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Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback

O Reserva Cool, site de reserva de hotéis, está orientando todos os clientes a cancelarem suas reservas. A informação está no site oficial da empresa (clique aqui para acessar).

No comunicado, os clientes são informados que houve um “problema pontual operacional” e que o único canal ativo é o email cancelamentos@reservacool.com.br. Não há qualquer telefone para que os clientes possam pedir maiores esclarecimentos.

Comunicado Reserva Cool
Comunicado Reserva Cool

O Problema do Reserva Cool

Quem levantou a bola para o modelo de negócios do Reserva Cool foi o Paulo Alcântara, em post publicado em 8 de janeiro (clique aqui para ler). Na ocasião, foi feito um levantamento em que se descobriu que o CNPJ da empresa listava como atividade de bares.

Ao investigar o código fonte da página da empresa, foi descoberto um outro CNPJ, este ligado a uma farmácia em Maringá, Paraná.

Em seguida, o responsável pelo Reserva Cool entrou em contato com o Paulo, pedindo direito de resposta – prontamente concedido – em que afirmava (clique aqui para ler o post):

Prezado Paulo,

Tudo bem? Espero que sim.

Hoje dia 08 de janeiro de 2020, as 22:45 recebi um link escrito pelo senhor, falando sobre a empresa que respondo.

Porém Paulo, vejo o senhor destacar e gerar inúmeras dúvidas em possíveis clientes nossos, assim gostaria de contribuir para sua matéria.

Nós da Reserva Cool somos uma empresa simples sim, uma empresa que começou sem investimento nenhum e alcançou em pouco tempo essas matérias, citadas abaixo, que o senhor não relatou em sua postagem.

Primeira: panrotas.com.br/hotelaria/distribuicao/2018/12/o-futuro-transparente-e-lucrativo-para-hoteis-brasileiros_160969.html

Segunda: panrotas.com.br/hotelaria/parcerias/2019/01/entenda-a-parceria-que-vai-aproximar-os-hoteis-do-sucesso_161189.html

Terceira: daparaviajar.com.br/dicas/reserva-cool-e-confiavel/

Reclame aqui: reclameaqui.com.br/empresa/reserva-cool/

Além disso nosso operação é bem clara e segura, porque?

Nosso principal ponto é que o sistema que usamos para transmissão de nossas reservas é o maior do pais, onde para fazer adesão temos que ter crédito, depósito fiança no valor das reservas transmitidas.

Segundo, todos os nossos clientes fazem pagamento via PAGAR-ME onde o mesmo pode fazer o chargebancks em até 150 dias, caso tenha algum problema.

Terceiro, todas as nossas reservas são enviadas via cartão coorporativo, onde como garantia citada anteriormente precisa ter saldo para ser anexado a cada reserva.

Quarto, somos a única operadora de turismo, que aceita cancelamento e da segurança até 48hs antes do check-in.

Assim peço que acrescentem essas informações a sua matéria, caso ache justo.

Destaco que a informação passada pelo o senhor tem lisura, e entendo a forma que se expressou, mostrando os pontos de sua avaliação.

Como resposta ao mesmo, por consideração e vendo que seu trabalho é informar, mesmo que tenha faltando escutar nossa parte afetada com isso que somos nós, no que se refere-se ao CNPJ de nossa empresa, estamos providenciando a alteração contratual e farei questão de lhe mandar a copia do mesmo assim que tiver pronto.

Contudo, agradeço e peço que seja avaliado os restantes da informação.

Destacando que atendemos o mercado coorporativo a algum tempo, e nosso intuito não era fornecer descontos visando o que as pessoas conheça nosso trabalho. Já que o desconto só aconteceu devido a isenção de comissionamento, aplicação de tarifa operadora e de a um aporte de capital, como investimento em propaganda.

Aguardo sua considerações.

Atenciosamente,
Thiago Filho | CEO & Co-funder

O Paulo, por sua vez, levantou as seguintes questões em referência à resposta dada por Thiago Filho:

  • A empresa funciona desde 2018 e somente agora, com toda essa exposição midiática, está pensando em resolver a questão do CNPJ?
  • Para quem tem reservas a menos de 150 dias da data do pagamento, poderá solicitar chargeback via PAGAR-ME, e quem tem reservas posteriores a este período?
  • Utilizar o maior sistema de reservas do Brasil não dá nenhum tipo de idoneidade para ninguém. Se a agência está pagando para ter acesso a este sistema com o inventário de hotéis, passagens, etc, o fornecedor do sistema irá liberar este acesso sem problemas, ou estou equivocado no meu entendimento?
  • Outras operadoras oferecem cancelamentos até datas muito próximas da data do check-in, como no Booking, Expedia e Hoteis.com. Como a opção de cancelamento até 48h antes da estadia não é única do Reserva Cool, como, neste quesito, a empresa se destaca das demais?

Algumas Palavras

Imagino que muita gente vai ficar na mão. Apesar de a empresa dizer que garante o cancelamento, como refazer planos para estadias próximas? E não há qualquer menção ao prazo de devolução do dinheiro, o que pode impedir pessoas de gastarem com novas reservas sem ter certeza que terão dinheiro para pagá-las.

No mais, um “problema pontual operacional” não causa a paralisação total das atividades e o cancelamento de todas as reservas feitas, não é mesmo?

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30 COMENTÁRIOS

  1. Vou passar só pra admirar, mais uma vez, o trabalho de vocês. E os comentários do Paulo Alcântara e do Carlos só me faz aumentar a admiração também pelos leitores do ‘nosso’ diário de viagens e sonhos.

  2. Lembro-me de um primo meu me ligando, dizendo que achou uma tarifa super barata, nesse site, que procurou saber de pessoas que reservaram e deram tudo certo, ele quase fechava, mandei essas matérias ele ligou pro site, até disse, se o cara for ignorante, eu n fecho, e eu retruquei, meu receio é ele ser super educado, e dizer que eu fique bem tranquilo, mandei as matérias e salvei ele, graças ao Paulo.

    Até que demorou para cair.

    • É.. quem não ouviu o aviso do mestre e fez reserva nesse site, acabou tomando no cool… (perdão, mas não pude resistir a tentação da fazer o trocadilho…. ).. rsrs

    • Parabens pelo excelente trabalho. Eu ja havia pensado nesta possibilidade qdo pago antecipadamente a reserva no hoteis.com….sempre pensei…e se a empresa fecha ? Para o exterior sempre que posso pago antecipado em reais. Mas se eu penso nisto no hoteis.com….que admiro muito e nunca tive problema nenhum, é otima. Vê se ia me arriscar nesta….daria ate para reservar mas pagando no local

  3. Parabéns ao Paulo por já ter levantado o alerta aos leitores do P&V antes mesmo dos problemas terem surgido e mantido seu posicionamento coerente após a manifestação da empresa.
    Pelo nível do português nos comunicados da Reserva Cool, eu não a utilizaria nem com desconto de 95% em reserva reembolsável.

    • O que eu fico realmente espantado é que algumas pessoas que fizeram reservas no Reserva Cool se dizem ateus, agnósticos e por aí vai….
      Mas, no entanto, acreditaram no site… rsrs
      Para mim um site chamado Headless Mule Travel teria mais credibilidade que o tal Reserva Cool…
      Caraca, os caras já estavam dando a dica: is cool.. (é fria) e mesmo assim teve gente que acreditou ??? rsrs

      • Eu tb tenho esse pensamento! EU, particularmente, não concordo com as pessoas que alegam que ele se tornará o avião mais seguro do mundo após a correção das falhas! EU não voaria nesse avião de jeito nenhum!A solução aí é começar do zero ou uma mudança drástica no avião, o que não está sendo feito!

      • Vamos a “mortemática” da coisa se ela resolver encostar o “garoto problema”.
        Preço unitário do baby => US$ 105.000.000,00 (estimativas porque isso é segredo mais bem guardado que telefone do Putin…)
        Estimativa de custo => US$ 40.000.000,00 (isso aqui é um chute aleatório do Henry, porque rola papo que eles vendem por US$ 65.000.000,00 cada unidade e não pelos 105…)
        Quantidade produzidas => 800 (entre que estavam voando e que estão nos pátios da Boeing)..
        Quantidade de pedidos relativamente firmes (???) => 4.900 unidades…
        Agora, o tamanho do prejuízo se resolverem encostar o avião forever…
        – Custo de produção transformado em prejuízo: 40 milhões x 800 = 32 bilhões de dólares;
        – Perda de venda => 4.900 x 65 milhões = 318 bilhões de dólares;
        – Perda com indenizações às cias. aéreas = altos…
        Enfim.. a empresa teria de imediato um prejuízo de 32 bilhões + indenizações e o prejuízo maior para sua imagem, com a concorrente deitando e rolando…
        Esse é um momento muito sensível para cia…. é uma bela empresa, mas por culpa de atos de gestão do seu board, cometeram uma cagada com o 737-MAX…
        Acho que a empresa precisa ser ajudada por todos.. não voando nessa aeronave instável e insegura… a, antes de mais nada, a cia. precisa assumir publicamente seus erros/falhas e não ficar jabalizando sites pra limpar a imagem com “doações” para “causas nobres”…
        Quando a sociedade quer eleger “madres Tereza de Calcultá”, pessoas/imagens/empresas “castas” a gente faz de outra fora… de repente até rola uma canonizaçãozinha por santo(a)..
        Uma vez reconhecido o erro, a empresa precisa convocar as cias. aéreas e pedir colaboração para superar essa crise…
        De imediato acho errado e temerário teimar em afirmar que o 737-MAX é seguro e que está tudo bem…
        Particularmente eu tenho sérias dúvidas se essa aeronave tem condições de voo em situações críticas que sempre ocorrem no dia a dia… acho que essa fragilidade dela já deixa passível de eventos futuros que possam causar novos acidentes… e nem estou falando o bico ficar sendo apontado pra baixo…
        Eu nunca tinha visto uma aeronave com centro de gravidade alterado de forma a não poder voar sem interferência do piloto pra corrigir a todo momento o avião embicar pra cima…
        Enfim… pra eu botar os pés numa aeronave dessas, além dela ser segura, será necessário acreditar que os processos de certificação foram feito de forma correta, sem interferências e preocupações com a Boeing, mas fundamentalmente com a segurança das pessoas…

        • E o pior é que quem fez a jogada “jenial” desse max está muito bem e esquecido, curtindo sua aposentadoria milionária movida a carne de ganso dos ovos de ouro.

          • Por outro lado, tem 350 famílias que estão se ferrando, com saudades dos entes queridos e muitos no prejuízo porque algumas vítimas eram provedores de suas famílias..
            A Boeing não se incomoda de meter a mão no bolso pra jabalizar sites “especializados”, pra “doar” pra causas nobres… mas não faz o mesmo para acertar uma indenização decente pras famílias das vítimas…

    • Concordo!! Trabalho com licitações de decorações de Natal e temos concorrência negativas em Maringá de verdadeiros trambiqueiros!!! Concorrência de empresas dignas é ótima para os negócios e essas conhecemos de longes, aliás muitos são parceiros nossos, até nos ajudamos muitas das vezes, agora de golpistas é péssima, pois denunciam o que não tem, impugnam coisas sem sentido, colocam o olho gordo, entram nas licitações para baixar o preço do produto sem nem ter os mesmos e nem ter qualificação, para nos extorquir dinheiro e no fim essas empresas só atrapalham os que realmente são do ramo pertinentes, sérios e comprometidos!!

  4. Participo de um grupo e postaram sobre esse site no dia 17 de dezembro e em 2 horas pesquisando a gente concluiu que era golpe…(Site muito mal feito, CNPJ ausente, Quando falava com o consultor do site ele desconversava sobre o CnpJ, Propaganda paga no Panrotas pra ficar mais atraente ) Teve gente que conseguiu se hospedar fazendo teste. Mais tava muito na cara que era golpe.

  5. Apenas para complementar informação!
    Realizei uma viagem pelo Reserva Cool com um cupom de 80% passei uma estadia em um final de semana em um castelo de luxo em Campos do Jordão por meros R$ 300 reais, não tive problema algum, no entanto quando fechei a viagem contava com a possivel perda do dinheiro, me surpreendi pela realização com sucesso, no entanto estava aguardando o momento em que este modelo de negocio viesse abrir as pernas, ou seja, o esperado aconteceu. Tinha pretenção de fazer novas viagens porem alguns hoteis de meu interesse quais estavam vinculados no Reserva Cool, liguei antecipadamente para me informar junto ao hotel a procedencia do site qual estava vendendo viagens, e a informação que obtive era de que o Reserva Cool não estava mais pagando o hotel e que haviam muitos debitos pendentes. (Hotel Aram Imirá Natal – RN), assim não efetuei novas viagens pelo site.

    • Foi a fórmula que eu disse que eles usariam e que é, em última análise, a fórmula da pirâmide:
      Alguns poucos usam, fazem a propaganda positiva, aí, milhares de pessoas vão na onda e se ferram adiante..
      Isto é pirâmide.. e existe desde os tempos dos faraós…

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