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quarta-feira, abril 14, 2021
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Santander: solução do problema da anuidade dos cartões Smiles

O Santander entrou em contato comigo para resolver o problema da isenção da anuidade do cartão Smiles Visa da promoção da Black Friday (para ler o post com a descrição do caso, clique aqui)

Entenda o Caso

Ontem, eu relatei que ao verificar a minha fatura do cartão, a isenção da anuidade não havia sido concedida.

Imediatamente, entrei em contato com a central do cartão que, resumindo, disse que desconhecia a tal promoção. A única oferta que eles diziam ter referia-se a um desconto na anuidade. Um protocolo foi aberto e me foi dado um prazo de 7 dias úteis para a solução, prazo este que excederia a data de pagamento da fatura.

Escrevi o post para saber se o problema era comigo ou se havia afetado outras pessoas, e o publiquei no Twitter também, marcando tanto o banco como o Smiles.

Em seguida, entrei em contato com o Santander no Twitter via DM (direct message) e também acionei o consumidor.gov.br.

Simultaneamente, o Smiles entrou em contato via Twitter e eu passei todos os dados do caso – enviei print do regulamento da promoção, da cobrança na fatura do cartão e o comprovante de assinatura do Clube Smiles. Entretanto, o Smiles ainda pediu que eu informasse a data em que eu requisitei o cartão. Nesse meio tempo, o Santander me ligou.

A Solução do Santander

O representante da Diretoria de Comunicação Externa do banco entrou em contato comigo explicando que o valor já havia sido estornado na minha fatura. Eu verifiquei e lá estava a fatura sem a cobrança da anuidade.

Ele comentou que havia lido os comentários no post e me pediu o contato das pessoas afetadas. Como não posso e nem devo publicizar qualquer informação relativa aos leitores do Pontos e Viagens, sugeri que fosse disponibilizado um canal de comunicação com o banco para a solução do problema.

Então, as pessoas afetadas pela cobrança devem entrar em contato no email redes.sociais@santander.com.br com o assunto COBRANÇA DE ANUIDADE DO CARTÃO SMILES ou podem enviar DM no Twitter para o Santander.

Algumas Palavras

É claro que o problema sequer deveria ter acontecido. Entretanto, o Santander se mostrou ágil na solução.

Um ponto que acho super importante destacar é que não adianta ficar reclamando em grupos de whatsapp ou Telegram. Sempre que publico um post relatando um caso desse gênero, vejo muita gente com o mesmo problema comentando em grupos fechados. Repito: não adianta.

O departamento de marketing das empresas não tem acesso aos grupos fechados, pessoal. E nem tem como dar conta de milhares de grupos dedicados ao temas das milhas, pontos, cartões, programas de fidelidade etc. Eles lêem os posts nos blogs e os comentários nos posts.

Se há uma oferta que não está sendo cumprida ou outro problema qualquer que afeta diversas pessoas, o caminho é publicizar!

 

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39 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa, e parabéns ao santander pela agilidade na resolução do problema, a fatura do meu smiles infinit ainda está em aberto e até o momento não houve cobrança de anuidade. Estou na expectativa que de tudo certo por aqui.

  2. Parabéns ao Santander por ter dificuldade de honrar suas promoções. Esse problema sequer deveria ter acontecido. Parece que as áreas do banco não se comunicam. Incrível como um banco desse porte tem problemas tão amadores.

  3. Eu pedi o cartao gold smiles que falava que ganharia 15mil milhas smiles, mas não caiu nem 500 pontos apos pagamento da primeira fatura, alguem teve esse problema? Será que tbm resolve neste e-mail?

      • Maria Lúcia já respondeu por mim…rsrs

        O bichinho pode ter nomes: reclamação no BACEN ou, até mais apropriado, post da Beatriz…

        Parabéns pelo seu post e, em especial, por termos percebido como o site ora tem muita importância no cenário de milhas, ao ponto do banco ter rapidamente tentado diminuir a queimada que tomou.

      • Maria Lúcia já respondeu por mim…rsrs

        O bichinho pode ter nomes: reclamação no BACEN ou, até mais apropriado, post da Beatriz…

        Parabéns pelo seu post e, em especial, por termos percebido como o site ora tem muita importância no cenário de milhas, ao ponto do banco ter rapidamente tentado diminuir a queimada que tomou.

      • È alguém pequenino como eu e o Nunes, mas que tem dentes e uma mãe com um post poderoso.

        PS: Não confio em gente que só reage/se posiciona quando leva um corner e o corner implica em ficar exposto publicamente (se o corner for dentro de uma sala vazia ficará tudo igual). Pessoalmente, prefiro não me relacionar com esse tipo de pessoa.

      • Maria Lúcia já respondeu por mim…rsrs

        O bichinho pode ter nomes: reclamação no BACEN ou, até mais apropriado, post da Beatriz…

        Parabéns pelo seu post e, em especial, por termos percebido como o site ora tem muita importância no cenário de milhas, ao ponto do banco ter rapidamente tentado diminuir a queimada que tomou.

    • Entendo, João. Mas se, com o post publicado, as pessoas se limitarem a reclamar no whatsapp, a empresa vai achar que é um problema pontual, comigo. Agora, se vocês começarem a relatar aqui (e nos outros blogs) problemas idênticos na mesma promoção, aí a coisa muda de figura.

      • Off topic! Caso importante que está ocorrendo também com a Livelo… Os lotes de pontos promocionais que haviam sido disponibilizados no começo do mês de DEZEMBRO antes de entrarem em definitivo com o novo site sumiram.
        Postei no MD, vi pessoas queixando-se do mesmo problema no PP, mas ninguém deu atenção. Só queixam-se e deixam de lado (exatamente o que as empresas querem).
        Fiz reclamação no consumidor.gov e no meu caso disponibilizaram o lote de pontos promocionais para compra com desconto de 50% novamente (já fiz a compra).
        Caso está ocorrendo com outros familiares e estou direcionando para que registrem o caso também no consumidor.gov.
        Lamentável que empresas brasileiras tomem atitudes como esta do cartão Smiles Santander e como o que está acontecendo na Livelo.

  4. Também estou com problemas de valor de anuidade e bônus de milhas não creditadas. Enviei o e-mail. Vou esperar e aviso da solução ou não. Obrigado

  5. Beatriz, fico feliz que você solucionou seu problema. E também, abriu o caminho para outros prejudicados por uma empresa enorme, e muitas vezes irresponsável, como o Santander.
    Eu tbem fiz meu cartão na Promoção e até o momento não há registro de cobrança. E estou usando.Porém, não recebi as milhas de ativa ao do cartão.

  6. Meu cartão ainda nem chegou. Liguei na central, falaram que houve um problema no envio e solicitaram uma segunda via, que também não chegou. Impressionante o descaso…

  7. Boa tarde. Gostaria de perguntar se alguém teve problemas com as milhas bônus da aquisição dos cartões smiles durante a Black Friday?
    Consegui o Infinite do BB e o Platinum do Santander e me creditaram apenas 5.000 e 3.750 milhas após o pagamento da fatura. Se puderem fazer de suas experiências e se conseguiram as prometidas 40.000 e 30.000 milhas, gostaria de saber. Abraço, parabéns ao site.

  8. Bom dia!! Talvez a primeira parte tenha sido resolvida, a anuidade, a segunda pelo visto será a bonificação. Eu realizei o pagamento da primeira anuidade em dezembro 15 dias após o primeiro pagamento nada de bonificação baseado nos posts que vi em um site de reclamações da web algumas pessoas também não receberão ou seja mais uma luta.

  9. O endereço email acima para o Santander, não serve para resolver o não crédito dos bonus de milhas de aquisição de cartão Santander. POrtanto o negócio é ir pro Proncon, Consumidor.gov.br, reclameaqui etc….Empresa safada é assim mesmo.

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