q6prmv.md.png
quarta-feira, abril 14, 2021
q6prmv.md.png
InícioEmpresas AéreasQatar Airways sem primeira classe até 2021

Qatar Airways sem primeira classe até 2021

A Qatar Airways não oferecerá voos em primeira classe até o segundo semestre de 2021, segundo o CEO Al Baker. Em uma reunião com a imprensa para discutir os planos da empresa, Al Baker afirmou que os superjumbos podem até mesmo nunca mais voar.

A Qatar e seus A380

O primeiro A380 da Qatar entrou em serviço em 2014. Em junho do ano passado, a empresa anunciou que estaria aposentando seus 10 A380 até 2024 (clique aqui para lembrar). À época, os planos seriam de substituí-los pelos B777-X encomendados à Boeing. Não se sabe ainda se as novas aeronaves contarão com cabine de primeira classe. Caso não tenham, será o fim da first na Qatar.

Agora, Al Baker afirmou que ele irá aterrar os A380 e que eles não voarão por, pelo menos, um ano. Ele também prevê que a pandemia vai forçar a uma redução de 25% da frota de 200 aeronaves da empresa e que somente em 2023 ou 2024 as coisas retornarão aos patamares de 2019.

Algumas Palavras

Será uma pena se a Qatar decidir que não mais colocará seus A380 em serviço. Eu particularmente gosto demais da aeronave – o bar é muito lindo! – e da primeira classe em si: tanto do hard product como do serviço de bordo em geral.

Se realmente vingar a ideia de descartar os A380, fica a expectativa do que vai acontecer com o Al Safwa, já que hoje ele é frequentado, sobretudo, pelos passageiros do A380. Em consequência do bloqueio dos países do Oriente Médio, as rotas com “primeira classe” dentro da região estão limitadas a Omã. Com o fim do A380 e sem uma data certa para a entrega do B777-X (e sem saber se ele terá ou não a primeira classe), o belíssimo lounge – que já está superdimensionado para a quantidade de passageiros que passam por lá – ficará às moscas. Em tempos de crise, cada centavo economizado conta …

Então, se há alguém fazendo planos para emitir bilhetes com milhas para voar na First da Qatar nos próximos 12 meses, é melhor aguardar ou refazer planos pensando em voar na business.

RELATED ARTICLES

12 COMENTÁRIOS

  1. Pior que deve haver um punhado de gente com viagem emitida (ou “reservada” pelo Viaje Fácil), esperando viajar nessa Primeira Classe. Será uma surpresa bem desagradável quando souberem do downgrade, especialmente por não saber se haveria qualquer reembolso da diferença de milhas.

    • O reajuste do Smiles é tão frequente que é possível que a business custe o preço da first hoje quando a pessoa for viajar e constatar o downgrade.

      • Exatamente, Smiles está ajustando os voos da Qatar em média 2 vezes por semana, eu sei pq estou monitorando vários voos para o início do ano e estou assustado com a quantidade de aumento

  2. Que lástima!
    Ano passado, em uma viagem à Ásia, resisti a mudar um pouco o roteiro, para iniciar a viagem por Perth, ao invés de Bali, justamente para fazer DOH-PER na excelente first da Qatar, com aquela ótima emissão que havia pelo smiles (que já não há mais, pois foi bastante inflacionada). Acabei priorizando o destino, em si, e fui direto pra Bali, de executiva, já que a rota não tem first em operação pela Qatar. No portão de embarque vizinho ao meu, estava um A380, e já naquela hora bateu um tremendo arrependimento por não ter alterado os planos de viagem. Então, prometi a mim mesmo que faria isso esse ano.
    Cheguei a planejar uma volta ao mundo no segundo semestre desse ano, onde conseguiria curtir essa first em dois trechos, mas também acabei desistindo, pois priorizei outras viagens no primeiro semestre (hoje, aliás, estaria em New Orleans). No fim, foi até melhor, senão teria que cancelar, como acabei fazendo com as viagens que tinha até julho! Já estava de olho em rotas para março do próximo ano, quando pretendo voltar à Ásia, mas agora já vi que também não poderei curtir essa aeronave.
    Resta agora torcer firmemente para que a Qatar nos permita curtir um pouco o A380, que foi condenado a ter vida breve, desde a maternidade, por culpa da demora no lançamento, o que acabou o fazendo chegar quando o mercado já não estava mais tão pujante como era quando foi projetado. Para quem curte aviação, é de partir o coração ver essa crise antecipar o fim de linha para os grandalhões B747 e A380. Triste ver que após essa crise, restarão poucos A380 em operação, e muito menos ainda B747. Só resta lamentar!

  3. Pior é que se você for agora no smiles e consultar o trecho DOH-PER, ou DOH-FRA, ainda estão sendo comercializadas passagens em primeira classe pela Qatar! Quem comprar inadvertidamente, terá uma grande decepção, afora a bronca pra resolver com o smiles, pela downgrade.

  4. Tinha que cancelar o pedido dos 777X, ou pelo menos postergar para daqui uns 5-10 anos. Se o problema do A380 é o consumo de combustível, como resultado da retração pós pandemia, é provável que o preço do AVGas continue próximo ao atual patamar (baixo).

  5. Ainda me lembro de um voo CDG Doha nessa F. Foi um dos melhores voos que já fiz. As comissárias nao paravam de encher minha taça de Krug! Eu ja estava claramente alterado e mesmo assim elas nao paravam kkkkkk Enfim, espero que voltem logo!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar