q6prmv.md.png
segunda-feira, junho 21, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesQatar Airways business class Doha - Zurich no B788

Qatar Airways business class Doha – Zurich no B788

Meu penúltimo trecho da viagem foi com a Qatar Airways na business class do B788 entre Doha e Zurich. Emiti esse trecho, juntamente com o voo anterior entre Tbilisi e Doha, por 55.000 milhas Smiles.

O VOO

O voo é medium-haul, sendo a distância entre as duas cidades de 2.785 milhas, que são percorridas em cerca de 6 horas. O QR95 sai de Doha às 8:55hrs da manhã e chega em Zurich por volta das 13 horas.

A CABINE

A Qatar fez um belíssimo trabalho nessa cabine do B787. A executiva tem a configuração 1-2-1 e tem duas áreas. Essa na parte dianteira da aeronave, com 5 fileiras.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

E há uma fileira com apenas 2 assentos na parte posterior da cabine. Não recomendo esses assentos de jeito nenhum! Eles ficam ao lado dos banheiros da business. Evitem!

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

A cabine tem uma bancada divisória entre a parte anterior e posterior que, durante o voo, tem champagne, snacks e frutas para os passageiros.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

O ASSENTO

Os assentos da business do B787-800 da Qatar são modernos e funcionais.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Há espaço suficiente para ficar com os pertences à mão no console do assento, onde também ficam as revistas e a luz individual.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Há também um compartimento embutido na lateral do assento, onde também fica a tomada elétrica.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Na outra lateral, a Qatar coloca os fones de ouvido e uma garrafa d’água.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Na lateral do console fica a porta USB e o controle do IFE.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Ele é totalmente touch screen.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Os controles do assento também são de fácil alcance e super intuitivos, fáceis de usar.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

A tela de entretenimento tem um bom tamanho e a definição da imagem é boa.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

A mesa que, como de costume na Qatar, é enorme, fica embaixo da tela e é facílima de destacar. Ela desliza suavemente em direção ao passageiro.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

O descanso para os pés é limitado.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Para mim, o maior problema desses assentos é a falta de privacidade. Mas é bom observar que os assentos do meio podem ser separados por uma partição, o que facilita a vida tanto do viajante individual, como de um casal.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS NO VOO

A Qatar oferece os kits da Brics, que já tive a oportunidade de mostrar melhor no voo que fiz na QSuite.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Os fones de ouvido, apesar de genéricos, são noise cancelling e dão conta do serviço.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

O SERVIÇO DE BORDO

Ainda em solo, foram oferecidos champagne, sucos e água. Como ainda era muito cedo, fiquei com a água e uma toalhinha quente.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

O menu a a carta de vinhos foi distribuída.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Eu escolhi o exato mesmo café da manhã que havia experimentado dias antes no voo da QSuites para NYC. Eu tinha amado o balila, uma sopa quente de grão de bico com azeite e especiarias. Não deu outra, pedi bis!

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Para acompanhar, um café.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Algum tempo depois, eu estava com fome de novo. Decidi pedir a salada Thai com noodles e carne marinada e para acompanhar, um refrigerante. Achei a refeição bem mais ou menos … Até pensei em pedir outra coisa, mas decidi deixar para comer em Zurich.

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

Para fechar o voo, decidi tomar um drink – um bloody mary. O comissário me trouxe um pronto que tinha um exagero de tabasco. No primeiro gole eu achei que tinha engolido um dos dragões da Khaleesi …

Então, eu pedi que me trouxessem outro e que me deixassem prepará-lo por minha conta e risco.  Imediatamente, o comissário tirou o drink da minha mesa e trouxe o meu pedido em menos de 2 minutos. Eficiência é isso ..

QR business class DOH-ZRH B788 fev 2018

CONCLUSÃO

Nessa viagem, eu fiz 4 voos com a empresa: um na primeira classe do A380 (clique aqui para ler), um na QSuites (clique aqui para ler), um na business de curta distância no A320 (clique aqui para ler) e esse último no B787.

Aparte uma ou outra falha de menor amplitude – não oferecer pijama para a primeira classe porque o voo é diurno é uma delas – é patente que a Qatar Airways é uma das melhores companhias aéreas do mundo.

O serviço é excelente e consistente, a frota é nova e, quando não é, está sendo toda retrofitada, as cabines são lindas, com materiais e acabamento de primeira, os lounges em Doha são excelentes, etc.

Fiquei muito satisfeita de ter voltado a voar com a Qatar e espero voltar a fazê-lo no ano que vem!

RELATED ARTICLES

24 COMENTÁRIOS

  1. Emiti uma passagem com a qatar para johannesburg com escala em doha, em business, por 65k multiplus + 800 reais de taxa (Infelizmente com YQ!). Espero muito experimentar todos esses pratos. Obrigado pelo relato!

    • Renan, liga pro call center e peça para devolverem a taxa. Se o atendente não quiser, peça para falar com um supervisor. Sempre funciona. A taxa não é cobrada.

      • Não apenas via contato telefônico.

        Tanto há um ano como na semana passada, emiti bilhetes em Business para (e neste ano “de”) à Oceania voando IB+CX e foi dobrada a citada taxa; neste ano, inclusive, foi de aproximadamente R$430 por pessoa.

        Em ambos os casos, registrei reclamação no consumidor.gov.br e recebi resposta em poucos dias (semana passada foi em 48hs), alegando que foi um “erro sistêmico” e restituindo a citada taxa.

        Fato o é que, provavelmente, a cada X “vítimas” do “erro sistêmico” uma parcela ínfima que deve reclamar… e, assim, eles vão lucrando, apenas restituindo aos que se manifestam.

        Feito o registro acima, fica a dúvida: Renan, você conseguiu que a TAM, que opera voo para JNB, emitisse por 65k Business Qatar com trechos GRU-DOH-JNB???? Incrível, e meus parabéns, se for tal a emissão realizada!!!!

          • @Daniel, há poucos meses emiti duas passagens para os meus pais em F na Qatar de CDG para DOH, e a taxa cobrada por pessoa foi de mais de R$ 1.000,00 por pessoa, com certeza neste valor deve estar incluído a taxa da YQ. Será que mesmo 3 meses após a emissão, posso tentar o externo deste valor cobrado a mais?! Desde já, muito obrigado!

        • Consegui sim! Na verdade depois ainda existe um trecho JNB -> DUR operado pela conair que penso em abandonar. Tentei emitir pelo call center, mas as duas atendentes insistiam que não havia disponibilidade e queriam que eu fosse em um voo com a latam mesmo. Fica a dica, colocando DUR como destino final a multiplus monta uns intinerarios malucos pra africa do sul, encontrei inclusive escala em LHR voando BA, pelas mesmas 65k milhas.

          Obrigado pela dica, e boas viagens!

          • Olá Renan, poderia elucidar uns pontos dessa emissão p JNB?
            Vc emitiu só ida , sendo o destino final DUR ? Pois se for ida e volta e descer antes em JNB, será cancelado o voo de volta, correto?
            Pra conseguir emitir executiva na QR com 65k multiplus vc pesquisou antes de ligar p call center? Onde pesquisou?

            Obrigado

          • Olá Leonardo, a emissão foi one way. Ainda não emiti a volta, mas a principio vou pegar um voo de volta com a latam mesmo. Encontrei a disponibilidade direto pelo site da multiplus mesmo, mas no call center a atendente não encontrou os voos, entao acabei emitindo pelo site mesmo. Liguei la como indicado pelos companheiros, e de fato, realizaram o estorno da taxa YQ! Os dias que achei esse itinerário foram os mesmos que tinham disponibilidade no trecho gru -> doh, mas esse custando 100k multiplus one-way de business, embora eu tenha achado mais pratico procurar diretamente pelo destino como DUR e ir nos dias em que tarifava 65k multiplus.

  2. Emiti uma passagem com a qatar para johannesburg com escala em doha, em business, por 65k multiplus + 800 reais de taxa (Infelizmente com YQ!). Espero muito experimentar todos esses pratos. Obrigado pelo relato!

    • Renan, liga pro call center e peça para devolverem a taxa. Se o atendente não quiser, peça para falar com um supervisor. Sempre funciona. A taxa não é cobrada.

      • Não apenas via contato telefônico.

        Tanto há um ano como na semana passada, emiti bilhetes em Business para (e neste ano “de”) à Oceania voando IB+CX e foi dobrada a citada taxa; neste ano, inclusive, foi de aproximadamente R$430 por pessoa.

        Em ambos os casos, registrei reclamação no consumidor.gov.br e recebi resposta em poucos dias (semana passada foi em 48hs), alegando que foi um “erro sistêmico” e restituindo a citada taxa.

        Fato o é que, provavelmente, a cada X “vítimas” do “erro sistêmico” uma parcela ínfima que deve reclamar… e, assim, eles vão lucrando, apenas restituindo aos que se manifestam.

        Feito o registro acima, fica a dúvida: Renan, você conseguiu que a TAM, que opera voo para JNB, emitisse por 65k Business Qatar com trechos GRU-DOH-JNB???? Incrível, e meus parabéns, se for tal a emissão realizada!!!!

          • @Daniel, há poucos meses emiti duas passagens para os meus pais em F na Qatar de CDG para DOH, e a taxa cobrada por pessoa foi de mais de R$ 1.000,00 por pessoa, com certeza neste valor deve estar incluído a taxa da YQ. Será que mesmo 3 meses após a emissão, posso tentar o externo deste valor cobrado a mais?! Desde já, muito obrigado!

        • Consegui sim! Na verdade depois ainda existe um trecho JNB -> DUR operado pela conair que penso em abandonar. Tentei emitir pelo call center, mas as duas atendentes insistiam que não havia disponibilidade e queriam que eu fosse em um voo com a latam mesmo. Fica a dica, colocando DUR como destino final a multiplus monta uns intinerarios malucos pra africa do sul, encontrei inclusive escala em LHR voando BA, pelas mesmas 65k milhas.

          Obrigado pela dica, e boas viagens!

          • Olá Renan, poderia elucidar uns pontos dessa emissão p JNB?
            Vc emitiu só ida , sendo o destino final DUR ? Pois se for ida e volta e descer antes em JNB, será cancelado o voo de volta, correto?
            Pra conseguir emitir executiva na QR com 65k multiplus vc pesquisou antes de ligar p call center? Onde pesquisou?

            Obrigado

          • Olá Leonardo, a emissão foi one way. Ainda não emiti a volta, mas a principio vou pegar um voo de volta com a latam mesmo. Encontrei a disponibilidade direto pelo site da multiplus mesmo, mas no call center a atendente não encontrou os voos, entao acabei emitindo pelo site mesmo. Liguei la como indicado pelos companheiros, e de fato, realizaram o estorno da taxa YQ! Os dias que achei esse itinerário foram os mesmos que tinham disponibilidade no trecho gru -> doh, mas esse custando 100k multiplus one-way de business, embora eu tenha achado mais pratico procurar diretamente pelo destino como DUR e ir nos dias em que tarifava 65k multiplus.

  3. Tenho este trecho para setembro, mas é noturno e no 350. Inclusive é uma das rotas que estou com os dedos cruzados pra ser QSuite. A outra é JNB. Oremos!

  4. Voei semana passada na executiva do 788 da Qatar no voo MAD-DOH e percebi aqueles 2 assentos na parte de trás. Horríveis! Ficou parecendo o quartinho de empregado da executiva!

    Fora isso, tudo foi digno de elogios. Cabine com arrumação e limpeza impecáveis. Atendimento da tripulação digno de first class.
    A chefe de cabine veio agradecer duplamente por estar voando com eles, primeiro por estar na executiva e depois por ser OW Emerald. Um show de atendimento

  5. Voei semana passada na executiva do 788 da Qatar no voo MAD-DOH e percebi aqueles 2 assentos na parte de trás. Horríveis! Ficou parecendo o quartinho de empregado da executiva!

    Fora isso, tudo foi digno de elogios. Cabine com arrumação e limpeza impecáveis. Atendimento da tripulação digno de first class.
    A chefe de cabine veio agradecer duplamente por estar voando com eles, primeiro por estar na executiva e depois por ser OW Emerald. Um show de atendimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Ricardo Baccarelli Carvalho on GOL oferece milhas bônus em atraso de voo