sábado, abril 10, 2021
q6prmv.md.png
InícioTutoriaisTutorial do ExpertFlyer Parte 2

Tutorial do ExpertFlyer Parte 2

Como prometido, agora vamos para a segunda parte do nosso tutorial exclusivo sobre o ExpertFlyer. Nesse post, vamos utilizar os conhecimentos obtidos na primeira parte do tutorial e também no post que comentei sobre classes tarifárias. Deixarei o link de ambos ao final, caso vocês queiram consultá-los.

Como nós vimos, há uma guia específica, a primeira da lista, que trata da disponibilidade de emissão de bilhetes prêmios e de upgrades. Também comentei com vocês que essa pesquisa é limitada a um número de companhias aéreas, já que nem todas disponibilizam essas informações para o ExpertFlyer.

Agora, nós vamos usar a segunda guia – Flight Availability (disponibilidade de voo) – como estratégia para tentarmos ter uma ideia da possibilidade de disponibilidade de emissão de bilhetes com milhas e upgrades naquelas companhias que não constam da lista de Awards and Upgrades.

No meu exemplo, quero um bilhete de Londres para Hong Kong em voo direto em setembro pela Cathay em primeira classe, com 3 dias de flexibilidade. Mas eu poderia ter escolhido março ou qualquer mês. Aliás, acho que funciona até melhor para quem quer emitir com mais urgência.

Não se esqueçam que vocês podem procurar disponibilidade na Oneworld no site da British Airways (clique aqui para saber como) e da Star Alliance no site da ANA All Nippon Airways (clique aqui para saber como).

Eu posso excluir ou não voos codeshare. Na minha pesquisa, eu excluí os codeshares por um motivo: não é permitido emitir bilhetes com milhas em voos codeshare com outras companhias fora da aliança ao qual o programa pertence.

A Cathay tem código IATA CX (todas as companhias aéreas tem um código IATA com duas letras. A LATAM é JJ, a Gol é G3, a Avianca é O6, a American é AA, a Delta é DL, a Air France é AF e por aí vai), e o ExpertFlyer permite que eu pesquise em até 3 companhias diferentes.

Olhem o resultado da minha pesquisa. Com ela, eu aprendi o seguinte:

1 - A Cathay tem 6 voos diretos de Londres para Hong Kong no dia 12 de setembro. 

2 - Um dos voos parte do aeroporto de Gatwick (LGW).

3 - Todos os voos, exceto o de Gatwick, são operados pelo B77W. O voo de Gatwick é operado pelo A350-900XWB.

4 - Apenas os voos 252, 250 e 254 têm cabine de primeira classe.

5 - Os voos 344, 238 e 256 não têm primeira classe. A maior classe de voo é executiva. 

E como sei que há voos com primeira e voos sem primeira classe? Vejam que nos voos 252, 254 e 250 há as classes tarifárias F e A, que designam a primeira classe.

Nos demais voos (em verde), as classes tarifárias são J, C, D e I que são classes da executiva.

Vamos ver o voo 252: ele tem 6 assentos na tarifa F em primeira classe livres (F6) e dois na tarifa A (A2). Vamos da uma olhada no mapa de assentos da cabine de primeira classe clicando o símbolo do assento à direita:

O resultado é o seguinte: nenhum assento foi vendido. Tenho 2 assentos bloqueados, que podem estar disponíveis para os clientes do programa Marco Polo da Cathay, ou para o descanso de algum tripulante. Também fico sabendo que somente passageiros premium podem reservar os assentos 1A e 1K.

A chance de ter assentos disponíveis na primeira classe desse voo para emissão com milhas é grande. A Cathay é conhecida por soltar a disponibilidade mais perto da data da viagem.

Mas como é que eu vou conseguir criar um alerta de um assento prêmio na guia da disponibilidade, ainda mais quando há disponibilidade no voo?

O pulo do gato é o seguinte: eu volto para a primeira página do ExpertFlyer para criar um Flight Alert. Essa funcionalidade me permite criar um alerta para a classe tarifária que eu desejo, mas que não está disponível no momento da pesquisa.

Mas como é que eu vou saber a danada da letrinha da classe tarifária da Cathay que indica que é um bilhete em primeira classe emitido com milhas? Vamos por partes.

Clicamos na guia Create Flight Alert e preenchemos com as informações necessárias. O ExpertFlyer só permite um alerta por voo. Se você quiser alertas para o mesmo voo em dias diferentes, você terá que criar diversos alertas.

Incluí as informações, mas ficou faltando o class code, que é a classe tarifária. Mas o ExpertFlyer te ajuda nisso também. Clique na segunda sete (click here).

Ao clicar nessa segunda seta, aparece a tela com todos os códigos da Cathay. Mas vejam que não há indicação código específico para emissão com milhas e aí é só a gente dar uma de Sherlock.

Naquele quadro da disponibilidade aparecem duas First Class (F e A), certo? No quadro abaixo, aparece mais alguma first class que não estava incluída anteriormente?

SIIIIIIMMMMM! É a Z, a última da lista. Essa é a classe tarifária da primeira classe da Cathay emitida com milhas. É só selecionar que o sistema inclui no seu alerta.

OBS: Aqui você pode achar a classe tarifária de todas as companhias aéreas e o que elas representam, ok?

Aí você seleciona a classe Z e clica em FINISHED à esquerda, que o sistema volta para a tela anterior e clica na última caixinha VERIFY AND CREATE e pronto.

Mas suponha que você não apenas a primeira classe, se não der, o plano B é ir de executiva. O mesmo trabalho de Sherlock deve ser feito. Na pesquisa de disponibilidade, as classes tarifárias disponíveis em executiva são C, D , J e I. Há alguma outra business aí, gente?

SIIIIIIIMMMMMM!!! É a U. Então, você também seleciona a U. E faz todo o processo de novo.

Mas tem um problema: muitas vezes, as companhias aéreas que não disponibilizamsuas classes tarifárias para bilhetes prêmio e upgrades no ExpertFlyer nem fazendo essa jabuticaba, ou seja: o aviso de disponibilidade não será gerado.

Então, como proceder? Aí vai no instinto e na sorte.

Vamos voltar à imagem da disponibilidade. Nela eu posso ver os mapas de assento e saber quantos estão ocupados e quais as minhas melhores chances de conseguir emitir um bilhete prêmio.

Vou mostrar o mapa do CX 344, do CX 238 e do CX 256 em executiva, nessa ordem.

O CX344 já tem 7 assentos ocupados, e 8 bloqueados, o que significa que há 15 assentos a menos a serem comercializados.

Agora, tanto o CX238 como o CX256 não tem nenhum assento comercializado e ambos contam cada um com 6 assentos bloqueados. Esses voos têm mais chance de terem disponibilidade futura – se é que não têm agora.

Uma funcionalidade interessante para assinantes pagos é que você pode salvar essa pesquisa para não ter que digitar tudo de novo:

Para quem quiser ler a parte 1 desse tutorial do ExpertFlyer, clique aqui.

Para quem quiser ler o post  sobre classes tarifárias, clique aqui.

Espero ter ajudado vocês mais uma vez. Aguardem a terceira e última parte do tutorial, que sairá na semana que vem!

 

 

 

RELATED ARTICLES

67 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional, parabéns pelo post, o blog é incrível e sem materias tendenciosas, ops quero dizer, patrocinadas, alias melhor dizer materias irrelevantes. Já é o site numero um pra ficar por dentro de promos e milhas hahahaha.

    • Prezada Beatriz,

      Concordo integralmente com o Gabriel.

      Seu site, em pouquíssimo tempo, se tornou uma referência face a imparcialidade e, em especial, qualidade das informações. Isto sem dizer que, ao começarem a aparecer comentários de “revoltados”, você os exclui e pronto, não existindo aquela palhaçada de “haters” frustrados de outros sites, tampouco uso do site para autopromoção ou ganho de comissões em lojas e cias aéreas…

      Acompanho, e participo ativamente, de blogs nacionais e internacionais há, no mínimo, 05 anos. Recentemente, deixei de postar e discutir boas “oportunidades” em praticamente todos os sites nacionais, seja pela quantidade de posts “suspeitos” (elogios onde não cabe ou matérias bem tendenciosas), seja face haters frustrados por não conseguem viajar em determinadas cabines e passam a detonar discussões em posts.

      Mas o seu site se tornou a exceção, vez que nenhuma destas características negativas se mostra presente. Pelo contrário, a qualidade e imparcialidade são reinantes!!!

      Enfim, muito escrevi para lhe conferir ciência do êxito de seu trabalho: um participante ativo de vários sites nacionais, deixou de escrever nestes por ter percebido mudanças reprováveis (não estou citando nenhum específico), mantendo sua participação apenas em sites estrangeiros (OMAAT, TPG, e VFTW) e, no Brasil, unicamente no seu site!

      Não tenha dúvidas de que, identificando novas oportunidades (tal como o foi quando noticiei da Austrália voando Cathay em business por 110k, ou quando encontrei First Singapore por R$ 3.000 no A380 em um voo curto), seu site será o único informado, por merecimento!!!

  2. Tutorial sensacional!!! Parabéns e muito obrigado!!

    Agora efetivarei minha conta paga lá kkkk, o expertflyer deveria lhe dar uma anuidade grátis kkkk

    Abraços e obrigado novamente!

  3. Sensacional, parabéns pelo post, o blog é incrível e sem materias tendenciosas, ops quero dizer, patrocinadas, alias melhor dizer materias irrelevantes. Já é o site numero um pra ficar por dentro de promos e milhas hahahaha.

    • Prezada Beatriz,

      Concordo integralmente com o Gabriel.

      Seu site, em pouquíssimo tempo, se tornou uma referência face a imparcialidade e, em especial, qualidade das informações. Isto sem dizer que, ao começarem a aparecer comentários de “revoltados”, você os exclui e pronto, não existindo aquela palhaçada de “haters” frustrados de outros sites, tampouco uso do site para autopromoção ou ganho de comissões em lojas e cias aéreas…

      Acompanho, e participo ativamente, de blogs nacionais e internacionais há, no mínimo, 05 anos. Recentemente, deixei de postar e discutir boas “oportunidades” em praticamente todos os sites nacionais, seja pela quantidade de posts “suspeitos” (elogios onde não cabe ou matérias bem tendenciosas), seja face haters frustrados por não conseguem viajar em determinadas cabines e passam a detonar discussões em posts.

      Mas o seu site se tornou a exceção, vez que nenhuma destas características negativas se mostra presente. Pelo contrário, a qualidade e imparcialidade são reinantes!!!

      Enfim, muito escrevi para lhe conferir ciência do êxito de seu trabalho: um participante ativo de vários sites nacionais, deixou de escrever nestes por ter percebido mudanças reprováveis (não estou citando nenhum específico), mantendo sua participação apenas em sites estrangeiros (OMAAT, TPG, e VFTW) e, no Brasil, unicamente no seu site!

      Não tenha dúvidas de que, identificando novas oportunidades (tal como o foi quando noticiei da Austrália voando Cathay em business por 110k, ou quando encontrei First Singapore por R$ 3.000 no A380 em um voo curto), seu site será o único informado, por merecimento!!!

  4. Sabe se todas as companhias brasileiras disponibiliza seus voos para o expertflyer? Para o voo ter vaga com milhas, seria qual letra? Paid?
    Ou pelo seu conhecimento, quais nao dispobiliza os voos?

  5. Tutorial sensacional!!! Parabéns e muito obrigado!!

    Agora efetivarei minha conta paga lá kkkk, o expertflyer deveria lhe dar uma anuidade grátis kkkk

    Abraços e obrigado novamente!

  6. Sabe se todas as companhias brasileiras disponibiliza seus voos para o expertflyer? Para o voo ter vaga com milhas, seria qual letra? Paid?
    Ou pelo seu conhecimento, quais nao dispobiliza os voos?

  7. Li hoje pela primeira vez seu site, acompanho outro há anos, e achei SENSACIONAL !
    Parabéns pelo trabalho e paciência com os “mortais” que almejam utilizar suas milhas com a mesma sabedoria .
    Sucesso e saúde!

  8. Li hoje pela primeira vez seu site, acompanho outro há anos, e achei SENSACIONAL !
    Parabéns pelo trabalho e paciência com os “mortais” que almejam utilizar suas milhas com a mesma sabedoria .
    Sucesso e saúde!

  9. topppp… ainda to cheio de duvida mas acho q na tentativa e erro a gente vai pegando, para mim o mais dificil é identificar as classes e entender qual classe devemos procura, na united msm fiquei todo confuso.

  10. topppp… ainda to cheio de duvida mas acho q na tentativa e erro a gente vai pegando, para mim o mais dificil é identificar as classes e entender qual classe devemos procura, na united msm fiquei todo confuso.

  11. Boa noite Beatriz,

    Estou utilizando o EF para monitorar algumas passagens e me deparei com a seguinte situação: o voo aparece no EF mas n aparece pela companhia. Vc sabe o que isso pode ser?

  12. Boa noite Beatriz,

    Estou utilizando o EF para monitorar algumas passagens e me deparei com a seguinte situação: o voo aparece no EF mas n aparece pela companhia. Vc sabe o que isso pode ser?

  13. Boa noite Beatriz,

    Estou utilizando o EF para monitorar algumas passagens e me deparei com a seguinte situação: o voo aparece no EF mas n aparece pela companhia. Vc sabe o que isso pode ser?

  14. topppp… ainda to cheio de duvida mas acho q na tentativa e erro a gente vai pegando, para mim o mais dificil é identificar as classes e entender qual classe devemos procura, na united msm fiquei todo confuso.

  15. Sensacional, parabéns pelo post, o blog é incrível e sem materias tendenciosas, ops quero dizer, patrocinadas, alias melhor dizer materias irrelevantes. Já é o site numero um pra ficar por dentro de promos e milhas hahahaha.

    • Prezada Beatriz,

      Concordo integralmente com o Gabriel.

      Seu site, em pouquíssimo tempo, se tornou uma referência face a imparcialidade e, em especial, qualidade das informações. Isto sem dizer que, ao começarem a aparecer comentários de “revoltados”, você os exclui e pronto, não existindo aquela palhaçada de “haters” frustrados de outros sites, tampouco uso do site para autopromoção ou ganho de comissões em lojas e cias aéreas…

      Acompanho, e participo ativamente, de blogs nacionais e internacionais há, no mínimo, 05 anos. Recentemente, deixei de postar e discutir boas “oportunidades” em praticamente todos os sites nacionais, seja pela quantidade de posts “suspeitos” (elogios onde não cabe ou matérias bem tendenciosas), seja face haters frustrados por não conseguem viajar em determinadas cabines e passam a detonar discussões em posts.

      Mas o seu site se tornou a exceção, vez que nenhuma destas características negativas se mostra presente. Pelo contrário, a qualidade e imparcialidade são reinantes!!!

      Enfim, muito escrevi para lhe conferir ciência do êxito de seu trabalho: um participante ativo de vários sites nacionais, deixou de escrever nestes por ter percebido mudanças reprováveis (não estou citando nenhum específico), mantendo sua participação apenas em sites estrangeiros (OMAAT, TPG, e VFTW) e, no Brasil, unicamente no seu site!

      Não tenha dúvidas de que, identificando novas oportunidades (tal como o foi quando noticiei da Austrália voando Cathay em business por 110k, ou quando encontrei First Singapore por R$ 3.000 no A380 em um voo curto), seu site será o único informado, por merecimento!!!

  16. Sabe se todas as companhias brasileiras disponibiliza seus voos para o expertflyer? Para o voo ter vaga com milhas, seria qual letra? Paid?
    Ou pelo seu conhecimento, quais nao dispobiliza os voos?

  17. Li hoje pela primeira vez seu site, acompanho outro há anos, e achei SENSACIONAL !
    Parabéns pelo trabalho e paciência com os “mortais” que almejam utilizar suas milhas com a mesma sabedoria .
    Sucesso e saúde!

  18. Tutorial sensacional!!! Parabéns e muito obrigado!!

    Agora efetivarei minha conta paga lá kkkk, o expertflyer deveria lhe dar uma anuidade grátis kkkk

    Abraços e obrigado novamente!

  19. Boa tarde Beatriz,

    Excelente seu tutorial sobre o ExperFlyer, li os dois e fiquei empolgado em testar a ferramente. Ativei uma conta e estou nos 5 dias de degustação free.

    Porém fiquei com dúvidas em algumas informações e se não for pedir muito gostaria de sua ajuda para esclarecer.

    Estou numa jornada para montar uma viagem à Ásia aproveitando um pouco de cada programa e principalmente para experimentar o sweet spot do Amigo (IST-SIN). Porém ainda não emiti os bilhetes por um trecho que não consegui fechar em Executiva e que está me dando trabalho => TYO-IST.

    Pelo EF eu achei uma rota com disponibilidade com 2 trechos: NRT-SIN com a ANA (NH803) e SIN-IST com a Singapore (SQ392). A dúvida é que fazendo a busca por “Award & Upgrade Availability Search” eu enxergo disponibilidade para 2 PAX em classe I para os 2 trechos, sendo que para o voo da NH tem 1 assento bloqueado e todos os demais disponíveis. Para o da SQ, 5 assentos bloqueados e todos os demais disponíveis.

    Já buscando pelo “Flight Availability Results”, o voo da ANA (NH803 que é operado pela Air Japan), não mostra disponibilidade na classe I. Isso me deixou intrigado. Daí criei um “Flight Alert”. Quando clico na “lupa” do alerta para ele verificar, ele mostra a disponibilidade para os 2 assentos. Com relação ao EF, esse foi o ponto que achei estranho. Porque ele não mostra a disponibilidade antes de criar o alerta? Algo errado nas minhas buscas ou seria alguma bug?

    Off topic: Meu problema é que ao buscar no Amigo só aparece 1 assento para emissão, liguei no call center do Amigo e pedi para a atendente montar este trecho uma vez que ela também não enxergava. Ela conseguiu, mas teve o mesmo problema, no voo NH803 ela só enxerga 1 assento. Já li aqui no blog que você diz que a ANA não libera mais de um assento Premium para emissão com pontos, mas o curioso é que pegando o trecho inverso SIN-NRT (NH804, também operado pela Air Japan) aparecem 2 assentos disponíveis. Este caso, ambos os sentidos se repetem em várias datas: 1 assento NRT-SIN e 2 assentos SIN-NRT. Será que chegando mais próximo do voo pode ser liberado mais de 1 assento no trecho NRT-SIN? Não sei se emito um assento na econômica e depois fico monitorando para ver se libera um na executiva para re-emitir o bilhete do segundo PAX. Pela tua experiência, terias alguma dica? Obrigado.

    PS: desculpe o longo comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Wowzera on