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domingo, maio 9, 2021
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Smiles não quer honrar promoção do Clube Smiles Day

Recebi de mais de um leitor uma reclamação que considero grave: a Smiles não quer honrar uma promoção de adesão ao Clube feita ontem, durante o Clube Smiles Day.

Aconteceu o seguinte: pela manhã, havia uma promoção ofertando o Clube 10.000 com um desconto de 86% e bônus de 10.000 milhas extras nos três primeiros meses. O custo seria de R$ 39,50 mensais durante o ano.

Observem que esse valor era exatamente o que o site informava, ou seja: não foi na hora do pagamento que deu problema, como aconteceu no bug da AA.

Os clientes procederam ao pagamento:

Todos os leitores informaram que receberam email de boas vindas ao Clube:

E as milhas foram devidamente creditadas na conta:

Mas eis que, passadas algumas horas, as contas foram bloqueadas e um email foi enviado, cancelando unilateralmente o contrato, sem qualquer explicação.

Um pouco mais tarde, a empresa envia outro email justificando o cancelamento:

A empresa alegou um problema com o cartão de crédito do consumidor, quando, na verdade, vimos que o próprio Smiles havia publicado uma promoção com 86% de desconto.

Ora, a empresa passa dias e dias fazendo marketing sobre o Clube Smiles Day, que teria ofertas imperdíveis. Aí o consumidor olha o site e, além do valor, está lá um “carimbo” informando 86% de desconto. O que ele deve pensar?

Não foi o caso de um erro na inserção dos valores, isto é: não foi um bug. O carimbo de 86% de desconto foi essencial para que os clientes confiassem na informação.

Olhem o que diz o art. 30 do CDC: Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

Estava claro e preciso que havia uma oferta de desconto de 86%.

O Smiles é uma empresa que sempre honrou com suas ofertas, inclusive em bugs, que não é o caso. Assim, aguardamos um posicionamento da empresa sobre o assunto, esperando sinceramente que ela reveja a sua posição. Todos os leitores que entraram em contato comigo estão dispostos a buscar seus direitos na justiça.

 

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104 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável o que aconteceu, além do cancelamento unilateral, mandaram e-mail informando que o erro foi do cartão de crédito. Prova de má fé total!!! Também tenho o print da página informando os 86% de desconto e meu cartão fez a cobrança correta, conforme estava no site.
    Agora, pior que o próprio cancelamento do clube foi o BLOQUEIO da conta, sem explicação alguma, em pleno dia de promoção, impedindo o cliente de fazer emissões ou participar de outras campanhas do Smiles Day.

  2. Inaceitável essa postura do Smiles, o pior “ou melhor” é que está tudo documentado. Recomendo a todos que entrem na justiça se o Smiles não cumprir a promoção, chega de desrespeito ao consumidor!

  3. A smiles está achando que o consumidor é idiota ! Enchem o saco com propaganda do smiles day daí a pessoa acorda cedo adere ao clube e eles não dão conta da demanda e depois cancelam a promoção ! Que palhaçada é essa ?

  4. A discussão é extremamente válida!
    Um absurdo uma empresa do porte do smiles ficar um mês disparando e-mails com suspense de promoções do Clube Smiles Day, quando chega no dia e realmente temos uma promoção interessante cancelam de forma unilateral para os que se cadastraram.
    Não é possível dizerem que foi um erro no processamento do cartão pois temos imagens claras de que o valor cobrado foi exatamente o valor ofertado, mostrando inclusive a porcentagem de desconto que os assinantes iriam receber!
    Muito me surpreende a atitude do Smiles, que mancha a imagem da empresa e abre margem pra questionamentos na justiça!

  5. Ridículo! Além do cancelamento unilateral, quiseram jogar a culpa na transação do cartão. Após dias de propaganda do clube smiles Day, a única promoção que prestava eles quiseram cancelar!

  6. Um falta total de respeito com o cliente :Meu cartão informou que não ocorreu NENHUM PROBLEMA NA TRANSAÇÃO. Quem vai se responsabilizar em devolver os pontos e reativar o clube CONFORME O ACORDO CONTRATADO???? Tenho tudo documentado que fizemos conforme estava disponível no site. E o desacordo foi unilateral.

  7. Mais uma vez uma posição RIDÍCULA da empresa em relação aos seus clientes. Além desse caso podemos enumerar a transferência entre contas com bônus de 200% que retiraram do ar logo em seguida. Parece que quando o programa finalmente faz uma promoção realmente vantajosa para seus clientes, ou a derrubam em seguida ou inventam desculpas para não honrar.

    Chega a ser irônico a campanha publicitária feita, por praticamente um mês, para que cancelem a ÚNICA promoção realmente vantajosa para os clientes. Vale ressaltar, também, que no dia de ontem, as ações da Smiles subiram mais de 3% na BOVESPA, o que certamente foi impulsionado pelo marketing gigantesco que fizeram ao redor do Clube Smiles Day.

    É incrível como o regulamento deles vale somente para o consumidor, quando a empresa o dobra e distorce ao seu belprazer. Como pode um clube, com assinatura anual, que a cobrança foi aprovada no cartão, com o desconto claramente explicitado na tela, ser cancelado de modo unilateral pela empresa? Indo em desecontro com seu próprio regulamento e com o CDC?

    Sinceramente, um absurdo!

  8. Já vi alguns casos em que promoções são canceladas de forma antecipada a adesão é suspensa, mas, por óbvio, quem aderiu a tempo e modo, tem seus direitos preservados.

    O Smiles quer abrir um novo precedente. Desistir da promoção e cancelar inclusive aqueles contratos já fechados. É o cúmulo.

  9. Realmente um absurdo ! Tem que reclamar mesmo para que eles cumpram com a oferta, afinal, está tudo registrado como promoção.
    E olha que não é a primeira vez que o Smiles lança uma promoção e depois volta atrás. Esse ano tivemos uma que dava 300% de bônus na transferência de milhas e poucas horas depois de lançada, a promoção foi retirada do site.
    De que adianta fazer tanta propaganda, criar expectativa se quando os clientes compram eles cancelam ?

  10. É um absurdo. Também considero um desrespeito com quem assina o clube há anos, vc paga mais caro que novos assinantes e não tem incentivo algum para continuar. Nem a opção de migrar para o clube anual a Smiles implementou ainda. Cancelei e recomendo q façam o mesmo.

    Aliás só vim aqui pela treta mesmo 🤷‍♂️

  11. Inadmissível, ocorreu comigo também!!! Inclusive após fazer a minha adesão ao clube, realizei a famosa propaganda boca a boca para meus amigos, orientando a todos aderirem ao clube porque somente e unicamente no Smiles DAY eles teriam acesso a essa promoção! Lamentavelmente horas depois ocorreu comigo exatamente o que a Bia escreveu, recebi um e-mail do Smiles informando que foi erro no cartão de crédito, mas os pontos já haviam caído na conta e houve extorno dos pontos. A muito tempo a Smiles vem fazendo propagando desse dia, para se preparar para aderir ao clube, inclusive durante todo o dia de ontem!! Já reclamei no chat do Smiles e espero que eles cumpram com o combinado, caso contrário vou procurar meus direitos!!!

  12. É triste uma empresa mandar um email falando que “TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA SÃO VALORES” e coloca a culpa no cartão de credito. Estava claro o valor a ser pago antes mesmo de confirmar a adesão ao clube, os prints nesta publicação não deixa duvidas.

  13. Todos os dias chegando email anunciando a maior promoção de todos os tempos, descontos nunca vistos, etc… Quando chega a hora a promoção se transforma neste papelão. Se houve algum erro com o cartão de crédito podemos acreditar que a smiles tem na sua base de clientes os clientes mais azarados do mundo, pois todos tiveram problemas no cartão ao mesmo tempo. Talvez sejamos poucos os prejudicados neste caso, em relação a base de clientes deles, mas podemos fazer muito barulho e alertar que as, quase sempre, as promoções inéditas anunciadas pela smiles se repetem todos os dias e nada mais são que pura enrolação. No minímo temos que fazer chegar a todos a enorme propaganda enganosa praticada pela smiles todos os dias, em especial no dia de ontem.

  14. Comportamento contraditório e vergonhoso por parte da Smiles em um dia que era para ser de celebração e boas promoções. Justamente no Clube Smiles Day!!!

    Comigo foi a mesma coisa: recebi por vários dias marketing e propaganda para que eu me preparasse para o tal Clube Smiles Day pois seria o dia das promoções imperdíveis. Acordei de manhã com a expectativa criada pela campanha publicitária, vi a oferta de 86% OFF, aceitei e paguei. Cheguei a receber a confirmação por SMS do meu cartão e a própria Smiles reconheceu o pagamento e me mandou um e-mail de boas vindas.

    Depois, sem justificativas plausíveis, cancelaram unilateralmente meu clube sob a fantasiosa e vil justificativa de que houve problema com meu cartão. Mentirosos!

    Não teve nenhum problema com meu banco, com meu cartão, com o valor. Estava tudo correto: uma promessa de um dia com grandes promoções, uma oferta de adesão com 86% OFF, a cobrança no cartão de crédito de acordo com o valor informado, e a confirmação do pagamento por parte do cartão e por parte da própria Smiles.

    Isso é conduta que fere os direitos básicos do consumidor e eu espero, sinceramente, que além da enxurrada de processos judiciais que a Smiles deve receber, que haja um processo nos órgãos de defesa do consumidor para que penalizem a Smiles por essa conduta lesiva aos seus consumidores.

  15. Foi ridicula a promoção do SMILES DAY!!!
    ocorreu exatamente como descrito na materia… a semana inteira a smiles nos bombardeou com propaganda sobre o Smles Day (SMS, Email, Banner no site Smiles). A todo momento era propagado que teriam descontos incriveis e essas coisas que nos induzem a esperar otimas promoções.
    Dai, apareceu essa promoção do CLUBE com desconto de 86% e fiz a assinatura para minha filha (pois eu mesmo sou fiel cliente do Clube desde 2014) e – conforme descrito aqui pelo MeD, cancelaram unilateralmente o clube, mesmo ja tendo cobrado no meu cartao de credito (ainda esta la a cobrança!!!).
    Detalhe importante, antes de cancelar eles bloquearam a conta: quando tentei logar aparecia mensagem para ligar para o atendimento pois a conta estava bloqueada!!! Somente depois que eles cancelaram o clube e estornaram os pontos o acesso foi restaurado e pude entender o que houve.

    Soube por um amigo que queria alugar um carro com eles, que ofertaram 12 pontos por real gasto na Localiza, mas os pontos por reserva estavam muito menores… foi um CAOS, DESASTRE a promoção do SMILES DAY… eu mesmo, vou tentar contato com a empresa e se nao honrarem vou cancelar o meu clube, da minha esposa e farei campanha entre amigos e familiares para boicotarem a empresa…

    TOTAL DESCASO com seus consumidores… enganação mesmo!!!

  16. Também
    fui prejudicado, pura propaganda enganosa e ainda tive minha conta
    bloqueada por algumas horas. A empresa ainda deu respostas
    contraditórias e não honrou com o preço informado e o desconto oferecido
    no dia da promoção amplamente divulgada

  17. Um absurdo, fiz a compra e ainda tirei foto onde constava o desconto de 86%. Minha conta estava bloqueada e agora acesso e está cancelado os pontos. Quero saber como vai ficar essa situação agora

  18. Se o Smiles não honrar, é só imprimir tudo, comprovar que a parcela foi debitada no cartão e acionar via JEC…
    Pede que eles sejam obrigados a cumprir por 12 meses e tb pede um dano moral por fazer o consumidor de idiota…

  19. Não sei qual das duas atitudes da Smiles é a mais reprovável.
    Se é o fato de não honrar uma promoção amplamente alardeada ou se é colocar a culpa nas operadoras de cartão.
    Sempre fazendo o consumidor de otario!

  20. Absurdo. Pena que não fiz a assinatura a tempo, pois iria aciona-los judicialmente com o maior prazer. Parabéns pelo post Beatriz, que os prejudicados se sirvam dele. Abraço.

  21. A empresa passou a última semana entupindo a caixa de email de seus clientes criando a expectativa de uma grande promoção do Smiles Day que, inclusive, de tão especial começaria à meia noite. Na manhã do dia D, lancou uma promoção de adesão com 86% de desconto ao Clube. Ora, seria isso um percentual inexequível ou algo dentro do que poderíamos chamar de “grande”? Me parece que a empresa não poderá alegar valor abaixo do custo pois seu próprio regulamento diz que as milhas não possuem valor monetário. Diante de tudo, me parece que negar aos poucos clientes que embarcaram, de boa fé, na “grande” promoção seria absolutamente injusto. Com tantas provas materiais me parece que o dano financeiro e de imagem seria muito superior ao benefício obtido com o cancelamento.

  22. É brincadeira! Quando a gente quer cancelar o clube temos que ligar, porque não tem outra forma, e ficam naquela insistência da #%^* pra mantermos a assinatura. Aí no dia do Clube Smiles, lançam a promo e cancelam dessa forma unilateral. Ainda tentando fazer os clientes de trouxa falando que foi erro na cobrança do cartão! Palhaçada!

  23. Isso é o que temos de esperar por uma empresa fudida como essa smiles. Prova que nao tem o menor planejamento o setor de marketing e criam uma desavença interna com o seror financeiro

  24. Realmente é um efetivo desrespeito ao consumidor. Presumo que o jurídico (se foi consultado antes de cancelar as contas!) da Smiles não conheça o dispositivo do CDC que determina que o ofertante fica vinculado à oferta.
    A alegação quanto a erro na cobrança no cartão de crédito não procede. A oferta é clara quanto ao desconto de 86%!! Há diversas imagens do site da Smiles que confirmam isso!
    Serão muitas ações judiciais! Lamentável ocupar o Judiciário com causas como esta. Já estou preparando a minha!

  25. Totalmente amadora essa postura dos gestores do Smiles. Os consumidores estão totalmente respaldados pelo CDC, e esse cancelamento unilateral serve apenas para manchar ainda mais a imagem da empresa, além de dar margem a outros processos para os consumidores lesados. A empresa teve tempo suficiente para avaliar as promoções que faria, e pelos prints dessa matéria tudo estava corretamente comunicado. Se houve um erro não há nada além de sentar e chorar para o Smiles, e talvez demitir o responsável.

    PS – infelizmente não soube da promoção, caso contrário assinaria, mesmo não sendo um fã do Smiles

  26. Parabéns pelo post. Poucos blogs publicaram essa terrível situação. Pelo que notei, a turma que foi convidada para a apresentação do novo avião que fará a rota para os EUA não escreveu uma vírgula sobre o assunto.

    • É que no carro dela tem no vidro traseiro um adesivo assim:
      I hate Jabá…
      Já no cara da dupla mimosa e do desatinado tem esse:
      I like & I love Jabá..
      Só isso….
      Imagina se eles vão contrariar o patrãozinho….

  27. Assinei o Clube para minha esposa porque tinha achado as condições bastante favoráveis, pois fizeram um marketing pesado, dizendo que ofereceriam “condições nunca vistas antes”. Para minha surpresa a conta foi bloqueada, os pontos extornados, nenhum comunicado via e-mail foi recebido, mas a cobrança no cartão continua ativa. Devo acionar a empresa judicialmente, só mesmo no Brasi para nos tratarem de palhaço desse jeito…

  28. Bom, eu acho que é a tática do “se colar, colou”. De todos que aderiram nesta promoção, quantos vão brigar na justiça? Acredito que menos de 50%. Isto deve pagar os gastos eventuais com os escritórios contratados. Ainda assim, nem é uma perda garantida, apesar de todas as promoções anunciadas e marketing a rodo, sempre vai ter o juiz (espero que minoria) que vai decidir que se tratava de um claro erro.
    Em outra má notícia, mas que deve afetar poucos, Hong Kong é mais um “país” a permitir a cobrança da taxa de combustível, desde que o preço informado seja o total (muito semelhante à portaria da Anac): https://loyaltylobby.com/2018/09/21/airlines-can-add-fuel-surcharges-ex-hong-kong-effective-november-1-2018/

  29. O consumidor certamente foi lesado duas vezes, e isso porque além da quebra contratual unilateral da Smiles (ilícita e abusiva) o cliente terá o estorno em média só depois de 60 dias, como procedem as operadoras de cartão.
    A pessoa pagou no ato, teve diminuição patrimonial e os 60 dias em que “emprestou” o dinheiro não vira corrigido.

    É um abuso, chama-se marketing agressivo – você usa de um erro proposital para fazer propaganda escandalosa (86% de desconto), mas depois intencionalmente não honra!

  30. Boa tarde a todos. Infelizmente essa prática lamentável é mais comum do que se imagina. Existem vários precedentes judiciais condenando ao desrespeito ao consumidor, todos com base no CDC. Sugiro que os usuários que compraram nos termos da promoção registrem todas as telas, e-mails e informações fornecidas pela Smiles. Eventuais reclamações no Procon e sites no estilo “Reclame Aqui” normalmente não geram o efeito desejado. Caso seja do seu interesse, eu posso transmitir melhor informações sobre o “passo a passo”, objetivando uma rápida resolução da questão. Meu e-mail é guilhermefcm@yahoo.com.br. Abraços

  31. Estou até agora tentando entender essa promoção do smiles day. O smiles acha que pode cancelar unilateralmente uma promoção, mas isto configura um absurdo que custo a acreditar. Anunciaram por tanto tempo que viria uma promoção bombástica, tenho vários emails indicando isto. A mesma coisa aconteceu com a Iberia, fez a promoção e depois se arrependeu, porém com algum custo acabou honrando. O smiles teve tempo para bolar os valores e agora vem com essa conversa de que houve erro na cobrança do cartão. Houve não, foi pago exatamente o que foi informado, 86% de desconto. Mais ridículo ainda é o smiles querer que usemos da justiça brasileira para cobrar o que nos é de direito. vamos sim para a justiça, só vou aguardar este prazo de 5 dias e espero por uma resposta positiva!

  32. Pergunta de interpretação de regulamento e realidade…se eu cancelar hoje um plano do clube smiles que tenho a 14 meses e esperar digamos 2 dias e fizer uma nova adesão recebo os pontos bônus? Pq pelo q li no regulamento conta-se 12 meses da adesao p q vc cancele e volte ao clube c pontos…e ae?

  33. na penultima promocao de bônus para transferência de pontos do cartão fiz no ultimo dia pela manha e no fina da transacao dava a mensagem no Santander esfera: pontos não autorizados pelo parceiro. No dia seguinte, automaticamente e sem eu pedir, os pontos passaram pro Smiles, obviamente sem o bonus.

  34. Como faco pra entrar em contato com o autor da matéria? Pois tenho um caso bem parecido que tive com eles e não cumpriram conforme está dito no anúncio ! Como falo com o responsável da matéria ???????

  35. O problema é que as decisões judiciais sobre o episódio entendem que se o preço da oferta e muito baixo, o consumidor deve presumir que a oferta está errada. Por isso, penso que o Smiles poderia recusar-se a cumprir o contratado.

    • Pedro… seu raciocínio não acompanha a lógica dos tribunais…e nem a lógica mercadológica…
      Talvez porque vc não conheça a forma como o Smiles reiteradamente age… por sinal, eles demonstram a toda hora serem bem desonestos…
      NORMALMENTE, o Smiles bombardeia seus associados com descontos na faixa de 40-70%… isso é corriqueiro, usual… ´é o dia a dia desse programa em sua sanha por dinheiro pra enfiar na Gol.. que é objetivo do programa…
      Aí, os caras fazem maior auê, fazem maior frisson no mercado e criam o tal do Smiles Day…. de 15 dias pra cá ficam ventilando aos quatro cantos do planeta que será um dia de excelentes ofertas/promoções, NUM DIA ÚNICO…(recebi trocentos e-mails deles… uma festa…)
      Bem.. por aí, eles já vão, SUTILMENTE, incutindo na mente das pessoas, que oferecerão valores excelente, maravilhosos… ofertas tentadoras e irrecusáveis..
      Aí, os caras oferecem um desconto de 86% na assinatura do Club Smiles 10.000, segundo algumas condições…
      Meio mundo que recebeu a oferta, foi lá e lacrou, acreditando no anúncio..
      Bem.. de 86% para 70% não é tanta diferença assim, mais ainda se é um dia patriótico como o Smiles Day ( não sei porque eles não fizeram isso no dia 7 de setembro ou no 4 de julho ou no 5 de outubro, dias em que comemoramos a independência de nossos países.. teria ainda mais apego comercial )..
      Depois que meio mundo que lacrou na promoção entrou e encheu o cofre do Smiles, eles vão lá e dizem que houve um erro ????
      Erro ?? no Smiles ??? com o detalhe que eles não estornaram os valores imediatamente pro cartão, operação que sabemos pode ser feita….
      Com 15 dias de antecedência para preparar, com MARKETING VISUAL PRONTO HÁ DIAS, e ninguém percebeu que era 86% de desconto ???
      É até direito do Smiles tentar enganar as pessoas… pois como somos pessoas honestas, pensamos que os outros, pessoas e empresas, tb o são..
      Mas, daí a empresa querer fazer os associados de asnos.. é dose…

    • É a picaretagem total:
      – lançam promoção pra enganar o cliente;
      – cancelam a promoção, quer dizer, cancelam parcialmente, porque não dão o crédito das milhas, mas o débito do cartão, que pode ser estornado imediatamente, não estornam…;
      – e, ao invés de disponibilizarem um 0800 para os clientes reclamarem, colocam um 0300, pelo qual o cliente paga (E TENHO SÉRIAS DÚVIDAS SE ELES NÃO RECEBEM UM % DA CIA. TELEFÔNICA), só pra dificultar ainda mais para o cliente…
      E aí, vem um vendido lá no outro site e tem a cara de pau de falar em “erro” da empresa….

  36. Smiles, empresa que não honra o compromisso. Cancelei e ainda continuam descontando. Quero meu dinheiro de volta. Ninguém responde por essa empresa. SMILES NUNCA MAIS!!!

  37. Impressionante
    O Alexandre, um dos icones da Jabalândia, esta lá atenuando a barra da sacanagem que o Smiles fez
    Fala em “erro” do Smiles, que isso pode dar problemas pra empresa
    Em momento algum mostra a quebra de um contrato e repreende a empresa…fica , subliminarmente induzindo que era claro que era um erro…
    Uma pena o que ocorre com o outrora site e com o excelente trabalho que o Fabio fazia
    Virou um Outdoor Midiático
    Mais um no nivel do Melhores Desatinos…

    • Enquanto pessoas desprovidas da capacidade de questionamentos continuarem caindo na publicidade financiada do “ne nom”, ele vai surfar na onda. Depois quando o bicho pega em desfavor dos leitores, ele taca o foda-se e se salva sozinho! Depois daquela passagem da Emirates onde só 1 voou, não dou mais meu view.

  38. Beatriz…
    Está cada vez mais difícil digitar aqui no seu site…
    Isso porque estou tendo que usar luvas de ferro, até o cotovelo, porque tem um jacaré azul me olhando com cara que quer me pegar (parecido com aquele olhar que o Smiles tem para nós… pronto.. não é mais off-topic)…
    Some-se a isso que, para ler qq coisa que fale de Smiles, eu tb uso a Máscara de Ferro, porque tenho medo do Nariz de Pinóquio das promoções/assuntos do Smiles furar meu olho (o bolso não tem jeito.. eles já furaram anos anteriores…)
    E por fim, como morador da cidade do Rio de Janeiro, tenho que andar com uma armadura de ferro, pra levar chumbo grosso de bala perdida…
    Na boa..
    Alguém aí sabe o telefone do Tony Stark e se ele tem algum modelito de 2ª mão pra vender ???

  39. Boa tarde pessoal! Alguém conseguiu alguma resposta favorável
    da Smiles? Pq até o momento só recebi e-mails dizendo que foi um problema no cartão, depois que foi instabilidade do sistema mas nada de honrar a promoção.

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