q6prmv.md.png
sexta-feira, junho 18, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesLATAM Business Class Milão - Guarulhos no B767-300

LATAM Business Class Milão – Guarulhos no B767-300

Meu último voo do ano foi com a LATAM, em 31 de dezembro, saindo do aeroporto de Milão Malpensa (MXP) para São Paulo Guarulhos (GRU). Eu já havia viajado para Bogotá nessa mesma aeronave alguns meses antes mas, sem querer, apaguei as fotos. Mas dessa vez, consegui mantê-las todas.

O VOO

De Milão para São Paulo são 5.900 milhas percorridas em 12hrs30mins de voo. A partida foi pontual às 20:10 hrs, chegando em Guarulhos às 5:15 da manhã.

A CABINE

O B767-300 é um avião antigo com uma cabine antiga. Na executiva, a configuração é 2-2-2 e na econômica, 2-3-2. Para quem não quer ser incomodado durante o voo, a melhor opção é escolher um dos dois assentos do meio.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Na realidade, os assentos da econômica, comparados com as configurações das aeronaves mais modernas e densificadas me parecem mais confortáveis. A contrapartida é a falta de tecnologia a bordo.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

O ASSENTO

Há uma avenida de espaço para as pernas nessa configuração da cabine da LATAM.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

A tela de entretenimento tem um bom tamanho, mas não é touch screen.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

É necessário usar o controle remoto que fica na lateral do assento.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Infelizmente, não há qualquer privacidade. Entre os assentos há uma pequena divisória – que não estava funcionando no meu assento. Como viajei sozinha, não tive problemas.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

O assento é bem estreito e o estofamento não é dos melhores. Além disso, simplesmente não há espaço para guardar nada por perto.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Todos os assentos dispõem de luz individual de leitura, o que é ótimo para os insones. Também é possível ver a divisória entre os assentos.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

A mesa fica embutida na lateral do assento.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Uma coisa que eu particularmente gosto nesses assentos é que a parte superior da mesa também abre. Isso é super prático quando você quer tomar uma bebida, já que não precisa abrir a mesa toda.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

O controle das posições do assento é bem simples de ser manuseado, mas dá mostras claras que já foi muito usado …

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Aliás, a limpeza dos assentos foi precária. Tirei essa foto assim que embarquei. Havia restos de comida …

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Há uma tomada elétrica e uma porta USB, o que é ótimo. A localização, entretanto, é bem complicada.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

O amenity kit da LATAM é fornecido pela casa Salvatore Ferragamo e, na minha opinião, tem um dos melhores conteúdos para a classe executiva.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Tem o trivial – meia, protetor de olhos e ouvidos, escova e pasta de dentes. Mas também oferece 3 tipos de creme, lenço de papel, escova de cabelo, caneta e uma sacola que eu sempre uso para organizar minhas roupas quando eu estou fazendo as malas. Excelente!

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

A LATAM também oferece fones de ouvido que funcionam bem.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

O SERVIÇO DE BORDO

As comissárias que fizeram esse voo foram muita simpáticas, mas eu acho que há uma falha no treinamento da tripulação. A falta de proatividade é bastante comum. Vejam: as moças foram gentilíssimas e educadíssimas comigo durante todo o voo. Mas, por exemplo, fiquei com um copo vazio ao meu lado durante horas apesar de terem somente uns 8 passageiros na cabine –  cerca de 1/3 da capacidade total.

Assim que o avião decolou e o piloto autorizou, começou o serviço de bordo. Foram distribuídas as toalhinhas quentes, mas no caso da LATAM, elas não são perfumadas.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Como aperitivo, foram oferecidos bebidas e  nuts. Fiquei na água mesmo.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

O cardápio do voo e a carta de bebidas foram os seguintes:

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Escolhi o filet mignon que estava bem razoável. Aliás, tenho que deixar registrado que o jantar me surpreendeu positivamente.  A salada de rúcula estava fresquíssima e a sopa, quente. Só o pão que estava uma pedra de frio.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Jantei e dormi imediatamente, mas acordei umas 5 horas depois. Como o voo é longo, ainda faltavam umas 6 horas para chegar em São Paulo. Comecei a ver TV e esperei bastante até que alguém passasse passasse e me oferecesse algo para comer ou beber. No final, eu desisti e  fui pedir alguma coisa na galley.

Infelizmente, a LATAM não deixa nada disponível para os passageiros entre uma refeição e outra. Sorte que uma das comissárias teve uma ótima ideia: me perguntou se eu queria alguma coisa do café da manhã e eu optei pelo prato de frios. Bola dentro para a comissária.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

Depois de comer eu dormi de novo e só acordei para o café da manhã, que foi composto de cereais com leite e frutas.

LATAM Business Class MXP – GRU B763 dez 2017

CONCLUSÃO

Apesar dos problemas com a idade e a limpeza da cabine, o voo foi bom. A LATAM não é uma EVA Air ou uma JAL, não é isso. Aliás, bem longe de ser isso.

Mas como meu último voo em business tinha sido com a Delta no B767-400 alguns dias antes (para ler a avaliação, clique aqui), eu fiz uma comparação direta e a LATAM ganhou! Nenhuma das duas oferece pijamas ou colchão. Mas achei o assento e a tela de entretenimento melhores. Nesse voo em específico, a comida da LATAM também estava melhor do que a da Delta – que notoriamente serve sopa e café mornos. A Delta ganhou no quesito variedade de filmes e séries, em que ela é infinitamente superior.

Como eu já tinha adiantado, eu emiti esse bilhete em econômica com 34.000 pontos Multiplus uns 5 dias antes da viagem. Como sou Black, pedi um upgrade quando o check-in abriu e ele me foi confirmado no aeroporto. A relação custo-benefício foi excepcional. Por 34.000 pontos, só de viajar mais de 12 horas com as pernas esticadas já está valendo.

 

RELATED ARTICLES

24 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Qual o segredo de comprar passagem com poucos pontos? Por exemplo, estou cotando pra Outubro SP > Roma com a Latam e esta ficando 80 mil pontos por pessoa. Vc viajou com 34 mil pontos.

  2. Beatriz , desculpa ser novo no assunto !
    Mas é possível eu ter este upgrade pra exec , sendo novo no múltiplos e sem status no latam fidelidade ?
    Ou apenas black e algum status permite o tal upgrade sem custo ?

  3. Olá,

    Qual o segredo de comprar passagem com poucos pontos? Por exemplo, estou cotando pra Outubro SP > Roma com a Latam e esta ficando 80 mil pontos por pessoa. Vc viajou com 34 mil pontos.

  4. Oi Beatriz,tento evitar ao máximo viagens com a “Latao”,mas tive o prazer em viajar nas rotas inaugurais do A350 da Latam (merece o crédito rs) neste trecho de Milano-Gru, o aviao estava Zerinho e recebi pijamas da Rituals.fiquri impressionado com o serviço e resolvi fazer repeteco no trecho Gig-MIA, ai me deparei com a realidade,essa aeronave velha,entretenimento que nao funcionaram etc,welcome to Latao!!!
    Mas um ponto que devemos destacar que as atendentes sao super simpáticas e educadas,concordo que falta requinte e treinamento.
    Abs,

  5. Beatriz , desculpa ser novo no assunto !
    Mas é possível eu ter este upgrade pra exec , sendo novo no múltiplos e sem status no latam fidelidade ?
    Ou apenas black e algum status permite o tal upgrade sem custo ?

  6. Oi Beatriz,tento evitar ao máximo viagens com a “Latao”,mas tive o prazer em viajar nas rotas inaugurais do A350 da Latam (merece o crédito rs) neste trecho de Milano-Gru, o aviao estava Zerinho e recebi pijamas da Rituals.fiquri impressionado com o serviço e resolvi fazer repeteco no trecho Gig-MIA, ai me deparei com a realidade,essa aeronave velha,entretenimento que nao funcionaram etc,welcome to Latao!!!
    Mas um ponto que devemos destacar que as atendentes sao super simpáticas e educadas,concordo que falta requinte e treinamento.
    Abs,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar