q6prmv.md.png
domingo, maio 9, 2021
q6prmv.md.png
InícioEmpresas AéreasOutras Empresas AereasTAP dá adeus ao A340 nessa semana

TAP dá adeus ao A340 nessa semana

Nessa semana a TAP dará adeus aos seus A340. Brasil e Moçambique são os países escolhidos para se despedir da aeronave.

As Últimas Datas da Aeronave

Lisboa – Maputo 25OUT19 (retorno de MPM em 26OUT19)
Lisboa – Recife 25OUT19 / 26OUT19 (o último serviço do A340-300 será dia 26OCU19 nos voos TP11/16)
Lisboa – Rio de Janeiro Galeao 23OUT19 (retorno de GIG em 24OCT19)

O Revolucionário A340

Durante anos, o mercado de voos comerciais de longa distância foi dominado pela Boeing e Douglas.

Nos idos dos anos 70, com a existência do B747, do MacDonnell Douglas DC-10 e do Lockheed L1011 Tristar – sendo o primeiro quadrimotor e os dois últimos, trimotores, havia uma resistência das companhias aéreas de utilizar jatos bimotores para longos voos sobre o oceano. Além disso, o processo de aprovação dessas aeronaves para esse tipo de voo era mais complexo.

Para quebrar o domínio das americanas e abocanhar o mercado de longa distância, a Airbus planejou a família A300 ainda nos anos 70, o que incluiu o A330 e o A340.

O A340, uma aeronave quadrimotor, teve seu desenvolvimento iniciado em 1981, quando ainda era chamado TA11 e anunciado ao mercado em 1986. Sua apresentação oficial ocorreu no Paris Airshow de 1987, em que a Airbus recebeu 89 encomendas.

Seu cliente de lançamento foi a Lufthansa, com o voo inaugural em 1993. A aeronave foi batizada de Nürnberg e contava com 228 assentos. Aliás, a Lufthansa foi a maior operadora do A340. Ela foi seguidoa da Air France, com a ecomenda inicial de 9 aeronaves.

Já em 1987, a Virgin Atlantic anuncia que será o cliente inicial do A340-600, recebendo o primeiro exemplar, o Claudia Nine, em julho de 2002.

Apesar de terem sido construídos apenas 377 unidades da aeronave, durante anos o A340 foi o widebody de maior autonomia do mercado comercial. Além disso, foi o primeiro avião a contar com a tecnologia fly-by-wire e com um alto percentual de partes estruturais de materiais compostos.

Apesar de um motor do A340 consumir menos combustível do que um motor do B777, este último é um bimotor. Assim, no final das contas, o B777, mais econômico, veio a fazer frente ao A340, que teve sua linha de produção interrompida em 2011.

Ainda há 250 A340 em operação no mercado atualmente.

O A340 da TAP

A TAP encomendou 4 A340-300 e está fazendo os últimos voos com as suas unidades. A empresa configurou a aeronave com duas cabines – econômica e executiva.

Mapa de assentos TAP A340-300
Mapa de assentos TAP A340-300

Nos últimos anos, o interior das cabines deixava muito a desejar e já estava em tempo de renovação ou substituição.

Classe Econômica
Classe Econômica
Classe Executiva
Classe Executiva

O Substituto

A TAP terá a frota mais moderna voando entre o Brasil e a Europa com os seus A330-900neo.

A330-900neo Business Class
A330-900neo Business Class

Assim, em breve, todas as cidades brasileiras serão operadas ou pelo A330-900neo, ou pelo A330 retrofitado, que também tem um ótimo interior, ou vamos aguardar pelo A321neo, que vai inaugurar suas operações para Belém.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Sílvio Carneiro on A GOL vai incorporar a Smiles
Vanessa de Carvalho Dias on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on A GOL vai incorporar a Smiles
Luiz Rodrigues on A GOL vai incorporar a Smiles
Henrique P. P. on A GOL vai incorporar a Smiles
Daniel Gadelha on Uma pausa necessária …
Sílvio Carneiro on Uma pausa necessária …
Vanessa de Carvalho Dias on Uma pausa necessária …
Luiz Carlos Costa on Uma pausa necessária …
Carlos Certório on Uma pausa necessária …
Luiz Rodrigues on Uma pausa necessária …
Wanderley Campos on Uma pausa necessária …
Dott. Macchia on Uma pausa necessária …
Beto Junior on Uma pausa necessária …
Anna Paula David on Uma pausa necessária …
Fabio Henrique on Uma pausa necessária …
Henrique P. P. on Uma pausa necessária …
Jorge Brito on Uma pausa necessária …