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quarta-feira, abril 14, 2021
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Santander não honra anuidade gratuita do Smiles

O Santander não quer honrar a minha anuidade gratuita da promoção de Black Friday que fez com os cartões Smiles. Segundo a atendente, eu só teria direito à primeira parcela da anuidade gratuita. Entretanto, o cartão, além de me cobrar a primeira parcela, está me cobrando outras 3 parcelas. O valor total cobrado é de 4 x R$ 126,00. Além disso, recebi um email falando do meu bônus de 10.000 milhas …

Atenção: O Santander entrou em contato comigo e vai honrar a promoção. Para saber como proceder para obter a isenção, clique aqui.

Relembre a Promoção Santander Smiles

A promoção Smiles e o Santander Visa ocorria na aquisição de cartões de crédito. Do dia 25 ao dia 29 de novembro de 2019, os novos clientes recebiam anuidade grátis e o dobro das milhas de aquisição. A promoção completa era válida para clientes do Clube Smiles.

Os cartões Santander elegíveis eram os seguintes:

  • Internacional: 6.000 milhas bônus (sem bônus para quem não é do Clube)
  • Gold: 15.000 milhas bônus (10.000 para quem não é do Clube)
  • Platinum: 30.000 milhas bônus (20.000 para quem não é do Clube)
  • Infinite: 40.000 milhas bônus (30.000 para quem não é do Clube)

Para garantir as milhas bônus e a anuidade gratuita, o cliente deve pagar sua primeira fatura até 03/03/2020.

Regulamento Cartão Santander Clube Smiles
Regulamento Cartão Santander Clube Smiles

Algumas Palavras

Entrei em contato com a central do Santander, que me deu um prazo que excede a data de pagamento da fatura. Portanto, decidi abrir um chamado no consumidor.gov.br também.

É muito desagradável participar de uma promoção oferecida por duas empresas que, na hora de se comportarem como determina o regulamento por elas mesmo redigido, não o cumprem alegando cláusulas em completo desacordo com a oferta anunciada.

A atendente mencionou uma promoção que não era aquela cujo print acima determina e disse desconhecê-la. Eu ofereci para enviar o print via email para que o problema fosse sanado imediatamente, mas ela se recusou. Na verdade, ela inicialmente afirmou que os clientes elegíveis obrigatoriamente deveriam pertencer ao Clube Smiles. Quando eu disse que eu era membro do Clube, ela leu essa outra promoção que eu mesma desconheço.

Espero que a situação seja resolvida em breve para evitarmos medidas mais drásticas.

Alguém mais com esse problema?

Para ler o post com a promoção original, clique aqui.

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67 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável, hein? Os meus do bb e Bradesco seguem sem anuidade e já me pagaram os bônus. Graças a Deus abandonei o Santander faz tempo. Banco sem futuro. O esfera é péssimo!

  2. Peguei esse cartão para a minha esposa e não foi cobrado a anuidade. Estou no aguardo para confirmar se os pontos da promoçao vão entrar na smiles, paguei a fatura a pouco tempo que só entraram os pontos do cartão e não da promoção.

  3. Olhei minha fatura e não houve cobrança de anuidade, estou concentrando compras nele por causa da promoção de pontos em dobro até fevereiro. Agora ficarei no aguardo dos pontos..

  4. Recebi minha fatura hoje e está cobrando a primeira parcela da anuidade. Já liguei na Central de atendimento e foi um pouco difícil, mas abriram uma ocorrência para estornar o valor em 5 dia úteis. Achei um absurdo, pois a atendente insistia em que não tinha essa opção de isenção de anuidade. Tive que pedir para ela passar para o superior dela para então ter a resposta da ocorrência. Tenho um smiles do BB que também peguei em uma promo e não tive esse tipo de problema. E ainda falam mal do BB.

  5. Boa tarde, estou com outro problema com o Santander e outras pessoas aqui devem ter e que deve estar passando despercebido…sobre o programa esfera…. observei que desde essa mudança do programa no início do mês de outubro, o programa simplesmente parou de computar a pontuação esfera de compras parceladas, estao dando apenas a pontuação da primeira parcela e quando fecha a fatura no mês seguinte, o programa não computa e não estar dando as suadas pontuações em que temos direito…. observei também q algumas compras normais do a dia o programa tbm não tem lançado no extrato…. ao ligar para fazer a reclamação o banco faz o recalculo de pontos já lançado, ignorando a queixa principal, a atendente fala toda vez q foi aberto um protocolo pra recalculo de pontos, ignorando a queixa que fiz…. toda vez pede desculpa e fala q Agora ira abrir a reclamação específica e fica sempre nesse ping Pong …. a resposta é sempre a explicação do regulamento da pontuação do cartão citado… como se eu não soubesse a regras, alguma sugestão de como resolver isso ? E sugiro q quem usa o programa verifiquem seus extratos, com um amigo tbm ocorreu isso e ele descobriu esse fim de semana….

  6. Lamentável mesmo. Toda vez que tento experimentar algum produto do Santander vem esse tipo de decepção. Talvez o melhor seja manter distância desse banco mesmo.

      • O problema são os AVIOS… por mim, já teria largado o Santander (até pq o Aadvantage Black é para não clientes também)… mas se assim proceder, perco o cartão que confere 2 pontos por dólar e, por conseguinte, não consigo mais pontuar para emitir business a MAD por 42,5k.
        Vislumbra alguma opção?

        • Poxa Nunes, infelizmente neste caso fica mesmo mais complicado!
          A única solução que eu vejo, mas com certo trabalho e nem sempre compensadora, é utilizar o Accor All e de lá enviar para a IB.
          Pode compensar em alguns casos, especialmente utilizando pontos Tudo Azul.
          Espero ter ajudado
          Um abraço

          • Valeu pela dica!

            Por ora, fico (em compasso de espera) até completar 42,5k, quando então comprarei mais 42,5k via site do Esfera e emitirei dois bilhetes.

            Logo após, certamente, adeus ao Santander….

          • Boa estratégia!
            Aguarda e adeus! Afinal não podemos perder um pontinho sequer! Kkkk
            Mesmo com as limitações da azul pra transferência ao ALL, acaba compensando sabendo se planejar.
            Feliz 2020, cheio de viagens e pontos!
            Qualquer coisa estou às ordens.
            Abraço

  7. Acabei de ver a minha primeira fatura que vence em janeiro e esta vindo com a anuidade. O que precisamos fazer agora?
    Será que vão estornar depois do pagamento da primeira fatura?

  8. Olhei minha fatura hoje e também veio com anuidade, peguei na promoção também. Vou ligar agora e reclamar, também vou abrir ticket no consumidor.gov e também no banco central.

    • Apenas para registro, liguei e a atendente foi bem educada e atenciosa, já estava sabendo do problema e prontamente realizou o estorno, que cairá em até 7 dias. Falou inclusive para pagar a fatura sem o valor da anuidade sem problemas.

  9. O meu nem sequer chegou. Pedi dia 29/11… qdo foi dia 15 ainda não tinha recebido, abri uma reclamação na ouvidoria, a qual solicitou uma 2 via, mas até agora nada. Já começaram mal!
    Se depois disso tudo, ainda tiver q me estressar por causa da anuidade, aí que nunca mais o “Satan”der vai ver a cor do meu dinheiro.

  10. Banco não teme consumidor.gov.br. Banco tem medo de reclamação é no BACEN (aba “Fale Conosco” na página do Banco Central).

    Recomendo indicar tal via de reclamação para todos: Banco Central do Brasil (as poucas vezes que registrei, gerente ligou bem preocupado).

    Inacreditável o nível da incompetência (ou má fé) do Santander…

    Eu, no caso, faria também o registro no BACEN, tal como já exposto.

    Se nada resolverem, pagaria toda a anuidade e, ao final, cobrança via JEC em dobro por ter sido cobrança abusiva nos termos do CDC.

    • Totalmente verdade, o Bacen aplica multas nas instituições financeiras e as mesmas tem metas para evitar reclamações no Bacen. Já fiz também e a resolução do problema veio bem rápida.

      • Ótimo esclarecimento!

        Confesso que nunca entendi a razão para os bancos temerem mais a reclamação do BACEN do que consumidor.gov.br

        Muito obrigado, Willian!!!

      • A recomendação de ir pelo Bacen é a melhor, há uma Diretoria de Bancos para a qual você tb pode enviar cópia da sua reclamação. Sugiro pagar a fatura no dia através de um depósito em garantia/judicial para que fique comprovado o seu comprometimento com suas obrigações mas tb a discordância qto ao comportamento do banco em não cumprir com a parte dele no trato.

        • Não, por conta da fatura em aberto. Como vou cancelar sem pagar? Nenhum cartão cancela. Eu pago e depois cancelo. E eu não quero pagar pq a promo dava anuidade gratuita.

          • 1) dá para cancelar antes de pagar, o boleto vem depois, sem maiores problemas; 2) se a anuidade for indevida, o estorno virá depois.

          • Com a fatura em aberto não dá, Emmanuel. O boleto para pgto já chegou. Você está confundindo com compras parceladas para meses posteriores.
            E eu não quero pagar nada que não devo. Não quero estorno, pq não tenho nada parcelado no cartão.

          • Dá sim Bea. Eles cancelam o cartão mas continuam mandando a fatura para você dos valores que estiverem em aberto ou parcelado. Depois que você termina de pagar eles param de mandar fatura. Guarde com carinho a última que eles enviarem com o valor zerado.

  11. Santander é muito ruim de jogo. Eu tinha o MC black AAdvantage. Liguei dizendo que queria negociar a anuidade e eles me deram um sonoro NÃO. Liguei novamente e pedi pra cancelar e eles: “ok, esta cancelado”.
    Retenção de clientes péssima.

  12. O meu veio pelo BB e sem problemas, não co eram anuidade. Aguardando apenas os pontos bônus, para 5 dias úteis após o pagamento da fatura é em 4 parcelas.

  13. Eu tô com uma reclamação contra o Santander numa promoção de 10×1 Centauro. Fiz a compra, printei as telas e nada do crédito. 12000 pontos. Fiz no Reclame aqui, nada. Disseram que acumulei promoção. O que não é verdade. Agora fiz no Procon a reclamação. Estamos na segunda fase. Vamos ver. Gostei de saber do Bacen. Vai ser o próximo se não resolverem.

  14. se excede o pagamento da fatura, pague e entre com uma ação pra receber em dobro o valor pago da anuidade já que é uma cobrança indevida (vide CDC), mas como dito abaixo tentaria obter esse reembolso em dobro pelo BACEN tenho duvidas se esse tipo de coisa iria resolver por lá mas não custa tentar, o reembolso da parcela creio que resolvem mas devolver em dobro acho difícil..

  15. Eu pedi um cartão infinity, ele já chegou, mas não desbloqueei ainda. Porém, já solicitei esperando que dê problema desse tipo. Sempre digo que promoção envolvendo mais de uma empresa é sempre “rolo”.

    Se der algum problema vou cancelar todos os cartões, fechar a minha conta e ir para um banco digital. Também estou quase a esquecer promoções, pontos, milhas, programas de fidelidade etc. Muita dor de cabeça e muito relacionamento bagunçado com empresas porcaria.

  16. Na promoção do Smiles day do ano passado consegui emitir o Platinum. Não tive problema com as anuidades e as milhas foram computadas corretamente, inclusive ganhei o dobro das milhas bônus (parte nos últimos meses de 2018 e janeiro) e em março começaram a ser creditadas novamente as 4 parcelas de milhas. Cancelei o cartão em agosto pois não teria uma nova isenção em 2019

  17. o Santander, não a resolver o crédito dos bonus de milhas de aquisição de cartão Santander. Smiles….POrtanto o negócio é ir pro Proncon, Consumidor.gov.br, reclameaqui etc….Empresa safada é assim mesmo.

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