q6prmv.md.png
sábado, junho 19, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesJAL First Class de Jakarta para Tóquio no B773

JAL First Class de Jakarta para Tóquio no B773

A JAL para mim, é uma das melhores experiências de voo do mundo. Quando eu programei definitivamente a minha viagem para a Indonésia, eu fiz questão de voar de novo na primeira classe da Japan Airlines. Eu havia voado com a empresa em 2015 de Londres para Tóquio Haneda, também em primeira classe e fiquei encantada com o voo. Sem dúvida, foi o melhor voo que fiz na vida. Por isso, eu quis repetir a dose – ainda que em um voo bem mais curto.

O voo

O JL 726 deixou o gate pontualmente às 21:25 hrs, decolou às 21:46 hrs e percorreu as 3.632 milhas que separam Jakarta de Tóquio em, aproximadamente, 6h20mins. A chegada no Japão foi aproximadamente às 6:30 da manhã do dia seguinte.

A rota de Tóquio para Jakarta é a única em que a JAL oferece a primeira classe dentro da Ásia – e eu não tenho a menor ideia do porquê disso. Mas o que é importante dizer é que eu gastei apenas 40.000 milhas AAdvantage para fazer esse voo. Para mim, é o melhor sweet spot do AAdvantage.

A cabine da primeira classe da JAL

A cabine do B773 da JAL  possui 8 assentos de primeira classe em duas fileiras, em uma configuração 1-2-1. A cabine da JAL tem as cores sóbrias, sendo branco e marrom os tons predominantes.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O Assento

Cada assento é uma cápsula individual, mas tal como a ANA e diferentemente da Etihad, por exemplo, eles não têm porta.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Apesar da falta de portas, a privacidade dos passageiros foi preservada.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Nem mesmo quando o passageiro se curva para frente ele consegue ver o passageiro ao lado.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Os assentos são bem espaçosos.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Os assentos são de couro natural e o acabamento é em madeira (ou algum produto bastante semelhante).

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

A tela de entretenimento é bem grande.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Os controles do assento estão localizados na lateral. Há um painel menor com posições pré-determinadas.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

E um maior totalmente customizável.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O controle da tela de entretenimento fica dentro de um compartimento na lateral do assento.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Esse controle é extremamente problemático. Ele não é intuitivo  e todas as vezes que viajei com a JAL eu passei muito tempo tentando alterar a língua para inglês sem sucesso. E eu tenho um conhecimento razoável desse tipo de tecnologia. Diante do meu fracasso, mais uma vez  eu tive que chamar a comissária para fazê-lo.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Há duas luzes individuais ajustáveis um pouco acima da altura de cada um dos ombros. Aqui também há a tomada para os fones de ouvido.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Na lateral,  há três compartimentos para o passageiro guardar os pertences que deseja ter a mão.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O descanso para os pés é amplo e confortável. Debaixo dele, se o passageiro quiser, pode colocar os sapatos e uma mochila.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

A mesa fica posicionada junto à tela de entretenimento.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O mecanismo é simples e fácil de usar.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

A mesa desliza até o passageiro facilmente.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

 

O Amenity Kit e outros produtos oferecidos

Logo ao chegar a bordo, a equipe de comissárias já havia deixado alguns itens à disposição dos passageiros.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017′

O amenity kit oferecido na primeira classe é da Loewe, marca de luxo espanhola.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O kit é bem completo.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Há, inclusive, um pequeno frasco de perfume unisex, o Agua de Loewe.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Para as mulheres, a JAL oferee uma máscara de beleza da Clé de Peau Beauté.

Como não poderia faltar, os chinelos são acompanhados da calçadeira.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Os passageiros da primeira classe da JAL também recebem pijamas. Eles são entregues numa embalagem muito prática  e bonita.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Os pijamas têm ótima qualidade. A parte superior, mais clara, tem o emblema da JAL. A parte superior, por sua vez, é cinza grafite.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

A JAL, como a American Airlines, oferece os ótimos fones de ouvido Bose.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Serviço de Bordo da JAL

Assim que me acomodei no meu assento, a comissária me ofereceu champagne,  e suco de laranja, com a toalhinha quente cheirosíssima da empresa.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Na bandeja, também havia um cupom de wi-fi gratuito para todo o voo.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Eu preferi começar com o suco de laranja, uma vez que, em terra, a JAL oferece champagne Henriot, que não é o carro-chefe da primeira classe. Preferi me guardar para o melhor …

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Logo após a decolagem, a comissária passou com uma segunda toalha.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

E distribuiu o menu e a carta de bebidas. O jantar na executiva e na primeira classe podem ser requisitados a qualquer hora do voo.

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O serviço de jantar é extremamente limitado nesse voo: como prato principal só há sushi e curry. Como entrada, queijos sortidos e caviar.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Finalmente, eu pude tomar o champagne Salon de novo, que eu acho delicioso. A JAL detém a exclusividade desse champagne entre as cias aéreas e só o serve na sua primeira classe.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Como entrada, eu pedi o caviar para acompanhar o champagne. Mas fiquei desapontada pois só foram servidos dois pequenos blinis para acompanhar.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Em seguida, a comissária trouxe o sushi. Achei que o prato estava mais para lanche do que prato principal do jantar. A apresentação, contudo, estava linda.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

E o sushi estava muito bom.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Para acompanhar a culinária japonesa, escolhi um saquê. A JAL disponibiliza dois tipos de saquê no menu e a comissária voltou dizendo que a marca que eu havia pedido (a melhor) não estava disponível no voo e me ofereceu a outra.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Como aquele prato de sushi não tinha sido suficiente – eu não havia comido na sala VIP de Jakarta (clique aqui para ler a avaliação) –  e eu estava com bastante fome, decidi pedir o curry.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Eu não sou fã de curry, mas esse arroz …  Não sei se vocês sabem, mas os japoneses valorizam demais o arroz. Há lojas exclusivas para o produto, que é um orgulho nacional, na verdade. Então, eu digo para vocês uma coisa: eu nunca comi um arroz tão gostoso na minha vida. E não tem a ver com o tempero; o diferencial era o grão, mesmo.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Para acompanhar o curry, eu pedi esse chá que a JAL serve com exclusividade e somente para a primeira classe. Ele é tão bom que merece ser engarrafado tal como vinho.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Para finalizar minha refeição, pedi um whisky Suntory The Hibiki envelhecido 21 anos. Para quem gosta de whisky, é imperdível.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Junto com o whisky, a comissária me ofereceu biscoitos e nuts, mas eu já não tinha mais fome nenhuma.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Assim que eu terminei minha bebida, a comissária se ofereceu para preparar a minha cama. Ela colocou um colchão, o edredon e o travesseiro.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Dormi pouco, afinal, o voo não é muito longo. Pouco depois de acordar, começou o serviço do café da manhã.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Eu pedi o café oriental, que estava muito bom. Pena que eu ainda não estava com fome suficiente para aproveitá-lo devidamente.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O arenque estava macio e bem úmido – o que é bem difícil dadas as condições normais de um voo. Só por curiosidade: esse vegetal rosa tem gosto de gengibre.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O peixe frito estava especialmente saboroso. Eu realmente não sei como a JAL consegue servir um peixe frito de qualidade em um voo.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

O camarão também estava bom.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Polvo com edamame e gengibre

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Tofu com ovas de salmão.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Entretanto, esse pickle marrom arredondado estava um horror para o meu gosto. Era vinagre puro e eu mal consegui comê-lo.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Para tirar o gosto amargo da minha boca, essa maravilhosa sopa de miso foi providencial.

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Terminei minha experiência assistindo La La Land e vendo o nascer do sol na terra do sol nascente … 😉

JAL First Class CGK – NRT B773 Fev 2017

Algumas Palavras sobe a JAL

O voo da JAL foi muito bom, apesar de não ter sido espetacular como o meu voo de Londres para Tóquio com eles. A equipe toda é excelente e as comissárias fazem de tudo para oferecer o melhor serviço possível – nesse ponto, a experiência foi excelente. O amenity kit, o pijama, a qualidade da comida e bebida a bordo e o wifi gratuito merecem destaque.

Mas há alguns pontos que merecem retoques. O primeiro deles é fazer o café da manhã a principal refeição em detrimento do jantar. Para mim, isso só faria sentido se o voo saísse depois da meia-noite, o que não foi o caso. O segundo é não embarcar todas as bebidas oferecidas na carta de bebidas, principalmente quando se trata do melhor produto da categoria. No meu caso, o melhor saquê (muito melhor e bem mais caro) não estava disponível. Se eu não gostei dessa falha, eu imagino quem pagou pela passagem em dinheiro.

Mas, continuo considerando a JAL uma das melhores companhias aéreas do mundo e a sua primeira classe é o os melhor resgate com milhas disponível na Oneworld.

RELATED ARTICLES

12 COMENTÁRIOS

  1. Prezada Beatriz, tudo bem?
    Que bacana esse seu relato.
    É necessário visto para entrar ou fazer escala no Japão?
    Tenho muita vontade de passar pela Ásia.

    Obrigado

    • Sim, o Japão exige visto para brasileiros que querem visitar o país. De trânsito, eu não tenho certeza, pois me concederam um visto com um ano de validade (porque eu pedi; geralmente, o visto é concedido apenas para uma entrada).

  2. Oi Beatriz! Parabéns pelo relato tão rico em detalhes. Tentei encaixar este trecho na minha viagem ao Japão em outubro passado. Era o único vôo intra-Asia com First da JAL e ainda por cima com ampla disponibilidade para mais de 2 passageiros ( impossível nas rotas para Europa e EUA). Infelizmente não consegui por motivos do trabalho pois tive que voar para China logo depois do Japão. Acabei fazendo HND-CAN no B767 da JAL já com a nova poltrona Skysuite que gostei bastante. Mas não se compara com a First né? Uma pena que eles tiraram a F dessa rota 🙁

    • Oi Alice, a JAL tirou a F de CGK? Nossa, ainda bem que eu consegui fazer essa rota!
      Quanto ao B767, voei NRT-PVG no Skybed – foi muito ruim (tenho o relato aqui no site). O Skysuite só é usado em HND-PVG …

    • Alice, até atualizei o post sobre os novos amenity kits da JAL com a sua informação que a JL não tem mais F entre NRT-CGK. Vi que o último voo foi no dia 27/02. Uma pena …

  3. Oi Beatriz! Parabéns pelo relato tão rico em detalhes. Tentei encaixar este trecho na minha viagem ao Japão em outubro passado. Era o único vôo intra-Asia com First da JAL e ainda por cima com ampla disponibilidade para mais de 2 passageiros ( impossível nas rotas para Europa e EUA). Infelizmente não consegui por motivos do trabalho pois tive que voar para China logo depois do Japão. Acabei fazendo HND-CAN no B767 da JAL já com a nova poltrona Skysuite que gostei bastante. Mas não se compara com a First né? Uma pena que eles tiraram a F dessa rota 🙁

    • Oi Alice, a JAL tirou a F de CGK? Nossa, ainda bem que eu consegui fazer essa rota!
      Quanto ao B767, voei NRT-PVG no Skybed – foi muito ruim (tenho o relato aqui no site). O Skysuite só é usado em HND-PVG …

    • Alice, até atualizei o post sobre os novos amenity kits da JAL com a sua informação que a JL não tem mais F entre NRT-CGK. Vi que o último voo foi no dia 27/02. Uma pena …

      • Uma pena mesmo, lá se foi mais um sweet spot que restou ao AAdvantage! Sorte sua ter aproveitado o vôo e sorte nossa de ter este review aqui. Abs!

  4. Prezada Beatriz, tudo bem?
    Que bacana esse seu relato.
    É necessário visto para entrar ou fazer escala no Japão?
    Tenho muita vontade de passar pela Ásia.

    Obrigado

    • Sim, o Japão exige visto para brasileiros que querem visitar o país. De trânsito, eu não tenho certeza, pois me concederam um visto com um ano de validade (porque eu pedi; geralmente, o visto é concedido apenas para uma entrada).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo