q6prmv.md.png
sexta-feira, maio 7, 2021
q6prmv.md.png
InícioEmpresas AéreasOutras Empresas AereasSurpresa na aviação mundial: IAG compra Air Europa

Surpresa na aviação mundial: IAG compra Air Europa

Segunda-feira amanheceu com uma surpresa na aviação comercial do mundo. O grupo IAG, controlador da British Airways e da Iberia, fez oferta de 1 bilhão de euros pela Air Europa em dinheiro vivo.

A Operação

A operação foi anunciada há pouco pela Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários da Espanha, mas ainda deve ser aprovada pelas autoridades regulatórias na segunda metade de 2020.

Caso a operação não se concretize em razão de violação das regras de concorrência ou algo similar, o IAG deverá pagar 40 milhões de euros para a Air Europa a título de quebra de negócio.

Quem é a Air Europa?

A Air Europa é uma empresa aérea espanhola com sede em Madri, na Espanha. Ela pertence ao grupo Globalia. Com 66 aeronaves na frota, ela voa para 69 destinos, incluindo voos de longa distância para a América do Sul, Estados Unidos e Caribe. A empresa também opera voos para diversas cidades europeias e para o norte da África.

Em 2018, a empresa gerou receita de 2.1 bilhões de euros, com lucro operacional de 100 milhões de euros. Ela transportou 118 milhões de passageiros no ano passado.

A empresa opera com 14 aeronaves B787, mas tem pedido para mais 6, totalizando 20 Dreamliners na frota. Além disso ela tem 11 A330, 20 B737, 11 Embraer 195 e 9 ATR42/72.

Em relação à configuração, os B787 dispõe de assentos-cama alinhados 2-2-2 na executiva, e 3-3-3 na econômica. Alguns A330 estão sendo retrofitados com a mesma business do B787.

Ela pertence ao Skyteam, a mesma aliança da Delta, que acabou de adquirir 20% da LATAM, que ainda é da Oneworld (mas vai sair), a mesma aliança da British Airways e Iberia, que pertencem à IAG, que vai comprar a Air Europa.

Air Europa Business Class B787
Air Europa Business Class B787
Air Europa Business Class B787
Air Europa Business Class B787
Air Europa Classe Econômica B787
Air Europa Classe Econômica B787

Os Objetivos da Aquisição da Air Europa pelo IAG

O objetivo da compra é estratégico. A IAG quer tornar Madri um hub chave para operações aéreas comerciais na Europa. Assim, a capital espanhola passaria a competir com grandes hubs como Amsterdam, Frankfurt, Paris e Londres. Além disso, a compra permite um aumento significativo da presença da IAG no mercado sul-americano e caribenho.

Como objetivo adicional a operação vai poder tornar Madri em um centro de conexão entre a América do Sul e a Ásia.

Aliás, foram essas as exatas palavras de Willie Walsh, o CEO da IAG. A aquisição irá restabelecer a IAG como a líder do altamente atrativo mercado entre Europa e América do Sul e Caribe.

A marca Air Europa será inicialmente mantida e a empresa ficará separada das operações da Iberia, mas será administrada por Luís Gallego, o responsável pela Iberia.

A Presença da Air Europa no Brasil

A Air Europa atualmente serve três cidades brasileiras: São Paulo, Salvador e Recife. Agora em novembro, ela vai estrear uma nota rota unindo Fortaleza a Madri.

Em maio desse ano, a Globalia, controladora da Air Europa, formalizou um pedido junto à JUCESP (Junta Comercial de São Paulo) para a criação de uma companhia aérea no Brasil.

Algumas Palavras

As notícias de aquisição de empresas aéreas não param de nos surpreender, especialmente quando envolvem companhias de alianças diferentes. Agora é a vez de especularmos sobre o destino da Air Europa – será ela mantida como membro Skyteam ou migrará para a Oneworld?

Eu imagino que a empresa vai sair da Skyteam e entrar na Oneworld. Ambos os processos são demorados, mas não faz o menor sentido o chefe da Iberia ficar a frente de uma empresa membro da aliança rival.

O que também é possível é que a empresa saia da Skyteam, mas seja apenas parceira da British e da Iberia, assim como a Aer Lingus. Aliás, a empresa irlandesa já fez parte da Oneworld em um passado recente, mas saiu da aliança.

E na entrevista dada, a marca será inicialmente mantida. Não será nenhuma surpresa se, no futuro, ela seja absorvida pela Iberia.

Agora, em relação ao mercado brasileiro, quem fez o pedido de constituição de uma empresa doméstica foi a Globalia, que é controladora da Air Europa. E a voadora é a única companhia aérea do portfólio da Globalia.

Não sei ao certo como isso será desenvolvido agora com a saída da Air Europa do grupo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …
Beto Junior on Uma pausa necessária …
Anna Paula David on Uma pausa necessária …
Fabio Henrique on Uma pausa necessária …
Henrique P. P. on Uma pausa necessária …
Jorge Brito on Uma pausa necessária …