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A Smiles não está honrando a promo de milhas em triplo em hotéis

No dia 27 de junho, a Smiles publicou uma promo que dava milhas em triplo na reserva de hotéis via Rocketmiles. Esse dia foi extremamente confuso, já que, no meio da promo, a Smiles foi alterando a quantidade de milhas oferecidas e a Rocketmiles alterou o valor das diárias.

Como a gente conhece a (péssima) prática das empresas brasileiras de mudar o regulamento quando a adesão real supera a adesão prevista, eu mesma fiz questão de publicar o regulamento original em caso de problemas:

As condições  depósito das milhas acumuladas estão na cláusula 4: para reservas não reembolsáveis, o depósito será feito até 10 dias úteis após a reserva, e para as reservas reembolsáveis, até 30 dias úteis após o check-out.

Aliás, a Smiles não só mudou o regulamento, ela mudou a própria promoção (clique aqui para saber tudo sobre isso).

Recebi seguinte a reclamação de um leitor, o Investidorpg, nos comentários dos post sobre a tabela flutuante da Smiles (clique aqui para saber).

Seria interessante anunciar em seu blog que a Smiles não honrou com o regulamento da Promoção Milhas em Triplo (primeira fase), em que constava o seguinte:

“4. As milhas oriundas do acúmulo bem como Milhas Bônus serão disponibilizadas na conta Smiles do Participante que reservou tarifas reembolsáveis a diária no site da Smiles com a parceira RocketMiles no prazo de até 30 (trinta) dias úteis após datas de Checkouts realizados até 15 de setembro de 2017; e para tarifas não reembolsáveis a diária no site Smiles com a parceira RocketMiles no prazo de até 10 (dez) dias úteis após a data da reserva. As Milhas oriundas do acúmulo terão validade de acordo com a categoria do Participante no Programa Smiles, nos termos do regulamento já as Milhas Bônus terão validade de 06 (seis) meses, a partir do momento em que forem disponibilizadas na conta Smiles do Participante.”

Fiz a reserva de diárias não reembolsáveis e, ultrapassados 10 (dez) dias úteis, não recebi as milhas.

Para minha surpresa, vi que a Smiles alterou o regulamento da Promoção Milhas em Triplo (segunda fase), para 7 (sete) das úteis a contar do Checkout, a saber:

“3. As milhas oriundas do acúmulo bem como as Milhas Bônus serão disponibilizadas na conta Smiles do Participante que reservou qualquer tipo de tarifa a diária no site da Smiles com a parceira RocketMiles no prazo de até 7 (sete) dias úteis após datas de CheckOuts. As Milhas oriundas do acúmulo terão validade de acordo com a categoria do Participante no Programa Smiles, nos termos do regulamento já as Milhas Bônus terão validade de 06 (seis) meses, a partir do momento em que forem disponibilizadas na conta Smiles do Participante.”

Independentemente de ter alterado o regulamento da segunda fase da campanha, a Smiles tem a obrigação legal de creditar os pontos, uma vez que essa foi uma as condições fundamentais para eu optar por tarifas não reembolsáveis (mais caras). O que está ocorrendo é uma ofensa ao direito do consumidor, senão vejamos o CDC:

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Com a palavra a Smiles.

Alguém aí está com o mesmo problema?

 

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20 COMENTÁRIOS

  1. Já era de se esperar que essa empresa meia boca faria isso. É uma vergonha o que essa empresa faz com nós consumidores. Tenho uma reserva reembolsável também para o final desse mês. Já sei que terei que brigar na justiça.

  2. Estou com problema similar com a LIVELO, a qual cobrou e depois estornou pagamentos, não honrando a promoção de 100% de bônus para a AVIANCA.
    Acho que merece uma reportagem sobre essa atitude da LIVELO também, pois vi no facebook da própria LIVELO que diversas pessoas tiveram o mesmo problema.
    Eu irei entrar na justiça para resolver. Sugiro que todos os demais façam o mesmo.

      • Possivelmente trata-se da Promoção Amigo-Avianca: pontos em dobro na 1a transferência do Banco do Brasil, encerrada em 13/2/2017. Eu tive muita dificuldade em conseguir que a Avianca honrasse a promoção e creditasse os pontos. Eles começaram alegando que não tinham como identificar de onde vieram os pontos, um absurdo. Insisti muito, tanto na Avianca quanto na Livelo, embora nada indicava que a culpa era da Livelo. Após umas 2 semanas, parece que uma queixa no ReclameAqui surtiu efeito, e os pontos foram creditados. Consegui emitir uma passagem Rio-Curacao ida e volta por 30 mil pontos, nada mau. Mas a moral da história e’ que simplesmente não podemos confiar nas promoções que os programas de milhagem lanunciam.

  3. Também tive o ramo problema. Aderi a promoção com um regulamento, pagando mais caro pelo quarto não reembolsável, mas não foram creditadas as milhas no prazo assinalado. Absurdo da parte da smiles.

  4. No inicio do ano participei de uma promoção de milhas em dobro, paguei mais caro e fiquei em um hotel diferente pois o que eu costumo ficar nao tinha no site da Smiles

    Resultado ja abri varias reclamacoes no site, via chat, telefone, email, reclame aqui e nada resolveu.

  5. Também tive o ramo problema. Aderi a promoção com um regulamento, pagando mais caro pelo quarto não reembolsável, mas não foram creditadas as milhas no prazo assinalado. Absurdo da parte da smiles.

  6. No inicio do ano participei de uma promoção de milhas em dobro, paguei mais caro e fiquei em um hotel diferente pois o que eu costumo ficar nao tinha no site da Smiles

    Resultado ja abri varias reclamacoes no site, via chat, telefone, email, reclame aqui e nada resolveu.

  7. Já era de se esperar que essa empresa meia boca faria isso. É uma vergonha o que essa empresa faz com nós consumidores. Tenho uma reserva reembolsável também para o final desse mês. Já sei que terei que brigar na justiça.

  8. Estou com problema similar com a LIVELO, a qual cobrou e depois estornou pagamentos, não honrando a promoção de 100% de bônus para a AVIANCA.
    Acho que merece uma reportagem sobre essa atitude da LIVELO também, pois vi no facebook da própria LIVELO que diversas pessoas tiveram o mesmo problema.
    Eu irei entrar na justiça para resolver. Sugiro que todos os demais façam o mesmo.

      • Possivelmente trata-se da Promoção Amigo-Avianca: pontos em dobro na 1a transferência do Banco do Brasil, encerrada em 13/2/2017. Eu tive muita dificuldade em conseguir que a Avianca honrasse a promoção e creditasse os pontos. Eles começaram alegando que não tinham como identificar de onde vieram os pontos, um absurdo. Insisti muito, tanto na Avianca quanto na Livelo, embora nada indicava que a culpa era da Livelo. Após umas 2 semanas, parece que uma queixa no ReclameAqui surtiu efeito, e os pontos foram creditados. Consegui emitir uma passagem Rio-Curacao ida e volta por 30 mil pontos, nada mau. Mas a moral da história e’ que simplesmente não podemos confiar nas promoções que os programas de milhagem lanunciam.

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