q6prmv.md.png
sábado, junho 19, 2021
q6prmv.md.png
InícioEmpresas AéreasLatamLATAM Vai Cobrar Por Lanche e Marcação de Assento

LATAM Vai Cobrar Por Lanche e Marcação de Assento

Outro dia fui questionada por um leitor na caixa de comentários do blog sobre a minha afirmação que não haverá redução no preço das passagens aéreas por conta das bagagens. Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento sabe como funciona o mercado e, se tem isenção na hora de escrever um post, vai ser honesto com seus leitores.

Então, não é com nenhuma surpresa que leio hoje no G1 (clique aqui para acessar a notícia) que a LATAM, no dia seguinte ao anúncio da sua estratégia de cobrança de bagagens, vai começar a cobrar pelo lanche e pela marcação de assentos.

A presidente da empresa, Claudia Sender, afirmou que quando essas medidas forem implementadas o preço da tarifa promocional vai cair 20% e acrescentou que “Quando você desregula um setor, o preço cai. Foi o que aconteceu na aviação brasileira no passado. Quando adotamos a liberdade tarifária no Brasil em 2002 todo mundo achou que o preço ia subir, mas ele caiu 50% em 10 anos”.

Caiu porque serviços antes prestados foram extintos e as aeronaves foram cada vez mais densificadas – mais assentos, mais apertadas e desconfortáveis! Me lembro de tomar café da manhã com ovos mexidos na ponte aérea Rio – SP nos idos de 2000 com a TAM.  Claudia Sender quer dar a impressão que os preços caíram e que não houve qualquer alteração na oferta dos produtos e serviços da empresa ao longo do tempo. A queda real no preço seria verdadeira se a a qualidade do voo fosse a mesma, mas não é.

O jornalista obviamente perguntou se isso não era uma contradição: num momento de retração do mercado, como a empresa vai cobrar por todos os serviços ancilares?  Aí Claudia Sender explicita que a promessa era a redução nas tarifas promocionais e não no preço médio das passagens. Entenderam?

Em momentos de crise, aumenta-se o preço das passagens, assim a empresa não perde. Quando há uma melhora no quadro, abaixa-se o preço, mas cobra-se por outros serviços, assim a empresa não perde.

Para deixar bem claro para quem ainda tem dúvidas: empresas não estão no mercado para perder. No fim do ano, distribuem dividendos para seus acionistas e bônus para seus presidentes, diretores e gerentes. A pergunta é simples: algum acionista topa reduzir seus dividendos / algum presidente, diretor ou gerente o topa reduzir seu bônus para o conforto alheio?

 

RELATED ARTICLES

12 COMENTÁRIOS

  1. Só eu que acho que essa presidente é só de fachada? Que todas decisões vem do Chile? Veja que não estou dizendo que ela não é capacitada. Penso que ela só segue ordens, uma malionete.

  2. Não adianta nada diminuir a regulação sem abrir o mercado. Enquanto as nacionais não tiverem que competir com empresas estrangeiras o serviço não irá melhorar.

  3. Essa Claudia Sender foi a responsável por tais medidas, impera o lobby politico no Brasil, mas espero que a Ryanair possa mudar de ideia e com esse *LIVRE MERCADO* venha aqui e mostre para ela o que é um companhia séria e realmente LOW COAST

  4. Não adianta nada diminuir a regulação sem abrir o mercado. Enquanto as nacionais não tiverem que competir com empresas estrangeiras o serviço não irá melhorar.

  5. Essa Claudia Sender foi a responsável por tais medidas, impera o lobby politico no Brasil, mas espero que a Ryanair possa mudar de ideia e com esse *LIVRE MERCADO* venha aqui e mostre para ela o que é um companhia séria e realmente LOW COAST

  6. Só eu que acho que essa presidente é só de fachada? Que todas decisões vem do Chile? Veja que não estou dizendo que ela não é capacitada. Penso que ela só segue ordens, uma malionete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar
Paulo Henrique Werly Gualberto on O programa Accor Live Limitless está no ar