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quarta-feira, junho 23, 2021
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American Airlines Premium Economy GRU -DFW

People, como vocês sabem, essa semana que passou experimentei a novíssima classe econômica premium da American Airlines no também novíssimo B789, que estreou na 6a feira dia 4 de novembro. Foi a primeira vez que entrei num avião e senti cheiro de novo, como se fosse um carro zero quilômetro! Achei incrível!

Bom, a American é a primeira cia aérea americana a introduzir essa cabine nas suas aeronaves. As cias americanas resistiram muito à ideia quando as europeias começaram a implantá-la há alguns anos atrás. As cias americanas preferiram manter a econômica, reservando alguns assentos com mais espaço para as pernas e com maior reclinação para seus passageiros com status nos seus programas de fidelidade ou para quem preferisse pagar por eles. A diferença era mínima e, na minha opinião, não valia a pena. Pois bem, isso mudou com a nova premium economy.

Como a aeronave era a mesma – literalmente – no voo de ida e volta, farei um único post sobre as viagens, ressaltando as diferenças quanto ao soft product.

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Hard Product da American Airlinesscreenshot-2016-11-15-10-21-31

A cabine tem 3 fileiras com o layout em 2-3-2, totalizando 21 assentos.

AA Premium Economy GRU - DFW B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU – DFW B789 nov 2016

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

Os assentos da primeira fileira (fileira 9) têm a vantagem do descanso para os pés ajustáveis.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016

O espaço para as pernas da primeira fila é bem amplo.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016

As fotos não me deixam mentir: quando for escolher, escolha a primeira fila!

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016

Os assentos são forrados com couro sintético e são bem confortáveis, garantindo que você chegue ao seu destino com um mínimo de dignidade.

A reclinação é bem razoável, ainda que incomparável com a executiva.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU nov 2016

A tela de entretenimento poderia ser um pouco maior. Só acho …

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

Na lateral,  há o controle remoto idêntico àquele da classe econômica e também há os botões os ajustes de assento, que achei apenas suficientes. A qualidade deixa  a desejar.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

Devido a muitas reclamações em relação às janelas eletrônicas dos seus B788 – veja aqui como elas não escureciam a aeronave completamente – a Boeing resolveu o problema nesses B789. As janelas bloqueiam, por completo, a luminosidade. Como não estava sentada na janela, não tirei foto, mas a diferença é patente.

Soft Product da American Airlines

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Assim que o passageiro chega ao seu assento, já está disponível um kit com travesseiro, cobertor, fones de ouvido e um amenity kit. Além disso, há uma garrafa de água tamanho médio como na classe executiva (na econômica, a garrafa é pequena).

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

O travesseiro é maior do que aquele oferecido na econômica, mas é feito dos mesmos materiais, ou seja … O cobertor é mais grosso e um pouco melhor. O amenity kit, apesar de não ter qualquer marca identificatória, é bem razoável. Os fones de ouvido são um diferencial. Eu não sei de vocês, mas aquele fone de ouvido interno que eles oferecem na econômica machuca muito o meu ouvido. Sempre levo o meu pra evitar esse problema.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

O kit vem com meia, máscara para dormir, protetores auriculares, escova e pasta de dente.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

Só achei que o fecho não é nada prático – quem não tem muita habilidade manual sofre um pouco pra fechar.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

A econômica premium conta com um menu de comidas e bebidas. Abaixo, o cardápio da ida.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

Esse aqui foi o voo de retorno de Dallas a São Paulo.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

A escolha das bebidas foi idêntica para ambos os voos. Diferentemente da econômica, em que somente as bebidas não-alcoólicas, os vinhos e as cervejas são liberadas, na econômica premium, os destilados como whisky, gin, vodka e licores são oferecidos sem restrições.

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Os pratos são oferecidos em porcelana, talheres inox e há copo de vidro para os vinhos. O meu scotch com ginger ale veio no copo plástico, mesmo.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

No voo de ida, a escolhi o salmão, que estava bem satisfatório. A salada de folhas estava muito tristonha, mas os embutidos estavam razoáveis e o pão veio frio. A sobremesa estava boa.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

No voo da volta, optei pelo filet, já que a lasanha vegetariana não me empolgou. Em geral, não gosto de pedir carne vermelha, pois devido às condições de voo, ela sempre vem bem passada e seca. Já teve uma vez que não deu mesmo pra comer o filé na executiva. O molho tende a evitar esse ressecamento, mas ainda assim a carne deixa a desejar. No caso dessa refeição específica, a carne estava muito passada para o meu gosto, mas deu para comer.

Fiquei bem impressionada com o tamanho dos camarões da entrada, apesar deles terem vindo sem sal. O coleslaw estava bem gostoso, assim como a sobremesa de limão com coco. De negativo, a salada – como sempre – e o pão, que estava gelado.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

O café da manhã é idêntico em ambos os voos: um pão doce, com frutas frescas e iogurte. As frutas estavam boas, assim como o pão, que podia ser maior.

AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016
AA Premium Economy GRU-DFW-GRU B789 nov 2016

Os comissários de ambos os voos foram corteses, mas totalmente indiferentes. Nem uma palavra ou sorriso a mais do que o estritamente necessário. Acho que é pra lembrar aos passageiros que, apesar de premium, estamos voando em econômica mesmo … 😉

Algumas Palavras

Eu comprei essa passagem por meros R$ 1.200,00 em econômica, o que foi muito vantajoso, já que os preços para os EUA estão nas alturas. Mas fico sempre dando uma checada no Google Voos para tentar encontrar preços bem baixos (se você quiser saber como tirar proveito máximo do Google Voos, clique aqui). Como tenho status com a AA, tive acesso à cabine premium sem pagar nada por isso.

É mais confortável? Sim.

É similar à executiva? Never.

Vale a pena pagar por isso? Depende.

Não sei qual será o preço que a American vai cobrar nesses assentos. Eu pagaria, no máximo, 30%  a mais do que na econômica, dependendo do meu destino e das eventuais conexões a serem feitas. Mais do que isso, não acho que vale a pena.  Em voos diretos, eu resistiria um pouco, dependendo da duração do voo e do horário de partida.

Quem tiver status e quiser testar os assentos sem pagar a mais por isso, a American está disponibilizando a cabine econômica premium sem custo até o início de abril de 2017, nas rotas entre SP e Dallas, e Dallas – Madri.

Gostaram da premium economy? Estão dispostos a pagar até quanto a mais pelo conforto?

Boas viagens para todos!

 

 

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2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente relato .
    Eu viajei tbm ano passado na Premium Economy e compartilho das mesmas conclusões.
    É sem dúvidas mais confortavel que a sardinha class comum sim, as refeições são um diferencial também, mas não eh comparavel com a experiência de bordo na executiva destes novos 787 Dreamliners modernos da Boeing.

  2. Excelente relato .
    Eu viajei tbm ano passado na Premium Economy e compartilho das mesmas conclusões.
    É sem dúvidas mais confortavel que a sardinha class comum sim, as refeições são um diferencial também, mas não eh comparavel com a experiência de bordo na executiva destes novos 787 Dreamliners modernos da Boeing.

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