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quarta-feira, abril 14, 2021
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Tutorial do ExpertFlyer Parte 1

O ExpertFlyer é uma ferramenta importante para nós, milheiros. Ele dá informações que não conseguimos visualizar normalmente nos voos em geral. Como muitas pessoas me pediram para falar um pouco sobre ele, decidi escrever esse post.

Há duas versões do ExpertFlyer, a gratuita, com serviços limitados, e a paga (básica a USD 4.99 e premium a 9,99 por mês), que oferece todos os serviços do site. Vou falar sobre a assinatura paga porque ela é mais abrangente. Além disso, a assinatura gratuita só permite o aviso de alerta de assentos disponíveis e nada mais. Clique aqui para saber dos detalhes de cada assinatura.

Uma coisa importante a saber é o seguinte: o ExpertFlyer só “enxerga” diponibilidade para upgrades e bilhetes-prêmio com algumas companhias aéreas (para as outras funcionalidades do portal outras companhias estão disponíveis), a saber:

LATAM e LAN não estão na lista, por exemplo. Para saber a disponibilidade LATAM/LAN é diretamente no site da LATAM. Isso me leva a um segundo ponto: se você tem milhas/pontos em um programa e quer resgatar passagem com a companhia a qual o programa é ligado, não use o ExpertFlyer. Vá no site do programa de milhas e a disponibilidade está lá.

O que me leva a uma terceira observação: alguns programas têm tudo online, inclusive com referência às parceiras. Se você não encontrar a disponibilidade online, não adianta usar o ExpertFlyer. Isso vale especialmente para o Smiles, o Lifemiles e o MileagePlus.

Ou seja, o ExpertFlyer é bom para você encontrar disponibilidade em companhias parceiras do programa de milhas ao qual você pertence ou upgrades – especialmente para os SWU (systemwide upgrades) da American Airlines e para os GPU da United Airlines.

Ele também é especialmente útil para alertas de disponibilidade de assentos com milhas. O caso relatado anteriormente aqui no blog é emblemático: o passageiro emitiu o bilhete da BA com pontos LATAM Fidelidade em executiva, porque no dia da reserva só tinha em business, e deixou um alerta no EF para quando surgisse disponibilidade de bilhete com milhas na primeira classe. Assim que foi avisado da disponibilidade, ligou para a LATAM e re-emitiu o bilhete na first.

Pesquisa de Bilhetes com Milhas e Upgrades

Uma das vantages da assinatura premium é que a pesquisa pode envolver até 7 dias totais.

Como exemplo, vou pesquisar passagens e upgrades para uma pessoa em executiva com a Turkish Airlines entre São Paulo e Istambul em setembro, somente em voos diretos:

Olhem como aparece o resultado: há disponibilidade na minha data de ida, mas na data da volta não tem. Também aparecem 7 abas com os 7 dias (o dia solicitado, 3 dias antes e 3 dias depois). Com a assinatura básica só se consegue ver o dia solicitado.

Clicando na caixa com o ponto de exclamção, eu peço que me avisem quando surgir a disponibilidade.

Eu dou um nome ao alerta, seleciono se quero passagem com milhas ou upgrade:

Escolho a quantidade de passageiros e clico em Verify and Create:

Atenção: quando a pesquisa é com a Lufthansa, ela também mostra a disponibilidade nas companhias que pertencem ao grupo – Swiss, Brussels, Austrian etc.

Vejam como o resultado aparece:

Uma outra ferramenta importante na pesquisa de bilhetes com milhas e upgrades é o mapa de assentos que aparece quando você clica o assento. Você seleciona a cabine e clica  no Search Seat Map.

Vejam que não há nenhum assento ocupado, mas há 12 assentos bloqueados. Acredito que sejam assentos exclusivos para os clientes do programa Miles & More do grupo Lufthansa, porque o voo pesquisado foi na Swiss. Notem os botões laranja na parte direita da imagem: o de cima é para criar um alerta de disponibilidade de assento e o debaixo cria aleta para troca de aeronaves.

É possível criar um alerta de assento customizado:

Assim como também é possível deixar um alerta sobre mudança de aeronave:

Espero que esse primeiro post sobre o ExpertFlyer tenha sido útil para vocês!

 

 

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46 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do post parabéns. Uso o EF a poucos meses e esses alertas são o máximo ☺
    Inclusive estou monitorando alguns voos de GRU para SEA pela UA em I pra final de agosto ou setembro/2018 e nao acho quase nada. A UA em I é tao dificil assim de achar disponibilidade ou ela abre as disponibilidades mais perto da data? estou monitoranto desde 10 meses antes da data do voo.

    • Fabio, monitore os voos que saem do Brasil sem conexão (deixe a perna doméstica de Seattle de fora): tente de GRU para IAH, ORD e IAD e de GIG para IAH. Se abrir essa perna, depois para SEA fica mais fácil.

      • na verdade eu ja estou fazendo desta forma , tinha falafo gru / sea só pra simplificar mesmo. Mas mesmo assim nada de achar disponibilidades na UA em I. UA é muito dificil de achar disponibilidade? eles tem algum criterio diferente de quando disponibilizam os assento?

  2. Prezada Beatriz,

    Além de a parabenizar pela iniciativa (salvo engano, em sites nacionais, INÉDITA de forma tão detalhada), não posso deixar de sugerir que, nas próximas partes (visto que este post é a Parte 1), explique a todos sobre a pesquisa de tarifas por alianças.

    Para mim, é um dos maiores atrativos da ferramenta: coloco origem e destino, escolho Star Alliance ou Oneworld e vejo todas as companhias que fazem o voo e disponibilidade de todas as tarifas (pagas e awards). Depois, pesquiso na web quais são as “letras” que indicam bilhetes prêmio em cada uma daquelas companhias listadas e já sei quantos assentos de cada companhia posso emitir com milhas por aliança no trecho (ou trechos, vez que aceita pesquisa com conexões) pretendido.

  3. Ótimo! Esses tutoriais realmente são úteis e realmente valorizam seu blog. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca achei nenhuma explicação sobre como usar, você é a primeira que vi. Valeu!

  4. Oi Beatriz
    Tenho milhas na Tap victoria e todo vez que quero comprar passagens de companhias parceiras, tenho que telefonar para Victoria afim de ver a disponibilidade, a ligação dura horas.
    Saberia me dizer se pra este caso eu poderia usar o ExpertFlyer?
    Ele informaria a disponibilidade de classe executiva?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho

  5. Beatriz, vc indicaria o uso do EF para emissão de passagens da Azul, utilizando as minhas do Victoria TAP?

    Obrigado e parabéns pelo blog, já favoritei. 😀

  6. Não sei nada de inglês. Queria um bilhete na First Class da Lufthansa, com escala em Frankfurt de pelo menos 5 horas, e pensei em comprar Business e torcer pra conseguir upgrade pra First.. mas não entendi a utilidade e como usar o EF.

  7. Não sei nada de inglês. Queria um bilhete na First Class da Lufthansa, com escala em Frankfurt de pelo menos 5 horas, e pensei em comprar Business e torcer pra conseguir upgrade pra First.. mas não entendi a utilidade e como usar o EF.

  8. Beatriz, vc indicaria o uso do EF para emissão de passagens da Azul, utilizando as minhas do Victoria TAP?

    Obrigado e parabéns pelo blog, já favoritei. 😀

  9. Gostei do post parabéns. Uso o EF a poucos meses e esses alertas são o máximo ☺
    Inclusive estou monitorando alguns voos de GRU para SEA pela UA em I pra final de agosto ou setembro/2018 e nao acho quase nada. A UA em I é tao dificil assim de achar disponibilidade ou ela abre as disponibilidades mais perto da data? estou monitoranto desde 10 meses antes da data do voo.

    • Fabio, monitore os voos que saem do Brasil sem conexão (deixe a perna doméstica de Seattle de fora): tente de GRU para IAH, ORD e IAD e de GIG para IAH. Se abrir essa perna, depois para SEA fica mais fácil.

      • na verdade eu ja estou fazendo desta forma , tinha falafo gru / sea só pra simplificar mesmo. Mas mesmo assim nada de achar disponibilidades na UA em I. UA é muito dificil de achar disponibilidade? eles tem algum criterio diferente de quando disponibilizam os assento?

  10. Prezada Beatriz,

    Além de a parabenizar pela iniciativa (salvo engano, em sites nacionais, INÉDITA de forma tão detalhada), não posso deixar de sugerir que, nas próximas partes (visto que este post é a Parte 1), explique a todos sobre a pesquisa de tarifas por alianças.

    Para mim, é um dos maiores atrativos da ferramenta: coloco origem e destino, escolho Star Alliance ou Oneworld e vejo todas as companhias que fazem o voo e disponibilidade de todas as tarifas (pagas e awards). Depois, pesquiso na web quais são as “letras” que indicam bilhetes prêmio em cada uma daquelas companhias listadas e já sei quantos assentos de cada companhia posso emitir com milhas por aliança no trecho (ou trechos, vez que aceita pesquisa com conexões) pretendido.

  11. Ótimo! Esses tutoriais realmente são úteis e realmente valorizam seu blog. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca achei nenhuma explicação sobre como usar, você é a primeira que vi. Valeu!

  12. Oi Beatriz
    Tenho milhas na Tap victoria e todo vez que quero comprar passagens de companhias parceiras, tenho que telefonar para Victoria afim de ver a disponibilidade, a ligação dura horas.
    Saberia me dizer se pra este caso eu poderia usar o ExpertFlyer?
    Ele informaria a disponibilidade de classe executiva?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho

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