q6prmv.md.png
domingo, junho 20, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesAir France Classe Executiva Paris - São Paulo B772

Air France Classe Executiva Paris – São Paulo B772

Ufa … último voo da viagem para a Austrália … Na ida eu fui do Rio para Paris na classe executiva da Air France, mas as aeronaves que fazem a rota ainda têm a configuração antiga (leia aqui). A cidade de São Paulo, por outro lado, foi beneficiada com os aviões com a cabine atualizada.

Informações Gerais

Data: 31.12.2016

Hora da partida: 23:20 hrs

Número do voo: AF454

Duração do voo: 11hrs35min

Tipo de bilhete: 120.000 milhas Smiles
Hard Product

Aeronave: B777-200

Entrada em uso: mai 1998

Prefixo: FGSPC

Classes de serviço: executiva, premium economy, econômica

O embarque começou cerca de 45 mins antes do voo e transcorreu sem maiores problemas. O voo estava lotado e muita gente entrou antes de mim.

A Cabine

A cabine da classe executiva que faz Paris – São Paulo – Paris foi reformulada para a configuração 1-2-1, e todos os assentos têm acesso ao corredor.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Faz uma enorme diferença para a configuração 2-3-2 que faz a rota Paris – Rio de Janeiro. Entretanto, eu acho que a Air France perdeu uma boa oportunidade de oferecer uma classe executiva superior e vocês vão ver o porquê.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

O meu assento era o 5A. Os controles do assento ficam exatamente no lugar onde o passageiro tende a colocar o braço.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

O resultado é que a cada vez que eu me movimentava, ou eu acendia a luz ou movia o assento. E percebi que a mesma coisa acontecia com outros passageiros. Não é possível que os responsáveis pelo design do assento não tenham percebido isso durante a fase de testes. Enfim, …

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Quando cheguei, já havia travesseiro, manta, cabide para pendurar o casacão e o saquinho com chinelos. Para mim, os chinelos são essenciais durante o voo. Já levo direto na minha mala de mão caso a cia aérea não disponibilize para os passageiros.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

O espaço para o descanso dos pés é relativamente limitado. Ao colocar os sapatos ali, não é mais possível colocar uma mochila.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Para guardar a necessaire, tablet, phone e outros pertences de pequeno porte, o passageiro tem que recorrer à área do headphone. Notem como a parte inferior já está bem gasta. Lembrando que a Air France começou o processo de atualização das aeronaves em 2014.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

À propósito, os fones de ouvido da Air France são genéricos, mas são noise cancelling, o que para mim é suficiente.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Uma das oportunidades perdidas pela Air France foi a instalação de uma tela de entretenimento maior. O espaço desperdiçado aqui é muito grande, se compararmos com a JAL (veja aqui), a Cathay Pacific (veja aqui) e com a American Airlines (veja aqui).

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Basta pressionar o botão na parte inferior do console que a tela se destaca.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Na parte superior, há um botão para paletós.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

O controle remoto fica na lateral do passageiro, na altura da face e é de fácil manuseio. A tela é touchscreen.

Há uma lâmpada de leitura individual. Para acendê-la, basta pressioná-la.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

A mesa é facilmente destacável: basta puxá-la. Achei que ela tem um bom tamanho e é bem estável.

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Também há uma tomada USB e uma tomada elétrica. A USB estava quebrada, sendo impossível até mesmo inserir o cabo na tomada.

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Hay un pequeño problema …

Durante o embarque, um casal tentou regular a luz e … o painel superior simplesmente caiu com as máscaras de oxigênio. Eu vi o casal mexendo na luz normalmente, sem nenhum movimento que pudesse causar esse estrago. Confesso que me deu o maior medo em relação ao estado geral do avião e à sua manutenção. É claro que esse incidente impactou a saída do avião – atrasamos cerca de 20 minutos.

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Soft Product

Refeições: jantar e café da manhã

Champagne: não foi informado

Qualidade da comida: boa

Qualidade das bebidas: indisponível 

Cortesia dos comissários: média

Quem leu com atenção o quadrinho acima, percebeu algo de estranho. O fato é que não nos foi disponibilizado o menu. Segundo o comissário, o pessoal de terra embarcou o menu errado. Assim, eu não pude saber o que estava bebendo ou comendo.

Serviço de Bordo da Air France

Durante o embarque, foi servido champagne, suco e água. Como alguns sabem, os comissários já vem com os copos em uma bandeja, então não há como saber qual é o champagne que está sendo servido. Como não havia carta de bebidas, fiquei sem saber.

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Esse voo foi no dia 31 de dezembro e passamos a meia-noite voando. Achei muito esquisito ninguém falar nada – nem os comissários, nem o comandante. Parecia a noite de 15 de setembro ou 4 de maio … Vocês não acham que eles deveriam, pelo menos, desejar feliz ano novo para os passageiros à meia-noite ou eu estou sendo muito exigente?

Ainda em terra, foram distribuídos os amenity kits, que eram idênticos aos da ida. Eles não têm marca definida e o conteúdo é bem básico.

Air France
AF Business Class B77W

Air France
AF Business Class B77W

Bom, cerca de 40 minutos após a decolagem, o serviço de bordo começou. Os comissários passaram com o carrinho distribuindo as bandejas com pão quente, manteiga, entrada, queijos e sobremesa. Quando perguntei pelo vinho tinto, o comissário respondeu que havia Bordeaux. Como foi a única informação que consegui, fiquei na água mesmo.

A terrine com compota de ameixa estava muito boa, e a salada com salmão idem. Infelizmente, eu não posso dizer exatamente o que eu comi … rsss – mas estava bom!

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Em seguida, as entradas foram retiradas e foi oferecido peixe, frango ou pasta. Eu dei uma olhada no peixe e não gostei nem um pouco da aparência. Então, optei pelo frango acompanhado de pêra e batatas gratinadas. A aparência não é das melhores, mas o prato estava bom.

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Para finalizar, umo bolo mousse de chocolate que estava excelente. Aí, sim, a Air France brilhou com a tradição da culinária francesa.

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

Optei pela omelete com queijo no café da manhã, acompanhada de linguiça de frango e bolo de batata. Não me arrependi da minha escolha.

As frutas estavam muito ácidas – impossíveis de comer. O café estava muito forte – há quem goste, eu sei! Mas eu prefiro ele de médio para fraco. Mas o que me incomodou é que ele estava morno.

Air France
AF Business Class B772 CDG – GRU Dez 2016

O voo transcorreu sem problemas e chegamos em São Paulo dentro da hora prevista.

Algumas Palavras sobre a Air France

Nessa viagem, eu peguei 3 voos da Air France em executiva: um do Rio para Paris (leia aqui), um de Paris para São Paulo e outro entre Genebra e Paris. Por incrível que pareça, o melhor serviço de bordo foi feito no voo de 1h10 minutos entre Genebra e Paris (leia aqui). A comida estava ótima para um voo tão curto e o comissário foi extremamente cortês e simpático conosco.

Nos dois voos intercontinentais o serviço deixou a desejar. Os comissários não foram rudes, mas também não foram simpáticos. Eu senti a falta do menu nesse voo – comer sem saber exatamente o que é que eu estou ingerindo me dá um certo incômodo … não sei se vocês sentem o mesmo. Além disso, apesar de saborosos, a apresentação dos pratos não foi das melhores.

Quanto à aeronave em si, o fato de todos os assentos terem acesso ao corredor é excelente e já me predispõe a achar tudo bom. Mas o fato é que além do painel ter caído só porque os passageiros tentaram ajustar a luz, a Air France perdeu a oportunidade de oferecer um assento melhor para os passageiros. Ela contratou a Zodiac – a mesma empresa que fabrica os assentos da Cathay e da American. O assento é semelhante, mas se vocês derem uma olhada nas fotos que eu tirei da Cathay (aqui e aqui) e da American (aqui e aqui), o modelo escolhido pela chinesa e pela americana é muito melhor, pois tem mais espaço e a tela de entretenimento é bem maior.

Eu sei que são detalhes e que eu devo ficar contente de não ter viajado em econômica. É verdade. Mas também não posso achar que está tudo maravilhoso. É melhor do que viajar em econômica ou em premium economy? Sem dúvida, mas há produtos melhores no mercado.

Para ler os demais posts com avaliações de cias aéreas e salas VIP dessa viagem, clique aqui.

RELATED ARTICLES

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Carlos on