q6prmv.md.png
segunda-feira, junho 21, 2021
q6prmv.md.png
InícioProgramas de FidelidadeProgramas de Milhagem Brasileiros: Resgates Cada Vez Mais Difíceis

Programas de Milhagem Brasileiros: Resgates Cada Vez Mais Difíceis

Quem acompanha esse e outros blogs de milhas com certa regularidade já percebeu que os programas de milhagem brasileiros estão dificultando cada vez mais os resgates de passagens aéreas.

Me lembro quando lancei o Milhas & Destinos há menos de um ano, leitores comentavam a facilidade no resgate de passagens no TudoAzul tanto em relação à disponibilidade como à quantidade de milhas exigidas.

Nos bons tempos de Smiles era comum achar bilhetes em executiva na Qatar saindo de Doha para diversas cidades da Ásia, assim como de cidades da Europa para Doha. Eu mesma emiti Doha – Bangkok na primeira classe por 32.500 milhas, comprando com relativa antecedência. Também era  fácil achar passagens do Rio para Tóquio por 100.000 milhas na executiva da Alitalia. Tenho certeza que muitos de vocês têm histórias de bons resgates para contar.

Até mesmo na LATAM era possível emitir boas passagens – tanto nas companhias da Star Alliance como nas da Oneworld – sem grandes esforços. Bastava uma quantidade razoável de pontos e um bom planejamento.

Hoje em dia, só leio reclamações sobre todas elas: quantidades surreais de milhas/pontos e impossibilidade de resgate são frequentes.

O Smiles praticamente só serve para emitir Delta e TAP em promoção e, para os mais aventureiros, ainda há a opção da Korean. Não consigo mais achar a Qatar na executiva em nenhum trecho, ainda que eu procure com 364 dias de antecedência. O resgate  na Etihad e na Emirates, além de raros, custam um rim e um olho. Idem para quem tenta emitir Air France e KLM – são raríssimas as oportunidades em executiva.

O LATAM Fidelidade encerrou os resgates com a Star Alliance e não se deu ao trabalho de avisar aos clientes. A emissão com as parceiras online, só com muita paciência e antecedência (e só pode emitir com origem/destino no Brasil). Os resgates na própria LATAM custam o dobro do que as parceiras cobram.

E o Amigo é o desgosto de muita gente. As pessoas transferiram os pontos do cartão de crédito para o programa e não conseguem emitir com as parceiras da Star Alliance. A disponibilidade até aparece, mas na hora de emitir, o sistema trava e ninguém consegue. É um verdadeiro boicote ao cliente.

Está mais do que na hora de uma retaliação maciça aos programas. Dentre as medidas que podem ser tomadas estão as reclamações nos canais governamentais, nas empresas, na Oneworld e na Star Alliance; não transferir pontos do cartão de crédito para forçar melhores promoções; cancelar assinaturas dos clubes de milhagem etc.

Temos que entender que o único elemento essencial dos programas de milhagem são os clientes.  Sem nós, não há lucro.

RELATED ARTICLES

44 COMENTÁRIOS

  1. Ultimamente não está valendo ser fiel a nenhuma…acúmulo as milhas dos cartões e só transfiro quando vou utilizar pra emitir passagens…quando as milhas vem dos vôos tento pontuar nos programas onde as milhas não expiram desde que tenha movimentação pra algum dia conseguir emitir algo… difícil

    • Já até passei desse nível com as brasileiras, Rodolfo. A minha questão agora é mesmo o que fazer com os pontos do cartão, já que as boas emissões com as parceiras estão praticamente impossíveis.

      • Sim.. infelizmente poucos cartões transferem para as estrangeiras…como minhas viagens planejo com antecedência até consigo algumas coisas interessantes por Avianca quando é para os estados unidos….para Europa costumo pagar em cash a ida normalmente com a TAP e volto com milhas normalmente do Multiplus..por Paris..trecho saindo 33K milhas..econômica….em executiva só quando viajo sozinho… então Vôos oneworld vai pro aadvantage e na star Alliance pro lifemiles…skyteam tenho vôos pela Alitalia e airfrance tô vendo ainda pra onde mando essas milhas provavelmente Smiles infelizmente…

  2. Sem mencionar que além das dificuldades colocadas pros resgates, as companheiras aéreas nacionais sistematicamente pioram o sistema de pontuação dos trechos voados. Ou seja, perdemos nas duas pontas: menor pontuação atribuída por trecho e maior dificuldade no resgate, seja pelos preços elevados, seja pela baixa disponibilidade. Lamentável.

  3. Em 2012 eu fiz Curitiba – São Paulo – Santiago – Assunção – Buenos Aires – Curitiba por 25 k com um dos trechos em executiva.
    Em 2014 fiz México ida e volta por 30 k. Mas, em geral não consigo achar nada que valha a pena.

  4. Enquanto isso, tanto a múltiplus, quanto o Smiles, não param de dar lucro. A ação da smiles vale, em média, 8x a da Gol. Será coincidência?

    • Alguns programas de fidelidade têm maior valor de mercado do que as próprias cias aéreas, como a American Airlines, por exemplo. O lucro do Smiles é muito superior ao lucro da GOL. Eu até disponibilizei o demonstrativo contábil do 1T2017 da GOL que mostra isso.

  5. Eu desisti de Smiles e Latam Fidelidade. Sou cliente Bradesco e atualmente acho que o único parceiro da Livelo que vale a pena é o TAP Victoria.

      • Na verdade nunca fiz. Só fiz emissões com a própria TAP até hoje. Mas acompanho outros blogs onde o serviço de emissão de bilhetes por telefone da TAP é bastante elogiado.

  6. Ao invés de transferir os pontos do Santander Esfera direto para o Multiplus, não compensaria transferir para o Iberia Plus, transformando as milhas em avios e de lá portar 1-1 para o BA Executive Club e, por exemplo, emitir em parceiras da One World (AA, LATAM etc)? Além disso, pelo que sei, os Avios nunca expiram na BA desde haja movimento a cada 36 meses. Certo?

    • É uma estratégia, Douglas. Mas tudo depende da sua finalidade. Por exemplo, emiti executiva da Ásia para o Brasil (Cathay e Iberia) por 110k no Multiplus. E a ida Rio-Londres-Singapura é na first da BA por 140k (a F da BA não é lá essas coisas). Mas em nenhum dos casos vc consegue emitir com essa qtde de Avios.

  7. Atualmente concentro tudo no Tudo Azul. Pra mim é o único que tá valendo a pena para resgates nacionais e como a maioria do pessoal vai é pra Europa ou EUA, a Azul tem vôos pra lá e sempre tem várias promoções de 80% de bônus de transferência do cartão de crédito.
    Enfim, claro que tudo depende do perfil de cada cliente, mas atualmente uso o Tudo Azul, pra mim é o melhor, digo, o menos pior 🙁

    • Você é uma exceção à regra, Leonardo. Só leio reclamações sobre como o TudoAzul piorou muito no último ano … Mas em termos de malha doméstica, a Azul é imbatível.

  8. Atualmente concentro tudo no Tudo Azul. Pra mim é o único que tá valendo a pena para resgates nacionais e como a maioria do pessoal vai é pra Europa ou EUA, a Azul tem vôos pra lá e sempre tem várias promoções de 80% de bônus de transferência do cartão de crédito.
    Enfim, claro que tudo depende do perfil de cada cliente, mas atualmente uso o Tudo Azul, pra mim é o melhor, digo, o menos pior 🙁

    • Você é uma exceção à regra, Leonardo. Só leio reclamações sobre como o TudoAzul piorou muito no último ano … Mas em termos de malha doméstica, a Azul é imbatível.

  9. Sem mencionar que além das dificuldades colocadas pros resgates, as companheiras aéreas nacionais sistematicamente pioram o sistema de pontuação dos trechos voados. Ou seja, perdemos nas duas pontas: menor pontuação atribuída por trecho e maior dificuldade no resgate, seja pelos preços elevados, seja pela baixa disponibilidade. Lamentável.

  10. Em 2012 eu fiz Curitiba – São Paulo – Santiago – Assunção – Buenos Aires – Curitiba por 25 k com um dos trechos em executiva.
    Em 2014 fiz México ida e volta por 30 k. Mas, em geral não consigo achar nada que valha a pena.

  11. Eu desisti de Smiles e Latam Fidelidade. Sou cliente Bradesco e atualmente acho que o único parceiro da Livelo que vale a pena é o TAP Victoria.

      • Na verdade nunca fiz. Só fiz emissões com a própria TAP até hoje. Mas acompanho outros blogs onde o serviço de emissão de bilhetes por telefone da TAP é bastante elogiado.

  12. Ao invés de transferir os pontos do Santander Esfera direto para o Multiplus, não compensaria transferir para o Iberia Plus, transformando as milhas em avios e de lá portar 1-1 para o BA Executive Club e, por exemplo, emitir em parceiras da One World (AA, LATAM etc)? Além disso, pelo que sei, os Avios nunca expiram na BA desde haja movimento a cada 36 meses. Certo?

    • É uma estratégia, Douglas. Mas tudo depende da sua finalidade. Por exemplo, emiti executiva da Ásia para o Brasil (Cathay e Iberia) por 110k no Multiplus. E a ida Rio-Londres-Singapura é na first da BA por 140k (a F da BA não é lá essas coisas). Mas em nenhum dos casos vc consegue emitir com essa qtde de Avios.

  13. Enquanto isso, tanto a múltiplus, quanto o Smiles, não param de dar lucro. A ação da smiles vale, em média, 8x a da Gol. Será coincidência?

    • Alguns programas de fidelidade têm maior valor de mercado do que as próprias cias aéreas, como a American Airlines, por exemplo. O lucro do Smiles é muito superior ao lucro da GOL. Eu até disponibilizei o demonstrativo contábil do 1T2017 da GOL que mostra isso.

  14. Ultimamente não está valendo ser fiel a nenhuma…acúmulo as milhas dos cartões e só transfiro quando vou utilizar pra emitir passagens…quando as milhas vem dos vôos tento pontuar nos programas onde as milhas não expiram desde que tenha movimentação pra algum dia conseguir emitir algo… difícil

    • Já até passei desse nível com as brasileiras, Rodolfo. A minha questão agora é mesmo o que fazer com os pontos do cartão, já que as boas emissões com as parceiras estão praticamente impossíveis.

      • Sim.. infelizmente poucos cartões transferem para as estrangeiras…como minhas viagens planejo com antecedência até consigo algumas coisas interessantes por Avianca quando é para os estados unidos….para Europa costumo pagar em cash a ida normalmente com a TAP e volto com milhas normalmente do Multiplus..por Paris..trecho saindo 33K milhas..econômica….em executiva só quando viajo sozinho… então Vôos oneworld vai pro aadvantage e na star Alliance pro lifemiles…skyteam tenho vôos pela Alitalia e airfrance tô vendo ainda pra onde mando essas milhas provavelmente Smiles infelizmente…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Esron Anibal Freitas da Rosa on O programa Accor Live Limitless está no ar
Alexandre Gromboni on