q6prmv.md.png
sexta-feira, junho 18, 2021
q6prmv.md.png
InícioAssuntos VariadosBagagem prioritária: funciona?

Bagagem prioritária: funciona?

Um dos benefícios de se ter status em programas de milhas ou de viajar em cabines premium é a bagagem prioritária. Isso significa que, supostamente, a sua bagagem vai ser uma das primeiras a ser colocada na esteira quando o avião chegar no destino.

Isso faz todo o sentido, porque esses passageiros ocupam os melhores lugares da aeronave – geralmente na frente do avião, ou nas primeiras fileiras da econômica. Logo, é de se esperar que eles passem primeiro pela imigração/alfândega quando viajam para/do exterior porque saem da aeronave antes dos outros passageiros.

Quando eu viajo para o exterior, a minha mala é sempre uma das primeiras a sair na esteira. Já teve vezes de eu passar pela imigração/alfândega e os funcionários do aeroporto já tiraram a mala da esteira (junto com as outras bagagens prioritárias). Isso vale para os EUA, Europa, Ásia, Oceania. Aqui na América do Sul, eu só levo bagagem de mão, mesmo.

Mas aqui no Brasil geralmente não funciona. Eu conto nos dedos da mão as vezes em que tive a bagagem entregue prioritariamente – geralmente com a American Airlines.

Nesta última viagem, eu voltei com a LATAM de Milão em um voo que estava vazio. Éramos 8 passageiros na executiva (são 30 assentos no B767) e, na econômica, tinha muita gente dormindo nos três assentos centrais.

A minha bagagem foi a última a sair da esteira em São Paulo, juntamente com as demais bagagens prioritárias.

Quando fui fazer o redespacho, ainda tive que ouvir da atendente me dizer que eu estava chegando tarde demais e o voo estava quase fechado. Juro.

Quando cheguei no Galeão, fui brindada de novo: a última mala a chegar na esteira. E, dessa vez, prestei atenção a um detalhe: eu era a única passageira do voo com babagem prioritária!

Então, eu gostaria de entender a logística das bagagens prioritárias aqui no Brasil.

Eu sei que a LATAM acabou com bagagem prioritária aqui no Brasil, mas no voo internacional, ela deveria ser … prioritária, não?

A GOL ainda mantém as prioridades nas bagagens, mas não sei quanto à Avianca e a Azul.

Gostaria de ouvir a experiência de vocês sobre essa questão das bagagens prioritárias. É só pra gastar papel e criar a ilusão que você é um cliente especial (pelo menos na LATAM), ou com as demais companhias isso funciona bem? E nas companhias aéreas internacionais? Algum elogio ou reclamação?

RELATED ARTICLES

78 COMENTÁRIOS

  1. na LATAM quando tinha prioridade no brasil eu pedia pra nao colocar, tbm conto nos dedos quantas vezes recebi a mala primeiro. Eles na epoca me falaram que se o voo tivesse conexao nao tinha como garantir que saia antes do aviao, mas minha teoria eh a seguinte: a mala eh a primeira a sair do aviao, mas fica embaixo de todas as outras, dai por isso que demora a aparecer na esteira.

  2. Beatriz,

    por curiosidade, essa volta da europa na executiva com a Latam por milão, vc emitiu com pontos ou comprou na econômica e pediu upgrade (considerando que você possui status black na latam)?

  3. Eu fiz ontem um voo do Rio de Janeiro a Curitiba, direto, com a Azul, minha bagagem Prioritária Safira foi uma das primeiras a sair na esteira. Nesse caso específico funcionou perfeitamente.

      • Mais ou menos. Ano passado só voei na Azul e em quase metade dos voos não foi respeitada a prioridade. Minha última viagem foi agora em dezembro de executiva para LIS e tanto na ida quanto na volta as bagagens demoraram muito para aparecerem na esteira, não só as minhas como também das outras pessoas da business.

        • Exatamente a minha percepção. Tive minha bagagem priorizada em 50% dos aprox. 20 vôos Azul que peguei nos últimos tempos. Mas o que mais me incomoda na Azul é ignorar o embarque prioritário (voos nacionais), em pelos menos 30% dos meus vôos… isso é mais crítico pois normalmente viajo só com mala de mão, e por vezes sofro em acomodá-la próximo ao meu assento…

  4. Costumo sempre fazer a rota NATxGIG pela Gol. Quando embarco em Natal, a bagagem prioritária sempre está disponivel rapidamente nas esteiras do Galeão, mas no sentindo inverso, nunca! A atendente de solo me informou que é devido a organização de solo que é inexistente no Galeão, não respeitando as prioridades ao organizar as malas na aeronave.

  5. Vou falar da minha experiência em GRU em 2017 em viagens internacionais:
    – LATAM – 3 viagens e nas 3 as bagagens foram das últimas a serem disponibilizadas
    – AA – foram 5 viagens, 3 vieram prioritárias, 2 demoraram bastante
    Teve também uma em VCP com a Azul:
    – foi a terceira mala entregue!

  6. Fiz GRU-LIM em J pagante no B777 e com a tag de prioridade, a bagagem demorou apenas 1 hora pra aparecer, ai na volta de AEP-GRU pedir pra não colocar, foi uma das primeiras a chegar na esteira, conclusão: melhor não ter status. Off Topic, no ano passado resolvi ir na contra mão e pontuar no AAdvantage, hoje entraram os últimos pontos para EXP, em outras oportunidades vi a ilustre blogueira fazer referencias a como utilizar os SWUs, mas nesse assunto eu não tenho conhecimento e se possível peço por dicas de como fazer um bom uso eficiente e eficaz dos E-Vips.

  7. na LATAM quando tinha prioridade no brasil eu pedia pra nao colocar, tbm conto nos dedos quantas vezes recebi a mala primeiro. Eles na epoca me falaram que se o voo tivesse conexao nao tinha como garantir que saia antes do aviao, mas minha teoria eh a seguinte: a mala eh a primeira a sair do aviao, mas fica embaixo de todas as outras, dai por isso que demora a aparecer na esteira.

  8. Esse é um ponto bem falho em várias cias aéreas e aeroportos. Fazendo um levantamento bem rápido eu acho que a taxa de descumprimento da prioridade, no meu caso, ficou na casa dos 40%.

  9. Beatriz,

    por curiosidade, essa volta da europa na executiva com a Latam por milão, vc emitiu com pontos ou comprou na econômica e pediu upgrade (considerando que você possui status black na latam)?

  10. Eu fiz ontem um voo do Rio de Janeiro a Curitiba, direto, com a Azul, minha bagagem Prioritária Safira foi uma das primeiras a sair na esteira. Nesse caso específico funcionou perfeitamente.

      • Mais ou menos. Ano passado só voei na Azul e em quase metade dos voos não foi respeitada a prioridade. Minha última viagem foi agora em dezembro de executiva para LIS e tanto na ida quanto na volta as bagagens demoraram muito para aparecerem na esteira, não só as minhas como também das outras pessoas da business.

        • Exatamente a minha percepção. Tive minha bagagem priorizada em 50% dos aprox. 20 vôos Azul que peguei nos últimos tempos. Mas o que mais me incomoda na Azul é ignorar o embarque prioritário (voos nacionais), em pelos menos 30% dos meus vôos… isso é mais crítico pois normalmente viajo só com mala de mão, e por vezes sofro em acomodá-la próximo ao meu assento…

  11. Bia, bem-vindo ao clube! rsrsrsrs

    Tenho um episódio parecido: voo internacional Latam, vindo de SCL, para GRU, em classe executiva. A minha mala foi a última que apareceu na esteira. Literalmente. A última. Com etiqueta de prioridade e tudo. Dá pra acreditar? Em se tratando de latam, sim! …..rsrsrsrs

    É por essas e outras que Latam nunca mais!

  12. Costumo sempre fazer a rota NATxGIG pela Gol. Quando embarco em Natal, a bagagem prioritária sempre está disponivel rapidamente nas esteiras do Galeão, mas no sentindo inverso, nunca! A atendente de solo me informou que é devido a organização de solo que é inexistente no Galeão, não respeitando as prioridades ao organizar as malas na aeronave.

  13. Em geral, funciona comigo. Geralmente eu desembarco no Galeão, muitas vezes não passa da quinta bagagem. Uma das poucas vezes que não funcionou foi em Guarulhos, mas não costumo frequentar muito lá, por isso a amostragem é pequena. Não pego voo na LATAM há algum tempo. Geralmente vou de Air France, KLM e GOL.

  14. Recente tive uma mala extraviada, muito provavelmente foi surrupiada por alguém na esteira do terminal 3 em Guarulhos. Taí uma vantagem de ter as malas entregues por último.

  15. Minha experiência com a Azul nesse sentido é boa. Pouquíssimas vezes minha bagagem não foi das primeiras a chegar. Tive duas experiências com a Gol nesse último ano e nas duas chegaram com prioridade também. Para EUA voo sempre de Delta, foram 06 vezes em 2017 e todas minhas bagagens chegavam logo de cara.

  16. Não é só no Brasil que a Latam não respeita, fui para Paris de Business e as minhas bagagens tanto na ida quanto na volta foram praticamente as últimas. Dentro do Brasil sou Diamante do Smiles e em torno de 50% das vezes a minha mala realmente tem prioridade, mas só em voos diretos realmente.

  17. Vou falar da minha experiência em GRU em 2017 em viagens internacionais:
    – LATAM – 3 viagens e nas 3 as bagagens foram das últimas a serem disponibilizadas
    – AA – foram 5 viagens, 3 vieram prioritárias, 2 demoraram bastante
    Teve também uma em VCP com a Azul:
    – foi a terceira mala entregue!

  18. Fiz GRU-LIM em J pagante no B777 e com a tag de prioridade, a bagagem demorou apenas 1 hora pra aparecer, ai na volta de AEP-GRU pedir pra não colocar, foi uma das primeiras a chegar na esteira, conclusão: melhor não ter status. Off Topic, no ano passado resolvi ir na contra mão e pontuar no AAdvantage, hoje entraram os últimos pontos para EXP, em outras oportunidades vi a ilustre blogueira fazer referencias a como utilizar os SWUs, mas nesse assunto eu não tenho conhecimento e se possível peço por dicas de como fazer um bom uso eficiente e eficaz dos E-Vips.

  19. Esse é um ponto bem falho em várias cias aéreas e aeroportos. Fazendo um levantamento bem rápido eu acho que a taxa de descumprimento da prioridade, no meu caso, ficou na casa dos 40%.

  20. Bia, bem-vindo ao clube! rsrsrsrs

    Tenho um episódio parecido: voo internacional Latam, vindo de SCL, para GRU, em classe executiva. A minha mala foi a última que apareceu na esteira. Literalmente. A última. Com etiqueta de prioridade e tudo. Dá pra acreditar? Em se tratando de latam, sim! …..rsrsrsrs

    É por essas e outras que Latam nunca mais!

  21. Em geral, funciona comigo. Geralmente eu desembarco no Galeão, muitas vezes não passa da quinta bagagem. Uma das poucas vezes que não funcionou foi em Guarulhos, mas não costumo frequentar muito lá, por isso a amostragem é pequena. Não pego voo na LATAM há algum tempo. Geralmente vou de Air France, KLM e GOL.

  22. Recente tive uma mala extraviada, muito provavelmente foi surrupiada por alguém na esteira do terminal 3 em Guarulhos. Taí uma vantagem de ter as malas entregues por último.

  23. Oi Beatriz. Tive as mais variadas experiências possíveis em todos os continentes (eu voo cerca de 200,000 milhas por ano, sempre Star Alliance). Funciona em 80% dos casos. Uma gerente da UA me disse que depende muito do aeroporto de partida, se a separação é feita de forma correta ou não. A United tinha muitos problemas em Chigago, segundo ela mesma me disse. Uma vez a South African simplesmente ‘esqueceu’ um container com as prioridades em Joburg. No Brasil, de forma geral, nunca funcionou, em nenhuma companhia. E GRU é especialmente desleixado.

  24. Minha experiência com a Azul nesse sentido é boa. Pouquíssimas vezes minha bagagem não foi das primeiras a chegar. Tive duas experiências com a Gol nesse último ano e nas duas chegaram com prioridade também. Para EUA voo sempre de Delta, foram 06 vezes em 2017 e todas minhas bagagens chegavam logo de cara.

  25. Não é só no Brasil que a Latam não respeita, fui para Paris de Business e as minhas bagagens tanto na ida quanto na volta foram praticamente as últimas. Dentro do Brasil sou Diamante do Smiles e em torno de 50% das vezes a minha mala realmente tem prioridade, mas só em voos diretos realmente.

  26. Olá Beatriz,

    American Airlines, se você reparar bem, as primeiras malas a sair são de stand by, com etiquetas rosas. As de prioridades demoram bem, sendo, às vezes, as últimas a sair. Na Latam, mesmo com prioridade é marcação em hidrocor vermelho para black signature não tem nenhuma prioridade. A Latam até tirou o special service na chegada, já que é até desconcertante e inútil, já que as malas não saem na frente. Na verdade, essas etiquetas não servem para nada.

    • Luiz, mas a AA tem stand-by pra voos internacionais?
      Minha experiência com a AA é, geralmente, positiva. Muitas vezes quando cheguei na esteira, as malas prioritárias já tinham sido separadas pelos funcionários do aeroporto (nos EUA).

      • Funcionários stand by, creio que como as malas deles são as últimas a entrarem no avião, são sempre as primeiras. Você sempre deu sorte então, ou eu que nunca consegui. Nos EUA então, nunca vi minha bagagem serem separadas na chegada.

  27. Oi Beatriz. Tive as mais variadas experiências possíveis em todos os continentes (eu voo cerca de 200,000 milhas por ano, sempre Star Alliance). Funciona em 80% dos casos. Uma gerente da UA me disse que depende muito do aeroporto de partida, se a separação é feita de forma correta ou não. A United tinha muitos problemas em Chigago, segundo ela mesma me disse. Uma vez a South African simplesmente ‘esqueceu’ um container com as prioridades em Joburg. No Brasil, de forma geral, nunca funcionou, em nenhuma companhia. E GRU é especialmente desleixado.

  28. Olá Beatriz,

    American Airlines, se você reparar bem, as primeiras malas a sair são de stand by, com etiquetas rosas. As de prioridades demoram bem, sendo, às vezes, as últimas a sair. Na Latam, mesmo com prioridade é marcação em hidrocor vermelho para black signature não tem nenhuma prioridade. A Latam até tirou o special service na chegada, já que é até desconcertante e inútil, já que as malas não saem na frente. Na verdade, essas etiquetas não servem para nada.

    • Luiz, mas a AA tem stand-by pra voos internacionais?
      Minha experiência com a AA é, geralmente, positiva. Muitas vezes quando cheguei na esteira, as malas prioritárias já tinham sido separadas pelos funcionários do aeroporto (nos EUA).

      • Funcionários stand by, creio que como as malas deles são as últimas a entrarem no avião, são sempre as primeiras. Você sempre deu sorte então, ou eu que nunca consegui. Nos EUA então, nunca vi minha bagagem serem separadas na chegada.

  29. UNITED (1K): Funciona muito bem nos EUA. No Brasil, em alguns dias sim e na maioria não.
    GOL (Diamanate): Acabei de voltar de Montevideo para GRU e minhas malas foram as últimas do voo!
    LATAM (Black): Não funciona em lugar nenhum!

  30. UNITED (1K): Funciona muito bem nos EUA. No Brasil, em alguns dias sim e na maioria não.
    GOL (Diamanate): Acabei de voltar de Montevideo para GRU e minhas malas foram as últimas do voo!
    LATAM (Black): Não funciona em lugar nenhum!

  31. No mês de maio fiz uma viagem com milhas para a Europa, emite bilhete pela Alitalia e tinha prioridade de bagagem …. todas as vezes que eu chegava para buscar a mala …. a minha era a primeira a chegar …. estava lá …. dentro de um cesto …. aparentemente ainda não tinha nenhuma bagagem na esteira ……. foi ótimo o atendimento …

  32. No mês de maio fiz uma viagem com milhas para a Europa, emite bilhete pela Alitalia e tinha prioridade de bagagem …. todas as vezes que eu chegava para buscar a mala …. a minha era a primeira a chegar …. estava lá …. dentro de um cesto …. aparentemente ainda não tinha nenhuma bagagem na esteira ……. foi ótimo o atendimento …

  33. A prioridade de bagagem da LATAM é praticamente inexistente. Sou cliente Black a varias anos e pela minha experiencia, o aeroporto de Frankfurt é o único que as vezes funciona (LATAM). Se estiverer voando LH, é raríssima a vez que nao funciona.
    Agora no final de dezembro e inicio de janeiro voei LATAM (doméstico) e colocaram o identificador de prioridade na minha bagagem. Questionei o atendente por que estavam colocando novamente, já que no ano passado saiu um comunicado da LATAM que nao haveria mais prioridade em voos domésticos. Tanto o funcionario de CGG, de POA quanto de GRU (T3) me negaram ter existindo tal comunicado. Me questiono: sou eu quem nao sabe ler, ou sao os funcionarios da LATAM muito mal treinados? AH! Minha bagagem etiquetada com prioridade foi uma das últimas a chegar na esteira de POA e de CGH!

  34. A prioridade de bagagem da LATAM é praticamente inexistente. Sou cliente Black a varias anos e pela minha experiencia, o aeroporto de Frankfurt é o único que as vezes funciona (LATAM). Se estiverer voando LH, é raríssima a vez que nao funciona.
    Agora no final de dezembro e inicio de janeiro voei LATAM (doméstico) e colocaram o identificador de prioridade na minha bagagem. Questionei o atendente por que estavam colocando novamente, já que no ano passado saiu um comunicado da LATAM que nao haveria mais prioridade em voos domésticos. Tanto o funcionario de CGG, de POA quanto de GRU (T3) me negaram ter existindo tal comunicado. Me questiono: sou eu quem nao sabe ler, ou sao os funcionarios da LATAM muito mal treinados? AH! Minha bagagem etiquetada com prioridade foi uma das últimas a chegar na esteira de POA e de CGH!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea