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sábado, junho 19, 2021
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Carta aberta à Multiplus

Ontem, a Multiplus entrou em contato comigo em razão do post que publiquei sobre a eliminação dos bônus na transferência do KM de Vantagens. A empresa me enviou, via email, um comunicado. Mais tarde, recebi o telefonema do pessoal de marketing, em que tive a oportunidade de tecer alguns comentários sobre a mudança. Decidi, então, responder via carta aberta à Multiplus.

 

Prezada Multiplus, Managers, Diretores/as, Presidentes e a quem interessar possa,

Eu tenho perfeita ciência de que a Multiplus foi criada com o objetivo de obter lucro. Não há qualquer problema nisso: o lucro é parte inerente da atividade empresarial e deve ser buscado em todas as ações da empresa.

Entretanto, a busca pela maior margem de lucro não deve, a meu sentir, ser o único vetor de atuação da empresa, pois ela não existe enquanto ente autônomo, destacado da unidade geradora desse lucro, que é a sua base de clientes.

Em janeiro, a Multiplus reuniu diversos blogueiros do mercado de milhas para apresentar o seu novo clube, vigente a partir do dia 11 de janeiro. O tom do encontro, de acordo com a narrativa dos diversos blogs presentes,  foi extremamente positivo.

O custo das mensalidades seria aumentado consideravelmente mas, em contrapartida, era possível enxergar vantagens que justificassem a adesão. E assim foi: por meio de uma campanha publicitária instrumentalizada via blogueiros (e, portanto, com baixíssimo custo), houve adesão maciça aos novos clubes.

Entretanto, ontem todos fomos surpreendidos com a supressão dos bônus oriundos das transferências dos KM de Vantagens, entendido pela grande maioria como o maior benefício do Clube Multiplus.

Alguns pontos necessitam ser destacados sobre isso, a saber:

1 – O prazo de comunicação dado aos clientes: 48 horas.

Isso é incompatível com um comportamento que, legalmente, deve ser pautado na lealdade, confiança, transparência – que são qualificações da boa-fé objetiva.

2 – Os clientes não podem mais ser tratados como desconhecedores da realidade do mercado das milhas.

Não pode a empresa, em menos de 90 dias, afirmar que se trata de “definição estratégica do produto” e suprimir o principal benefício do novo clube. O mercado das milhas está povoado de clientes – não só blogueiros, mas leitores também, que são proficientes nos programas de milhas. Há posts e mais posts, em diversos blogs, que as contas são feitas na ponta do lápis. Os clientes já aprenderam o valor da milha! Não é qualquer tipo de justificativa que vai aplacar os ânimos dos consumidores.

Me custa a crer que não tenha sido feito um cálculo estimativo prévio do volume e do impacto da bonificação via KM de Vantagens para o passivo da empresa.

Mas não há nada além do acúmulo além do previsto que levaria à Multiplus a cortar o benefício; aliás, já foi estabelecido a priori a legitimidade pela busca do lucro.

O que não deve ser feito é apresentar uma justificativa em desacordo com padrão social, econômico, intelectual e educacional dos seus clientes.

3 – A quebra de confiança na empresa 

Lembramos que foi feita campanha maciça publicitária maciça de adesão em janeiro de 2017 em que somente os clientes do novo Clube estariam aptos a receber bonificação percentual sobre a quantidade de KM de Vantagens transferidos.

O que aconteceu foi que muitos associados do antigo clube, com mensalidades mais baixas, mudaram de plano pagando uma mensalidade muito mais cara, atraídos pelos benefícios.

Senhores e Senhoras, esses clientes confiaram na empresa, na promessa da mutualidade dos benefícios (chamada tecnicamente de comutatividade contratual): o maior valor seria justificado por maiores benefícios.

E o que a empresa fez: em menos de 3 meses e com 48 horas de antecedência, decidiu que aquela promessa não seria mais cumprida, ofendendo diretamente a legítima expectativa dos consumidores.

4 – O impacto negativo na imagem da empresa

Aqui, vou ilustrar dois casos recentes no mercado de milhas brasileiros.

O TAP Victoria teve postura semelhante: prejudicou seus clientes, sem aviso prévio. Eu garanto aos Senhores/Senhoras a ocorrência de dois eventos.

O primeiro é que muitos clientes usaram o máximo de milhas que tinham no programa para emitir bilhetes com a tabela antiga. O segundo, e o pior para a empresa, é que pouquíssimos irão colocar suas milhas no programa novamente.

Há também o emblemático caso Smiles: antes considerado o melhor programa brasileiro, hoje desconheço pessoas que estejam dispostas a enviar/comprar grandes quantidades de milhas para o programa ou usar os cartões de crédito cobranded. Aliás, a opinião geral é desfavorável à aquisição dos cartões.

Todo esse marketing negativo possivelmente impactará o demonstrativo contábil do Victoria e do Smiles. Mas um fato é inegável: os consumidores perderam a confiança no Victoria e no Smiles.

Não sei o quanto essa alteração vai afetar monetariamente a Multiplus, uma vez que ela é um marketplace mais consolidado do que o Smiles.

Mas uma coisa eu posso dizer com convicção: todos os consumidores leitores de blogs de milhas, amigos e familiares desses consumidores hoje têm menos confiança no Multiplus e estão menos suscetíveis às ações promocionais da empresa.

Enfim, sou sabedora de que o mercado está inundado de pontos Multiplus. Entretanto, essa inundação não é causada pelos clientes que voam LATAM, mas pelas inúmeras ações promocionais de venda de pontos e de outros modos de acúmulo desvinculados da atividade aérea.

Obviamente, isso leva a grandes lucros para a Multiplus, caso contrário a empresa não estaria fazendo tantas promoções.

Mas alerto aos Senhores e Senhoras que batedeiras, TVs e geladeiras – uma válvula descompressora alternativa criada pelos spin-offs dos programas de passageiros frequentes – não serão suficientes para conter a frustração de quem tem apenas um único objetivo ao acumular milhas: viajar bem, viajar longe, viajar barato.

Na esperança de uma mudança de postura face aos consumidores que viabilizam a própria existência e prosperidade da empresa, subscrevo-me cordialmente.

Beatriz Roland
Milhas e Destinos

 

 

 

 

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185 COMENTÁRIOS

    • Parabéns pela excelente resposta, Beatriz!!! Não poderia ser mais direta, concisa e verdadeira!! Bom saber que temos alguém com muito discernimento para nos representar!!
      Vou esperar o próximo mês para poder cancelar, mas só pelos 3 meses de mensalidade reduzida no plano 10k (185)! Caso seja mantida essa posição de falta de respeito da empresa, vou cancelar sem sombras de dúvidas!!!

  1. O post é tão consistente que preciso incluir um ponto, ainda que abordado indiretamente no texto: ainda que fosse razoável a retirada de tal benefício, quem renovou seu clube no dia 25/03 (eu por exemplo) se sente ainda mais lesado pois pagou uma mensalidade contando com aquele benefício. Obviamente já protocolei reclamação formal e quero meu dinheiro de volta.

  2. Cancelarei o meu clube hoje, belo tiro no pé multiplus, nunca tinha usado a multiplus até o começo do ano acreditando nessa “””empresa”””, de lá pra cá transferi mais de 400k pontos, e agora não pretendo mandar mais nada, assim como inumeros colegas que eu estava falando pra adedirem ao clube, já avisei a todos pra passar longe dessa empresa patetica, que cria e “destroi” um produto em 2 meses. Estavam precisando de dinheiro em janeiro? Unica explicação. O pior foi usar o espaço e NOME dos blogueiros pra divulgar um lixo desses.

  3. Ótima resposta e assino embaixo. Mas ainda bem que não mudei meu plano do Multiplus pra pagar mais caro e agora perder benefícios, pois com certeza eles não permitirão que as pessoas voltem a pagar o valor mais em conta que pagavam.
    Realmente não interessa a nós, viajantes, acumular milhas pra resgatar em produtos diversos, e eles sabem mto bem disso!
    Smiles e Tap viraram piada pronta, coitado de quem ainda acredita nessas bonificações gigantescas para transferir os pontos. Avianca perde pela ineficiência do site, sendo que hj não temos tempo pra ficar esperando ser atendido pelo call center e ainda lidar com atendentes mal instruídos.
    Enfim, se a Multiplus continuar boicotando o resgate de voos com pontuações altíssimas, péssimas conexões ou vôos com conexões enormes quando sabemos que existe opção de vôo direto vai a acabar do mesmo jeito que as outras – credibilidade zero!

  4. Excelente resposta Beatriz! Eu já estou decidido a entrar na justiça se a multiplus não honrar o prazo de validade da minha última mensalidade paga do clube (ou seja, até o dia 25/04, quero continuar podendo transferir pontos Km de vantagens com os 30%). Essa quebra de contrato, tenho certeza, que a maioria dos juízes irão julgar má fé da empresa e irá dar ganho de causa ao consumidor

  5. Beatriz
    Tirou as palavras da nossa boca. Isso é tudo o que gostaríamos que eles soubessem.

    Em protesto creio que todos devem cancelar suas assinaturas. Não existe forma melhor de protesto.

  6. Parabéns pelo texto! No final do ano passado assinei o Clube Multiplus 5000 e fiquei surpreso com as alterações dos planos. Não vi vantagem mudar para o novo clube 5000 e o custo mensal do clube 10000 me assustou.
    Sou novo nesse mundo de milhas e pelo que eu tenho lido os concorrentes não são muito diferentes.

  7. Parabéns.
    Sou novo leitor do seu blog e você é excepcional para nosso conhecimento sobre milhas.
    Sou mais um ex cliente Clube Multiplus e levo comigo amigos e familiares.

  8. Beatriz.
    Se a maioria dos blogueiros tivesse a imparcialidade que você tem, esse mundo de milhas seria bem melhor.
    Muito obrigado por nos representar.
    Pois esse blog é o que realmente podemos afirmar que não puxa saco de nenhum programa de fidelidade.
    Parabens

  9. Parabéns pelos ótimos e bem fundamentados posicionamentos Beatriz, como, aliás, é de costume aqui no seu excelente blog.
    Lamentavelmente, o Smiles e o Victoria vêm fazendo escola. Abraço

  10. Parabéns pelo post! Completo, bem fundamentado e representativo da opinião comum de quem conhece o mínimo do mundo das milhas neste país.

    Obrigado por este espaço existir, que bem alerta os leitores dos pós e contras de cada escolha a ser feita, com a isenção que todo meio de comunicação deveria ter!

    Novamente, meus mais sinceros agradecimentos!

  11. É simplesmente surreal o que o Multiplus está fazendo. Pagamos ANTECIPADAMENTE para usufruir de benefícios pré-determinados pelo prazo de 30 dias. Não é justo para/com o consumidor a alteração unilateral de tais benefícios sem um aviso prévio de, no mínimo, 30 dias, de modo que possamos decidir cancelar o clube antes da perda dos benefícios. Irei abrir reclamação junto ao consumidor.gov questionando o fato de terem me cobrado a mensalidade relativa aos 30 dias e a perda do principal benefício antes do vencimento dessa mensalidade.

  12. Beatriz um pouco off topic , acabei de acessar o site do amigo da avianca e tinha uma aba , resgate com parceiros star alliance , será que é o que estamos pensando ? por favor verifique . abraço!

  13. Ótimo, o blog é excelente, virei fã dessa pagina e a uso como principal fonte de noticia de milhas desde o dia que lançou esse clube e foi o único blog que foi imparcial na analise, enquanto os outros faziam festa e vergonhosamente hoje mesmo ainda continuam a defender (esse blog de jabá de primeira não visito mais a partir de hoje). Essa sua carta sintetizou bem o que a maioria dos milheiros está sentindo. Não cheguei a assinar o clube e confesso que via vantagens somente na questão que agora foi extinta, mas ainda sim fica o sentimento que a gente que faz parte desses programas pode ser feito de trouxa a qualquer momento, ultimamente tenho comprado passagens só em cash e mantenho o livelo, no futuro breve vejo uma migração maciça pra programas internacionais.

  14. O que a Multiplus fez foi vergonhoso. Coisa de gente muito amadora. Pode ter certeza que, como você mesmo disse, apesar de ser uma empresa mais consolidada, essa decisão irá reverberar muito negativamente nos próximos anos. Quem voltaria a confiar nela depois do ocorrido?
    Parabéns pelas palavras. Mais um que sairá do clube 10.000.

  15. Mudar os benefícios com apenas 2 meses??? É muita cara de pau!!! Parabéns Beatriz, admiro sua atitude! O que estamos precisando aprender como consumidores é usar a arma “Boicote”!

  16. Prezada Beatriz,

    Não posso deixar de destacar, além de PARABÉNS, um fato peculiar: o Multiplus procedeu a contato com a sua pessoa! E certamente não o fez porque ficou feliz com seu post de ontem…

    Sua imparcialidade é TAMANHA, que ora INCOMODA o Multiplus, ao ponto de lhe ligarem para tentar a influenciar…

    Enquanto isto, não assistimos ao Multiplus ligando para outros blogueiros “de segunda” (“de primeira” deixou de ser há tempos) os quais optaram por tentar influenciar leitores a continuar com o Clube 10.000. Ou ligaram para agradecer???

    Enfim, PARABÉNS pelo “incômodo” causado ao Multiplus!!!! (e, claro, só para constar, cancelei ontem meu Clube 10.000)

      • Lufthansa e Delta, empresas que, para o “P. de Segunda”, não se pode criticar nunca… agora, incluiu o Multiplus e a LATÃO na proibição de criticar (pois é só elogios)…

        É lamentável! E reprovável!!!

        Pois a Beatriz, o Papada, o Fábio e os principais blogueiros, ainda que não queiram, influenciam… são de fato, dado o grande grupo de leitores, influenciadores digitais.

        Aí, tirando a Beatriz, não visualizamos imparcialidade em nenhum outro!!!

        O Papada com aquela do TPC caiu a máscara… fora ficar lambendo a o TudoAzul…

        O outro citado, ao que parece, além de “por razões desconhecidas” ora bajular LH, Multiplus e Delta, tem a ousadia de elogiar Business da LATÃO, dizendo que o serviço é muito bom (claro que ele sendo reconhecido pela tripulação)… como você pode dizer que faz análise de um voo e seu serviço e que este é muito bom se houve downgrade para bebidas alcoólicas apenas brasileiras???

        Enfim, nos resta no quesito imparcialidade apenas a Beatriz!!!

  17. Clap! Clap! Clap!
    De uma clareza solar! Fantástico post!
    E meu Clube Multiplus 10000 já foi cancelado hj de manhã.
    Assinei pensando exatamente nas transferências do Km de Vantagens. Não vale a pena pagar a absurda mensalidade por 10000 pontos Multiplus. Não mesmo.

  18. Bia,
    Parabéns mais uma vez por sempre jogar limpo e nos deixar a par de tudo! Lembra quando comentávamos que você estava começando a incomodar o pessoal (entenda-se pessoa física e jurídica), principalmente os que agem de má fé e os “comprados”? Então vejo que você já incomoda muito, mas digo incomodar no bom sentido, de querer mostrar o certo, não ter rabo preso com nada e ninguém, dar cara a tapa! Você nos representa muito bem, sabe da insatisfação desde a pessoa que sonha em fazer o primeiro resgate por pontos até aquela que praticamente só voa com bilhetes prêmio. E Multiplus, sei que le os comentários também, melhor começar a tratar os clientes com mais respeito, pois não é porque o sistema de vocês é péssimo e as políticas que aplicam nos clientes é cruel, que iremos aceitar isso.
    Já disse que te admiro muito e não me arrependo de sempre vir aqui no site checar os posts e comentários, em alguns dias, até mais do que verifico meu e-mail!
    Grande abraço!
    Thumbs up 🙂

    • Parabéns pela excelente resposta, Beatriz!!! Não poderia ser mais direta, concisa e verdadeira!! Bom saber que temos alguém com muito discernimento para nos representar!!
      Vou esperar o próximo mês para poder cancelar, mas só pelos 3 meses de mensalidade reduzida no plano 10k (185)! Caso seja mantida essa posição de falta de respeito da empresa, vou cancelar sem sombras de dúvidas!!!

  19. O post é tão consistente que preciso incluir um ponto, ainda que abordado indiretamente no texto: ainda que fosse razoável a retirada de tal benefício, quem renovou seu clube no dia 25/03 (eu por exemplo) se sente ainda mais lesado pois pagou uma mensalidade contando com aquele benefício. Obviamente já protocolei reclamação formal e quero meu dinheiro de volta.

    • Ótimo ponto de vista porque foi exatamente o meu caso também.
      Troquei o plano de 5k pelo de 10k na renovação de 25/03. Parece até brincadeira.

  20. Parabéns Beatriz, por nos representar de forma tão idônea e sem se contaminar pelos “agrados” destas empresas, que acontece com alguns blogs.

    Obrigado!

  21. Cancelarei o meu clube hoje, belo tiro no pé multiplus, nunca tinha usado a multiplus até o começo do ano acreditando nessa “””empresa”””, de lá pra cá transferi mais de 400k pontos, e agora não pretendo mandar mais nada, assim como inumeros colegas que eu estava falando pra adedirem ao clube, já avisei a todos pra passar longe dessa empresa patetica, que cria e “destroi” um produto em 2 meses. Estavam precisando de dinheiro em janeiro? Unica explicação. O pior foi usar o espaço e NOME dos blogueiros pra divulgar um lixo desses.

  22. Ótima resposta e assino embaixo. Mas ainda bem que não mudei meu plano do Multiplus pra pagar mais caro e agora perder benefícios, pois com certeza eles não permitirão que as pessoas voltem a pagar o valor mais em conta que pagavam.
    Realmente não interessa a nós, viajantes, acumular milhas pra resgatar em produtos diversos, e eles sabem mto bem disso!
    Smiles e Tap viraram piada pronta, coitado de quem ainda acredita nessas bonificações gigantescas para transferir os pontos. Avianca perde pela ineficiência do site, sendo que hj não temos tempo pra ficar esperando ser atendido pelo call center e ainda lidar com atendentes mal instruídos.
    Enfim, se a Multiplus continuar boicotando o resgate de voos com pontuações altíssimas, péssimas conexões ou vôos com conexões enormes quando sabemos que existe opção de vôo direto vai a acabar do mesmo jeito que as outras – credibilidade zero!

  23. Excelente resposta Beatriz! Eu já estou decidido a entrar na justiça se a multiplus não honrar o prazo de validade da minha última mensalidade paga do clube (ou seja, até o dia 25/04, quero continuar podendo transferir pontos Km de vantagens com os 30%). Essa quebra de contrato, tenho certeza, que a maioria dos juízes irão julgar má fé da empresa e irá dar ganho de causa ao consumidor

  24. Beatriz
    Tirou as palavras da nossa boca. Isso é tudo o que gostaríamos que eles soubessem.

    Em protesto creio que todos devem cancelar suas assinaturas. Não existe forma melhor de protesto.

  25. Parabéns pelo texto! No final do ano passado assinei o Clube Multiplus 5000 e fiquei surpreso com as alterações dos planos. Não vi vantagem mudar para o novo clube 5000 e o custo mensal do clube 10000 me assustou.
    Sou novo nesse mundo de milhas e pelo que eu tenho lido os concorrentes não são muito diferentes.

  26. Parabéns.
    Sou novo leitor do seu blog e você é excepcional para nosso conhecimento sobre milhas.
    Sou mais um ex cliente Clube Multiplus e levo comigo amigos e familiares.

  27. Beatriz.
    Se a maioria dos blogueiros tivesse a imparcialidade que você tem, esse mundo de milhas seria bem melhor.
    Muito obrigado por nos representar.
    Pois esse blog é o que realmente podemos afirmar que não puxa saco de nenhum programa de fidelidade.
    Parabens

  28. Parabéns, excelente texto, bem escrito, muito ponderado. Concordo 100%, amadorismo lançar um produto e 3 meses depois modificá-lo. Única coisa pior seria alterar a tabela de resgate one world. Mas a dificuldade em emitir é muito grande.

  29. Parabéns pelos ótimos e bem fundamentados posicionamentos Beatriz, como, aliás, é de costume aqui no seu excelente blog.
    Lamentavelmente, o Smiles e o Victoria vêm fazendo escola. Abraço

  30. Parabéns pelo post! Completo, bem fundamentado e representativo da opinião comum de quem conhece o mínimo do mundo das milhas neste país.

    Obrigado por este espaço existir, que bem alerta os leitores dos pós e contras de cada escolha a ser feita, com a isenção que todo meio de comunicação deveria ter!

    Novamente, meus mais sinceros agradecimentos!

  31. É simplesmente surreal o que o Multiplus está fazendo. Pagamos ANTECIPADAMENTE para usufruir de benefícios pré-determinados pelo prazo de 30 dias. Não é justo para/com o consumidor a alteração unilateral de tais benefícios sem um aviso prévio de, no mínimo, 30 dias, de modo que possamos decidir cancelar o clube antes da perda dos benefícios. Irei abrir reclamação junto ao consumidor.gov questionando o fato de terem me cobrado a mensalidade relativa aos 30 dias e a perda do principal benefício antes do vencimento dessa mensalidade.

  32. Beatriz um pouco off topic , acabei de acessar o site do amigo da avianca e tinha uma aba , resgate com parceiros star alliance , será que é o que estamos pensando ? por favor verifique . abraço!

  33. Em tempo, voo Avianca para Nova York por 50 mil milhas em EXECUTIVA. Há várias datas, incluindo em alta temporada. Tem o banner no site Amigo, mas a interface está preparada só para receber consultas de econômica – que por sinal tá saindo por 25 mil milhas. Lembrando que a Livelo tá dobrando nas transferências para Amigo. Uma executiva pode sair por 25 mil milhas, como gostam de arrendondar, os blogs afins.

  34. Ótimo, o blog é excelente, virei fã dessa pagina e a uso como principal fonte de noticia de milhas desde o dia que lançou esse clube e foi o único blog que foi imparcial na analise, enquanto os outros faziam festa e vergonhosamente hoje mesmo ainda continuam a defender (esse blog de jabá de primeira não visito mais a partir de hoje). Essa sua carta sintetizou bem o que a maioria dos milheiros está sentindo. Não cheguei a assinar o clube e confesso que via vantagens somente na questão que agora foi extinta, mas ainda sim fica o sentimento que a gente que faz parte desses programas pode ser feito de trouxa a qualquer momento, ultimamente tenho comprado passagens só em cash e mantenho o livelo, no futuro breve vejo uma migração maciça pra programas internacionais.

  35. Meus Parabéns , seu post sintetiza o sentimento de muitos! Imagine o pai de família que assinou um clube caro, comprou créditos de combustível no Ipiranga, mudou rotina para abastecer, e agora tem essa decepção! Muita falta de respeito da multiplus, bola fora total!

  36. Beatriz, parabéns pelo excelente post!

    Cada dia você demonstra mais credibilidade com os leitores do seu blog.

    Multiplus vai perder mais um cliente do Clube 10k.

  37. Resposta que foi direto ao ponto. Clara e concisa e espero que outros blogueiros de milhas façam o mesmo e denunciem este desserviço que as empresas do ramo prestam. Hoje reluto em fazer parte de qualquer clube de milhas/pontos que surja no mercado, devido ao fato de que eles fazem e desfazem regras e benefícios. Ainda não cancelei meu Clube Smiles, mas o farei em breve.

  38. O que a Multiplus fez foi vergonhoso. Coisa de gente muito amadora. Pode ter certeza que, como você mesmo disse, apesar de ser uma empresa mais consolidada, essa decisão irá reverberar muito negativamente nos próximos anos. Quem voltaria a confiar nela depois do ocorrido?
    Parabéns pelas palavras. Mais um que sairá do clube 10.000.

  39. Mudar os benefícios com apenas 2 meses??? É muita cara de pau!!! Parabéns Beatriz, admiro sua atitude! O que estamos precisando aprender como consumidores é usar a arma “Boicote”!

  40. Prezada Beatriz,

    Não posso deixar de destacar, além de PARABÉNS, um fato peculiar: o Multiplus procedeu a contato com a sua pessoa! E certamente não o fez porque ficou feliz com seu post de ontem…

    Sua imparcialidade é TAMANHA, que ora INCOMODA o Multiplus, ao ponto de lhe ligarem para tentar a influenciar…

    Enquanto isto, não assistimos ao Multiplus ligando para outros blogueiros “de segunda” (“de primeira” deixou de ser há tempos) os quais optaram por tentar influenciar leitores a continuar com o Clube 10.000. Ou ligaram para agradecer???

    Enfim, PARABÉNS pelo “incômodo” causado ao Multiplus!!!! (e, claro, só para constar, cancelei ontem meu Clube 10.000)

      • Lufthansa e Delta, empresas que, para o “P. de Segunda”, não se pode criticar nunca… agora, incluiu o Multiplus e a LATÃO na proibição de criticar (pois é só elogios)…

        É lamentável! E reprovável!!!

        Pois a Beatriz, o Papada, o Fábio e os principais blogueiros, ainda que não queiram, influenciam… são de fato, dado o grande grupo de leitores, influenciadores digitais.

        Aí, tirando a Beatriz, não visualizamos imparcialidade em nenhum outro!!!

        O Papada com aquela do TPC caiu a máscara… fora ficar lambendo a o TudoAzul…

        O outro citado, ao que parece, além de “por razões desconhecidas” ora bajular LH, Multiplus e Delta, tem a ousadia de elogiar Business da LATÃO, dizendo que o serviço é muito bom (claro que ele sendo reconhecido pela tripulação)… como você pode dizer que faz análise de um voo e seu serviço e que este é muito bom se houve downgrade para bebidas alcoólicas apenas brasileiras???

        Enfim, nos resta no quesito imparcialidade apenas a Beatriz!!!

          • mestre das comissões seria o mestre dos Jabas?? rs

            Para descobrir quem é o Papada, basta analisar a foto se o blogueiro colocou em seu site e constatar se há uma “papada” ou não… não tem erro!

  41. Parabéns pela isenção, seriedade e transparência. Com poucas linhas demonstrou que o amadorismo demonstrado pela Multiplus ficou tão evidente quanto o despreparo de lidar com uma base de clientes cuja fidelização é essencial para o sucesso dos projetos da empresa.

  42. Clap! Clap! Clap!
    De uma clareza solar! Fantástico post!
    E meu Clube Multiplus 10000 já foi cancelado hj de manhã.
    Assinei pensando exatamente nas transferências do Km de Vantagens. Não vale a pena pagar a absurda mensalidade por 10000 pontos Multiplus. Não mesmo.

  43. Bia,
    Parabéns mais uma vez por sempre jogar limpo e nos deixar a par de tudo! Lembra quando comentávamos que você estava começando a incomodar o pessoal (entenda-se pessoa física e jurídica), principalmente os que agem de má fé e os “comprados”? Então vejo que você já incomoda muito, mas digo incomodar no bom sentido, de querer mostrar o certo, não ter rabo preso com nada e ninguém, dar cara a tapa! Você nos representa muito bem, sabe da insatisfação desde a pessoa que sonha em fazer o primeiro resgate por pontos até aquela que praticamente só voa com bilhetes prêmio. E Multiplus, sei que le os comentários também, melhor começar a tratar os clientes com mais respeito, pois não é porque o sistema de vocês é péssimo e as políticas que aplicam nos clientes é cruel, que iremos aceitar isso.
    Já disse que te admiro muito e não me arrependo de sempre vir aqui no site checar os posts e comentários, em alguns dias, até mais do que verifico meu e-mail!
    Grande abraço!
    Thumbs up 🙂

  44. Parabéns!! Adorei a resposta. Chega de desrespeito. E multiplus: parem de nos enganar com voos supostamente mais baratos em milhas mas com horas interminaveis de conexao.

  45. Lembrando ainda que, no meu caso como de tantos outras pessoas, tenho meu Clube Multiplus contratado e pré pago até 25/04/2018, o que torna a mudança unilateral ilegal, além de absurda.

    Não tenho dúvida que, caso não haja mudança de posição da Multiplus, irei transferir meus pontos antes de 25/04/2018 e, caso meus bônus não sejam inseridos, entrarei com ação judicial para garantir o meu direito.

    Entendo ainda que este blog deveria estimular a todos os prejudicados a acionarem a Multiplus judicialmente para garantir os seus direitos e evitar novas manobras ilegais como esta.

  46. Parabéns, excelente texto, bem escrito, muito ponderado. Concordo 100%, amadorismo lançar um produto e 3 meses depois modificá-lo. Única coisa pior seria alterar a tabela de resgate one world. Mas a dificuldade em emitir é muito grande.

  47. Em tempo, voo Avianca para Nova York por 50 mil milhas em EXECUTIVA. Há várias datas, incluindo em alta temporada. Tem o banner no site Amigo, mas a interface está preparada só para receber consultas de econômica – que por sinal tá saindo por 25 mil milhas. Lembrando que a Livelo tá dobrando nas transferências para Amigo. Uma executiva pode sair por 25 mil milhas, como gostam de arrendondar, os blogs afins.

  48. O M&D foi um dos blogs de viagens mais recentes que passei a seguir e me arrependo de não tê-lo conhecido antes – o site cobre todo o universo dos pontos e milhas, com o diferencial de abordar certos tópicos por um ângulo realmente único. Sua resposta dá voz ao inúmeros descontentes com (mais essa) atitude desonrosa por parte de (mais) uma empresa de “fidelização” brasileira. O cenário nacional atual é muito desanimador, visto que a cada passo à frente, outros dois parecem ser dados na direção contrária; mesmo com os exemplos recentes citados (TAP e Smiles), parece que não houve qualquer aprendizado, infelizmente. Confiança não se readquire da noite pro dia. Sinceramente, espero que a Multiplus não apenas leia a sua resposta, mas que a tome como um retrato fiel de sua clientela e que a releia sempre que pensar em implantar novas regras. Tratar todos os clientes como leigos já não funciona mais como antigamente. A ironia em ter o termo “fidelidade” associado a esses programas se torna cada vez mais evidente. Deixando o clube no dia 1º de abril (e não é mentira 😁). Parabéns pelo texto irretocável, Beatriz!

  49. Meus Parabéns , seu post sintetiza o sentimento de muitos! Imagine o pai de família que assinou um clube caro, comprou créditos de combustível no Ipiranga, mudou rotina para abastecer, e agora tem essa decepção! Muita falta de respeito da multiplus, bola fora total!

  50. Beatriz, me sinto abraçado pelas tuas palavras… parece que nos veem como palhaços. Fico indignado como no Brasil se subestima a inteligência do consumidor. Mais um que deixará de confiar na Multiplus… espero que tenham bastante dor de cabeça. Espalhando esse artigo pra todos os clientes que conheço.

  51. Resposta que foi direto ao ponto. Clara e concisa e espero que outros blogueiros de milhas façam o mesmo e denunciem este desserviço que as empresas do ramo prestam. Hoje reluto em fazer parte de qualquer clube de milhas/pontos que surja no mercado, devido ao fato de que eles fazem e desfazem regras e benefícios. Ainda não cancelei meu Clube Smiles, mas o farei em breve.

  52. Parabéns pela isenção, seriedade e transparência. Com poucas linhas demonstrou que o amadorismo demonstrado pela Multiplus ficou tão evidente quanto o despreparo de lidar com uma base de clientes cuja fidelização é essencial para o sucesso dos projetos da empresa.

  53. Parabéns!! Adorei a resposta. Chega de desrespeito. E multiplus: parem de nos enganar com voos supostamente mais baratos em milhas mas com horas interminaveis de conexao.

  54. Lembrando ainda que, no meu caso como de tantos outras pessoas, tenho meu Clube Multiplus contratado e pré pago até 25/04/2018, o que torna a mudança unilateral ilegal, além de absurda.

    Não tenho dúvida que, caso não haja mudança de posição da Multiplus, irei transferir meus pontos antes de 25/04/2018 e, caso meus bônus não sejam inseridos, entrarei com ação judicial para garantir o meu direito.

    Entendo ainda que este blog deveria estimular a todos os prejudicados a acionarem a Multiplus judicialmente para garantir os seus direitos e evitar novas manobras ilegais como esta.

  55. O M&D foi um dos blogs de viagens mais recentes que passei a seguir e me arrependo de não tê-lo conhecido antes – o site cobre todo o universo dos pontos e milhas, com o diferencial de abordar certos tópicos por um ângulo realmente único. Sua resposta dá voz ao inúmeros descontentes com (mais essa) atitude desonrosa por parte de (mais) uma empresa de “fidelização” brasileira. O cenário nacional atual é muito desanimador, visto que a cada passo à frente, outros dois parecem ser dados na direção contrária; mesmo com os exemplos recentes citados (TAP e Smiles), parece que não houve qualquer aprendizado, infelizmente. Confiança não se readquire da noite pro dia. Sinceramente, espero que a Multiplus não apenas leia a sua resposta, mas que a tome como um retrato fiel de sua clientela e que a releia sempre que pensar em implantar novas regras. Tratar todos os clientes como leigos já não funciona mais como antigamente. A ironia em ter o termo “fidelidade” associado a esses programas se torna cada vez mais evidente. Deixando o clube no dia 1º de abril (e não é mentira 😁). Parabéns pelo texto irretocável, Beatriz!

  56. Beatriz, me sinto abraçado pelas tuas palavras… parece que nos veem como palhaços. Fico indignado como no Brasil se subestima a inteligência do consumidor. Mais um que deixará de confiar na Multiplus… espero que tenham bastante dor de cabeça. Espalhando esse artigo pra todos os clientes que conheço.

  57. Beatriz…
    Eu normalmente sou avesso a criticar outros sites… afinal, eu não me chamo Lulla e, assim sendo, não sou a “alma mais pura do Universo”… claro, com exceção do Melhores Desatinos, que aquilo lá é uma escrotidão só (sorry pelo termo, mas esta é a definição mais elegante que posso postar em relação a eles)….
    Mas.. diante da postura dos programas de fidelidade, a saber: Smiles (que já é reincidente no, em tese, “crime contra as relações de consumo”) alguns desses sites estão coniventes com o comportamento desses programas, outros(na palavra do líder máximo da moralidade brasileira) estão “acovardados”… diante da omissão em fazer uma carta aberta que de maneira simples mostra a canalhice desses programas de fidelidade…
    Certamente seus/suas (alou Cláudia, lindinha dos chilenos) CEO´s, Chairman, Capo dei capi (alguns, mediante seu comportamento certamente tem um “líder” desses, “né nom” Mr. Const..???? )…devem ter parado nas aulas de biologia na parte de estudo dos protozoários, com especial fascinação pelas AMEBAS…
    Daí, no universo desses gestores, no Brasil, todos os consumidores pertencem ao gênero das amebas..tanto que nos dispensam o mesmo tratamento que se deve dar às amebas..
    Com exceção do seu site que fez esta belíssima carta aberta ao Multiplus, com citações “honrosas” ao Smiles e TAP, apenas mais 3 outros sites deram um “toque” no que o Multiplus fez…mas, nestas horas, o que precisamos são argumentos simples e diretos que mostrem a canalhice e o resultado do que virá para esses programas e vc pontuou isso de maneira precisa..
    Agora, tem um site que está precisando se posicionar e escolher de que lado ele vai ficar: do lado dos que dão “acessos” e ainda tem algum respeito por ele ou do lado dos doadores de jabá… porque está se transformando numa agência de primeira categoria para esses sites..
    Eu tenho feito uma pregação, um pedido aos colegas dos sites, para, simplesmente boicotarem esses programas de fidelidade: Smiles, TudoAzul e agora o Multiplus… claro, TAP Victoria vai no bolo tb….
    Não podemos enviar mais nenhum centavo pra lá… o movimento em relação a esses programas é apenas de gastar as milhas…
    Vamos mostrar a nossa força como consumidor…
    Então, não tem que ficar fazendo conta de que é “vantagem” comprar, reativar, transferir pontos para esses sites… não podemos mais, em nome da nossa dignidade e respeito enviar um único centavo para esses programas até eles reverterem as últimas medidas que tomaram em relação aos consumidores..
    O Smiles tem que voltar com a tabela de resgate para EUA / Europa, Delta/Alitalia/AF/KLM por 35k/40k, além de fazer promoções reduzindo essas quantidades e principalmente, acabar com a sacanagem de liberar apenas 1 assento…. né nom ??? além disso, mudanças em regulamento/tabelas de resgates, eles têm que assumir compromisso público de fazer com 1 ano de antecedência…
    O Multiplus tem que voltar atrás na sua decisão de não bonificar os 30%…idem em relação às mudanças de regulamento…1 ano de antecedência.. ah, e eles têm que continuar fazendo promoções de emissões para EUA/Europa porque a tabela normal deles é estratosférica nas qtde. de milhas…
    TudoAzul.. tem que reduzir a tabela de resgates… porque não dá.. e tb quase não faz promo de resgates…
    TAP Victoria… cancelar a alteração das tabelas..
    E TODOS os programas, tem que acabar com a sacanagem de cobrar taxa de combustível, porque isso é ilegal..
    Não tem essa de ficar ligando e pedir para cancelar… tem que ser no ato da reserva não cobrar..
    É RIDÍCULO vc ter que ligar para uma empresa e falar:”… alow… seus picaretas… vocês podem cumprir a legislação e não cobrarem essa zerda ???”
    E outra coisa importante: nós pequenos acumuladores queremos ações firmes dos programas de fidelidade contra as empresas de compra/venda de milhas que têm uma estrutura de emissão de passagens que zera a disponibilidade quando vamos comprar…
    É impressionante… a gente sustenta o mercado com nossas milhas, isto diminui o valor da milha, e vem essas empresas e lucram horrores com a milha mais barata e emitem passagens e nós ficamos a ver navios..
    Não dá pra competir com essas empresas… então.. os sistemas dos programas de fidelidade têm que prevenir isso… e tem maneiras sim de fazer…

  58. MORTEplus cancelado.
    Os caras estão de sacanagem, lançaram o clube mais caro do mercado, precificarão nesse valor certamente os 30% a mais de bonificação. So que deu ruim. Por que? Ganância…..

  59. O site Falando de Viagem publicou agora pouco um post recomendando que as pessoas cancelem seus cartões co-branded e os “clubs” vinculados aos programas de fidelidade..
    Assim é que se faz consumidor… vc é quem tem a força (R$$$$$)…

  60. Muito bom ver que ainda existem bons blogs de viagens que não tem o rabo preso com empresas do ramo (seja de programas de milhagem, cia aérea, ou qualquer outra).
    Carta aberta muito bem escrita e com pontos fortes e, ao meu ver, difíceis de serem rebatidos.

    E, como alguns já disseram acima, é sempre bom lembrar que nós, consumidores, quando unidos, somos o lado mais forte da relação. Se a empresa, seja lá qual for, está tomando atitudes desonestas, cabe a nós evitar ao máximo a aquisição de seus serviços.

    Atitudes como essa da MultiPlus, ou, há alguns dias, da TAP, continuarão a acontecer enquanto esse tipo de rasteira no consumidor for lucrativa para a empresa. No momento em que o prejuízo que essa desonestidade trouxer for maior do que o lucro, nós veremos uma mudança de comportamento.

  61. Beatriz…
    Eu normalmente sou avesso a criticar outros sites… afinal, eu não me chamo Lulla e, assim sendo, não sou a “alma mais pura do Universo”… claro, com exceção do Melhores Desatinos, que aquilo lá é uma escrotidão só (sorry pelo termo, mas esta é a definição mais elegante que posso postar em relação a eles)….
    Mas.. diante da postura dos programas de fidelidade, a saber: Smiles (que já é reincidente no, em tese, “crime contra as relações de consumo”) alguns desses sites estão coniventes com o comportamento desses programas, outros(na palavra do líder máximo da moralidade brasileira) estão “acovardados”… diante da omissão em fazer uma carta aberta que de maneira simples mostra a canalhice desses programas de fidelidade…
    Certamente seus/suas (alou Cláudia, lindinha dos chilenos) CEO´s, Chairman, Capo dei capi (alguns, mediante seu comportamento certamente tem um “líder” desses, “né nom” Mr. Const..???? )…devem ter parado nas aulas de biologia na parte de estudo dos protozoários, com especial fascinação pelas AMEBAS…
    Daí, no universo desses gestores, no Brasil, todos os consumidores pertencem ao gênero das amebas..tanto que nos dispensam o mesmo tratamento que se deve dar às amebas..
    Com exceção do seu site que fez esta belíssima carta aberta ao Multiplus, com citações “honrosas” ao Smiles e TAP, apenas mais 3 outros sites deram um “toque” no que o Multiplus fez…mas, nestas horas, o que precisamos são argumentos simples e diretos que mostrem a canalhice e o resultado do que virá para esses programas e vc pontuou isso de maneira precisa..
    Agora, tem um site que está precisando se posicionar e escolher de que lado ele vai ficar: do lado dos que dão “acessos” e ainda tem algum respeito por ele ou do lado dos doadores de jabá… porque está se transformando numa agência de primeira categoria para esses sites..
    Eu tenho feito uma pregação, um pedido aos colegas dos sites, para, simplesmente boicotarem esses programas de fidelidade: Smiles, TudoAzul e agora o Multiplus… claro, TAP Victoria vai no bolo tb….
    Não podemos enviar mais nenhum centavo pra lá… o movimento em relação a esses programas é apenas de gastar as milhas…
    Vamos mostrar a nossa força como consumidor…
    Então, não tem que ficar fazendo conta de que é “vantagem” comprar, reativar, transferir pontos para esses sites… não podemos mais, em nome da nossa dignidade e respeito enviar um único centavo para esses programas até eles reverterem as últimas medidas que tomaram em relação aos consumidores..
    O Smiles tem que voltar com a tabela de resgate para EUA / Europa, Delta/Alitalia/AF/KLM por 35k/40k, além de fazer promoções reduzindo essas quantidades e principalmente, acabar com a sacanagem de liberar apenas 1 assento…. né nom ??? além disso, mudanças em regulamento/tabelas de resgates, eles têm que assumir compromisso público de fazer com 1 ano de antecedência…
    O Multiplus tem que voltar atrás na sua decisão de não bonificar os 30%…idem em relação às mudanças de regulamento…1 ano de antecedência.. ah, e eles têm que continuar fazendo promoções de emissões para EUA/Europa porque a tabela normal deles é estratosférica nas qtde. de milhas…
    TudoAzul.. tem que reduzir a tabela de resgates… porque não dá.. e tb quase não faz promo de resgates…
    TAP Victoria… cancelar a alteração das tabelas..
    E TODOS os programas, tem que acabar com a sacanagem de cobrar taxa de combustível, porque isso é ilegal..
    Não tem essa de ficar ligando e pedir para cancelar… tem que ser no ato da reserva não cobrar..
    É RIDÍCULO vc ter que ligar para uma empresa e falar:”… alow… seus picaretas… vocês podem cumprir a legislação e não cobrarem essa zerda ???”
    E outra coisa importante: nós pequenos acumuladores queremos ações firmes dos programas de fidelidade contra as empresas de compra/venda de milhas que têm uma estrutura de emissão de passagens que zera a disponibilidade quando vamos comprar…
    É impressionante… a gente sustenta o mercado com nossas milhas, isto diminui o valor da milha, e vem essas empresas e lucram horrores com a milha mais barata e emitem passagens e nós ficamos a ver navios..
    Não dá pra competir com essas empresas… então.. os sistemas dos programas de fidelidade têm que prevenir isso… e tem maneiras sim de fazer…

  62. Eu transferi todos os meus Km de vantagem, sempre fui elegível ao lote especial, mandei tudo que podia e cancelei o clube 10k. Cancelei cartões co-branded e tudo! Vou queimar todas as milhas viajando de primeira classe e adeus programas brasileiros!

  63. MORTEplus cancelado.
    Os caras estão de sacanagem, lançaram o clube mais caro do mercado, precificarão nesse valor certamente os 30% a mais de bonificação. So que deu ruim. Por que? Ganância…..

  64. O site Falando de Viagem publicou agora pouco um post recomendando que as pessoas cancelem seus cartões co-branded e os “clubs” vinculados aos programas de fidelidade..
    Assim é que se faz consumidor… vc é quem tem a força (R$$$$$)…

  65. Muito bom ver que ainda existem bons blogs de viagens que não tem o rabo preso com empresas do ramo (seja de programas de milhagem, cia aérea, ou qualquer outra).
    Carta aberta muito bem escrita e com pontos fortes e, ao meu ver, difíceis de serem rebatidos.

    E, como alguns já disseram acima, é sempre bom lembrar que nós, consumidores, quando unidos, somos o lado mais forte da relação. Se a empresa, seja lá qual for, está tomando atitudes desonestas, cabe a nós evitar ao máximo a aquisição de seus serviços.

    Atitudes como essa da MultiPlus, ou, há alguns dias, da TAP, continuarão a acontecer enquanto esse tipo de rasteira no consumidor for lucrativa para a empresa. No momento em que o prejuízo que essa desonestidade trouxer for maior do que o lucro, nós veremos uma mudança de comportamento.

  66. Eu transferi todos os meus Km de vantagem, sempre fui elegível ao lote especial, mandei tudo que podia e cancelei o clube 10k. Cancelei cartões co-branded e tudo! Vou queimar todas as milhas viajando de primeira classe e adeus programas brasileiros!

  67. Ei Beatriz!
    Eu ainda tenho direito a transferir Km para o Multiplus por 2690,00 e ganhar 130k. Voce acha que vale a pena fazer antes do dia 01/04? Aproveitar a promocao.

  68. Ei Beatriz!
    Eu ainda tenho direito a transferir Km para o Multiplus por 2690,00 e ganhar 130k. Voce acha que vale a pena fazer antes do dia 01/04? Aproveitar a promocao.

  69. Fiz uma última transferência ontem, 31/03, esperando ainda a bonificação dos 30% e não veio, e sou assinante do Clube Multiplus 10k, e elegível para compra no Km de Vantagens com o valor promocional. Irei telefonar amanhã para a Multiplus perguntando pelos 30% do bônus, pois realizei a transferência ontem.

  70. Fiz uma última transferência ontem, 31/03, esperando ainda a bonificação dos 30% e não veio, e sou assinante do Clube Multiplus 10k, e elegível para compra no Km de Vantagens com o valor promocional. Irei telefonar amanhã para a Multiplus perguntando pelos 30% do bônus, pois realizei a transferência ontem.

  71. A multiplus me respondeu no começo do mês que até o dia 20/04 os bônus de quem fez transferências no final do mês 03 estariam disponíveis… Até agora nada. Alguém já recebeu?

  72. A multiplus me respondeu no começo do mês que até o dia 20/04 os bônus de quem fez transferências no final do mês 03 estariam disponíveis… Até agora nada. Alguém já recebeu?

  73. Parabéns pelo post, escreveu tudo o que eu tinha de vontade de falar…. hoje sou assinante do clube 10.000 porém atitudes assim deixam a gente frustrado …..

  74. Parabéns pelo post, escreveu tudo o que eu tinha de vontade de falar…. hoje sou assinante do clube 10.000 porém atitudes assim deixam a gente frustrado …..

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