O 0300 é um número temido dos brasileiros. As empresas aéreas e os programas de milhas brasileiros praticamente forçam o cliente a fazer uma ligação para ele. O Guilherme, do Meu Milhão de Milhas, publicou um post hoje em que um leitor do blog consumiu R$ 100,00 em um mês ligando para a central de atendimento do Smiles.
O 0300 nos Programas de Milhas e Empresas Aéreas Nacionais
O 0300 é o número de eleição tanto da GOL/Smiles como da LATAM/LATAM Pass. Já a Azul/TudoAzul optou pelo 4003 para as capitais e deu uma folga para os demais com o 0800.
Entretanto, as empresas mantém outros números – “números comuns” – que podem ser utilizados. O problema é que esse número não se encontra disponível nas informações na página do Smiles e nem da LATAM.
Muitos comentários deram dicas para fugir dessa cobrança do Smiles, como ligar para o número (11) 3833-1634, selecionando a opção 2.
Fica complicadíssimo para quem não está em grupos de whatsapp saber que há um outro número com o DDD de São Paulo que podem ser acessados pelo prefixo 11. Leitores de blogs de milhas são um percentual ínfimo da base de clientes dessas empresas.
Mas vamos guardar o número fixo do Smiles, já que a maioria das operadoras de telefonia celular já oferece pacotes com ligações ilimitadas para números fixos dentro do Brasil.
O que é o 0300 e o que as empresas ganham com isso?
Criado pela Norma 6/99, tem tarifa única nacional, ou seja, independentemente da hora da ligação, local ou destino, o preço pago por minuto é o mesmo para todo o país.
A entidade detentora do 0300 não recebe nenhuma parte do dinheiro pago pela ligação. Esse dinheiro visa apenas pagar a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).
Ou seja, quem recebe pela ligação não é o Smiles ou LATAM ou Azul, mas a operadora de serviços celulares do cliente.
Na verdade, o custo para o cliente é de uma ligação fixa local; o excesso é cobrado das empresas que recebem a ligação. O problema é que os planos de telefonia já incluem um pacote com minutagem livre para telefones fixos, mas os números 0300 são pagos à parte.
A ANATEL há anos suspendeu a liberação de novos números 0300 e já em 2011, a Revista Exame publicou um artigo cujo sugestivo título é O Mico do 0300 (clique aqui para ler).
Telefones Fixos das Empresas
- GOL (11) 5504-4410
- Smiles (11) 3833-1634 opção 2
- LATAM Pass (11) 4002-5700
Algumas Palavras
O 0300 pode ter sido uma opção para as empresas aéreas nos idos do início do século. Entretanto, hoje em dia, não há sentido em manter somente esse número no site do programa.
Os call centers das empresas aéreas ficaram abarrotados durante a pandemia, com os clientes sendo forçados a esperar durante horas por atendimento. Além de todo o stress de cancelamentos, multas e remarcações, muitos consumidores ainda tiveram que enfrentar o pagamento das contas de telefone depois.
Em nome da boa-fé que rege as relações de consumo – e jurídicas em geral – é imperativo que essas empresas divulguem novos números que não incorram em despesas extras para os seus clientes. É de bom tom ter um mínimo de consciência em uma época em que não são só as empresas que estão sofrendo com falta de dinheiro.
Quem souber os telefones fixos “gratuitos” da LATAM e da Azul, por favor, coloquem nos comentários que eu atualizo o post.
Para ler o post no Meu Milhão de Milhas, clique aqui.
Eu fiquei tão puto com uma ligação pro 0300 na loucura da covid que entrei em contato no consumidor.gov e expliquei.
A gol me deu 135 reais de crédito ( ligação custou 134.50)
Não valeu a pena obviamente mas pelo menos diminuíram o prejuizo
135 reais????? uau!!!!!
Eu sempre ligo pra esse número “do exterior”, com DDD de SP, porque 0300 não completa do meu celular.
Eu sempre fujo dessas pegadinhas de 0300 ligando nos numeros de atendimento para quem está no exterior, geralmente é a mesma central
Absurdo.
Exatamente, sempre ligo para o número de contato para clientes no exterior e SEMPRE incluo reclamação no protocolo a respeito do absurdo do 0300, para o que a/o atendente não tem resposta, nem recebemos retorno a respeito, por cair na prateleira de “sugestão”!
E o pior é que elas, as aéreas, nada ganham com isso mas nos transferem o ônus, os gastos, a irritação: que disponibilizem um 0800 ou um fixo qualquer, simples assim!
E que todos reclamemos sobre o tema em contato com essas centrais, para que o volume de reclamações ateste nossa insatisfação! E agora que vão precisar de clientes/passageiros, podem estar mais abertas a nos agradar com medidas mais simpáticas, portanto vale a pena reclamar e listar tudo de que não gostamos!
Excelente post!
É mesmo um absurdo obrigar a ligar para esses 0300…
Anos atrás tive que pagar uma fatura bem alta também por causa de ligações para a Latam para exigir correção de um erro dela!
Valeu, Rogerio!
Excelente post, Bia!!! Realmente, é um absurdo que os custos recaiam sobre o consumidor.
Muitíssimo obrigado pela citação, e vamos ver se conseguimos mudar algo nessa área também!!!
Abraços!!!
Tamo junto, Gui!
Nada de mais. Empresários como sempre empurrando o ônus pra qualquer pessoa ou instituição, que não a conta deles. Não se surpreendam com a nova onda do teletrabalho, pois luz, net banda larga, equipamentos de escritório vai cair na conta de vocês.
As academias tmb não ficam atrás. Cobraram vários meses de quem não frequentou o estabelecimento. Vc liga pra cobrar e algumas disponibilizam créditos ao invés de devolver seu dinheiro.
Assim é ótimo ser empresário. O bônus é meu, o ônus e todos os riscos do negócio ou são do consumidor ou do governo.
Por isso é Pequenas Causas em todos os que desrespeitam o CDC.
Eu sempre ligo pro 0800 da GOL e resolvo rapidão o que tenho pra resolver.
Muito bom levantar esse assunto. Parabens !!
A anos sofremos com esta extorsão idiota, um atraso da burocracia dessas empresas que desprezam o cliente.
Sou diamante da SMILES a muito anos, tento sempre ligar para o 0800 mas o call Center insiste em que devo ligar pro 0300.😡. Revoltante!!
O truque de ligar para o número do exterior é antigo e funciona muito bem.
Ja deixei anotada a dica, parabens ! gastei 27,00 mes passado.
Posso estar enganado, mas hoje em dia qualquer plano controle da vida já tem “franquia” o suficiente para que a pessoa já utilize desses serviços sem ser cobrado a mais, não?
Esses serviços são sempre cobrados à parte, como explicado no texto.
Excelente debate!
Parabéns, chega a transparecer que o 0300 é mantido, justamente para dificultar a vida do cliente.