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InícioProgramas de FidelidadeQuando é que o Smiles vai consertar o site?

Quando é que o Smiles vai consertar o site?

Perguntar não ofende: quando é que o Smiles vai consertar o site? Há mais de uma semana, eu vi que havia disponibilidade com  Alitalia em voos na cabine executiva, tanto do Brasil para a Europa, como o inverso. O valor de 95.000 milhas estava de bom tamanho.

Toda animada, escolhi o voo e preenchi meus dados. Quando cliquei no Continuar apareceu essa tela:

Liguei pro SAC e pedi a emissão manual, o que foi negado pela atendente. Mas ela disse que abriria um chamado para o departamento de TI para resolver esse problema.

Eu venho tentando todos os dias durante essa semana, em diversas datas diferentes, sempre com o mesmo resultado.

Anteontem, durante a noite, o site estava fora do ar, em manutenção. Fiquei duplamente esperançosa: achei que resolveriam esse problema e que finalmente seria permitida a procura de bilhetes por semana ou por mês.

Que nada … Tudo continua na mesma!

Inclusive, recebi um email do leitor Rogério relatando o mesmíssimo problema e me perguntando se haveria como obrigar o Smiles a emitir essa passagem judicialmente.

Na minha opinião, não há nada que o Poder Judiciário vai fazer nessa situação. A passagem não foi emitida e não houve dano ao cliente. Não sei se algum colega discorda dessa ideia, mas qualquer crítica civilizada será muito bem-vinda.

OBS1: O João Quinelato, um querido amigo e colega, entende que o cliente pode pedir a execução forçada da oferta, que é vinculante. Entendo ser possível também.

Aparentemente, o problema é só com a Alitalia. Mas repito a pergunta: quando é que o Smiles vai tomar providências e consertar o site?

OBS2: O Smiles, via Twitter, perguntou se poderia me ajudar. Pedi que dessem uma lida no post. Segue a resposta … Impressionante, não?

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70 COMENTÁRIOS

  1. Certamente eles não vão emitir seu bilhete, caso a disponibilidade suma. Ainda que o erro tenha sido exclusivamente deles, aqui todo mundo conhece o comportamento desse programa lesivo. É de expor e detonar essa falta de lealdade desses #4@#$ do Smiles!

    • É verdade, João. Mas no estágio atual das decisões do PJ em relação aos consumidores, eu acho tão difícil isso se materializar. Mas vai que, né? rssss

  2. Beatriz boa noite. Começo lhe parabenizando por seu blog. Tem sido muito útil para poder dar um pouco de valor às nossas suadas milhas. O problema que está citando já ocorreu comigo outras duas vezes exatamente quando eu tentava emitir pela Alitalia em voos tendo origem no Brasil. Abri também chamados, etc. O que fizeram foi retirar a disponibilidade do site é mais nada. Nunca honraram tal oferta. Acabei emitindo pela TAP com mais milhas a época para garantir uma viagem que desejava fazer a Europa. Ps: tentou emitir um trecho intra Europa? Na época eu conseguia normalmente finalizar. Só dava erro quando incluía o trecho para o Brásil

  3. eu já li que outros clientes quando tem esse erro, emitem na tarifa SMILES e Money e emite sem nenhum problema? Seria intencional?? rssss. Agora, se você quiser os vôos, acho que valeria a pena emitir usando a opção mais barata desse tipo de tarifa, e apesar de não ser muito barata, as vezes pode ser útil. Aí você poderia tentar reaver em juízo o valor pago em dobro, com a SMILES tendo que debitar a diferença que você não conseguiu emitir sem usar esse tipo de tarifa. Acho que as chances de sucesso seriam grandes, pois iria mostrar que o erro é intencional, e acho que a maioria dos juizes iria julgar a favor do consumidor. Lógico, que pedindo para debitar a diferença dos pontos que comprou “forçado” pelo smiles.

  4. Não só isso. Esse erro da alitalia é antigo! Recentemente, sempre que busco rotas que tenham como ponto final DOH, o site bugga e não conclui a pesquisa! Isso acontece sempre na rota FRA – DOH e frequentemente quanto busco GRU DOH. E não tem a ver com ausência de disponibilidade, simplesmente não conclui a busca. Quanto tempo fazer a busca pelo App, a resposta que me da é um problema de conexão com o Amadeus. A mesma mensagem que aparecia, por sinal, quando eu tentei emitir esses voos pela AZ. Está, francamente, insuportável.
    E o pior é o descaso, parece que ninguém se mexe para consertar nada.

  5. Tentei hoje emitir TLV x GIG em executiva por 110.000 e deu o mesmo erro.
    Liguei pra central achando que eles iriam conseguir emeitir via telefone e após ouvir barulho do atendente teclando recebi a mesma resposta: não tem mais lugar disponivel para emissão com milhas.
    A atendente ainda me orientou a tentar depois de uma hora, pois ela havia enviado um comunicado para a parceira resolver o problema; agora percebi que se tratava de uma mentira deslavada.

  6. Beatriz, .estou com um reclamação reaberta deste problema, depois de ter recebido aquela resposta idiota do smiles que te mandei no email reclamei novamente e abriram novo chamado. A disponibilidade havia sumido porém hoje para minha surpresa passou a aparecer novamente em varias datas nos dias que eu preciso (poa-Malta Roma-poa) pelos 95k o trecho. Tentei emitir em dias diferentes e sempre após informar todos os dados aparece o erro de indisponibilidade. Liguei pra central e fui atendido por uma pessoa que foi muito solicita, entendeu o problema, tentou ajudar e ficou fazendo varias simulações que mostravam disponibilidade( tanto Indo por GIG quanto por GRU) mas depois dela informar todos os dados chegava no mesmo problema. Ela mesma deu print das telas e anexou como complemento na minha reclamação…vou aguardar mas confesso que com pouca esperança.

  7. Semana passada, em meio ao período de promos, também encontrei um trecho BSB-FCO, executiva, para agosto. Corri pra avisar um amigo, que fechasse logo, porque a disponibilidade da Alitalia em alta é muito loteria. Dura menos de 8 horas. E tomei o mesmo erro que a Beatriz tem tomado.

    A disponibilidade já não tinha mais no dia seguinte.

  8. Certamente eles não vão emitir seu bilhete, caso a disponibilidade suma. Ainda que o erro tenha sido exclusivamente deles, aqui todo mundo conhece o comportamento desse programa lesivo. É de expor e detonar essa falta de lealdade desses #4@#$ do Smiles!

  9. Oi Beatriz. Eita Smiles !!! E a questão de voos saindo de/para DOHA voando qatar? Impossivel emitir qualquer trecho (Europa/Asia) de/para Doha. A 3 semanas o erro persiste (Ocorreu um erro na busca de Voos). Que beleza, acho que estão mudando a tabela com a Qatar…. rssss
    Pelo aplicativo dá erro no Amadeus !

  10. E depois ainda querem que a gente transfira as milhas para lá ….. Me ligam pelo menos 2x por semana para voltar ao clube smiles. Nisso a operação do smiles é boa….rsssss

    • É verdade, João. Mas no estágio atual das decisões do PJ em relação aos consumidores, eu acho tão difícil isso se materializar. Mas vai que, né? rssss

  11. Beatriz,

    Aconteceu o mesmo erro comigo esta semana, porém eu estava tentando emitir uma passagem da Delta, bel-sfo. Liguei na central e eles informaram que era uma das conexões que não estava confirmando, apesar de me confirmar que constava a disponibilidade.

    Acabou que, por sorte, no dia seguinte apareceu disponibilidade em um voo melhor, porém fica a frustração de conseguir uma disponibilidade, o que não é fácil, e ser surpreendido com um erro

  12. Beatriz boa noite. Começo lhe parabenizando por seu blog. Tem sido muito útil para poder dar um pouco de valor às nossas suadas milhas. O problema que está citando já ocorreu comigo outras duas vezes exatamente quando eu tentava emitir pela Alitalia em voos tendo origem no Brasil. Abri também chamados, etc. O que fizeram foi retirar a disponibilidade do site é mais nada. Nunca honraram tal oferta. Acabei emitindo pela TAP com mais milhas a época para garantir uma viagem que desejava fazer a Europa. Ps: tentou emitir um trecho intra Europa? Na época eu conseguia normalmente finalizar. Só dava erro quando incluía o trecho para o Brásil

  13. eu já li que outros clientes quando tem esse erro, emitem na tarifa SMILES e Money e emite sem nenhum problema? Seria intencional?? rssss. Agora, se você quiser os vôos, acho que valeria a pena emitir usando a opção mais barata desse tipo de tarifa, e apesar de não ser muito barata, as vezes pode ser útil. Aí você poderia tentar reaver em juízo o valor pago em dobro, com a SMILES tendo que debitar a diferença que você não conseguiu emitir sem usar esse tipo de tarifa. Acho que as chances de sucesso seriam grandes, pois iria mostrar que o erro é intencional, e acho que a maioria dos juizes iria julgar a favor do consumidor. Lógico, que pedindo para debitar a diferença dos pontos que comprou “forçado” pelo smiles.

  14. Não só isso. Esse erro da alitalia é antigo! Recentemente, sempre que busco rotas que tenham como ponto final DOH, o site bugga e não conclui a pesquisa! Isso acontece sempre na rota FRA – DOH e frequentemente quanto busco GRU DOH. E não tem a ver com ausência de disponibilidade, simplesmente não conclui a busca. Quanto tempo fazer a busca pelo App, a resposta que me da é um problema de conexão com o Amadeus. A mesma mensagem que aparecia, por sinal, quando eu tentei emitir esses voos pela AZ. Está, francamente, insuportável.
    E o pior é o descaso, parece que ninguém se mexe para consertar nada.

  15. Eu emiti uma passagem da Etihad, LHR-KTM, para Out 2018, usando o viaje facil. Depois disso fiquei monitorando so para saber se o valor ia mudar. De 2 semanas pra ca nao consigo mais. Comeca a busca e depois simplesmente da erro. Mensagem “Ocorreu um erro na busca de voos”.

  16. Tentei hoje emitir TLV x GIG em executiva por 110.000 e deu o mesmo erro.
    Liguei pra central achando que eles iriam conseguir emeitir via telefone e após ouvir barulho do atendente teclando recebi a mesma resposta: não tem mais lugar disponivel para emissão com milhas.
    A atendente ainda me orientou a tentar depois de uma hora, pois ela havia enviado um comunicado para a parceira resolver o problema; agora percebi que se tratava de uma mentira deslavada.

  17. Beatriz, .estou com um reclamação reaberta deste problema, depois de ter recebido aquela resposta idiota do smiles que te mandei no email reclamei novamente e abriram novo chamado. A disponibilidade havia sumido porém hoje para minha surpresa passou a aparecer novamente em varias datas nos dias que eu preciso (poa-Malta Roma-poa) pelos 95k o trecho. Tentei emitir em dias diferentes e sempre após informar todos os dados aparece o erro de indisponibilidade. Liguei pra central e fui atendido por uma pessoa que foi muito solicita, entendeu o problema, tentou ajudar e ficou fazendo varias simulações que mostravam disponibilidade( tanto Indo por GIG quanto por GRU) mas depois dela informar todos os dados chegava no mesmo problema. Ela mesma deu print das telas e anexou como complemento na minha reclamação…vou aguardar mas confesso que com pouca esperança.

  18. Semana passada, em meio ao período de promos, também encontrei um trecho BSB-FCO, executiva, para agosto. Corri pra avisar um amigo, que fechasse logo, porque a disponibilidade da Alitalia em alta é muito loteria. Dura menos de 8 horas. E tomei o mesmo erro que a Beatriz tem tomado.

    A disponibilidade já não tinha mais no dia seguinte.

  19. Oi Beatriz. Eita Smiles !!! E a questão de voos saindo de/para DOHA voando qatar? Impossivel emitir qualquer trecho (Europa/Asia) de/para Doha. A 3 semanas o erro persiste (Ocorreu um erro na busca de Voos). Que beleza, acho que estão mudando a tabela com a Qatar…. rssss
    Pelo aplicativo dá erro no Amadeus !

  20. E depois ainda querem que a gente transfira as milhas para lá ….. Me ligam pelo menos 2x por semana para voltar ao clube smiles. Nisso a operação do smiles é boa….rsssss

  21. Beatriz,

    Aconteceu o mesmo erro comigo esta semana, porém eu estava tentando emitir uma passagem da Delta, bel-sfo. Liguei na central e eles informaram que era uma das conexões que não estava confirmando, apesar de me confirmar que constava a disponibilidade.

    Acabou que, por sorte, no dia seguinte apareceu disponibilidade em um voo melhor, porém fica a frustração de conseguir uma disponibilidade, o que não é fácil, e ser surpreendido com um erro

  22. Eu emiti uma passagem da Etihad, LHR-KTM, para Out 2018, usando o viaje facil. Depois disso fiquei monitorando so para saber se o valor ia mudar. De 2 semanas pra ca nao consigo mais. Comeca a busca e depois simplesmente da erro. Mensagem “Ocorreu um erro na busca de voos”.

  23. Off-topic: olá Beatriz, preciso de uma ajuda sua.
    Mês passado fiz uma viagem pela Aeroméxico com passagens compradas pelo ViajaNet. Acontece que esqueci de colocar o meu número Smiles tanto na ida quanto na volta. Agora estou tentando pedir crédito retroativo, mas a Smiles está alegando que o bilhete eletrônico (que recebi da ViajaNet) não consta a classe tarifária (O que também achei estranho, pois quando compro direto nas cias. recebo os bilhetes eletrônicos mostrando as classes tarifárias). Argumentei que a classe tarifária é mostrada no cartão de embarque de todos os trechos (classe I – Executiva Descontada – no meu caso), mas desta vez eles me disseram que a classe que está no cartão é a classe de cabine do voo e não a classe de acúmulo de milhas… Sinceramente isso está me parecendo muita má vontade por parte da Smiles, pois duvido que alguma cia. aérea indique uma classe diferente da reserva no cartão de embarque (exemplo: vender I e colocar J, vender O é colocar Y). Como você acha que posso resolver esse pepino?

    • JEC neles. Se está marcada a tarifa I no cartão de embarque, e no bilhete não consta a classe tarifária, mas consta a cabine, eles têm que honrar.
      Junte cópia do bilhete emitido, do cartão de embarque, do regulamento do Smiles que permite pontuação retroativa e um print screen da página que dá a pontuação para voos Aeromexico.

  24. Acho que o PROCON tem que ser acionado. Tive um problema com o programa de milhas da Azul faz 2 anos atrás (não conseguia acessar meu extrato), acionei o PROCON pelo site, anexando toda a informação pertinente, e foi resolvido.
    Já emiti viagens intra-Europa com ALITALIA (ORY-FCO), usando as milhas do Smiles, sem problemas.

  25. Não faço idéia de como ajudar a resolver a relação de consumo. Deixo a minha contribuição, sob forma de humor, na versão satirizada da música do “Comandante” Charles Chaplin:

    Smiles, though your finger’s aching
    Smiles, even though not booking
    When there are flights in the site
    You’ll get by…

  26. Bom dia. Não sei se outras pessoas tem tido o mesmo problema, mas eu já tentei em vários navegadores e vários computadores e o problema é o sempre o mesmo… Se você fizer uma consulta de um trecho FRA-ICN, por exemplo, aparece a disponibilidade com a Qatar em determinada data. Você continua a procura e acha em outras datas. No entanto, ao procurar pro exemplo o trecho FRA-DOH ou o DOH-ICN, o site dá erro, e não faz a procura. Isso já está acontecendo faz mais de 10 dias e até agora, nada de consertar o site…. quem sabe se você reclamar, eles acertam isso!

  27. Beatriz…
    Por mais enfadonho e repetitivo que seja, é necessário continuar mostrando às pessoas que o Smiles está restringindo cada vez mais a emissão de passagens nos parceiros aéreos…
    Não obstante já ter majorado (e em muito) a tabela de resgates com os parceiros, frente à real perspectiva de que o programa está indo pro brejo, pessoal estava “pagando pra ver” e emitindo nas parceiras, mesmo sendo extorquidos…
    Diante desta situação, o Smiles adotou a “solução final” para os associados…
    E ela é bem escrota mesmo (com o perdão pelo termo):
    Simplesmente não libera na marra….
    O passivo de milhas do programa não permite que os associados emitam nos parceiros.. se fizessem isso, o programa entrava em default…
    Tecnicamente dá pra perceber que é game over para o programa…
    Nos restará ficar com partes da Gol.. tipo, trocar minhas 500.000 milhas por um assento de aeronave…(pior que nem assento de executiva eles têm…)
    Smiles abusou de enviar grana para a Gol, pra cobrir prejuízo…..

  28. Off-topic: olá Beatriz, preciso de uma ajuda sua.
    Mês passado fiz uma viagem pela Aeroméxico com passagens compradas pelo ViajaNet. Acontece que esqueci de colocar o meu número Smiles tanto na ida quanto na volta. Agora estou tentando pedir crédito retroativo, mas a Smiles está alegando que o bilhete eletrônico (que recebi da ViajaNet) não consta a classe tarifária (O que também achei estranho, pois quando compro direto nas cias. recebo os bilhetes eletrônicos mostrando as classes tarifárias). Argumentei que a classe tarifária é mostrada no cartão de embarque de todos os trechos (classe I – Executiva Descontada – no meu caso), mas desta vez eles me disseram que a classe que está no cartão é a classe de cabine do voo e não a classe de acúmulo de milhas… Sinceramente isso está me parecendo muita má vontade por parte da Smiles, pois duvido que alguma cia. aérea indique uma classe diferente da reserva no cartão de embarque (exemplo: vender I e colocar J, vender O é colocar Y). Como você acha que posso resolver esse pepino?

    • JEC neles. Se está marcada a tarifa I no cartão de embarque, e no bilhete não consta a classe tarifária, mas consta a cabine, eles têm que honrar.
      Junte cópia do bilhete emitido, do cartão de embarque, do regulamento do Smiles que permite pontuação retroativa e um print screen da página que dá a pontuação para voos Aeromexico.

  29. Tive exatamente o mesmo problema há cerca de 1 mês. Via disponibilidade ida e volta na Delta em executiva de GRU para BOS (via JFK) e no momento de emitir aparecia este erro. Fiquei uns 2 dias tentando. No 3o dia, mudei as datas da viagem e apareceram outros voos. Nestes outros voos consegui emitir.
    Minha hipótese é que trata-se de alguma disponibilidade “fantasma”, só não sei se é intencional ou por incompetência.
    Parabéns pelo Blog!

  30. Acho que o PROCON tem que ser acionado. Tive um problema com o programa de milhas da Azul faz 2 anos atrás (não conseguia acessar meu extrato), acionei o PROCON pelo site, anexando toda a informação pertinente, e foi resolvido.
    Já emiti viagens intra-Europa com ALITALIA (ORY-FCO), usando as milhas do Smiles, sem problemas.

  31. Não faço idéia de como ajudar a resolver a relação de consumo. Deixo a minha contribuição, sob forma de humor, na versão satirizada da música do “Comandante” Charles Chaplin:

    Smiles, though your finger’s aching
    Smiles, even though not booking
    When there are flights in the site
    You’ll get by…

  32. Bom dia. Não sei se outras pessoas tem tido o mesmo problema, mas eu já tentei em vários navegadores e vários computadores e o problema é o sempre o mesmo… Se você fizer uma consulta de um trecho FRA-ICN, por exemplo, aparece a disponibilidade com a Qatar em determinada data. Você continua a procura e acha em outras datas. No entanto, ao procurar pro exemplo o trecho FRA-DOH ou o DOH-ICN, o site dá erro, e não faz a procura. Isso já está acontecendo faz mais de 10 dias e até agora, nada de consertar o site…. quem sabe se você reclamar, eles acertam isso!

  33. Beatriz…
    Por mais enfadonho e repetitivo que seja, é necessário continuar mostrando às pessoas que o Smiles está restringindo cada vez mais a emissão de passagens nos parceiros aéreos…
    Não obstante já ter majorado (e em muito) a tabela de resgates com os parceiros, frente à real perspectiva de que o programa está indo pro brejo, pessoal estava “pagando pra ver” e emitindo nas parceiras, mesmo sendo extorquidos…
    Diante desta situação, o Smiles adotou a “solução final” para os associados…
    E ela é bem escrota mesmo (com o perdão pelo termo):
    Simplesmente não libera na marra….
    O passivo de milhas do programa não permite que os associados emitam nos parceiros.. se fizessem isso, o programa entrava em default…
    Tecnicamente dá pra perceber que é game over para o programa…
    Nos restará ficar com partes da Gol.. tipo, trocar minhas 500.000 milhas por um assento de aeronave…(pior que nem assento de executiva eles têm…)
    Smiles abusou de enviar grana para a Gol, pra cobrir prejuízo…..

  34. Tive exatamente o mesmo problema há cerca de 1 mês. Via disponibilidade ida e volta na Delta em executiva de GRU para BOS (via JFK) e no momento de emitir aparecia este erro. Fiquei uns 2 dias tentando. No 3o dia, mudei as datas da viagem e apareceram outros voos. Nestes outros voos consegui emitir.
    Minha hipótese é que trata-se de alguma disponibilidade “fantasma”, só não sei se é intencional ou por incompetência.
    Parabéns pelo Blog!

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