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sexta-feira, junho 18, 2021
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Resposta da Iberia e um twist do FlyerTalk

Gente, a Iberia respondeu às indagações do que seria negativar a conta (ver o post com meus questionamentos). Aí vai:

E aí? O que vocês acharam?

OBS: O leitor Deyvisson – a quem agradeço muito –  me mostrou um comentário que ele viu hoje no FlyerTalk. Se o que está sendo dito é verdade ou não, eu não sei …

O Raffles tem 25.074 posts no FT e é FlyerTalk Evangelist … Será que teremos surpresas no fim de semana ou a Iberia vai manter a negativação da conta?

Que novela!!!!!

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72 COMENTÁRIOS

  1. Isso tá bom de acompanhar que nem novela, hein?

    Fiquei com 5k lá. Acho que vou emitir um Santander – Madrid para voar realmente em maio, quando vou aproveitar meu avios já utilizados.

    É uma justa homenagem com esse trecho que me trouxe alegrias, não acha? 🙂

  2. Independente do que ocorrer, acharia mais do que justo um posto de reconhecimento a postura da IBÉRIA em ter mantido a promoção, ter creditado os AVIOS para quem criou novas contas de forma lícita/legal (cito aqui quem não quis tirar proveito da promoção), e parabenizar a CIA, afinal de contas muitos serão clientes IBÉRIA a partir de agora.

    Temos vááááários casos de CIAs que voltaram atras em suas promoções….

    No mais, tem vários resgates SENSACIONAIS direto pelo IP, como por exemplo GRU X PVG por 88.000 avios + 100 EUROS de taxas ida e volta econômica!

    Eu estou super satisfeito e não me incomodei nem um pouco em minhas Milhas/AVIOS terem sido creditados alguns dias depois 🙂

  3. “Segundo os termos e condições da promoção”?

    Não lembro de nenhuma restrição quanto a isso. Me parece mais uma informação desencontrada do atendimento de rede social deles.

      • Beatriz. Realmente não havia qualquer restrição de transferência de avios entre os dois programas nos Termos e Condições da Promoção. Tanto é que vários de nós fizemos e por causa disso essa celeuma. No entanto, parece clara agora a diferenciação que fazem entre “remissões” (resgates) e “transferências” (de IP para BAEC). Nos tais T&Cs constava o seguinte: “Os Avios extras promocionais que não forem resgatados antes do dia 1 de dezembro de 2018 serão retirados da conta do cliente. As condições de resgate estão sujeitas às condições gerais do programa Iberia Plus.” Agora o que pode ser questionado é que houve sim, ou haverá, “remissões” dos avios promocionais em tempo hábil, porém na plataforma da British Airways – que faz parte do mesmo grupo econômico: International Airlines Group (IAG). Algo diferente de quem apenas transferiu os tais avios para “prolongar” a data de expiração.

        • Exato, Anderson. E estar sujeito aos termos gerais do Iberia Plus é justamente ter a liberdade de transferir avios entre contas IP e BAEC.
          Mas a transferência de avios entre contas não conta para prolongar a data de expiração dos avios.
          No meu entendimento pessoal, os avios devem ser resgatados até 1o de dezembro sob pena de expiração (isso está claríssimo), mas em qualquer das plataformas – IB ou BAEC.

          • Nesse ponto chegamos a uma concordância. O cliente que tiver “redimido” os avios promocionais até dia primeiro de dezembro não deveria ser penalizado, ainda que a emissão dos bilhetes aéreos tenha sido via BAEC. Mas quem não quiser pagar para ver e tenha essas alternativas, sugiro que “devolva” os avios para o IP, tanto retransferindo do outro programa quanto enviando do Esfera (Santander) ou da Livelo – e claro, faça novas emissões diretamente no site da Iberia até a data estipulada.

          • Anderson, esse sempre foi o x da questão para mim. Talvez tenha me expressado mal anteriormente, mas a única restrição nos termos e condições era sobre a data de validade do uso dos avios. Aí sim, o IP (ou o BAEC) podem excluir os avios não usados da conta. Mas impedir a transferência e usar os avios no BAEC antes do dia 1o de dez, isso não acho certo.

  4. Beatriz…
    Acho que descobri o que significa negativação da sua conta….
    A pessoa vai fazer uma compra a crédito no dia 02/12/2018 e aí, na hora a atendente da loja vai informar:
    “… sua ficha não foi aprovada… passamos o SERASA do seu CPF e consta que a senhora foi negativada… um tal de Iberia Plus….tem uma dívida bem alta lá…. numa moeda que não conhecemos: 90.000 ávios…a senhora fez alguma compra lá ??? quantos reais vale um ávios ?????” rsrs
    Só rindo mesmo….

    • Henry, o pior é que tem gente no outro post da Iberia me acusando de querer burlar as regras e dar um jeitinho para conseguir vantagem. Pode isso, Arnaldo? rsssss

  5. Isso tá bom de acompanhar que nem novela, hein?

    Fiquei com 5k lá. Acho que vou emitir um Santander – Madrid para voar realmente em maio, quando vou aproveitar meu avios já utilizados.

    É uma justa homenagem com esse trecho que me trouxe alegrias, não acha? 🙂

  6. Independente do que ocorrer, acharia mais do que justo um posto de reconhecimento a postura da IBÉRIA em ter mantido a promoção, ter creditado os AVIOS para quem criou novas contas de forma lícita/legal (cito aqui quem não quis tirar proveito da promoção), e parabenizar a CIA, afinal de contas muitos serão clientes IBÉRIA a partir de agora.

    Temos vááááários casos de CIAs que voltaram atras em suas promoções….

    No mais, tem vários resgates SENSACIONAIS direto pelo IP, como por exemplo GRU X PVG por 88.000 avios + 100 EUROS de taxas ida e volta econômica!

    Eu estou super satisfeito e não me incomodei nem um pouco em minhas Milhas/AVIOS terem sido creditados alguns dias depois 🙂

  7. “Segundo os termos e condições da promoção”?

    Não lembro de nenhuma restrição quanto a isso. Me parece mais uma informação desencontrada do atendimento de rede social deles.

      • Beatriz. Realmente não havia qualquer restrição de transferência de avios entre os dois programas nos Termos e Condições da Promoção. Tanto é que vários de nós fizemos e por causa disso essa celeuma. No entanto, parece clara agora a diferenciação que fazem entre “remissões” (resgates) e “transferências” (de IP para BAEC). Nos tais T&Cs constava o seguinte: “Os Avios extras promocionais que não forem resgatados antes do dia 1 de dezembro de 2018 serão retirados da conta do cliente. As condições de resgate estão sujeitas às condições gerais do programa Iberia Plus.” Agora o que pode ser questionado é que houve sim, ou haverá, “remissões” dos avios promocionais em tempo hábil, porém na plataforma da British Airways – que faz parte do mesmo grupo econômico: International Airlines Group (IAG). Algo diferente de quem apenas transferiu os tais avios para “prolongar” a data de expiração.

        • Exato, Anderson. E estar sujeito aos termos gerais do Iberia Plus é justamente ter a liberdade de transferir avios entre contas IP e BAEC.
          Mas a transferência de avios entre contas não conta para prolongar a data de expiração dos avios.
          No meu entendimento pessoal, os avios devem ser resgatados até 1o de dezembro sob pena de expiração (isso está claríssimo), mas em qualquer das plataformas – IB ou BAEC.

          • Nesse ponto chegamos a uma concordância. O cliente que tiver “redimido” os avios promocionais até dia primeiro de dezembro não deveria ser penalizado, ainda que a emissão dos bilhetes aéreos tenha sido via BAEC. Mas quem não quiser pagar para ver e tenha essas alternativas, sugiro que “devolva” os avios para o IP, tanto retransferindo do outro programa quanto enviando do Esfera (Santander) ou da Livelo – e claro, faça novas emissões diretamente no site da Iberia até a data estipulada.

          • Anderson, esse sempre foi o x da questão para mim. Talvez tenha me expressado mal anteriormente, mas a única restrição nos termos e condições era sobre a data de validade do uso dos avios. Aí sim, o IP (ou o BAEC) podem excluir os avios não usados da conta. Mas impedir a transferência e usar os avios no BAEC antes do dia 1o de dez, isso não acho certo.

  8. Eu acho que aquilo que a Iberia queria, ela conseguiu:
    – encheu o caixa com alguns milhões de euros;
    – fez propaganda, em nível mundial e de graça…
    Como ela já “causou”, “teve seus 15 minutos de fama”… acho que pra frente ela vai deixar rolar….
    Até porque tem TI que não tem know-how suficiente, conhecimento técnico, pra colocar um sinal de “-” num saldo…. vide o exemplo da migração da LATÃO/MULTIPLUS/LANPASS…

      • Sim Beatriz…concordo contigo….
        Só dei o exemplo..
        No final, por falta de definição no regulamento, eles não vão pode negativar ninguém…
        Não está no regulamento, não podem inventar…

        • Concordo plenamente com o Henry,

          ao que parece a Iberia calculou mal a promoção, e quando viu seu caixa engordar com muitas emissões que darão no show, acabando por gostar da ideia (tanto é que não encerrou a promoção).

          Esta fazendo um “jogo duro” pra mostrar dificuldade, mas não creio que vá fazer nada do que ameaça com relação a negativar a conta dos clientes.

          Parabéns para quem conseguiu aproveitar!

  9. Beatriz…
    Acho que descobri o que significa negativação da sua conta….
    A pessoa vai fazer uma compra a crédito no dia 02/12/2018 e aí, na hora a atendente da loja vai informar:
    “… sua ficha não foi aprovada… passamos o SERASA do seu CPF e consta que a senhora foi negativada… um tal de Iberia Plus….tem uma dívida bem alta lá…. numa moeda que não conhecemos: 90.000 ávios…a senhora fez alguma compra lá ??? quantos reais vale um ávios ?????” rsrs
    Só rindo mesmo….

    • Henry, o pior é que tem gente no outro post da Iberia me acusando de querer burlar as regras e dar um jeitinho para conseguir vantagem. Pode isso, Arnaldo? rsssss

    • De jeito algum… a única maneira de negar alguém de embarcar é se o bilhete for cancelado…
      Fred… a Iberia tá careca de saber que ela não vai poder fazer nada do que ela está ameaçando/esbravejando fazer…

  10. Boa noite Beatriz, parabéns pelas informações.

    Creio que tudo irá depender se a Iberia irá classificar a transferencia como resgate ou não. Eu considero que não é um resgate pois nem existe essa opção no site da Iberia, temos que ir ao site da British pra fazer isso.

    Quanto a negativação da conta me parece simples: eles vão descontar os 90k de avios. se vc tiver algum ponto la eles irão retirar, a pontuação que a pessoa n tiver será negativada e descontada em futuros acúmulos.

    Para as pessoas que fizeram a conta apenas para a promoção não fará nenhuma diferença pois elas não são “fieis” ao programa.

    Resumindo: A Iberia se enrolou na promoção ao não pensar numa maneira de coibir a transferencia. E como já disseram ai palmas para a companhia que ate agora esta honrando a bola fora deles.

    Ultima colocação: não existe isso de alguém querer burlar regras, se aproveitar de bugs, ser esperto. Qualquer falha, do consumidor ou prestador, será aproveitada. Isso são negócios!

  11. Boa noite Beatriz, parabéns pelas informações.

    Creio que tudo irá depender se a Iberia irá classificar a transferencia como resgate ou não. Eu considero que não é um resgate pois nem existe essa opção no site da Iberia, temos que ir ao site da British pra fazer isso.

    Quanto a negativação da conta me parece simples: eles vão descontar os 90k de avios. se vc tiver algum ponto la eles irão retirar, a pontuação que a pessoa n tiver será negativada e descontada em futuros acúmulos.

    Para as pessoas que fizeram a conta apenas para a promoção não fará nenhuma diferença pois elas não são “fieis” ao programa.

    Resumindo: A Iberia se enrolou na promoção ao não pensar numa maneira de coibir a transferencia. E como já disseram ai palmas para a companhia que ate agora esta honrando a bola fora deles.

    Ultima colocação: não existe isso de alguém querer burlar regras, se aproveitar de bugs, ser esperto. Qualquer falha, do consumidor ou prestador, será aproveitada. Isso são negócios!

  12. … mas cada um dos avios transferidos serão do tipo “mortais”, ou seja, “marcados para, impreterivelmente, morrer dia 1/12/2018” e dessa forma mesmo estando alojados no Exec Club da BA eles morrerão se não tiverem sido convertidos em um resgate …

  13. Pessoal. Poderiam so me tirar uma duvida. Eu posso emitir a passagem ate o dia 1 de dezembro de 2018 para voar no anonque vem 2019? Ou tenho que voar o trecho esse ano ainda? Entendi que a emissao que tem que ser ate 1 /12/18 . E isso???

  14. … acabei de verificar e ainda há disponibilidade de emissão com avios, em Business Class, GRU->MAD, no dia 01/set/2018 … liberei esse assento há uns 10 dias e até agora não foi resgatado por ninguém … aproveitem … 62,5K Avios …

  15. … mas cada um dos avios transferidos serão do tipo “mortais”, ou seja, “marcados para, impreterivelmente, morrer dia 1/12/2018” e dessa forma mesmo estando alojados no Exec Club da BA eles morrerão se não tiverem sido convertidos em um resgate …

  16. Pessoal. Poderiam so me tirar uma duvida. Eu posso emitir a passagem ate o dia 1 de dezembro de 2018 para voar no anonque vem 2019? Ou tenho que voar o trecho esse ano ainda? Entendi que a emissao que tem que ser ate 1 /12/18 . E isso???

  17. … acabei de verificar e ainda há disponibilidade de emissão com avios, em Business Class, GRU->MAD, no dia 01/set/2018 … liberei esse assento há uns 10 dias e até agora não foi resgatado por ninguém … aproveitem … 62,5K Avios …

  18. Eu acho que aquilo que a Iberia queria, ela conseguiu:
    – encheu o caixa com alguns milhões de euros;
    – fez propaganda, em nível mundial e de graça…
    Como ela já “causou”, “teve seus 15 minutos de fama”… acho que pra frente ela vai deixar rolar….
    Até porque tem TI que não tem know-how suficiente, conhecimento técnico, pra colocar um sinal de “-” num saldo…. vide o exemplo da migração da LATÃO/MULTIPLUS/LANPASS…

      • Sim Beatriz…concordo contigo….
        Só dei o exemplo..
        No final, por falta de definição no regulamento, eles não vão pode negativar ninguém…
        Não está no regulamento, não podem inventar…

        • Concordo plenamente com o Henry,

          ao que parece a Iberia calculou mal a promoção, e quando viu seu caixa engordar com muitas emissões que darão no show, acabando por gostar da ideia (tanto é que não encerrou a promoção).

          Esta fazendo um “jogo duro” pra mostrar dificuldade, mas não creio que vá fazer nada do que ameaça com relação a negativar a conta dos clientes.

          Parabéns para quem conseguiu aproveitar!

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