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sábado, abril 17, 2021
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TudoAzul et caterva – não ajudem: cancelem!

O TudoAzul acaba de protagonizar uma das atitudes mais lamentáveis que uma empresa que (se diz) séria pode tomar: aumentou em 100% o resgate para o ALL da Accor, sem aviso prévio. Agora, clientes do Clube TudoAzul ou Azul Diamante precisam de 8.000 pontos para  cada 1.000 pontos ALL. Quem não é ninguém na fila do pão, paga na proporção 10:1.

Esse tipo de comportamento é corriqueiro na terra sem lei que é o Brasil. Os programas de milhas brasileiros, em geral, são PhDs nessa dança macabra. Fazem tudo na surdina, na calada da noite, que nem baratas assustadas. E assim o fazem porque não há um órgão sequer que se digne a impedir esses descalabros.

Nos idos de março / abril, vieram com a conversinha – sim, no diminutivo, porque não merecem mais do que isso – “não cancelem, adiem”. “Nos ajudem, senão vamos quebrar e serão milhares de empregos perdidos”. Taí uma chantagem baratinha que muita gente graúda caiu. Os inocentes do Leblon, diria Carlos Drummond de Andrade.

É claro que os funcionários que sofrem com as demissões não são aqueles que assinam essas medidas e, em relação a eles, e somente a eles, eu sou solidária.

Agora, vamos lá ao que interessa: amados leitores, cancelem tudo o que puderem cancelar!

Dou meu exemplo: com mais 2 meses de clube TudoaAzul, eu viro diamante. Então, pagarei os próximos 2 meses. Depois, tchau. Não tenho Clube Smiles, não tenho Clube LATAM Pass. Suspendi meu clube Livelo por 2 meses. Quando voltar, não sei se farei um downgrade pro Clube 1.000 ou vou cancelar de vez. Não preciso comprar milhas nesse momento e nem compraria, dada a situação do mundo e das enormes incertezas que a economia brasileira vem sinalizando.

Venhamos e convenhamos: muitos de nós temos milhas para fazer diversas viagens, ainda que haja outras desvalorizações. Sejamos conscientes: vamos utilizá-las, vamos deixar esse povo a seco durante um bom tempo!

Nós sabemos que, nos próximos meses, as viagens ainda estarão restritas e, provavelmente, vamos ficar por aqui mesmo. Ou vamos viajar menos, dependendo das exigências sanitárias que nos serão impostas.

Nesse tempo, que a gente seja a força que impulsiona uma mudança mínima de comportamento dessas empresas que dependem inteiramente do NOSSO dinheiro.

E não se esqueçam: a sistemática da “carta de repúdio” não tem o menor efeito aqui nesse país. De nada adianta ir no Facebook, Instagram, Twitter etc. Essas empresas pouco se importam porque sabem que o barulho é momentâneo.

O repúdio maior é negar dinheiro para quem não tem o menor respeito por nós. É isso. Dêem-se ao respeito. Hoje.

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83 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz como sempre extremamente lúcida e direta ao ponto. Parabéns pela postura! Inadmissível a forma como o Tudo Azul trata os clientes, aumento vergonhoso e logo após longas e generosas campanhas de adesão ao clube e transferência bonificada. O ALL era a única coisa que me fazia transferir pontos para a Azul, agora isso acabou. Sinto pelos funcionários, mas essa empresa precisa sentir no bolso que não pode tratar os clientes dessa forma desleal.

  2. Parabéns Beatriz pelo post e sobretudo pela mensagem. Enquanto a empresa não sentir pesado no bolso, nada mudará, pelo contrário, irá piorar. Portanto, a campanha agora é essa: CANCELEM! Farei isso em 2 clubes, e no outro, anual, tão logo cumpra a carência, Adeus Tudo Azul.

  3. Parabéns pelo posicionamento claro e cristalino, no qual fica fácil perceber se os interesses do blog se alinham na defesa dos seus leitores ou das empresas que promovem golpes baixos deste estilo.
    “É uma pena” que nem todos sejam assim.

  4. Pessoal vamos todos cancelar os clubes e cartoes de crédito. Vamos da uma contra partida pra atitude deles.
    Reclamem no consumidor.gov não vamos ser passivos com a total falta de respeito com o consumidor.

    Todo mundo amanhã ou hoje mesmo no consumidor.gov

  5. A gente já vinha discutindo aqui e no site do Guilherme que o TudoAzul vinha usando “bug seletivo” pra dificultar o envio de milhas pro Le Club…
    Aí uns “comentaristas”, provavelmente gente do programa fazendo hora extra nos teclados, ficavam dizendo que tava tudo rolando redondo, que a gente era reclamento e mimizento…
    Pois é, né???

    • Ontem mesmo tentei fazer resgates de 5 vouchers nos valores antigos. Os 5, para surpresa de 0 pessoas, voltaram como “pedido recusado”. Já tive esse problema a uns 2 meses atrás e eles resolveram e me garantiram que não voltaria a ocorrer. Até recebi ligação de supervisor garantindo que não voltaria a ocorrer. Vergonha de empresa!

  6. Vou ligar amanhã e tentar cancelar o clube 20k, assinei em agosto acabei de pagar o segundo mês, em teoria eu cancelando agora tenho que pagar 6 mensalidades de multa. Se eles não cancelarem sem multa, vou abrir uma reclamação no consumidor . gov .

  7. Ontem tentei fazer resgates de 5 vouchers nos valores antigos. Os 5, para surpresa de 0 pessoas, voltaram como “pedido recusado”. Já tive esse problema a uns 2 meses atrás e eles resolveram e me garantiram que não voltaria a ocorrer. Até recebi ligação de supervisor garantindo que não voltaria a ocorrer. Vergonha de empresa!

  8. Odeio bancar a mala mas vocês já viram o preço do euro? A Azul só ajustou a pontuação com a cotação atual, Smiles fez o mesmo uns meses atrás… quem aproveitou e comprou antes se deu bem.

    É triste mas nossa realidade atual é essa, o real vale menos que a moeda boliviana. Quanto mais desvalorização do real, mais reajustes serão feitos, independente da companhia.

    • Não faz sentido essa comparação. O Smiles aumentou de 4 para 5. A Latam de 3 para 5. O lixo da Azul dobrou. O euro valorizou 40% em média frente ao real nessa crise, e não 100%.

    • Infelizmente, não é exatamente o caso. A cotação do Euro não subiu 100%, como o Tudo Azul reajustou a transferência.
      Fora que o programa já havia feito um reajuste no começo do ano, quando não houve variação cambial significativa.
      Quem banca a mala sem alça é o Tudo Azul.

    • Vc ta de brincadeira né?
      O acumulo nos cartões (grande maioria) é atrelado ao dolar…. logo com a alta da moeda se acumula menos e somos desfavorecidos com isso.
      Colocar um deságio na tabela e jogar a culpa na desvalorização cambial, é como colocar o efeito em dobro.

      • Dado o status quo, você tem toda a razão, estão cobrando 2 vezes de quem acumula pontos no cartão.

        Mas, na minha opinião, o acúmulo ser atrelado ao dólar é o que precisa mudar (e já está mudando, vide cartão PDA), pelo menos para os programas brasileiros. Compra de pontos é atrelada ao real. Outras modalidades de compra disfarçada (transferência, renovação, etc.), também. Clube é em real. Promoções no varejo são de x pontos/real em compras. Pontos acumulados em vôos de empresas nacionais, pelo que sei (e considerando que a política pode variar de uma companhia para outra), também. Então, com exceção dos cartões convencionais, tudo está atrelado ao real. Só resta mesmo o resto dos cartões seguirem o caminho do PDA.

        • Eu desisti dos programas brasileiros, agora foco no Iberia Plus e AAdvantage. Então continuando a convesão pelo dolar e a proporção 1:1 de transferência está ótimo.
          Mas realmente, pra quem foca nos brasileiro o PDA é a melhor opção atualmente.

    • O problema não é esse, acho que todo mundo entende os aumentos de preços. O problema é a falta de aviso, a falta de transparência. Quantas pessoas assinaram clubes só por isso, eu mesmo fiz uma compra de 20 mil reais bonificada na azul só por causa do all.

      É agir de má fé, já que muita gente contratou o clube e mandou pontos para azul exclusivamente por causa disso.

      Devem receber sim um enxurrada de cancelamentos reclamações e judicializaçao. Não pelo aumento mas pela falta de respeito com o consumidor.

      • Realmente, entendo perfeitamente seu ponto mas no mundo das milhas foi sempre assim, sempre que aparece uma promoção “arrasadora” vem seguida de um deságio desses.

        • Deixa eu ver se entendi..
          Vc acha justificável que, havendo uma variação cambial ou outra variação qq, isso pode ser motivo para quebrar uma regra contratual???
          Ok… só não deixa o dono da empresa que vc trabalha saber disso…
          Sabe como é, né??
          Amanhã ele pode ter um prejuízo numa operação qualquer e usar isso como desculpa pra cortar teu salário pela metade…

    • Eles tem direito de mudar as regras, mas o fazem sem aviso prévio. Este é a parte mais irritante.

      De minha parte enquanto não mudarem a postura não envio mais nada para lá. Alias, não faço parte de nenhum clube de milhas nacional mais.

      O ultimo que cancelei foi o Latam depois que oneraram os valores sem aviso prévio.

  9. É impressão minha ou a Beatriz tá p*** da vida com essa atitude do TudoAzul..????
    Colega… fica assim não…
    Mês passado eu diversifiquei o objeto social da empresa e estamos investindo no ramo de brinquedos… não tem país como o Brasil pra “brincar” com a cara dos outros…
    Por falar em cara, vou te enviar dois “João Teimoso” pra vc descarregar essa energia negativa:
    Um com a face do Nelleman e outro com o rostinho angelical do CEO do TudoAzul…

    PS: dá uns por minha conta.. rsrs

  10. Parabéns pelo posicionamento. Essas empresas não merecem nosso dinheiro. Estou na mesma situação. 3 meses e minha esposa vira diamante. A partir daí é tchau. Não verão mais meu dinheiro.

  11. Felizmente sempre achei o TudoAzul TudoRuim e nunca tive muitos pontos acumulados por lá. Usava para escolher aqueles assentos com mais espaço. E só.

  12. Boicote é belo e moral. Vamos divulgar e fazer propaganda negativa. Agora querer regulamentação pra programa de fidelidade não faz sentido. Ao cadastrar la no programa voluntariamente vc marca uma caixinha aceitando as condições, que deveria ter lido antes, e concordando com a possibilidade de o programa fazer qualquer mudança sem avisar. Temos que aprender a ser responsáveis pelos nossos atos.

    • A princípio concordo com você, cada um deveria se responsabilizar pelas condições que aceitou.

      O que é difícil de engolir é essa história que uma (e só uma) das partes do contrato pode alterá-lo unilateralmente, sem o consentimento da outra parte, sem aviso prévio, sem que os pontos previamente adquiridos possam ser usados nas condições vigentes no momento em que foram adquiridos.

      Na minha opinião, isso não poderia existir em nenhum sistema legal minimamente decente. Se quiserem mudar as condições, e você não concordar, você pode até parar de acumular pontos, mas o certo seria você ter o direito de usufruir os pontos previamente adquiridos sem nenhuma mudança.

  13. Dúvida:
    Assinei há menos de 1 semana o clube 20.000, e mandei para o ALL os primeiros 20.000 pts. Posso cancelar pois está dentro do prazo de 7 dias. Eles vão cancelar a operação (por mim ok) ou vão manter essa primeira e cancelar apenas as próximas cobranças? Alguém tem ideia? rs

  14. O Henry é um eterno otimista…
    Nesse episódio todo eu vejo algo positivo… e uma esperança para os colegas que acreditaram ( não é o meu caso) e colocaram seus $$$ enviando pontos para o Miles & GO da TAP…
    Como o comando da cia. aérea (e do programa de fidelidade) não estão mais com o “ianque aventureiro”, existe uma esperança de que o programa da TAP não faça esse tipo de sacanagem com os associados…
    Então.. galera do Miles & Go: respirem aliviados pela galera que é dono da Azul não tem nada mais a ver com a TAP…
    A conferir…

  15. E aconteceu o tão previsto e previsível fim definitivo do uso da Tudo Azul para mandar pontos para lá. Confesso q aproveitem bem essa era. Mas agora, chega.

  16. https://uploads.disquscdn.com/images/6fd1f4a81d74562db270917270da2cc046b78331af58ca34f6b34e0f445911a4.jpg

    Parabéns pela posição firme e por alertar seus leitores!
    Faço minhas suas palavras! Cancelem tudo, se tem clube tudo azul, cancelem, se tem clube Latam Pass, Cancelem, se tem plano Clube Smiles, Cancelem!

    Vamos mudar essa situação!

    Este é o momento certo de fazermos uma corrente e deixar estes clubes de milhas, pontos a mingua.
    De minha parte cancelei tudo.

    01) Cancelei clube tudo Azul logo que baixaram regras de emissão para apenas 05 CPFs… Em verdade nunca emiti em 1 ano passagens para mais de 05 CPFS no Tudo Azul, mas achei uma afronta eu comprar, pagar pelas milhas e ter meus diretos cerceados.

    02) Em seguida cancelei clube Smiles pois os valores cobrados para emissão não estavam mais compensando. Mais vantajoso, comprar a passagem em dinheiro que ficar fazendo poupança em milhas.

    03) Restava o clube Multiplus, que apesar de todas as mazelas ainda conseguia emitir passagens para a Europa por volta de 31.000 pontos na econômica até final de fevereiro (não faço questão de luxo, só quero ir do ponto A ao ponto B pelo menor preço. Nada contra quem gosta de viajar em first). Agora seguiram o Smiles onerando os valores em 100, 200, 300%. Mandei as favas, cancelei também.

    Mantive o clube Livelo até março e em abril pedi a suspensão. Desde então mantenho suspenso o clube Livelo meu e de minha esposa. Quando vence a suspensão eu peço novamente.

    Estou analisando se volto a pagar o clube livelo para enviar pontos para empresas estrangeiras. Empresas brasileiras não terão mais meu pontos,

    Vamos mostrar nossa força e cancelar estes clubes de milhas / pontos das empresas aéreas brasileiras e deixá-los a mingua. Ou mudam o comportamento para atrair clientes novamente ou que o capiroto os leve para as profundas.

    Na foto o perfeito retrato dos clubes de milhas nos últimos tempos.

    • Infelizmente, enquanto os cambistas de pontos (“milheiros profissionais”) conseguirem lucrar nestas operações, qualquer movimento de boicote será uma gota d’água num oceano.

      Mesmo assim, farei a minha parte. Estou acumulando somente o necessário no TudoAzul (necessário mesmo, para viagens próprias frequentes que precisarei fazer, passada a pandemia). Latam: nada. Smiles: nada. Após acumular esse mínimo no TudoAzul (usando o cartão PDA que finalmente consegui), o restante estou acumulando no Santander e mandando para o Iberia Plus.

        • Olha, no meu caso só fiquei insistindo, pedia várias vezes por mês.

          Quando começou a promoção Bateu Ganhou no Santander, deixei de lado. Pedi só uma vez em agosto e outra em setembro, se não me engano. Nesta última, consegui.

          Outra hipótese é que tenha alguma relação com o fato de ter pedido o TudoAzul Itaucard lá em fevereiro, e agora em setembro já estar suficientemente distante.

        • Pois é, e na falta de um, o Itaú diz que vai me mandar dois.

          Mas se antes pretendia gastar só o necessário no Santander para isentar a anuidade, e gastar o restante no PDA para mandar para o TudoAzul (sabendo da opção de mandar o excedente para o ALL), agora perdeu o sentido. Vou usar só para acumular o necessário para as viagens que preciso fazer de Azul (e provavelmente só o Iti será o suficiente para isso). Talvez um pouco mais para atingir Diamante no TudoAzul. Mas o Santander continuará sendo meu cartão principal.

      • Meu amigo, culpa não é do sujeito que compra milhas para revender, mas sim dos programas de in fidelidade que vendem as milhas para alimentar o mercado.

        Se fosse como antigamente, época do Smiles quando ainda da Varig (faço parte da velha guarda) não haveria este comercio desenfreado.

        Naquela época a gente juntava os pontos do cartão e dos voos e fazia viagens internacionais realmente com emissões em milhas que dava alegria. Não tinha essa de “comprar” pontos.

        Que alimenta essa bagunça são as próprias empresas aéreas e seus clubes de pontos.

        Tudo Azul limita emissão a 05 CPFs ao ano… Há, bacana! Mas vende milhas. Faz promoção de transferências com bônus exorbitantes e como não existe almoço grátis quer descontar cobrando taxas e dificultando as transferências para os parceiros.

        Nunca emiti passagens para mais de 05 pessoas no ano pela Azul… Mas não concordo com a limitação.

        Se em tese eu tiver 200.000 milhas lá e eventualmente precisar emitir passagens para 6 pessoas não poderei usar o que me pertence.

        Como já declarei; Cancelei todos os clubes de milhas e pronto.

        O ultimo que cancelei foi o Latam Pass, pois além de onerar as emissões internacionais em mais de 100% ainda dificultam emissão com parceiros e passaram a cobrar taxas para emissão.

        Cancelei, todos e pronto.

        Vou continuar acompanhando os próximos capítulos? Sim! Se vir que volte a ser vantajoso algum deles e começarem respeitar seus clientes eu volto.

        Por enquanto só fico olhando.

        • Repetindo o que disse: enquanto os cambistas de milhas conseguirem realizar lucro, boicote nenhum fará cócegas.

          Sim, a empresa vende milhas, mas que eu saiba a maioria das empresas de fidelidade (do mundo inteiro) vendem, mas o engraçado é que só vemos esses cambistas de milhas por aqui. Por que isso? No exterior, as empresas vendem milhas como uma conveniência ao cliente fiel que precisa completar uma emissão (e pagam caro por isso, jamais faria sentido comprar 100% dos pontos necessários para fazer uma emissão).

          Só aqui no Brasil que, por algum motivo que eu desconheço (mas um dia vou descobrir, prometo!), as empresas vendem milhas a um preço que torna as emissões em milhas mais baratas do que em dinheiro, e aí os cambistas de milhas surgem em massa.

          Só tenho certeza que o motivo tem a ver (como sempre tem quando há flagrantes distorções na economia) com excesso de intervenção governamental. Por exemplo, será que os impostos são cobrados de forma diferente da companhia aérea quando a emissão é com milhas do que quando é com dinheiro? Existe algum tipo de explicação nessa linha, eu não sei qual é, mas um dia vou descobrir. E quando descobrir, aviso a todo mundo para que possam cobrar do governo para revogar seja lá qual a lei que cria essa distorção.

          Só o que não adianta é viver num mundo da fantasia, querendo que a empresa deixe de fazer algo que a beneficia, que o cambista de milhas deixe de fazer uma operação que lhe dá lucro, etc. Tem que cortar o mal pela raiz, eliminando a distorção introduzida pelo governo que cria toda essa situação.

  17. Parabéns, Beatriz! Eu já fiz uma assinatura do meu Clube Smiles e do Tudo Azul aproveitando promoções com uso de cartão virtual, justamente para cortar por aqui caso tenha problemas no cancelamento. No Smiles, eu coloquei exatos seis meses para descontar o Clube. A assinatura foi suspensa automaticamente e estão me oferecendo bônus para regularizar. Vão ficar esperando…
    Agora, com o Tudo Azul, a sacanagem foi tremenda. Estou com 38mil pontos lá e me arrependi de ter esperado mandar mais um montante e enviar ao Tudo Azul. Esqueci que essas empresas são sorrateiras e usam de má fé com o consumidor. Mas tranquilo… Ainda tenho 2 meses de carência pra cumprir no Tudo Azul (completar 6 meses), mas assim que passar a linha, cancelo e peço a devolução do restante. Estava esperando uma promoção de 100% pra mandar meus pontos do cartão PDA para lá, mas agora vou mandar pro Smiles mesmo…
    Quem não respeita o cliente não merece respeito nem compaixão.

  18. Todos sabíamos e esperamos uma piora na taxa de transferência pro ALL, tanto porque o câmbio vem se degradando ainda mais nas últimas semanas, quanto pelo fato de Smiles e Latam Pass já terem feito isso.
    O que não se era de prever, contudo, era uma alteração tão brutal, a la Programa Amigo pré-falência. Surreal!
    Estava com três clubes 20k ativos (todos na promoção de 50%+10% pagando cartão TA), e já trabalhava com a hipótese de um aumento entre 30-40%, o que poderia ainda compensar manter os clubes. Mesmo 40%, passaria para 5,6:1. Daria ao menos pra usar, embora pouco vantajoso. Agora, só restará cancelar tudo.
    Com a taxa que colocaram, sai mais caro “comprar” pontos all, que pagar as hospedagens em dinheiro. Melhor, então, acabar com a parceria, pois o efeito prático será é exatamente o mesmo.
    Além de desonestos, acho que falta inteligência aos gestores do programa, pois num momento tão delicado para as aéreas, adotar uma postura de tamanha desonestidade e covardia com os clientes, pode contribuir para degradar ainda mais a imagem da empresa, gerando antipatia, má vontade repulsa dos clientes, quando o recomendado seria justamente o contrário.

  19. Vindo da Azul, que trata o usuário do programa como o lixo do lixo do lixo, nenhuma surpresa.

    Como não temos muito o que fazer (além de cancelar todos os clubes, etc), sugiro que quem se sentiu prejudicado abra uma reclamação no Procon. É fácil, pela internet, não toma muito tempo, mas pelo menos pode pressionar para que eles não pensem que podem fazer qualquer coisa sem consequências.

  20. Eu já comecei o cancelamento. Eles estão cada vez mais sacanas. Agora não atendem mais telefone se seu voo tem mais de 20 dias para acontecer. Pedem para fazer pelo site, que só aceita cancelar com crédito, não devolve o dinheiro. Ai é facil!
    Você entra no chat da azul hoje e tem fila de 200 pessoas. No inicio da pandemia eu entendo que havia sobrecarga, mas poxa vida, agora? Que desculpa eles tem? É dificultar mesmo.

  21. Muitas pessoas, inclusive eu, usam o programa do Le Club(*) All apenas porque nós tínhamos de certa forma obtido uma maneira de enviar milhas pra lá com um custo em que o “euro/dólar Le Club All” tornava a hospedagem utilizando pontos mais barata…
    Lá no passado até mesmo enviar pontos para o Iberia Plus foi um baita negócio.. porque a transferência do Le Club => IP, dava 150% de bônus… vc envia 10.000 pontos e ficava com 25.000 ávios no IP…
    A gente usava o Smiles / Multiplus, depois o TudoAzul pra fazer isso (esqueci algum ??) para enviar as milhas…
    Mas, na medida em que os programas de fidelidade começaram com a falácia/mentira de “tabela flexível”, “tabela dinâmica”, e os associados viram no envio de milhas para o Le Club uma forma de desovar suas milhas, esses programas passaram a alterar, sem aviso prévio, as taxas de transferência… não muito longe estávamos na paridade de 1:1..e veja que nessa época o dólar não custava R$ 1,00… mas sim algo na faixa de R$ 2,30… hoje com o dólar a R$ 5,50, que em tese daria um aumento de 140%, os programas aumentaram a taxa de transferência entre 580% e 1.000%…
    Enfim… na prática o que isso significa ???
    Que os programas de fidelidade agora, viraram um imenso Baú da (in)Felicidade… vc vai trocar suas milhas por liquidificadores e batedeiras de bolo… porque para emitir passagens, já estava uma merda há muito tempo… e como a transferência pro Le Club foi pro espaço.. a gente “tomou na rima” e sobrou a Magalu…
    Agora… além dos associados dos programas de fidelidade terem sido vítima desse golpe do TudoAzul et caterva, o Le Club All tb vai se ferrar…
    Veja que o grande mérito do programa estava justamente em usarmos os pontos obtidos de forma mais em conta…
    Como isso não vai mais rolar… agora é analisar os benefícios do programa Le Club, comparando com os outros programas de fidelidade…
    Não vou nem fazer muitas comparações, mas, de cara, eles perdem pro HHonors, nos benefícios… e para o IHG na versatilidade/custo para hospedagens nos EUA…
    Europa e Ásia.. o Le Club ainda tem alguma sobrevida.. até os milheiros brasileiros fuçarem outras redes que ofertem coisa melhor…

    (*)… Sim.. Em relação a essa palhaçada que sempre foi o lançamento da marca ALL, pode sair por aí me difamando, dizendo que eu sou “negacionista”… sou mesmo… eu nego essa marca ALL e continuo chamando de Le Club…
    Quando e se o Le Club realmente fizer algo que possa ser reconhecido como uma melhora para os hóspedes, nessa momento eu chamarei de ALL… até lá, é apenas uma “jogada de marketing” essa marca…

  22. É engraçado que tem o pessoal aqui do 0% conteúdo/100% goela que gosta de acusar os outros (e que provavelmente nunca nem tentou mandar pontos do Azul para o ALL, mas adora jogar gasolina no fogo).

    Todas as vezes que eu tentei enviar para o ALL da Azul pelas duas contas que eu tenho, sempre deu certo. Inclusive, ontem mesmo, depois do almoço, enviei 80.000 pontos Azul para a ALL (acho que nunca dei tanta sorte na vida, considerando o que aconteceu de noite). Funcionou de primeira, o pedido já foi aprovado, e inclusive acabei de verificar no site do ALL e os pontos já caíram (não me lembro de ter acontecido tão rápido).

    Uma vez, por curiosidade, e sabendo da regra de 15 (e depois 30 dias) entre envios, eu tentei enviar pontos antes de passarem os 15/30 dias, e o que acontece? Exatamente o erro que todo mundo reclama. Então, coloquei um aviso no meu calendário para o dia em que teria decorrido os 15/30 dias que o regulamento pede. Naquele dia, tentei de novo, e adivinha? Funcionou!

    Se eu estivesse em outro lugar do mundo, acreditaria em quem diz que está dando problema. Como estou no Brasil, o país com o maior número de analfabetos funcionais por km^2 do mundo, eu, como cientista, preciso aplicar a navalha de Occam e analisar qual das duas possibilidades a seguir é a explicação mais simples para o problema:

    1. A empresa está fazendo sacanagens por baixo dos panos, que caso descobertas, podem deixá-la em péssimos lençois com os órgãos que fiscalizam as leis brasileiras que, no papel, são excessivamente favoráveis ao consumidor (e que, na prática, embutem pesados custos na maioria das transações comerciais que são realizadas de boa fé, efetivamente prejudicando os consumidores nessa situação).

    2. Quem está reclamando não sabe contar 15/30 dias desde o último pedido.

    Com muito pesar, e considerando o que vi acontecer com os meus próprios olhos, sou obrigado a admitir que, no Brasil, a segunda explicação é mais provável.

  23. É, toda segunda-feira tinha uma promoção da Azul. Eu comentei em um post do Cláudio que eles só estavam dando um passo para trás (quando pararam de restringir em 5 cpf’s) por que estavam preparando a “rasteira”. Olha ela ai na cara dos consumidores… A mudança de postura vem desde o ano passado. Cancelei clube e cartão faz meses. #RIPTudoAzul. Triste fim para um programa que já foi muito bom, mas colocou o “in” na frente do fidelidade…

  24. Depois desse golpe baixo, pretendo cancelar o meu Clube Azul.

    Se tornou o pior parceiro para envio de pontos para a ACCOR – ALL.

    Ficaria mais bonito encerra a parceria e não dar essa facada em seus clientes TUDO AZUL.

    TNC

  25. Velho ditado: ” … quem tem um, não tem nenhum…”
    O TudoAzul tinha apenas 1 opção vantajosa… (isso apenas para cientistas usarem corretamente)…. rsrs

    Aí a única coisa que prestava lá, eles detonaram…

    Em outras palavras: o TudoAzul cometeu suicídio…

  26. Postei reclamação no Consumidor.gov, aconselho a todos abrir reclamação na plataforma pra eles saberem da insatisfação de geral com esse Programa de Infidelidade e também junto solicitei o cancelamento do clube Tudo Preto !

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