q6prmv.md.png
segunda-feira, junho 21, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeO LATAM Fidelidade e o leite derramado

O LATAM Fidelidade e o leite derramado

Hoje, depois da divulgação por blogueiros, em primeira mão por esta que vos fala, da alteração dos upgrades para clientes Black e Black Signature, o LATAM Fidelidade enviou um email formalmente informando essa mudança.

No mesmo email, o programa faz uma retrospectiva 2017 e diz ao final que tudo foi feito para que nós, clientes, pudéssemos “aproveitar ainda mais o nosso programa de fidelidade”.

Dois dos pontos mencionados são o tal multiplicador de pontos Multiplus e a chegada do cartão Fidelidade digital.

Bom, o Multiplicador de pontos foi mais problemático do que benéfico. Um cliente Black Signature, por exemplo, que antes tinha garantido o acúmulo de 1.000 pontos por trecho independentemente da distância percorrida (500 + 500 de bônus), agora tem que gastar, pelo menos R$ 125,00 no preço da passagem, fora as taxas, para ganhar esses mesmos 1.000 pontos.

Os clientes Black, que tinham o mesmo benefício, agora tem que gastar mais um pouco ainda, na casa dos R$ 137,00.

A chegada do cartão digital seria excelente, se o cartão físico fosse mantido. Há algumas empresas aéreas que ainda insistem que o passageiro mostre o cartão físico para acesso ao lounge e só eu consigo dar dois exemplos.

O primeiro em Doha, há alguns anos atrás. A American já tem cartão digital há anos, mas mantém o físico também, que eu tinha deixado em casa. Mostrei o digital e foi recusado pelo funcionário do lounge da Qatar. Sorte é que eu estava viajando com amigos e alguém tinha o cartão físico. Entrei como convidada …

O segundo foi no lounge da primeira classe da Qantas em Los Angeles, no início do ano passado. O atendente super antipático se recusou a aceitar meu cartão digital e só me deixou entrar depois que eu mostrei o cartão físico.

Até que o cartão digital seja aceito amplamente dentro da aliança a que o programa pertence, eu acho que os programas de milhas têm a obrigação de enviar o cartão físico para seus clientes.

De bom nisso tudo foi que o LATAM Fidelidade tomou providências em 24 horas depois da divulgação do post aqui no Milhas e Destinos, copiado descaradamente por outros blogs sem o devido crédito.

 

 

RELATED ARTICLES

33 COMENTÁRIOS

  1. O atendente da Delta, este ano, em Atlanta, apesar de liberar minha entrada com o cartão digital (smiles Diamante), informou que era uma exceção e que eu deveria viajar com o cartão físico (o smiles ainda envia)

  2. O atendente da Delta, este ano, em Atlanta, apesar de liberar minha entrada com o cartão digital (smiles Diamante), informou que era uma exceção e que eu deveria viajar com o cartão físico (o smiles ainda envia)

  3. A Latam deveria deixar o programa mais claro. Outra pergunta que fica é quando irão colocar no site as classes tarifárias (N,X,O, e etc) equivalentes as classes Base, Access, etc?
    Quando se compra passagem através de agências de viagem elas nunca tem esta informação.

      • A resposta é mais complexa do que parece. A informação da família de tarifas está por dentro da classe tarifária. Não é apenas a letra que pensamos diretamente. Todo eticket tem algo chamado base tarifária, que é composto de cinco ou seis dígitos. O primeiro é a classe que costumamos olhar. Uma das mais baratas no doméstico hoje é a A, por exemplo. Então, no site, ao escolher uma tarifa bem barata em um voo qualquer, sua classe será a A. Ocorre que, apenas para uso interno da Latam, existem as diferenciações de famílias (light, flex etc.). Essa informação é um número no final da base tarifária que aparece no eticket. A base tarifária seria algo como Axxxx2, numa hipótese. É esse 2 que diz para a LA/JJ se vc está na light ou na promo. Esse número varia para cada família de tarifas. Eu tenho isso anotado em algum lugar.
        Algumas considerações:
        – eu não sei se o pessoa de agência tem esse tipo de opção. Quando todo mundo emitia bilhete na mão no Amadeus, imagino que sim. Hoje em dia, o pessoal de agência usa sistemas também. Em tese, vc tem que descobrir qual o número final das famílias de tarifas que vc quer comprar e se o pessoal da agência ao emitir enxerga não só a classe, mas a base tarifária completa para que vc indique isso;
        – pontuando em programas parceiros, o que interessa é a classe mesmo, a primeira letra (o A do nosso exemplo acima)
        – me parece que no internacional essa dinâmica muda um pouco, mas da seguinte forma: a classe e a família serão sempre a primeira letra e o último número da base tarifária, mas ao escolher no site a família mais cara também já altera a classe. Não sei se ficou claro, mas pense na forma de apresentação de compra de voos no site. É como se no doméstico a linha de opções de um voo sejam todas da mesma classe (A, por exemplo) e as famílias vão mudando a cada coluna (o que dita o último número da base tarifária). No inter, na mesma linha, ao mudar de coluna para ir mudando a família, pode haver uma alteração na letra da classe também. Mas veja: pode haver. Então, a classe mais barata da inter pode estar em duas colunas de família, mas na mais cara já há uma alteração de classe também (porque as variações de preço a cada coluna são muito mais significativas).
        Ajudei ou atrapalhei? rs

        • Ajudou e muito. Só que eu acredito que o Sandro (e eu tbm) queremos a informação da classe tarifária ANTES da compra do bilhete para saber a pontuação em programas parceiros. No site de diversas companhias eu consigo visualizar isso (AA, BA, UA, DL etc).
          O que acontece com a LATAM é que os clientes mais ligados nesse tipo de coisa ficam sujeitos ao elemento surpresa na hora da compra. Só descobrem quando o eticket é emitido.

          • Ah! Isso eu concordo plenamente! Tudo isso que falei acima não é nada óbvio e transparente. Você tem que gostar do assunto, tem que querer entender e tem que dar a sorte de achar algum dia um atendente realmente bom que te explique o correto. Também acho que um site mostrar antes da compra a classe do bilhete algo que deveria ser uma obrigação, dadas todas as implicações… Mas quis escrever isso tudo apenas para dizer que não basta saber a classe correta para a agência emitir na família que permite o up na inter. Tem mais informação por trás que vai fazer diferença, especialmente nas tarifas mais baixas…

  4. Alexandre, são tantas variáveis pro cliente conseguir saber exatamente o que está emitindo via agente que, no nível dos serviços que estão sendo prestados no Brasil hoje em dia, acho isso quase que impossível.

    • Nao entendo muito deste assunto mas acho no minimo suspeito que no momento que estamos comprando o bilhete nao temos esta informacao e raramente achamos algum atendente capacitado para nos dar esclarecimentos, diferentemente do momento em que estamos embarcando ou tentando pedir algum upgrade ou outro beneficio, onde os atendentes viram experts em tarifas e dai sim ,neste momento , sabem tudo o que podemos ou nao com aquele bilhete e claro tentando tirar alguma vantagem disto pró cia. Suspeito não !?!?!?

  5. A Latam deveria deixar o programa mais claro. Outra pergunta que fica é quando irão colocar no site as classes tarifárias (N,X,O, e etc) equivalentes as classes Base, Access, etc?
    Quando se compra passagem através de agências de viagem elas nunca tem esta informação.

      • A resposta é mais complexa do que parece. A informação da família de tarifas está por dentro da classe tarifária. Não é apenas a letra que pensamos diretamente. Todo eticket tem algo chamado base tarifária, que é composto de cinco ou seis dígitos. O primeiro é a classe que costumamos olhar. Uma das mais baratas no doméstico hoje é a A, por exemplo. Então, no site, ao escolher uma tarifa bem barata em um voo qualquer, sua classe será a A. Ocorre que, apenas para uso interno da Latam, existem as diferenciações de famílias (light, flex etc.). Essa informação é um número no final da base tarifária que aparece no eticket. A base tarifária seria algo como Axxxx2, numa hipótese. É esse 2 que diz para a LA/JJ se vc está na light ou na promo. Esse número varia para cada família de tarifas. Eu tenho isso anotado em algum lugar.
        Algumas considerações:
        – eu não sei se o pessoa de agência tem esse tipo de opção. Quando todo mundo emitia bilhete na mão no Amadeus, imagino que sim. Hoje em dia, o pessoal de agência usa sistemas também. Em tese, vc tem que descobrir qual o número final das famílias de tarifas que vc quer comprar e se o pessoal da agência ao emitir enxerga não só a classe, mas a base tarifária completa para que vc indique isso;
        – pontuando em programas parceiros, o que interessa é a classe mesmo, a primeira letra (o A do nosso exemplo acima)
        – me parece que no internacional essa dinâmica muda um pouco, mas da seguinte forma: a classe e a família serão sempre a primeira letra e o último número da base tarifária, mas ao escolher no site a família mais cara também já altera a classe. Não sei se ficou claro, mas pense na forma de apresentação de compra de voos no site. É como se no doméstico a linha de opções de um voo sejam todas da mesma classe (A, por exemplo) e as famílias vão mudando a cada coluna (o que dita o último número da base tarifária). No inter, na mesma linha, ao mudar de coluna para ir mudando a família, pode haver uma alteração na letra da classe também. Mas veja: pode haver. Então, a classe mais barata da inter pode estar em duas colunas de família, mas na mais cara já há uma alteração de classe também (porque as variações de preço a cada coluna são muito mais significativas).
        Ajudei ou atrapalhei? rs

        • Ajudou e muito. Só que eu acredito que o Sandro (e eu tbm) queremos a informação da classe tarifária ANTES da compra do bilhete para saber a pontuação em programas parceiros. No site de diversas companhias eu consigo visualizar isso (AA, BA, UA, DL etc).
          O que acontece com a LATAM é que os clientes mais ligados nesse tipo de coisa ficam sujeitos ao elemento surpresa na hora da compra. Só descobrem quando o eticket é emitido.

          • Ah! Isso eu concordo plenamente! Tudo isso que falei acima não é nada óbvio e transparente. Você tem que gostar do assunto, tem que querer entender e tem que dar a sorte de achar algum dia um atendente realmente bom que te explique o correto. Também acho que um site mostrar antes da compra a classe do bilhete algo que deveria ser uma obrigação, dadas todas as implicações… Mas quis escrever isso tudo apenas para dizer que não basta saber a classe correta para a agência emitir na família que permite o up na inter. Tem mais informação por trás que vai fazer diferença, especialmente nas tarifas mais baixas…

  6. Alexandre, são tantas variáveis pro cliente conseguir saber exatamente o que está emitindo via agente que, no nível dos serviços que estão sendo prestados no Brasil hoje em dia, acho isso quase que impossível.

    • Nao entendo muito deste assunto mas acho no minimo suspeito que no momento que estamos comprando o bilhete nao temos esta informacao e raramente achamos algum atendente capacitado para nos dar esclarecimentos, diferentemente do momento em que estamos embarcando ou tentando pedir algum upgrade ou outro beneficio, onde os atendentes viram experts em tarifas e dai sim ,neste momento , sabem tudo o que podemos ou nao com aquele bilhete e claro tentando tirar alguma vantagem disto pró cia. Suspeito não !?!?!?

  7. Olá. Comprei uma passagem de São Paulo para Lisboa, com escala em Madri e, ao ligar para Latam para saber se eu poderia fazer upgrade com pontos fui informada que poderia sim. Comprei a passagem e quando fui tentar o upgrade fui informada que a tarifa não dava direito. Tenho alguma coisa a fazer? Só comprei por conta disso, viajarei com passageiro com necessidade especial

  8. Olá. Comprei uma passagem de São Paulo para Lisboa, com escala em Madri e, ao ligar para Latam para saber se eu poderia fazer upgrade com pontos fui informada que poderia sim. Comprei a passagem e quando fui tentar o upgrade fui informada que a tarifa não dava direito. Tenho alguma coisa a fazer? Só comprei por conta disso, viajarei com passageiro com necessidade especial

  9. A Latam deveria deixar o programa mais claro. Outra pergunta que fica é quando irão colocar no site as classes tarifárias (N,X,O, e etc) equivalentes as classes Base, Access, etc?
    Quando se compra passagem através de agências de viagem elas nunca tem esta informação.

      • A resposta é mais complexa do que parece. A informação da família de tarifas está por dentro da classe tarifária. Não é apenas a letra que pensamos diretamente. Todo eticket tem algo chamado base tarifária, que é composto de cinco ou seis dígitos. O primeiro é a classe que costumamos olhar. Uma das mais baratas no doméstico hoje é a A, por exemplo. Então, no site, ao escolher uma tarifa bem barata em um voo qualquer, sua classe será a A. Ocorre que, apenas para uso interno da Latam, existem as diferenciações de famílias (light, flex etc.). Essa informação é um número no final da base tarifária que aparece no eticket. A base tarifária seria algo como Axxxx2, numa hipótese. É esse 2 que diz para a LA/JJ se vc está na light ou na promo. Esse número varia para cada família de tarifas. Eu tenho isso anotado em algum lugar.
        Algumas considerações:
        – eu não sei se o pessoa de agência tem esse tipo de opção. Quando todo mundo emitia bilhete na mão no Amadeus, imagino que sim. Hoje em dia, o pessoal de agência usa sistemas também. Em tese, vc tem que descobrir qual o número final das famílias de tarifas que vc quer comprar e se o pessoal da agência ao emitir enxerga não só a classe, mas a base tarifária completa para que vc indique isso;
        – pontuando em programas parceiros, o que interessa é a classe mesmo, a primeira letra (o A do nosso exemplo acima)
        – me parece que no internacional essa dinâmica muda um pouco, mas da seguinte forma: a classe e a família serão sempre a primeira letra e o último número da base tarifária, mas ao escolher no site a família mais cara também já altera a classe. Não sei se ficou claro, mas pense na forma de apresentação de compra de voos no site. É como se no doméstico a linha de opções de um voo sejam todas da mesma classe (A, por exemplo) e as famílias vão mudando a cada coluna (o que dita o último número da base tarifária). No inter, na mesma linha, ao mudar de coluna para ir mudando a família, pode haver uma alteração na letra da classe também. Mas veja: pode haver. Então, a classe mais barata da inter pode estar em duas colunas de família, mas na mais cara já há uma alteração de classe também (porque as variações de preço a cada coluna são muito mais significativas).
        Ajudei ou atrapalhei? rs

        • Ajudou e muito. Só que eu acredito que o Sandro (e eu tbm) queremos a informação da classe tarifária ANTES da compra do bilhete para saber a pontuação em programas parceiros. No site de diversas companhias eu consigo visualizar isso (AA, BA, UA, DL etc).
          O que acontece com a LATAM é que os clientes mais ligados nesse tipo de coisa ficam sujeitos ao elemento surpresa na hora da compra. Só descobrem quando o eticket é emitido.

          • Ah! Isso eu concordo plenamente! Tudo isso que falei acima não é nada óbvio e transparente. Você tem que gostar do assunto, tem que querer entender e tem que dar a sorte de achar algum dia um atendente realmente bom que te explique o correto. Também acho que um site mostrar antes da compra a classe do bilhete algo que deveria ser uma obrigação, dadas todas as implicações… Mas quis escrever isso tudo apenas para dizer que não basta saber a classe correta para a agência emitir na família que permite o up na inter. Tem mais informação por trás que vai fazer diferença, especialmente nas tarifas mais baixas…

  10. Olá. Comprei uma passagem de São Paulo para Lisboa, com escala em Madri e, ao ligar para Latam para saber se eu poderia fazer upgrade com pontos fui informada que poderia sim. Comprei a passagem e quando fui tentar o upgrade fui informada que a tarifa não dava direito. Tenho alguma coisa a fazer? Só comprei por conta disso, viajarei com passageiro com necessidade especial

  11. O atendente da Delta, este ano, em Atlanta, apesar de liberar minha entrada com o cartão digital (smiles Diamante), informou que era uma exceção e que eu deveria viajar com o cartão físico (o smiles ainda envia)

  12. Alexandre, são tantas variáveis pro cliente conseguir saber exatamente o que está emitindo via agente que, no nível dos serviços que estão sendo prestados no Brasil hoje em dia, acho isso quase que impossível.

    • Nao entendo muito deste assunto mas acho no minimo suspeito que no momento que estamos comprando o bilhete nao temos esta informacao e raramente achamos algum atendente capacitado para nos dar esclarecimentos, diferentemente do momento em que estamos embarcando ou tentando pedir algum upgrade ou outro beneficio, onde os atendentes viram experts em tarifas e dai sim ,neste momento , sabem tudo o que podemos ou nao com aquele bilhete e claro tentando tirar alguma vantagem disto pró cia. Suspeito não !?!?!?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar