q6prmv.md.png
quarta-feira, junho 23, 2021
q6prmv.md.png
InícioAssuntos VariadosJubileu de Prata da Premium Economy

Jubileu de Prata da Premium Economy

Em dezembro de 1992, a companhia aérea taiwanesa EVA Air voou pela primeira vez para os Estados Unidos non-stop. O Boeing 747-400 que fazia a rota trouxe uma novidade no ar: a classe premium economy, chamada pela empresa de economy deluxe. Ou seja, em 2017 estaremos celebrando o jubileu de prata da premium economy.

EVA Air Economy Deluxe Foto Ken Donahue

EVA Air Economy Deluxe Foto Ken Donahue

Em voos mais longos, a viagem na cabine econômica já tinha se tornado uma tormenta para alguns passageiros e os executivos da EVA enxergaram a oportunidade para oferecer um produto mais elaborado para a classe média que não podia arcar com o custo de uma passagem em executiva.

A ideia básica da premium economy é um assento mais largo com maior espaço para as pernas. Atualmente, as cias aéreas oferecem entre 9 e 10 assentos em cada fileira da classe econômica. A premium economy geralmente se limita a 7 ou 8, em uma configuração 2-3-2 ou 2-4-2, dependendo da aeronave.

As empresas aéreas de quase todo o mundo encamparam a ideia, mas as americanas Delta, American e United somente se renderam recentemente ao conceito. Na verdade, a última companhia aérea a aderir à premium economy foi a Iberia, que vai estrear a nova cabine em julho desse ano.

Há três grupos de passageiros que frequentam a premium economy: viajantes a turismo que procuram um pouco mais de conforto sem um gasto excessivo com passagem aérea, executivos a trabalho e pessoas muito altas ou largas para quem a econômica é sinônimo de tortura.

O Skytrax, grupo de consultoria britânico especializado em aviação, todo ano elege as melhores cias aéreas do mundo, a partir do voto dos passageiros. Em 2016 as melhores premium economy do mundo foram:

10 – Virgin Australia

Premium Economy Virgin Australia

9 – Singapore Airlines

Premium Economy Singapore Airlines

8 – Aeroflot Russian Airlines

Premium Economy Aeroflot

7 – China Airlines

Premium Economy China Airlines

6 – Air France

Premium Economy Air France Foto Simonde

5 – Cathay Pacific

CX Premium Economy A350 AKL – HKG Dez 2016

4 – Japan Airlines

Premium Economy JAL

3 – Lufthansa

Premium Economy Lufthansa

2 – Qantas Airways

Premium Economy Qantas Foto Airliners.net

1 – Air New Zealand

Premium Economy Air New Zealand

Como tudo o que é bom dura pouco, a Air New Zealand está descontinuando essa premium economy com o assento Spaceseat, que parece maravilhoso, justamente porque ele é pouco lucrativo. Ele ocupa muito espaço na cabine e a empresa não pode cobrar um valor similar à executiva. A foto abaixo mostra a premium economy que vai já está substituindo a vencedora de 2016. Pela foto, há possibilidade da Air New Zealand perder a coroa esse ano …

Dessas 10 melhores, eu só conheço a da Qantas no A380 quando voei de Singapura para Londres. Realmente, o espaço menos limitado faz diferença para um voo de cerca de 13 horas e, dependendo do preço, é um investimento que vale a pena.

Vocês investem em premium economy?

PS: Em termos de curiosidade, e por ser acreditar que seria uma experiência bem exótica, eu gostaria de experimentar a Aeroflot e a Air China.

OBS: Agradeço ao Nei Menezes que me corrigiu quanto à EVA Air … Logo eu que sou doida pra voar num Hello Kitty da cia!

RELATED ARTICLES

14 COMENTÁRIOS

  1. Já voei em várias (Air NZ, Qantas, LH, Air France, americanas) – concordo com o ranking. Na LH deixo para comprar no aeroporto, normalmente custa uns 200-300 dólares. A da Qantas é bem mais cara que a da LH, porém a poltrona tem mais espaço. Viajo muito por conta do trabalho e virou minha classe preferida. Mais conforto que na economy e funciona bem para cortar custos de business quando o cliente quer economizar. A United ainda não lançou um produto para concorrer com a AA. Rumores dizem que acontecerá ainda em 2017.

  2. Já voei em várias (Air NZ, Qantas, LH, Air France, americanas) – concordo com o ranking. Na LH deixo para comprar no aeroporto, normalmente custa uns 200-300 dólares. A da Qantas é bem mais cara que a da LH, porém a poltrona tem mais espaço. Viajo muito por conta do trabalho e virou minha classe preferida. Mais conforto que na economy e funciona bem para cortar custos de business quando o cliente quer economizar. A United ainda não lançou um produto para concorrer com a AA. Rumores dizem que acontecerá ainda em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar