q6prmv.md.png
domingo, maio 9, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesTAP business class GIG - LIS A332 retrofit

TAP business class GIG – LIS A332 retrofit

Meu primeiro voo para a viagem dos Balcãs começou com a TAP, no trecho Rio – Lisboa. Por sorte, peguei um A330-200 retrofitado, que tem uma boa cabine de classe executiva.

O VOO

O TP74 sai do Rio de Janeiro às 15:40 hrs e chega em Lisboa às 5:20 hrs da manhã do dia seguinte. São 9h30mins de voo que percorrem as 4778 milhas que separam as duas cidades.

O voo transcorreu sem qualquer problema. Eu, pessoalmente, acho o horário muito ruim – é um voo diurno, no meio da tarde e, na hora que começa a dar sono, estamos chegando no destino. Por outro lado, é ótimo em termos de conexão.

A CABINE

Quando entrei na aeronave, já tinham alguns passageiros e ficou muito difícil para tirar aquela clássica foto na frente da cabine, que conta com 25 assentos cama.

A configuração do A330-200 retrofitado é curiosa: do lado esquerdo da aeronave, há um assento somente perto das janelas. No centro, há sempre dois. E, do lado direito, podemos ter 2 assentos lado a lado ou um assento tipo trono:

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Os assentos do lado esquerdo podem ter duas configurações: um mais privativo – com a coluna lateral do lado do corredor, e outro menos privativo, com a coluna lateral junto à janela.

Abaixo, o assento que dá mais privacidade:

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Já o assento abaixo deixa o passageiro mais exposto.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Já o trono é o melhor assento para o viajante solitário: há amplo espaço para guardar os itens pessoais e confere bastante privacidade para o viajante.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

De qualquer modo, achei a cabine muito bonita, moderna, com tons sóbrios – ótima de viajar.

O ASSENTO

Os assentos tem material de boa qualidade e o estofamento também é bom. Há lugar suficiente para guardar itens pessoais que o passageiro prefere que fiquem a mão durante o voo.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Notem que na coluna que separa os assentos há um compartimento onde é possível guardar itens pessoais.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Em virtude da distância entre os assentos, há amplo espaço para esticar as pernas.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O único senão é o afunilamento do descanso dos pés, que pode ser desconfortável para dormir.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

A tela de entretenimento é de bom tamanho e a qualidade do vídeo é boa.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Na lateral do assento, há um painel com luz individual, entrada USB, e entrada dos fones de ouvido, o controle remoto, e um “cercadinho” para a água. Também há um “laço” para guardar os fones de ouvido.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Na coluna vertical tem uma tomada elétrica:

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Também na lateral fica o mecanismo para destravar a mesa:

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Na parte frontal, há um “cabide” para pendurar agasalhos e jaquetas mais leves.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Os controles do assento são bem básicos e não é possível customizar a posição do assento ao gosto do passageiro.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

Ao chegar ao assento, a tripulação já havia deixado o amenity kit e os fones de ouvido. O kit

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O amenity kit é fornecido pela Castelbel e é uma bolsinha com a estampa do Cais da Ribeira, no Porto. Achei lindo, mas confesso que preferia a latinha de sardinha … rssss fiquei triste quando vi que não era o “kit da vez” … rsssss

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O kit é básico e seu conteúdo dá conta das necessidades dos passageiros durante o voo.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O fone de ouvido, da Phitek, é noise-cancelling e de boa qualidade.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

A TAP não oferece pijamas ou camisas (como a Lufthansa faz) para a classe executiva.

O SERVIÇO DE BORDO

Ainda em solo, foi oferecido o tradicional drink de boas-vindas com um saquinho de nuts e frutas secas.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O menu do voo e a carta de vinhoes eram os seguintes:

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Logo após a decolagem, assim que atingimos a altitude de cruzeiro, o serviço de bordo foi iniciado.

O canapé de lula defumada, com tomate seco e azeitona estava bom. O pratinho com nuts veio com a tampa de plástico – poderia ter sido retirada antes de servir, mas nada que comprometa, sob qualquer aspecto, a qualidade do serviço de bordo da TAP nesse voo.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Em seguida, chegou a entrada de rosbife com tomatada, que estava muito boa. A sopa de agrião, porém, estava excelente. Aliás, geralmente não tem como errar na sopa. Minha experiência tem sido sempre positiva nesse sentido.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Como prato principal, eu escolhi o picadinho de filet mignon com farofa de ovos e banana. Para acompanhar, escolhi o Esporão Reserva tinto. O picadinho estava bem saboroso.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Totalmente off-topic mas uma recomendação para vocês: em Portugal, não deixem de visitar a Herdade do Esporão no Alentejo. Marquem um almoço acompanhado de uma visita nas caves. É sen-sa-cio-nal! Mas tem que fazer a reserva com antecedência (clique aqui para acessar o site da Herdade). Prometo que a experiência será inesquecível! (Se tiver alguém da Herdade lendo esse post, não decepcionem os leitores do Milhas & Destinos, sff! rssss).

Minha companheira de voo escolheu a moqueca e deu uma avaliação positiva para o prato dela!

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

Para terminar, eu escolhi a seleção de queijos. Uma pena não ter aqueles queijos maravilhosos da Serra da Estrela … 🙁

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

O café da manhã é que eu achei que deixou a desejar: não há escolha de prato quente. Aliás, nem prato quente foi servido. Isso a TAP poderia melhorar bastante.

TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019
TP business class GIG – LIS A332 abr 2019

COMENTÁRIOS FINAIS

Gostei muito do voo da TAP. O serviço foi correto, com a tripulação atenciosa. O almoço/jantar estava muito bom, mesmo. O café da manhã é o calcanhar de Aquiles do voo: pode e deve melhorar.

Quanto ao hard product A330-200 retrofitado é realmente uma ótima opção de voos entre Brasil e Europa.

Ou seja, não tenho qualquer reclamação quanto ao voo em si e à tripulação da TAP.

Minhas críticas são o cancelamento do voo sem qualquer aviso para o cliente e sem oferecer qualquer opção decente. Também acho inadmissível a alta rotatividade de aeronaves/cabines para as rotas do Brasil. Para mim, o tipo de cabine que vou voar é essencial na escolha da companhia aérea. É claro que imprevistos podem acontecer, mas não é esse o caso da TAP.

A TAP se acha no direito de colocar qualquer aeronave a qualquer tempo, independentemente se está oferecendo um produto para a família Flintstone ou para alguém que está voando no final da 2a década do século XXI.

Nós, passageiros, atualmente estamos mais atentos aos produtos que adquirimos e queremos que o contrato seja cumprido nas condições em que foi firmado.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar