 mil.
    Tenho foto de tudo que tirei ontem, se quiser te mando.

  15. Beatriz, não conhecia o seu site, o descobri a pouco tempo, mas gostaria de lhe parabenizar pela isenção e excelentes matérias, virei fã e acesso todo dia agora.

  16. Parabéns pelo post. Ontem iria fazer uma reserva mas percebi que logo em seguida os valores das milhas caíram quase pela metade. Papelão mesmo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo