A compra de uma quantidade significativa de pontos/milhas é um negócio popular nos programas de passageiro frequente brasileiros. Multiplus, Smiles e TudoAzul são empresas que dia sim outro também oferecem alguma promoção envolvendo o acúmulo de pontos/milhas. O Amigo, apesar de não negociar diretamente, tem parceria com a Livelo, empresa que foi criada com essa finalidade.
Mas a nossa realidade nada tem a ver com a realidade dos programas americanos. Lá, a compra de milhas geralmente atrai pessoas que querem completar o saldo para a emissão de uma passagem. E isso tem uma razão: o custo da milha.
Nesses dois últimos dias, surgiram duas possibilidades de compra de milhas para programas americanos. O primeiro foi o AAdvantage, da American Airlines, oferecendo até 100.000 milhas de bonificação acrescidos de 10% de desconto, dependendo da quantidade adquirida.
Só de olhar a tabela já se percebe que a compra de 100.000 milhas – que não é pouco no AAdvantage – só dá direito a 27,5% de bônus.
Pffft.
Somente a compra de 150.000 milhas confere o bônus de 100.000 milhas (cerca de 65%). O negócio sai pela bagatela de USD 4.604,35 quando se computa tributos americanos, taxa de processamento e IOF. Ao câmbio de hoje isso equivale a modestos R$ 17.520,98.
Para se ter uma ideia, uma ida e volta em executiva entre Brasil e EUA sai por 115.000 milhas, na tarifa mais baixa. Então, seria possível emitir 2 bilhetes e sobram 20.000 milhas. É possível encontrar um bilhete em business para Miami pela própria American Airlines por pouco mais de R$ 5.000,00:
Nem preciso tecer mais considerações, não é mesmo?
A segunda dica foi dada pelo Lucky Schlappig do OMAAT e envolve a promo da IHG, que dá 100% de bônus na compra de pontos e a transferência para o MileagePlus, da United Airlines.
A IHG está fazendo uma promoção de bônus de 100% na compra de pontos. É possível comprar 100.000 pontos (que, com o bônus, se transformam em 200.000) por UDS 1.000. Somado o IOF da transação, temos um gasto de R$ 4.064,00 ao câmbio de hoje.
Na promo da IHG, é possível transferir pontos IHG para o MileagePlus na proporção 5:1. Ou seja, cada 5.000 pontos IHG convertem em 1.000 milhas MileagePlus. A promo vigente confere 50% de bônus sobre esse valor.
Assim, esses 200.000 pontos IHG são convertidos em 60.000 milhas MileagePlus. Dando uma olhada naquele post comparativo das tabelas Star Alliance (clique aqui para ler), esses 60.000 milhas são um trecho em executiva para os EUA. E só.
Como eu mostrei acima, é possível comprar a passagem para os EUA, ida e volta, por pouco mais de R$ 5.000,00 e ainda ganhar milhas com ela …
A promo da compra dos pontos com 100% de bônus do IHG termina hoje, e a promo do bônus de 50% na transferência para o MileagePlus termina no dia 30 de junho, sendo que as milhas serão creditadas entre 4 – 6 semanas.
Então, pela minha experiência, a compra de milhas em programas americanos só vale para completar saldo e só. Não gastem dinheiro com isso.
Boa noite Beatriz, concordo 100% com o seu texto. Comprar milhas em programas americanos só para completar saldo. Fiz isso uma vez onde comprei um pouco mais de 20.000 skymiles da Delta para finalizar a troca por milhas de 04 passagens para Orlando. Fora isso, não vale a pena.
Abraço.
Prezada Beatriz,
Corroborando seu entendimento, relato o que ora passo.
Cheguei a ter mais de 600k Amigo no passado, quando o programa estava fraquíssimo e não “visualizava” EVA (meu objetivo inicial), THAI, SINGAPORE ou ASIANA.
Diante disto, acabei vendendo as milhas para uma empresa mal caráter de BSB (de compra de milhas) que não recomendo a ninguém. Após muita briga com a empresa, consegui receber o valor devido…
E o utilizei para comprar milhas UNITED.
Em um primeiro momento foi excelente, pois consegui emitir um retorno da Europa em business.
Meu objetivo principal era apenas um: voar FIRST THAI entre a Europa e Japão, com direito a 02 voos A380. E, de fato, consegui emitir.
Mas eis que, faltando alguns meses para a viagem, a UNITED além de me comunicar que houve mudança da aeronave e sofri downgrade, pois não há na nova aeronave First, mas apenas business, não apresentou qualquer compensação.
Logo, recomendo a todos cuidado nesta área. Não é apenas o SMILES que apronta conosco quando há mudanças de cabines/voos. Até as companhias americanas, no caso a UNITED, são capazes de condutas reprováveis.
Eu, que considero ter alguma pouca experiência no mundo das milhas (já consegui, dentre outras, emitir First Qatar, The Apartment Etihad, First British, Business Turkish e mais algumas boas emissões), descobri, a este tempo, quão parco é meu conhecimento para resolver quando ocorre um problema destes… imagine quem tem conhecimento ainda menor que o meu diminuto.
Por ora, monitoro a situação e já notifiquei a empresa UNITED via reclamação formal. Aparentemente, não estão se importando.
Caso tal persista e o voo ocorra com downgrade e sem qualquer compensação, certamente mais um processo judicial contra uma companhia aérea….
Daniel, respondi em outro comentário seu, mas aqui vai de novo:
Sugestão 1: Requisitar troca de itinerário para rotas em que a Thai tenha F para a Europa. O Mileage Plus deve fazer isso sem qualquer custo.
Sugestão 2: Aceitar o downgrade com estorno das milhas em excesso + algum benefício (acesso ao lounge da F, crédito em milhas/dinheiro etc).
Sugestão 3: Justiça.
Caríssima,
Já tentei o 1 e o 2… não terei muita opção senão o 3…rsrs
Agradeço pela tentativa de ajuda!
Daniel
Poderia informar qual o nome dessa empresa, para que outras pessoas não cometam este mesmo erro ?
Infelizmente, tendo em vista os predicativos que utilizei, tenho plena ciência das consequências juridicas caso eu a nomine, o que não ocorre deixando-se de forma genérica. Aprendi que não devemos, buscando o melhor preço (caso se deseje vender), nos aventurar por outras empresas distintas das já consolidadas no mercado (a ganância foi meu erro).
Logo, reiterando o lamento, desta vez, ao contrário de outras, não poderei ajudar tanto os colegas de site.
Dei uma pesquisada básica no Google e achei o nome da empresa em poucos segundos. Das vezes qu decidi vender milhas, mesmo comalg receio, optei por aquela empresa famosa de BH, pelo menos comigo sempre deu tudo certo, mesmo quando vendi para receber depois.
Boa noite Beatriz, concordo 100% com o seu texto. Comprar milhas em programas americanos só para completar saldo. Fiz isso uma vez onde comprei um pouco mais de 20.000 skymiles da Delta para finalizar a troca por milhas de 04 passagens para Orlando. Fora isso, não vale a pena.
Abraço.
Prezada Beatriz,
Corroborando seu entendimento, relato o que ora passo.
Cheguei a ter mais de 600k Amigo no passado, quando o programa estava fraquíssimo e não “visualizava” EVA (meu objetivo inicial), THAI, SINGAPORE ou ASIANA.
Diante disto, acabei vendendo as milhas para uma empresa mal caráter de BSB (de compra de milhas) que não recomendo a ninguém. Após muita briga com a empresa, consegui receber o valor devido…
E o utilizei para comprar milhas UNITED.
Em um primeiro momento foi excelente, pois consegui emitir um retorno da Europa em business.
Meu objetivo principal era apenas um: voar FIRST THAI entre a Europa e Japão, com direito a 02 voos A380. E, de fato, consegui emitir.
Mas eis que, faltando alguns meses para a viagem, a UNITED além de me comunicar que houve mudança da aeronave e sofri downgrade, pois não há na nova aeronave First, mas apenas business, não apresentou qualquer compensação.
Logo, recomendo a todos cuidado nesta área. Não é apenas o SMILES que apronta conosco quando há mudanças de cabines/voos. Até as companhias americanas, no caso a UNITED, são capazes de condutas reprováveis.
Eu, que considero ter alguma pouca experiência no mundo das milhas (já consegui, dentre outras, emitir First Qatar, The Apartment Etihad, First British, Business Turkish e mais algumas boas emissões), descobri, a este tempo, quão parco é meu conhecimento para resolver quando ocorre um problema destes… imagine quem tem conhecimento ainda menor que o meu diminuto.
Por ora, monitoro a situação e já notifiquei a empresa UNITED via reclamação formal. Aparentemente, não estão se importando.
Caso tal persista e o voo ocorra com downgrade e sem qualquer compensação, certamente mais um processo judicial contra uma companhia aérea….
Daniel, respondi em outro comentário seu, mas aqui vai de novo:
Sugestão 1: Requisitar troca de itinerário para rotas em que a Thai tenha F para a Europa. O Mileage Plus deve fazer isso sem qualquer custo.
Sugestão 2: Aceitar o downgrade com estorno das milhas em excesso + algum benefício (acesso ao lounge da F, crédito em milhas/dinheiro etc).
Sugestão 3: Justiça.
Caríssima,
Já tentei o 1 e o 2… não terei muita opção senão o 3…rsrs
Agradeço pela tentativa de ajuda!
Daniel
Poderia informar qual o nome dessa empresa, para que outras pessoas não cometam este mesmo erro ?
Infelizmente, tendo em vista os predicativos que utilizei, tenho plena ciência das consequências juridicas caso eu a nomine, o que não ocorre deixando-se de forma genérica. Aprendi que não devemos, buscando o melhor preço (caso se deseje vender), nos aventurar por outras empresas distintas das já consolidadas no mercado (a ganância foi meu erro).
Logo, reiterando o lamento, desta vez, ao contrário de outras, não poderei ajudar tanto os colegas de site.
Dei uma pesquisada básica no Google e achei o nome da empresa em poucos segundos. Das vezes qu decidi vender milhas, mesmo comalg receio, optei por aquela empresa famosa de BH, pelo menos comigo sempre deu tudo certo, mesmo quando vendi para receber depois.
Boa, Beatriz! Obrigada pelos esclarecimentos.
Forte abraço,
Boa, Beatriz! Obrigada pelos esclarecimentos.
Forte abraço,
Compartilho um ponto com Vcs…..o tempo dos negocios excepcionais de uso de milhas ja passou….Dou ate risada quando vejo a chamada de alguns blogs especializados (não é o caso daqui), tipo : WOW!! Bussines (ou first) para nao sei onde por 2.500 reais!!! Parece ate aquelas pegadinhas de site fake. Quando Vc vai ler, ve que tem de ter status espaçonave no programa tal (que, tipo, se vc abastece o seu carro e nao o da sua rua inteira vc nao ganha nunca), mais status plus plus + naquela rede de hoteis que vc usa no maximo 3x no ano a trabalho e por ai vai…..Programa de milhagem para mim sempre teve um objetivo e nunca tive problemas: emitir passagens com milhas em business. Com isso o risco é relativamente menor e a oferta maior (ainda que esteja muito mais dificil). Não tenham duvidas amigo, se vc tiver uma passagem de minhas de first, com 3 posições, e aparecer algum empresario ou famoso para passar o cartão na hora do voo, não tenha duvida de quem vai ficar no aeroporto……Fora que para emitir com milhas é preciso minitorar quase o ano todo de antecedencia, diariamete para conseguir (ok, sei que a luftansa e outras liberam a first vazia faltando poucos dias, mas no meu caso, que trabalho, não tenho como acordar de veneta, ver uma passagem para a semana que vem, e resolver sair de ferias….nao e assim que funciona, ao menos comigo). Bem, é isso. Vamos em frente em busca de oportunidades. Abraços
Compartilho um ponto com Vcs…..o tempo dos negocios excepcionais de uso de milhas ja passou….Dou ate risada quando vejo a chamada de alguns blogs especializados (não é o caso daqui), tipo : WOW!! Bussines (ou first) para nao sei onde por 2.500 reais!!! Parece ate aquelas pegadinhas de site fake. Quando Vc vai ler, ve que tem de ter status espaçonave no programa tal (que, tipo, se vc abastece o seu carro e nao o da sua rua inteira vc nao ganha nunca), mais status plus plus + naquela rede de hoteis que vc usa no maximo 3x no ano a trabalho e por ai vai…..Programa de milhagem para mim sempre teve um objetivo e nunca tive problemas: emitir passagens com milhas em business. Com isso o risco é relativamente menor e a oferta maior (ainda que esteja muito mais dificil). Não tenham duvidas amigo, se vc tiver uma passagem de minhas de first, com 3 posições, e aparecer algum empresario ou famoso para passar o cartão na hora do voo, não tenha duvida de quem vai ficar no aeroporto……Fora que para emitir com milhas é preciso minitorar quase o ano todo de antecedencia, diariamete para conseguir (ok, sei que a luftansa e outras liberam a first vazia faltando poucos dias, mas no meu caso, que trabalho, não tenho como acordar de veneta, ver uma passagem para a semana que vem, e resolver sair de ferias….nao e assim que funciona, ao menos comigo). Bem, é isso. Vamos em frente em busca de oportunidades. Abraços
Primeiro, parabéns pelo Blog, tenho acompanhado e seus relatos são super interessantes.
No mundo das milhas, temos que ser matemáticos, estatísticos, enfim, está um tormento.
Creio que em algumas situações vale a pena comprar milhas, especialmente se o voo partir dos EUA, existem bons resgastes.
Primeiro, parabéns pelo Blog, tenho acompanhado e seus relatos são super interessantes.
No mundo das milhas, temos que ser matemáticos, estatísticos, enfim, está um tormento.
Creio que em algumas situações vale a pena comprar milhas, especialmente se o voo partir dos EUA, existem bons resgastes.