q6prmv.md.png
quinta-feira, julho 29, 2021
q6prmv.md.png

Amigo: status Gold vale só por 4 meses!

Autor

Categorias

Compartilhar

A regra geral para ascensão de status nos programas de milhagem é a seguinte: conquistado o status no ano 1, ele é válido no ano 2 e por um ou mais meses do ano 3. Assim, quem conseguiu status com a American, LATAM, United, Delta, Amigo em 2017, mantém o status em 2018 até algum mês do início de 2019.

Quando há status challenge (desafio de status, procedimento em que a conquista do status se dá com menos requisitos do que normalmente é exigido), as companhias aéreas variam a extensão temporal desse status. Na Delta, por exemplo, quem completa o status challenge até 30 de junho de determinado ano, só usufrui do mesmo até janeiro do ano seguinte – por 7 meses. Já quem completou o challenge a partir de 1o de julho já estende o status por cerca de 1 ano e meio. Para a United, a melhor data para se fazer status challenge é a partir de 1o de agosto.

Pois bem,  o programa Amigo está com um status challenge válido até dezembro, como publiquei aqui. De acordo com a regra, quem conseguir cumprir as exigências ganhará o status Gold em dezembro de 2017. Na minha inocência – e experiência baseada na prática comum dos programas de milhas – acreditei que esse status seria válido até 2019.

Tolinha, eu.

Acabei de receber a notícia de um leitor e vou transcrever o comentário na íntegra para vocês:

Oi Beatriz!
Acabei de receber a resposta do Amigo referente a essa questão: de fato, os pontos de cartão de crédito valem para esse desafio, porém, exclusivamente para esse desafio, pois eles não são válidos para upgrade (ou manutenção) de categoria.
Com isso, cumprindo esse desafio eu voltaria a ser GOLD por apenas alguns meses, de Dezembro de 2017 a Março de 2018, segundo informou o Amigo.
Pensei que, ao cumprir esse desafio, a categoria GOLD seria válida até Março de 2019.
Você compreendeu que o cenário proposto pelo Amigo era esse mesmo ou somente eu que fantasiei em tê-lo até Março de 2019?
Obrigado mais uma vez!

Whaaaaaat? Que maluquice é essa? As pessoas voam ou transferem pontos e resgatam em passagens para ter status por pouco mais que 3 meses?

Das duas uma: ou o atendente não soube dar a informação correta (o que é bem possível) ou as pessoas responsáveis pela administração do Amigo não têm a menor ideia do que estão fazendo e desconhecem as práticas das empresas concorrentes (o que é igualmente possível).

Em qualquer dos dois cenários, fica uma dica:  fujam desse programa!

 

 

 

Autor

Compartilhar